top of page

ELE NÃO DESISTE

Marcos 16.7

 

“Agora vão e dêem este recado aos seus discípulos, incluindo Pedro: Jesus vai adiante de vocês para a Galiléia. Vocês O verão ali, tal como Ele lhes disse antes de morrer” BV.

 

Iniciamos hoje uma série de mensagens, cujo tema é: Transformando Vidas.

Vamos abordar aspectos da vida pessoal, familiar, vida social e espiritual. A expectativa é que deixemos Deus nos tocar e transformar nossa vida.

Tem havido muitas mudanças no mundo. Os avanços da tecnologia, da medicina, por exemplo, mostram que o mundo está progredindo em direção ao clímax da história que é a volta do Senhor. Mas, em meio a isso, vamos nos perdendo e muitos até desgostando da própria vida.

 

Eu quero compartilhar hoje, uma das verdades mais extraordinárias da Bíblia. Quero afirmar que Deus não abre mão da sua vida, porque você é importante para Ele.

Vamos pensar um pouco na vida de um apóstolo chamado Pedro, um homem de altos e baixos, que teve na sua vida momentos de coragem, e logo em seguida, se mostrava covarde e cheio de medo.

Pedro era o tipo precipitado. Sem estudo, muitas vezes falava sem pensar, era explosivo, temperamental.

Mas, sabe, foi este homem, que era desse jeito, que foi alvo do mais profundo amor de Jesus.

O primeiro encontro de Pedro com Jesus foi assim: ele e seus companheiros estavam limpando as redes de pesca, eram pescadores de profissão.

 

Jesus chegou, viu o grupo, Pedro era o dono do barco, e Jesus disse: “...saiam mais para o fundo e lancem as redes, que vocês vão pegar muitos peixes!” (Lc 5.4 BV). Mas Pedro respondeu: “Nós trabalhamos a noite toda, não pegamos nada. Mas, já que o amigo tá mandando, vamos tentar” (v.5).

E o evangelho conta que quando as redes foram lançadas e recolhidas de volta, estavam tão cheias de peixes, que foi preciso encostar outro barco para ajudar.

E naquela hora, Pedro compreendeu que ele estava diante não era de um amigo qualquer, mas do próprio Filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo. E o que Pedro fez? Precipitado como era, se jogou aos pés de Jesus e falou: “Senhor, afaste-se de mim, pois eu sou um pecador!” (v.8).

 

Em outras palavras, Pedro estava dizendo: “Senhor, eu não sou digno de Te pertencer, eu não sou digno de ser Teu discípulo”. Mas, Jesus olha para Pedro e fala: “Pedro, fica com medo, não! De agora em diante você vai pescar gente” (confere v.10).

E a partir daquele encontro, Jesus Se dedicou em ensinar Pedro, andar junto com Pedro, ajudar Pedro a controlar seu temperamento e a mudar de vida.

Tempos mais tarde, Jesus estava indo para o interior da Palestina, um lugar chamado Cesaréia de Felipe, faz uma pausa no caminho, e Jesus pergunta para os discípulos: “Quem os outros dizem que é o Filho do Homem?” (Mt 16.13 NAA).

O que Jesus queria saber era: “O que é que o povo está falando ao meu respeito?” E eles responderam: “Bem, alguns dizem que o Senhor é João Batista; outros, que é Elias; outros, que é Jeremias ou um dos outros profetas” (v.14). E Jesus virou para eles e perguntou: “E vocês, quem pensam que Eu sou?” (v.15).

Pedro nem pensou duas vezes e já foi dizendo com toda convicção: “O Senhor é o Cristo, o Messias, o Filho de Deus vivo" (v.16). E Jesus ficou satisfeito com a resposta de Pedro.

Afinal, Jesus era o cumprimento de uma antiga promessa de Deus.

Quando Pedro falou que Jesus era o Messias, estava entendido: Jesus é o enviado de Deus para ser o Salvador do mundo; porque, desde quando o homem pecou contra Deus, a raça humana ficou destinada à condenação eterna. Mas, Jesus é o Salvador, veio para reatar a paz do homem com Deus. Ele é o Salvador prometido. Pedro estava iluminado!

E aproveitando a ocasião, Jesus começou a falar para os discípulos sobre a Sua missão de ir à cruz para a redenção da humanidade. Jesus contou que haveria de sofrer nas mãos dos judeus, que seria morto, e que três dias depois seria levantado da morte para a vida novamente (v.21).

Aí, o que Pedro faz? Chama Jesus num canto e dá uma repreensão, falando mais ou menos assim: “Senhor, que isso! Não fica falando assim, não. Tira esses pensamentos doentios da cabeça. Pensa num jeito mais fácil de salvar o mundo; escolhe uma forma sem dor, sem sangue, sem morte de cruz”.

E Jesus, na mesma hora, vira para Pedro e fala: “Afaste-se de Mim, Satanás! Você não está tendo pensamento de Deus, não!” (v.23).

Jesus mandou Satanás afastar, mas Pedro permaneceu firme. Jesus continuou ajudando Pedro a entender as coisas.

 

Mais tarde, uma nova situação: Jesus abre o coração e fala para os discípulos que a hora de ir para a cruz estava chegando e que eles deviam estar preparados.

Pedro, novamente toma a palavra e fala: “Senhor, é o seguinte: eu tô pronto para ser preso e morrer com o Senhor” (Lc 22.33). E Jesus olha para Pedro e diz: “Pedro, Eu vou te dizer uma coisa: Entre agora e amanhã cedo, quando o galo cantar, você Me negará três vezes, dizendo que nem Me conhece” (v.34).

A Bíblia conta que depois de falar estas coisas, Jesus foi para o jardim do Getsemani, onde travou uma luta espiritual e emocional tão intensa que suou gotas de sangue, porque naquela hora o plano da salvação começava a ter o seu desfecho.

Jesus até pediu para três dos Seus discípulos, Pedro, Tiago, João, dizendo: “Minha alma está profundamente triste, fiquem aqui, fiquem acordados comigo” (Mt 26.38). E Jesus Se afastou um pouquinho deles e foi orar e orou dizendo: “Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres” (Mt 26.39).

Porém, quando Jesus voltou para onde os Seus três discípulos estavam, o que Ele viu? Todos dormindo. Jesus acordou Pedro e falou: “Vocês não puderam ficar acordados nem mesmo uma hora?” (v.40). E este era o Pedro que tinha falado para Jesus que estava pronto a sofrer, a ser preso e a morrer. Só que estava dormindo na hora da maior agonia de Jesus.

Daí a pouco, naquele jardim, chega Judas Iscariotes com uma multidão de gente armada para prender Jesus, o Filho de Deus. Judas dá um beijo em Jesus; era a senha para prendê-lO. Agarraram Jesus e aí, Pedro precipitado, temperamental, sacou a espada e cortou a orelha de uma das pessoas. Todo corajoso.

Jesus foi levado para as autoridades. Enquanto isso, Pedro vai de um lado para o outro e acaba se misturando a um grupo em volta de uma fogueira, que zombava de Jesus, imagina!

Não demorou muito, alguém reconheceu Pedro e disse: “Esse aí estava com Jesus!” (Lc 22.56). Um tempo depois, veio outro e falou: “Você deve ser um deles!” (v.58). Uma hora depois, veio outro e disse: “Eu sei que você é um dos discípulos de Jesus” (v.59). E o que aconteceu depois das três vezes? O galo cantou, para cada vez que Pedro negou Jesus, o galo cantou.

A Bíblia diz que “Naquele momento, Jesus voltou a olhar para Pedro. Então Pedro lembrou de que Ele havia dito "Antes que o galo cante amanhã de manhã, você Me negará três vezes". Então Pedro foi para fora do pátio, chorando amargamente” (Lc 22.60-61 – BV).

Pedro sai dali e vai para a sua casa, onde desaba em lágrimas de tristeza, de angústia e de arrependimento.

Pedro pensa que a sua vida não tem mais valor nenhum. Ele está desolado.

É o final de semana mais triste da vida de Pedro. Naquela Sexta-feira, Jesus foi condenado à morte e crucificado. E Pedro está enclausurado na sua dor e arrependimento.

Na manhã do terceiro dia, Jesus é ressuscitado dentre os mortos, como estava anunciado.

As mulheres vão ao sepulcro e lá, um anjo de Deus aparece e diz para elas: “Vocês não estão procurando Jesus, o nazareno que foi crucificado? Ele não está aqui! Voltou a viver! Agora vão e dêem este recado aos seus discípulos, incluindo Pedro: Jesus vai adiante de vocês para a Galiléia. Vocês O verão ali, tal como Ele lhes disse antes de morrer (Mc 16.6-7 – BV).

Note que Jesus incubiu o anjo de mencionar especificamente o nome de Pedro.

Por que? Porque, possivelmente, à essas alturas, Pedro não se considerava mais querido por Jesus.

Possivelmente Pedro achava que não tinha solução, que não tinha conserto para a sua vida.

Possivelmente, Pedro achava que tinha perdido o grande propósito de Deus para a sua vida, que era fazer dele um pescador de gente.

Desolado, Pedro volta à sua vida de antes. Vai para a Galileia, chama uns colegas e diz: “Eu vou pescar”, mas não conseguiram apanhar nada. Vida de pescador é assim. Tem vezes que o mar não tá pra peixe, né?

E, quando veio a madrugada, alguém apareceu andando na praia, era Jesus! O Senhor se dirige ao grupo que estava no barco e pergunta: “Filhos, será que vocês têm aí alguma coisa para comer? Eles responderam: Não. Então Jesus disse: Joguem a rede à direita do barco e vocês acharão. Assim fizeram e já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes. E o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor! Simão Pedro, ouvindo que era o Senhor, cingiu-se com a sua túnica, porque tinha tirado a roupa, e lançou-se ao mar” (Jo 21.5-7 – NAA).

Quando eles chegaram à praia, viram que Jesus havia acendido uma fogueira e preparava uma refeição, tinha uma fogueira com brasas e peixes por cima e tinha pão também.

Jesus chama Pedro e pergunta: “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros me amam? Ele respondeu: Sim, o Senhor sabe que eu o amo. Jesus lhe disse: Apascente os meus cordeiros. Jesus perguntou pela segunda vez: Simão, filho de João, você me ama? Ele respondeu: Sim, o Senhor sabe que eu o amo. Jesus lhe disse: Pastoreie as minhas ovelhas. Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, você me ama? Pedro ficou triste por Jesus ter perguntado pela terceira vez: “Você me ama?” E respondeu: O Senhor sabe todas as coisas; sabe que eu o amo. Jesus lhe disse: Apascente as minhas ovelhas” (Jo 21.15-17).

Nesta hora, Jesus estava restaurando a vida de Pedro, trazendo cura à memoria dele.

 

Ali estava uma fogueira. Tinha sido ao redor de uma fogueira que Pedro negou Jesus. E Jesus pergunta três vezes, porque também foram três vezes que Pedro negou Jesus.

Naquele momento tão especial preparado por Jesus, Pedro estava sendo restaurado, transformando num discípulo, num apóstolo cheio do Espírito Santo, num pescador de gente que vai levar milhares de pessoas à fé em Jesus!

Jesus restaura Pedro completamente. Jesus levanta Pedro e o transforma num instrumento precioso para a glória de Deus!

 

Ministração

Fique em pé e feche seus olhos.

Eu não sei como está a sua vida; não sei se você desanimou da fé e acabou deixando Jesus de lado.

 

Porém, se você pensa que não tem mais jeito, que não tem mais saída para a sua vida, eu quero te dizer, em nome de Jesus, que há esperança para você sim.

E sabe por que? Porque Jesus não desiste de você. Você é precioso para Jesus e Ele quer você para Ele na presença dEle para todo sempre, porque Ele quer a sua felicidade.

Esta é a hora de você voltar para Deus. Esta é a hora em que Deus quer fazer um milagre no seu coração e na sua vida, restaurando a sua sorte.

Não desperdice esta oportunidade.

Que Deus abençoe você, em nome de Jesus. Amem.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page