top of page

A BÊNÇÃO DA ENTREGA DE SI MESMO

Salmo 37.5

 

“Entregue o seu caminho ao SENHOR, confie nele, e o mais ele fará” (NAA).

 

Este Salmo faz uma afirmação muito forte: “Entrega o seu caminho ao Senhor, confie nEle, e o mais Ele fará”.

Podemos entender que devemos entregar a nossa vida, a nossa jornada, a nossa história para o Senhor Deus dirigir e abençoar.

 

Há muitas bênçãos. Um hino antigo e até hoje muito apreciado, diz: “Conta as bênçãos, conta quantas são, Recebidas da divina mão”.

O autor destas palavras foi um norte-americano que viveu no final do século dezenove, era pastor na igreja metodista e presenteou a igreja cristã com esses versos poéticos: “Conta as bênçãos, conta quantas são”.

 

Mas, não dá para contar, não; porque Deus é a fonte de todas as bênçãos e Ele é, simplesmente, inesgotável! Quanto mais jorra bênção de Deus, mais bênçãos tem para jorrar da parte dEle!

 

Esta noite eu venho falar de uma bênção que, talvez, de nome ou quem sabe de experiência, você não conhece ainda: a bênção de entregar a si mesmo. Essa bênção também pode ser chamada de bênção da rendição.

Você vai no dicionário da língua portuguesa e verá que está lá o seguinte: render significa entregar, deixar de fazer resistência.

 

Eu já ilustrei isso pensando na atitude que uma pessoa tem, deve ter, diante de uma arma. A pessoa se entrega. Mas eu me corrigi.

 

Essa não é uma ilustração perfeita para a rendição, porque podemos fazer mãos ao alto e aqui dentro de nós mesmos o sentimento ser de resistência, porque se tivermos oportunidade diante da arma, vamos cair fora, vamos dar no pé. Então, não foi uma rendição ou uma entrega de verdade.

 

Isso parece com o que contou um certo pai… a propósito, feliz dia dos pais a todos os pais que me ouvem. Meu pai Matheus Pacheco, em Teresópolis, muito obrigado pai. E, filhos, honrem a seus pais a fim de vocês terem vida longa na terra. É um mandamento de Deus seguido de promessa.

Mas, contou um certo pai, que estava dirigindo o seu carro e a filha pequena achou de ficar em pé no banco de traz. Preocupado da menina cair e machucar, ele mandou que ela se sentasse, mas ela teimava, ela resistia à orientação para sentar. Por fim, o pai falou mais duro e a garotinha então, sentou, mas retrucando disse o seguinte: “Tá bom, eu sento; mas por dentro eu estou de pé”. Isso não é rendição de verdade. A entrega verdadeira é quando você não faz nenhuma resistência mais, nem por fora nem por dentro de você mesmo.

 

Porém, por causa do pecado ter entrado no coração humano, o que nós mais fazemos é resistir às orientações para aquilo que é o certo, o correto.

 

Deus orienta, Deus ensina sobre como devemos viver; a gente ouve, até mostramos alguma obediência, nos sentamos, mas aqui dentro o nosso ego permanece de pé. Na primeira oportunidade que encontramos, voltamos aos nossos velhos costumes de viver conforme achamos que devemos viver.

 

Essa é a nossa natureza pecaminosa.

Temos um coração que resiste, que faz resistência às orientações de Deus. E por essa causa o homem caminha para a perdição eterna. Está escrito na Palavra de Deus: “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus” (Rm 3.23 – NTLH) e também diz: “o salário do pecado é a morte” (Rm 6.23 – NTLH).

 

Por isso eu te digo: quando uma pessoa pode se render à vontade de Deus, quando uma pessoa pode se entregar para Deus totalmente, sem nenhuma resistência, isso representa para ela uma grande bênção.

Porque quando você entrega a si mesmo para Deus, a Bíblia é clara como cristal a respeito do tanto que você se beneficia com essa entrega.

 

O que você ganha com a bênção de entregar-se completamente para Deus dirigir a sua vida?

 

1- VOCÊ SENTE PAZ

Em primeiro lugar, você sente paz. Você já ouviu falar sobre Jó, personagem bíblico que sofreu horrores. Sofreu perdas financeiras, perda da saúde, perda do apoio da esposa, perdeu o gosto pela própria vida.

E nesse tempo de perdas, bons amigos deram para ele um conselho: “[Jó] Apega-te a Deus e viva em paz; assim te sobrevirá o bem” (Jó 22.20 – ALM21).

 

Quando você se entrega para Deus dirigir e abençoar a sua vida, você ganha paz e as coisas caminharão bem para você. 

 

2- VOCÊ SE SENTE LIVRE

Em segundo lugar, com a bênção de você fazer a entrega de si mesmo para Deus, você se sente livre. Quando você se entrega, quando se rende a Deus, a verdadeira liberdade chega para você!

Veja o que a Bíblia diz: “Mas, graças a Deus, que vocês, embora antigamente tivessem escolhido ser escravos do pecado, (...) E agora estão livres do velho senhor, o pecado; e tornaram-se escravos do novo senhor, a justiça” (Rm 6.17-18 – NBV).

 

Esse texto é um fragmento de uma carta que o apóstolo Paulo escreveu para os cristãos de Roma. Então, ele diz que antes deles se tornarem cristãos, isto é, antes deles terem feito a entrega de si mesmos para Deus, o que eles eram? Eles eram escravos do pecado.

 

Toda pessoa que pratica o pecado é escrava do pecado. O pecado é que governa a vida dela. E o pecado é um senhor cruel, que rouba, destrói e mata sem nenhuma piedade. Pessoa alguma que é escrava do pecado pode libertar a si mesma dessa escravidão.

 

Mas, veja o que o apóstolo Paulo escreve sobre depois que eles se entregaram para Deus, o seu novo Senhor. Paulo diz: “…graças a Deus, que vocês (...) agora estão livres do velho senhor, o pecado; e tornaram-se escravos do novo senhor, a justiça”.

Alguém pode falar: “Era escravo do pecado, passou a ser escravo da justiça. Aí, continua escravo do mesmo jeito, eu heim!!”

 

Realmente, quando a pessoa se entrega para Deus, acontece uma troca de escravidão. A diferença é que o escravo do pecado recebe a morte como salário, como pagamento e o escravo da justiça, recebe o dom da vida.

 

Note que o salário é uma coisa merecida; trabalhou, merece o salário. Pecou? merece a morte; a morte é o salário do pecado. Mas, o escravo da justiça recebe, em vez de pagamento merecido, recebe o dom da vida, dom é um presente, é uma dádiva. Deus dá a vida gratuitamente, dá sem haver merecimento algum.

 

Para você entender melhor: a pessoa que é viciada em bebida alcoólica não pode deixar de beber; foi dominada pela bebida, é escrava dela. Não pode deixar o vício.

Mas, a pessoa que fez a entrega de si mesma para Deus, ela pode não beber. O vício está diante dela, mas ela não está dominada por ele. Não é escrava, é livre. Tão livre que ela pode não beber, não fumar, não se drogar, não se prostituir, não roubar, não invejar, não mentir… ela é escrava da justiça e nessa escravidão ela encontra liberdade.

 

Agostinho de Hipona, teólogo que viveu no primeiro século, dizia: “Quanto mais escravo de Cristo sou, tanto mais livre me sinto”. É isso! Quando entregamos nossa vida inteiramente para Deus, aí nos sentimos livres. A escravidão de Deus é liberdade!

3- VOCÊ EXPERIMENTA O PODER DE DEUS

Em terceiro lugar, com a bênção de entregar a si mesmo para Deus, você

experimenta o poder de Deus em sua vida.

Tentações que são contínuas e problemas difíceis podem ser

vencidos pelo poder de Deus quando estamos entregues a Ele. Salmo 37.5!

 

A Bíblia conta sobre Josué. Quando esse homem se aproximou da maior batalha da sua vida, essas foram as suas palavras: “Estou pronto para receber ordens do meu Senhor” (Js 5.13 – NBV).

 

Josué se rendeu a Deus, prostrou-se em adoração, se entregou aos planos e propósitos de Deus. E essa rendição resultou na vitória de Josué sobre a cidade de Jericó, cujas muralhas caíram.

É isso que se experimenta quando nos entregamos a Deus: pela

rendição vem a condição, o poder para a vitória. Entregar-se a Deus é experimentar do poder de Deus.

 

E pessoas entregues a Deus são pessoas que Deus usa para grandes propósitos.

A Bíblia nos conta de Maria, que Deus escolheu para ser a mãe de Jesus. Quando o anjo explicou o plano de Deus para Maria, ela respondeu com todas as letras: “Eu sou a serva do Senhor, e estou pronta a fazer tudo quanto for necessário” (Lc 1.38 – NBV).

 

E o que aconteceu com Maria ao fazer essa entrega de si mesma?

O Espírito Santo veio sobre ela e ela foi envolvida pelo poder do Altíssimo, o poder de Deus.

 

Conclusão

Nesta noite, se apegue a esta verdade: entregar a si mesmo para Deus será para você uma grande bênção. É a melhor forma de viver.

Você é livre para fazer suas escolhas, mas não é livre das consequências das suas escolhas.

 

Se você não entregar sua vida para Deus, você estará entregue ao pecado, cujo salário é a morte, a perdição!

 

Portanto, entregar-se para Deus não é somente a melhor maneira de viver, é a única maneira de viver; nada mais funciona.

 

Você só estará salvo e abençoado, se estiver entregue, rendido a Deus.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 8.08.2021

bottom of page