top of page

MANTENHAM-SE FIRMES

1 Coríntios 15.57-58

 

Veja se quem está perto de você precisa de uma Bíblia para acompanhar.

Você tem deixado Deus Se manifestar através da sua vida, na sua família, na vida da sua célula?

Os amados têm vivido como igreja aqui, momentos muito especiais. Esta é uma igreja formada de servos. Eu sei, tem muitas pessoas nessa igreja que estão envolvidas, trabalhando. Que coisa boa!

Isso é igreja – igreja é formada por discípulos de Jesus, pessoas que estão dispostas a servir e a cumprir o propósito do Senhor. Igreja é formada por pessoas apaixonadas por Jesus. Essa é uma igreja apaixonada por Deus, uma igreja formada por líderes que amam servir a Deus e que servem a Deus, servindo ao próximo. Que coisa linda! É isso que está fazendo vocês chegarem aonde desejam chegar. Amém?

Mas, sabe, quando o apóstolo Paulo escreve essa carta para os coríntios, ele escreve para uma igreja que vivia numa sociedade que estava sem temor a Deus... uma sociedade pervertida, cheia de imoralidade, com pessoas não queriam saber de Deus.

Bem parecida com a sociedade hoje em dia, não acha? A gente ouve coisas horrorosas da sociedade que não teme a Deus: as pessoas praticando imoralidade, fazendo falcatruas, cada um querendo se dar melhor do que o outro, e para isso corrompem, mentem, até matam...

 

Esta carta de apóstolo Paulo aos Coríntios, trata desses problemas... No capítulo 5, ele mostra que o mal praticado na sociedade estava afetando a vida da igreja. E sabe o que ele diz para aqueles irmãos no final da carta? “Meus irmãos, mantenham-se firmes, não se abalem com isso”.

No capítulo 7, Paulo fala sobre casamento e o problema agora era como as pessoas viam o casamento. O conceito de casamento era equivocado. E sabe o que apóstolo Paulo diz para aquelas pessoas? “Meus irmãos, não se abalem, fiquem firmes”.

E daí, ele passa a lidar com o problema de liberdade. A sociedade, sem temor a Deus, tá fazendo o que quer, tá todo mundo fazendo, e os membros da igreja ficavam naquela luta: será que eu posso ou não posso, será que devo ou não devo, tá certo ou tá errado, é correto ou não é?

E naquela luta que os irmãos viviam, sabe o que Paulo diz pra eles? “Meus irmãos, não se abalem, mantenham-se firmes”.

E quando Paulo chega a tratar dos dons espirituais, aí a coisa aperta, porque agora o problema não é do lado de fora da igreja, é dentro da igreja.

O Espírito Santo Se manifestava, as pessoas recebiam presentes de Deus, e ao invés de usar isso para a edificação da igreja, isso começou a virar símbolo de status... um irmão falava mal do outro, reparava o outro...

E o apóstolo Paulo diz: “Sabe, toda essa confusão que vocês estão vendo? Irmãos, mantenham-se firmes, que nada os abalem”.

E chega no capítulo 15, no finalzinho, Paulo tem que tratar agora da seguinte questão: tem gente na igreja dizendo que Jesus não ressuscitou. Logo isso, imagina? ...a essência da nossa fé!

Não era apenas a sociedade que dizia que Cristo não ressuscitou, tinha gente dentro da igreja que tinha dúvidas e que falava: “Será... será que não estamos enganados? ” E sabe o que o apóstolo Paulo dizia para eles? “Meus amados irmãos, mantenham-se firmes, que nada os abale”.

Depois disso tudo, Paulo encerra sua carta no v.57 e 58 do cap 15, dizendo isso: “Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil”.

Esse texto é precioso demais. Vira pra pessoa ao seu lado e diz pra ela: “Não se abale, fique firme”. Porque, amado, vale a pena... o crente pode ter coragem em qualquer situação, porque ele serve a um Deus verdadeiro, que está vivo e que dá a vitória. Amém?

 

É com essa convicção que a gente vive. É com essa convicção que a gente enfrenta a doença, o desemprego, o chefe que persegue... é com essa convicção que a gente enfrenta falta de dinheiro, problema conjugal, filho rebelde... é com a convicção de que Deus nos dá a vitória, é que a gente enfrenta toda e qualquer situação.

Você tá seguro disso? Tem essa segurança? Ou você se pendura no arame farpado dos outros? “É meu avô tinha fé, minha mãe tinha fé, então eu tô nessa, mas eu mesmo não tenho base”. Oh! Querido, você tem a segurança de que Deus te dá a vitória?

É sobre isso que o apóstolo Paulo está falando, ele diz: “Eu amo servir a Deus”. Você ama servir a Deus? Você ama servir a Deus na igreja onde Deus te colocou? Mas servir com convicção e não por conveniência, não um dia querendo e outro dia não querendo.

Paulo nos exorta a vivermos uma vida cristã de estabilidade, ele está falando sobre maturidade cristã, sermos crentes maduros na fé.

Sabe porque se fala tanto de discipulado nessa igreja, tanto sobre ter um grupo, ter uma célula, sabe por que? Porque todos precisamos crescer na fé... ninguém nasceu maduro. E se você não tiver crescendo na fé, meu querido, na hora que precisar, vai faltar base, vai faltar chão para os seus pés.

E vida cristã é assim: não adianta você ter tempo de igreja se a fé não é alimentada, se você só ouve a Palavra e não pratica a Palavra, isso é ser discípulo de Jesus só na teoria.

Mas, queridos, nós vivemos por convicção e não por conveniência nem por aparência. Amém?

Os crentes para quem Paulo escreve, sofriam um problema muito sério: eles eram estáveis, inconstantes.

Você conhece gente assim? ...que começa a ler a Bíblia e fala: “Eu vou ler a Bíblia todos os dias”, uma semana depois já esqueceu do propósito. Conhece gente assim?

“Ah! agora, eu vou tirar um tempo com Deus todo dia”, três dias depois já não lembra mais. Conhece gente assim?

“Ah! eu vou começar a frequentar a célula”... duas semanas depois não sabe qual é o dia da célula. Conhece gente assim? Inconstante nos seus caminhos...

Se você tem vivido dessa forma, a Palavra de Deus diz pra você hoje é: “Firme os seus passos e sirva a Deus com convicção, mantenha-se firme”.

Essa forma do verbo no grego, indica algo que aconteceu e que permanece, é uma ação contínua: mantenha-se firme.

E Paulo fala em seguida: “e não se abale”. É uma reafirmação do que foi dito. Ele falou “mantenha-se firme” e quando fala “e não se abale”, ele tá falando a mesma coisa, tá chovendo no molhado...

É um esforço que Paulo faz pra você entender que as dificuldades, as lutas, não são um atrapalho, mas são desafios para você cumprir a missão de Deus para a sua vida.

Você é um discípulo frágil? ...um discípulo que por qualquer coisinha fica melindrado? Se o líder da célula não ligou, você não vai na reunião da célula... se o WhatsApp não chegou, você diz: “Não quero nem saber, essa semana não recebi mensagem no WhatsApp, também não vou. Se tivesse interessado que eu fosse, mandava mensagem ou ligava... tá vendo, faltei essa semana, ninguém da célula me ligou. Não vou mais”.

 

Conhece gente assim?  São pessoas frágeis, crentes imaturos, porque eles não estão firmados em Deus.

Quem está firmado em Deus, apesar de gostar de ser bem tratado, e quem não gosta, entende que nem sempre dá pros outros ficarem de paparico com a gente... quem está firmado em Deus, está tão focado em abençoar a vida dos outros, que não fica cobrando dos outros que papariquem a vida dele.

Discípulo maduro, vive por convição, ele persevera. E esse é o segredo... a maneira da gente não se abalar com as dificuldades, com as lutas, com os problemas da vida, é perseverar firmes em Deus.

E por qual convicção? ...a convicção de que Deus tem uma missão para a sua vida, que a sua vida tem um propósito... que servindo a Deus a sua vida faz diferença.

Querido, quem tem essa convicção, não vive pra ganhar dinheiro, pode até ganhar e ser um profissional bem sucedido, mas ele não está aqui por essa causa, o foco dele não é ser o mais bem pago da cidade, o foco dele não é ser o garoto mais amado das garotas... o foco não está em ser a moça mais linda do pedaço...

Quando o crente tem a convicção de que Deus tem um propósito para a vida dele, qual é o foco? ...é servir a Deus, cada dia, cada hora, ele quer cumprir o propósito pelo qual Deus o criou.

Você tem convicção que a sua vida faz diferença? Pergunta a pessoa do lado: “Você tem?”

Sabe, um dos combustíveis da depressão é a falta dessa consciência de que eu existo com um propósito.

Querido, você não é um acidente, você não nasceu por acaso... existe um Deus que te ama e tem um propósito para a sua vida. É por isso que você está sentado aonde está nesse momento: Deus tem um propósito para a sua vida.

É por isso que algumas pessoas servem a Deus com dedicação – elas sabem que Deus tem um propósito para elas. Então, elas têm o que algumas pessoas não têm: o prazer em servir.

Quando compreendemos que Deus nos salvou através de Jesus e nos deu uma missão, nós começamos a viver diferente. A gente diz: “Senhor, que honra, que privilégio é servir ao Senhor. E me ajuda, porque servir ao Senhor é uma tarefa muito grande, o custo da dedicação é alto...”.

E, aí, nós descobrimos o valor da comunidade, nós descobrimos que sozinhos não damos conta do recado, que precisamos um do outro... é por isso que existe igreja: juntos nós somos mais fortes, vamos mais longe e lutamos melhor.

Agora, qual é a motivação para o serviço cristão? Pergunta a pessoa do lado: “Qual é a motivação para servir a Deus?” É o amor a Deus!

É interessante que a gente conhece bem a mensagem de 1Co 13... tem muita música gospel romântica sobre esse texto, tem muita poesia de amor baseada em 1Co 13.

Mas, esse texto não foi escrito originalmente pensando no amor entre um casal – o texto foi escrito orginalmente pensando no amor de alguém que serve a Deus, no amor que motiva o serviço cristão.

Vamos ler esse texto pensando em como você serve a Deus na igreja, lá sua célula, na sua casa... na empresa onde você trabalha? Vamos ler o texto pensando nisso?

“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá. O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.

Aí, você vai lá pro trabalho, vai pra escola, você vai para servir a Deus... ah! Mas no trabalho tem aquele camarada que só persegue... na escola tem aquele professor que você não simpatizou... mas você está lá para servir a Deus naquele lugar, e você serve por amor, porque o amor é paciente.

Você tem servido por amor a Deus? Essa é a grande motivação do que você tem feito? Não apenas aqui no âmbito da igreja, mas lá no seu trabalho?

Quem sabe, esse é o desafio pra você hoje: colocar o que você faz, profissionalmente, de segunda a sexta, no altar do Senhor e dizer: “Deus, eu quero servir por amor ao Senhor, eu quero fazer tudo por amor ao Senhor”.

Vocês aqui, têm muitas pessoas que servem a Deus por amor. Pensem por exemplo no zelador desse prédio: é o primeiro a chegar, o último a sair... muitas vezes faz um serviço complicado, porque lida com pessoas, e quando fala: “Querido, não pode tirar essa cadeira daqui não”, tem pessoas que se transformam... o simpático vira antipático, o bem educado vira mal educado, o calmo fica nervoso, o pacífico vira briguento. Já viu esse filme?

Alguma vez você já disse “muito obrigado” para o zelador do prédio? Normalmente a gente não se lembra de agradecer, mas a pessoa que serve por amor, deve ser honrada.

Quando você liga para as pessoas da célula durante a semana, pra garantir que vai ter uma boa reunião, vai ter cânticos, testemunhos, oferta, vai ter lanche, você está servindo por amor. Querido, no reino de Deus a grande motivação para servir é o amor a Deus.

 

Esse tem sido o combustível da sua alma? Porque se não tem sido, hoje é a hora de você mudar de combustível. Agora é a hora de dizer: “Jesus, eu quero fazer as coisas por amor ao Senhor, porque o Senhor me ama e eu quero que esse amor seja a minha grande motivação”.

Ninguém deve servir a Deus para ser elogiado ou apreciado pelos outros. Sabe por que? Porque o ser humano decepciona, irmãos decepcionam, filhos decepcionam, marido decepciona, esposa decepciona, pastor decepciona... não tem como as pessoas nos agradarem 100%, só Jesus nos agrada 100%. É por isso que o amor de Jesus é a fonte de nossa motivação.

E quando você serve motivado pelo amor a Deus, quando você trabalha para o Senhor, o apóstolo Paulo diz no v.58: “o vosso trabalho não é vão no Senhor”.

Existe um excelente livro chamado “A Revolução do Voluntariado”, nele lemos isto:  “Deve-se frequentemente lembrar os voluntários de que eles são valiosos; [...] que o papel que desempenham não é insignificante; que Deus aprecia cada tarefa que eles desempenham, cada hora de serviço que eles investem”.

É o que Jesus quis dizer em Mt 6.4, que diz: "teu Pai, que vê em secreto, te recompensará". Amado, nenhum serviço feito em amor por Deus, passa despercebido ou deixa de ser recompensado. Nenhuma palavra boa ou um sorriso animador ficará sem recompensa. Cada gesto de amor, cada hora dedicada em servir, por amor a Deus, seja ao marido, seja à esposa, aos filhos, ao patrão, ao líder da célula ou a um estranho na rua – nenhum serviço ficará sem ser notado e sem ser recompensado por Deus. Aleluia!

 

Quero deixar uma lição de casa pra você fazer nessa semana, porque assim como Deus vê o que nós fazemos, nós também podemos desenvolver essa habilidade de ver o que os outros fazem ao nosso redor e dar uma palavra de estímulo, de apreciação a eles.

Tem alguém que trabalha sob a sua liderança lá na empresa ou na sua casa? Que tal procurar essa pessoa e dizer pra ela: “Olha, eu sou grato a Deus pelo que você está fazendo”.

Que tal dizer isto ao homem que recolhe o lixo na sua rua? Que tal agradecer aquele carteiro que traz correspondências na sua casa? Diga a ele que você é grato a Deus porque ele faz esse serviço.

Porque amado, Paulo diz que Deus nos conduz em vitória e a vitória do crente só será completa se ele estiver compartilhando vida com as pessoas ao seu redor.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page