top of page

CONSIDERANDO A ALMA

Salmo 42

 

1 Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus.

2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?

3 Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: “Onde está o seu Deus?”

4 Quando me lembro destas coisas choro angustiado. Pois eu costumava ir com a multidão, conduzindo a procissão à casa de Deus, com cantos de alegria e de ação de graças entre a multidão que festejava.

5 Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e 6 o meu Deus. A minha alma está profundamente triste; por isso de ti me lembro desde a terra do Jordão, das alturas do Hermom, desde o monte Mizar.

7 Abismo chama abismo ao rugir das tuas cachoeiras; todas as tuas ondas e vagalhões se abateram sobre mim.

8 Conceda-me o Senhor o seu fiel amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção. É a minha oração ao Deus que me dá vida.

9 Direi a Deus, minha Rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que devo sair vagueando e pranteando, oprimido pelo inimigo?

10 Até os meus ossos sofrem agonia mortal quando os meus adversários zombam de mim, perguntando-me o tempo todo: “Onde está o seu Deus?”

11 Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.

 

Introdução

Estamos mais acostumados a lidar com o corpo do que com a alma. E quando o corpo adoece, procuramos o médico, fazemos exames e iniciamos um tratamento.

Mas, nenhuma pessoa é composta somente do corpo. Nós somos constituídos de três partes: somos possuidores de um corpo, de uma alma e de um espírito. Temos uma tríplice composição: corpo, alma e espírito.

Se você não tem informação alguma a respeito dessa verdade, preste atenção: através do corpo, entramos em contato com a matéria, com o mundo que nos cerca. É no corpo que estão os nossos cinco sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição.

O espírito é outra parte. É a parte que nos coloca em contato com o mundo espiritual. Por meio do espírito é que adoramos, louvamos, temos fé, amor, esperança...

Agora, temos ainda a alma. A alma é a parte que nos dá consciência de nós mesmos. É na alma que estão nossas emoções, nossa mente, vontade, consciência de nós mesmos.

É assim que somos: tomamos consciência do mundo físico, porque nosso corpo nos possibilita isso. Tomamos consciência do mundo espiritual porque somos seres espirituais, temos um espírito. E tomamos consciência de nós mesmos, graças ao fato de sermos possuidores de uma alma.

O salmista, então, diz neste salmo: “Por que você está assim tão triste, ó minha alma?”

Como vai a sua alma? Você é uma pessoa interiormente feliz? No fundo da sua alma, você se sente feliz? Você se considera uma pessoa doce ou amarga?

A bem da verdade, poucas são as pessoas que são como a cana-de-açúcar: porque a cana, sabe como é, mesmo colocada na prensa, na moenda, pressionada, esmagada, reduzida a bagaço, cana só sabe dar doçura...

Mas, a maioria de nós, concordamos com este Salmo 42. O salmista revela o estado amargo da sua alma.

Ele diz isto, no v.3: “Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite...”, mais adiante, no v.10, ele chega a declarar: “Até os meus ossos sofrem agonia mortal...”.

Agora, como o salmista teve esse problema resolvido? Como ele tratou e curou a sua alma?

 

...lendo o salmo, identificamos que três procedimentos foram tomados por ele. Em primeiro lugar, encontramos o salmista:

1- ORANDO A DEUS

Os dois primeiros versículos são a oração que o salmista fez. Ele orou: “Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. 2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?” Ele continua no v.6: “A minha alma está profundamente triste; por isso de ti me lembro desde a terra do Jordão, das alturas do Hermom, desde o monte Mizar. 7 Abismo chama abismo ao rugir das tuas cachoeiras; todas as tuas ondas e agalhões se abateram sobre mim. 8 Conceda-me o Senhor o seu fiel amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção. É a minha oração ao Deus que me dá vida”.

A oração, portanto, recebeu do salmista a devida importância. Ele fez oração!

Você deve entender que orar é importante. A oração é um instrumento poderoso, não para fazer com que a vontade do homem seja feita no céu, mas fazer com que a vontade de Deus seja feita na terra.

A pessoa que ora, que faz oração ao Deus Vivo, Verdadeiro e Todo-podoreso, sempre colherá a manifestação do poder de Deus, porque onde há uma semeadura de oração, sempre haverá uma colheita da manifestação do poder de Deus!

Agora, tem gente com a alma triste, doente, querendo resolver o problema da alma com lazer, com férias, com descanso... pensam que vão alegrar a alma com coisas materiais, com palavras e pensamentos positivos...

Alguns até partem para a busca de relacionamentos onde rola drogas, bebida e sexo.

Mas isso é ilusão. Nos Evangelhos, Jesus conta a Parábola do Fazendeiro Louco, que disse à sua própria alma: “alma, tens em depósito muitos bens... descansa, come, bebe, regala-te...” e Jesus falou pra ele: “Louco! Esta noite te pedirão a tua alma...” (Lc 12.13-21).

O Salmista sabia quem era que poderia curar, tratar e saciar a sua alma. Sabia quem poderia resolver os problemas que estavam afligindo a sua alma, por isso ele buscou a Deus em oração!

Hoje eu quero encorajar você à fazer oração. Você deve orar ao Senhor e entregar a Ele os seus problemas, suas tristezas, suas amarguras... todas as aflições que estão ferindo a sua alma, você deve entregar a Deus em oração.

Se ainda não assistiu o Quarto de Guerra, assista ou assista de novo! É um filme encorajador!

Porque se você fizer isso, se você orar, Deus vai manifestar o Seu poder e sua alma será tratada!

 

...o segundo procedimento que o salmista tomou a fim de ter sua alma curada, seu problema resolvido, sua profunda tristeza resolvida, foi que ele se ocupou:

2- LOUVANDO A DEUS

Acompanhe comigo o que lemos no v.4: “Quando me lembro destas coisas choro angustiado. Pois eu costumava ir com a multidão, conduzindo a procissão à casa de Deus, com cantos de alegria e de ação de graças entre a multidão que festejava. 5 Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus”.

O Salmista, aqui, está fazendo a menção dos cultos de adoração e de louvor que ele oferecia a Deus.

Na Bíblia, os cultos de adoração eram verdadeiras celebrações festivas, com total liberdade para a expressão dos sentimentos.

No v.4 lemos de como o salmista adorava a Deus: ele adorava com brados de júbilo, com gritos de alegria e com festa.

Era diferente da missa e do culto em muitas igrejas evangélicas...

Tem cultos em que antes de entrar, a pessoa já é advertida à porta, por uma placa onde está escrito: “Silêncio, não faça barulho. Aqui é casa de Deus”. O visitante mais distraído, pode até exclamar: “O quê! E Ele já está dormindo?!!”

Certa vez, uma pessoa fez o seguinte comentário: “Para quê gritar no culto e fazer tanto barulho se Deus não é surdo?” E um irmãozinho do lado respondeu: “É verdade que Deus não é surdo, mas Ele também não é nervoso”.

Uma multidão de pessoas tem a infeliz ideia de que a igreja é chata - e por associação, que Deus também é chato.

Que nada! Deus é festivo. Ele ama as celebrações do Seu povo!

Então, não perca isto: Adorar é estar à vontade diante de Deus.

Mas, agora, eis a situação: o salmista conta que sua alma estava ferida e que ele não conseguia mais louvar a Deus dessa forma.

Esse fato é lamentável: quando a pessoa tem a sua alma ferida e doente, ela não consegue mais louvar a Deus com liberdade e alegria.

Dizem que “quem canta seus males espanta”, mas a verdade, porém, é que quem louva, seus traumas estanca.

Ora, quantas e quantas vezes a gente se apresenta diante do Senhor para louvá-lo e saímos com os nossos corações alegres, animados, felizes e curados.

Entenda que o louvor é um tipo de tônico físico e estimulante completo. O louvor muda o ambiente, muda a vida, muda a casa. Traz cura para a alma!

Você tem louvado o Senhor? Você deve louvar a Deus de todo o seu coração.

Use seu smartphone para isso! Põe música de louvor no carro, em casa, no ambiente se trabalho se puder.

 

...agora, identificamos um terceiro procedimento do salmista: Ele se pôs a orar a Deus, a louvar a Deus, mas também encontramos o salmista:

3- ESPERANDO EM DEUS

Lemos no v.5: “Ponha a sua esperança em Deus”. Ele diz à sua alma: “Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença”. Uma versão antiga da Bíblia, diz: “Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença”.

O salmista diz isso porque a sua alma está ferida, enferma, triste, abatida, enfrentando problemas sérios que ameaçavam a sua vida.

Mas ele anseia, ele deseja a cura da sua alma, ele deseja a solução dos seus problemas e sabe que só em Deus é que encontrará cura. A palavra “salvação” é abrangente.

Onde podemos encontrar a solução dos nossos problemas e a salvação da nossa alma? Em nós mesmos? Em nossa própria força e sabedoria? Não.

Na Bíblia, lemos isto: “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”. (Atos 4:12). Mas somente em Jesus há salvação.

Entregue-se a Jesus, deixe que Ele cure a sua alma, sare as suas feridas, perdoe seus pecados e lhe dê a salvação!

O salmista concluiu suas palavras do Salmo 42, declarando isto no v.11: “Ele é o meu Salvador e o meu Deus”.

Você já confessou para Deus que Ele é o seu Senhor e o seu Deus?

 

Conclusão

Essa pessoa do Salmo 42 estava com a alma amargurada, mas ele tomou três procedimentos para curar a sua alma:

Ele orou a Deus... ele louvou a Deus... e ele esperou em Deus.

Se hoje, você fosse escrever um salmo, quem sabe, suas palavras também seriam: “Dia e noite eu choro... choro porque sinto a minha alma abatida... choro porque vivo desanimado e triste...”?

Pois eu quero convidar, especialmente a você, que tem falado a sua própria alma “Por que você está assim tão triste” e “Por que está assim tão perturbada dentro de mim?” eu quero convidar você a fazer oração, a louvar a Deus e a esperar em Deus.

Todos vocês, digam depois de mim: “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Ponha a sua esperança em Deus! Ponha a sua esperança em Deus! ...Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus”.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 14/10/2018

bottom of page