top of page

A PÉROLA DE GRANDE VALOR

Mateus 13.45-46

 

"O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. 46 Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou". - NVI

 

Que o Senhor fale conosco através dessa Palavra. Amém?

Essa é uma parábola. Era costume de Jesus contar histórias, parábolas, em seus ensinamentos. Uma parábola é uma história fictícia, inventada.

Aqui, Jesus conta de um negociante, alguém que negociava pérolas e que achando uma de grande valor, se dispôs de tudo o que tinha para adquirir essa pérola de grande valor.

E esse método de Jesus ensinar era bastante interessante, porque Ele contava uma história assim como quem está falando com as crianças. As historinhas são cativantes.

Jesus contava histórias simples, mas carregadas de verdades muito profundas a respeito do reino de Deus. Havia vezes que as pessoas não entendiam o que Jesus realmente queria dizer.

 

Então, aqui temos uma parábola e ela diz respeito às nossas vidas, diz respeito à vida de todo ser humano.

Essa parábola da pérola de grande valor, ela pode ser entendida sob o seguinte ângulo: o valor da vida de uma pessoa no reino de Deus.

Quanto que uma pessoa, pecadora como é, vale no reino de Deus? Vamos olhar por esse ângulo.

Mas, esse negócio de ângulo, eu vou te contar uma coisa: de vez em quando eu tomo um susto, quando por exemplo: me olho no espelho e do ângulo que eu me vejo no espelho, é só assim de frente. Se eu abaixar a cabeça não consigo me ver. Então, outro dia eu estava me vendo numa foto que alguém fez de cima pra baixo, ângulo diferente, entende? Aí, me dei conta de como a coisa anda pro meu lado em termos de cabelo na cabeça. Aquele ângulo foi revelador.

A Bíblia também é assim, dependendo do ângulo que você olha, é uma lição diferente que você tira.  

Então, vamos começar pensando nesta parábola por esse ângulo que revela o amor de Deus pelo ser humano.

É a primeira verdade que Jesus está querendo nos fazer entender: que Deus é um Deus que toma a iniciativa de nos buscar.

Deus é apresentado nesta parábola como o homem que negocia e procura pérolas. Esse é o nosso Deus. Ele é alguém que intencionalmente sai à procura do ser humano, a pérola de grande valor.

Essa é uma das verdades mais poderosas do universo, porque Deus, sendo Deus, Ele não é carente de nada. Deus sendo Deus que é, Ele não precisa de nada nem de ninguém. Deus é completo em Si mesmo.

Não pense que Deus estava tristinho lá no céu, sentindo um vazio e aí precisou criar o ser humano pra fazer companhia pra Ele ou ocupar o tempo dEle.

Não! Deus nunca esteve tristinho por causa disso, porque Ele é perfeito, é completo. Mas, em Sua vontade livre e soberana, Ele quis nos criar e nos criou. Mas não foi por necessidade.

Inclusive, quando Deus criou o homem, Ele já sabia que um dia, o homem iria virar as costas pra Ele.

Não pense também, que o pecado do homem pegou Deus de surpresa, porque não pegou, não!

Deus é onisciente. Ele conhece as coisas antes que elas aconteçam. De modo que Deus sabia que o homem iria virar as costas pra Ele e, quando isso acontecesse, que um alto preço teria que ser pago pra Ele ter o homem de volta à Sua presença.

Deus sabia disso tudo e sempre sabe de tudo, mas, mesmo assim, Ele nos criou porque simplesmente Ele nos quis, Ele nos desejou.

Imagina isso: Deus desejou você. Antes que você viesse a existir, você já estava no plano de Deus; Deus já amava você.

Quando a Bíblia diz que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, isto fala de uma decisão tomada no coração de Deus, antes de tudo. Deus já sabia que o Filho teria que ser morto um dia para a nossa salvação.

 

Então, aprendemos aqui de um Deus que toma a iniciativa de amar. E nesta parábola, Jesus está falando justamente disso, Ele está falando que Deus procura por pérolas. Essa verdade é muito tremenda – essa pérola grande valor nos representa.

Às vezes, nós julgamos as pessoas, estabelecendo quem merece o bem e quem não merece, mas Deus, não. Deus não faz distinção entre uma pessoa e outra.

Deus não criou ninguém para o inferno. É verdade que há milhões de pessoas, infelizmente e tragicamente, indo no caminho para o inferno, no caminho para a perdição eterna, mas Deus não criou ninguém, nenhum ser humano, para o inferno.

O que a Bíblia ensina é que Deus desejou o ser humano. A Bíblia diz que Deus amou o mundo de tal maneira que foi capaz de dar o Seu Filho, pra com Sua morte na cruz, trazer o homem de volta para a Sua presença.

Em Lc 19.10 diz assim: “Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido” – NVI. Ele veio buscar o perdido.

Essa expressão “perdido”, todo mundo sabe, é uma expressão que descreve muito bem a condição de todos nós, porque nós nos perdemos de Deus. Nós pecamos contra Deus, nós desobedecemos as leis de Deus. Nós viramos nossas costas para Ele, passando a viver como se Ele não existisse e como se a nossa vida não tivesse o propósito de adorá-Lo.

Portanto, Deus poderia nos esquecer. Deus poderia ter nos deixado perdidos. Mas, não deixou, porque Ele nos ama.

E eu não estou falando de nós que estamos aqui na igreja nessa hora, bonitinhos, arrumadinhos, santinhos, eu estou falando que Deus ama cada pessoa, inclusive aquelas que estão fazendo absurdos lá fora.

Deus ama aqueles que estão presos porque cometeram crimes. Deus ama aqueles que se embriagam, que se drogam, Deus ama a mulher que recorre ao aborto, matando uma criança no seu ventre. Deus ama cada ser humano e busca a todos de volta para a Sua presença.

Em 1Jo 4.19 está escrito: “nós amamos porque Ele nos amou primeiro”. Deus nos amou primeiro e foi capaz de nos buscar de volta para Ele. Essa é a primeira verdade.

 

A segunda verdade que Jesus quer nos revelar acerca de Deus é que Deus enxerga o valor do pecador.

Na história que Jesus conta, Deus é este que encontrando uma pérola, a considera pérola de grande valor e vai buscá-la.

Irmão, eu não sei você, mas tendo consciência de como é a minha vida, conhecendo os meus erros, sabendo dos meus pecados, eu me pego pensando: o que Deus viu em mim para me buscar de volta para a presença dEle? O que Deus viu em mim para pagar o preço que Ele pagou para a minha salvação? O que Deus viu em mim para me confiar o privilégio de poder viver a vida nessa terra? Eu poderia nem ter vindo à existência!

Eu não sei te explicar isso, mas eu sei que Deus olhou pra nós, na nossa perdição, nas nossas dores, nas nossas trevas, Deus olhou para nós e viu preciosidade em nós, viu grande valor em nós.

Jesus, ao contar essa parábola, Ele fala de uma pérola de grande valor e esta pérola representa cada ser humano.

Você sabe o que é uma pérola, não sabe? Talvez seja o sonho de consumo da sua esposa. Talvez o sonho de consumo de muitas mulheres aqui, um colar de pérolas!

 

Mas, como se forma uma pérola? Sabe como surge uma pérola? Muitos de vocês sabem. Uma pérola nasce de uma dor. Esta imagem aí mostra uma concha e a pérola dentro dela. Mas a história toda é a seguinte: a concha é só a casca de um molusco que vive no mar, a ostra. A ostra vive protegida dentro da concha. Então, dentro de uma concha tem carne, tem uma ostra aí dentro.

E, acontece o seguinte: por uma ação da natureza, a ostra que vive no fundo do mar, é atacada por um corpo estranho que entra na concha, normalmente é um grão de areia, ele entra e começa a incomodar e a ferir a carne da ostra.

Aí, pra se defender, a ostra começa a liberar uma substância chamada madrepérola, é uma substância que vai envolvendo aquele grão de areia que está ferindo a carne e com o passar do tempo, três anos em média, aquela substância vai se solidificando e formando o que se chama pérola. E isso acontece no fundo do oceano, num ambiente de profunda escuridão, de profunda solidão.

Quando Jesus usa a figura da pérola para nos descrever, para descrever os pecadores, Ele está querendo dizer que o nosso Deus tem essa capacidade de ver o nosso valor e nos envolver com o Seu amor.

Mesmo que a nossa história tenha sido uma história de trevas e de sofrimento, de rejeição e de solidão, e a maioria dos seres humanos são bem marcados por isso, por decepções, por pecados, por escuridão, mas o Senhor, olhando pra nós, Ele consegue ver preciosidade, consegue ver o nosso valor.

 

Somos essa pérola de grande valor.

Você está na presença de Deus hoje?  É porque Deus te ama.

Conhece alguém que, hoje, está nas profundezas, sofrendo dor, experimentando trevas? Deus também é ama. E nossa missão é colaborar para que elas venham para a presença de Deus também.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

by Danilo Figueira

bottom of page