top of page

A NECESSIDADE DA MUDANÇA

Apocalípse 21.5

 

Todos queremos um tempo melhor para a nossa vida. Inclusive, a palavra-chave para nós este ano é “superação”.

Com toda a certeza, cada um tem fraquezas de temperamento, maus hábitos, pecados, limitações a superar na vida.

 

E isso irá acontecer quando compreendermos a necessidade das mudanças. É preciso haver mudanças em nossa vida, para experimentarmos superação.

 

O vídeozinho ali, mostra uma mudança do estado da lâmpada quando o botão liga-desliga é mudado.

 

Por isso, convido você hoje a refletir sobre a necessidade de mudanças afim de você viver um tempo melhor na sua vida. A minha oração é que o Espírito Santo te dê aquele “puxãozinho” poderoso esta noite (referência ao vídeo)!

 

Viver um tempo melhor, abençoado, é o objetivo de todo mundo, crentes e não crentes.

Mas, se você serve a Deus, esta bênção pode ser alcançada completamente e mais facilmente e de maneira extraordinária, porque o favor de Deus está sobre você. Você ama a Deus!

 

Ao contrário do que muitos pensam, Deus não favorece a todos. Deus ama a todos, mas Ele favorece apenas àqueles que têm um compromisso com Ele.

 

Um texto bíblico para você guardar na memória e que justifica essa verdade, é esse aqui: “Sabemos que Deus faz com que todas as coisas concorram para o bem daqueles que o amam” (Rm 8.28 – ALM21).

Então, quando a pessoa ama a Deus, o que acontece? Deus faz todas as coisas colaborarem para o bem dela.

 

Ah! Mas isso é injusto. E os outros? Ora, qual de nós, pecadores que somos, merece ser favorecido por Deus? Todos pecamos contra Deus.

 

A única coisa que diferencia os seres humanos uns dos outros diante de Deus, é que alguns recebem Jesus, o Filho de Deus, como Senhor e Salvador e outros não recebem. Todos temos a oportunidade de crer em Jesus para a salvação; mas, tem os que crêem e tem os que não crêem.

 

E a Bíblia diz sobre esses dois grupos: “Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus” (Jo 3.18 – NTLH).

É uma questão de fé; tem os que crêem e tem os que não crêem.

 

Aqui nesse ponto, então, todos devemos nos certificar se nosso nome aparece na lista dos que crêm no Filho de Deus.

 

Pergunte-se: Sou uma pessoa que crê que Jesus é o Filho de Deus, enviado ao mundo para me salvar do castigo eterno?

 

Eu sou crente em Jesus? Eu amo a Deus? Eu me interesso pelas coisas de Deus? Eu me preocupo em agradar a Deus, buscando santidade, consagração, retidão? Porque esta é a maneira da gente conseguir que as coisas contribuam para o nosso bem.

 

Sim, existem algumas atitudes que nós podemos tomar para amarmos a Deus devidamente e assim, vivermos um tempo novo e melhor na nossa vida, um tempo mais abençoado, vitorioso, um tempo de superação.

É claro que, para alguém que ainda não é crente em Jesus, no sentido de reconhecer que Ele é o Salvador, a primeira coisa mais básica e número um a ser feita, é essa pessoa, entregar a vida para Jesus dirigir e abençoar, ela precisa crer em Jesus para a salvação. Quem não fez isso ainda, deve fazer imediatamente, porque está em jogo a salvação ou a condenação da alma.

 

Nós abrimos no texto de Apocalípse esta noite, onde afirma: “Aquele que estava sentado no trono disse: - Agora faço novas todas as coisas! E também me disse: - Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e merecem confiança” (Ap 21.5 - NTLH).

 

Há um destaque neste texto; é a parte em que o Senhor diz: “faço novas todas as coisas”. A renovação é o tema desse verso.

 

Estamos falando de um novo tempo, de um tempo de superação, de um tempo de bênção. Não é isso que todos queremos?

De fato, quando dizemos que este é o Ano da Superação para nós, estamos nos referindo a um tempo melhor e não a um tempo qualquer; é a um tempo abençoado, acima de todas as expectativas.

 

Por isso, vou perguntar uma coisa já sabendo da resposta, mas vale a pena perguntar: Você deseja viver um tempo melhor na sua vida, um tempo de superação das suas fraquezas, dos seus maus hábitos e pecados, a fim de viver um tempo melhor, com Deus fazendo todas as coisas cooperarem para o seu bem?

 

Se essa for a sua vontade, você deve dar glórias a Deus!

Porque para alguém viver um tempo novo e melhor, é necessário querer, porque isto implica em mudanças.

 

Mas haverá alguém que não queira viver um tempo melhor na vida? Querer, certamente, todos querem, mas, é preciso que aconteçam mudanças radicais na vida e aí, falou em mudanças, nem todos querem pagar o preço ou abrir mão do que devem.

 

É uma questão muito simples: a pessoa que não tem vontade de buscar mudanças para a sua vida, claramente está mostrando que viver um tempo melhor, um tempo de superação, não é tão importante para ela.

 

Existe uma maneira de você se convencer de que chegou a hora de viver um novo tempo, uma nova fase na vida. Que maneira é essa? Consiste em você se deixar convencer por meio de quatro recursos de Deus.

ATRAVÉS DA REVELAÇÃO DE DEUS

O primeiro recurso para você se convencer, se conscientizar da necessidade de viver um novo tempo, é a revelação de Deus.

Chamo sua atenção para um texto do profeta Isaías. Ele era um servo de Deus e como tal, ele foi ao templo adorar.

 

Isaías, como servo de Deus que era, ele ia ao templo prestar culto, fazer oração, aprender sobre a lei de Deus e ter outras experiências com Deus.

 

Essas experiências são transformadoras. Até os dias de hoje, é importantíssimo estarmos reunidos para o culto e, quem serve a Deus, não deve deixar de congregar.

 

Em Isaías 6.1, o profeta conta que, no templo, ele recebeu revelação de Deus e essa revelação mostrou a ele que era o momento de mudanças, o momento de viver um novo tempo. O profeta Isaías disse: “No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de seu manto enchiam o templo” (ALM21).

Isaías disse: “Eu estou tendo uma visão, uma contemplação de Deus sentado no trono. Que experiência a minha!”, ele disse.

 

E, sabe, além de ter essa experiência na sua ida ao templo, Isaías foi levado a olhar para dentro de si, e aí ele deu conta de como estava.

 

Isaías sentiu rapidamente que iria morrer por ser um pecador, então, ele começou a reconhecer quem de fato ele era e o pobre estado espiritual em que se encontrava, está escrito: “Chegou a minha hora! Vou morrer porque sou um pecador. Sou um homem com lábios impuros e moro no meio de um povo de lábios impuros. E agora eu vi o Rei, o SENHOR Todo-poderoso” (Is 6.5 - NBV).

 

Isaías sentiu o seu estado pecaminoso, e observou ainda o pecado do povo de Israel, povo de lábios impuros.

Ele lamentou a sua condição de pecador impuro e lamentou estar no meio de um povo de lábios impuros, mas reconheceu que, apesar disso, ele pode contemplar a glória do Senhor. Ele disse: “Eu vi o Rei, o Senhor Todo-poderoso”.

 

Portanto, a partir da revelação que recebeu de Deus ao ir congregar, Isaías mudou a sua vida (mudança) e nunca mais foi o mesmo, porque uma nova história começou para ele.

 

Meu irmão, minha irmã: assim como aconteceu com Isaías, Deus pode dar você uma revelação durante o culto da igreja, nesse ambiente de adoração e de louvor!

 

Então, não descuide de congregar! Você pode ser tocado pelo Espírito de Deus e ser levado a reconhecer a necessidade de uma mudança de vida. Vem para o culto presencial!

ATRAVÉS DA AÇÃO SOBRENATURAL DE DEUS

O segundo recurso de Deus, para você se convencer de que deve fazer mudanças em sua vida, vem da ação sobrenatural de Deus.

O exemplo de Saulo de Tarso, que perseguia a igreja cristã no começo da sua história, mostra que crer em Jesus, o Filho de Deus, foi crucial para que Saulo tivesse uma mudança profunda em sua vida.

 

Antes de se tornar cristão, Saulo foi perseguidor dos cristãos (1Co 15.9). Certo dia, quando ele estava na sua missão de perseguir os cristãos, uma luz ofuscou os olhos dele e ele caiu no chão. Olha o que está escrito: “...Saulo não parava de ameaçar de morte os seguidores do Senhor Jesus. [...] Mas na estrada de  Damasco, quando Saul..o já estava --perto daquela cidade, de repente, uma luz que vinha do céu brilhou em volta dele. Ele caiu no chão e ouviu uma voz que dizia: - Saulo, Saulo, por que você me persegue? - Quem é o senhor? - perguntou ele. A voz respondeu: - Eu sou Jesus, aquele que você persegue” (Ato 9.1-9 - NTLH).

 

Foi uma experiência sobrenatural que Paulo teve com o Senhor Jesus e a partir dessa experiência, ele deixou de ser o perseguidor e se tornou pregador, um apóstolo!

 

Houve uma ação sobrenatural de Deus na vida de Paulo e ele aproveitou, mudou de vida, mudou de fase, entrou num novo tempo!

Eu tenho para mim que você estar aqui hoje, nessa hora, é uma ação sobrenatural de Deus; porque a vontade da natureza humana é estar noutro lugar...

 

Aproveite essa ação de Deus e mude de vida!

ATRAVÉS DA INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL

O terceiro recurso para você se convencer de que deve fazer mudanças em sua vida, chama-se inteligência espiritual.

Esta é uma das duas formas mais comuns que nos ajuda a perceber a necessidade e o desejo de mudar alguns aspectos da nossa vida com vistas a desfrutar de um tempo melhor.

 

A Bíblia fala desse tipo de inteligência, inteligência espiritual, está no texto de 1Co 2.14: “Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente” (NVI).

 

De acordo com o texto, inteligência espiritual é uma habilidade dada por Deus a toda pessoa que tem o Seu Filho, Jesus Cristo, como Senhor e Salvador.

A Bíblia diz que quando uma pessoa recebe Jesus na sua vida, isso é como um novo nascimento; a pessoa se torna filho de Deus, e a partir disso, ela é capaz de entender e discernir as coisas espirituais. No v.15 está escrito: “Quem é espiritual pode avaliar todas as coisas” (NVT).

 

Essa afirmação diz que a pessoa que possui inteligência espiritual, essa capacidade para avaliar, para discernir as coisas espirituais, é uma pessoa que tem o Espírito Santo, o Espírito de Deus na vida dela.

 

Então, acontece isso: o Espírito Santo ajuda o crente no entendimento das coisas, ele tem inteligência espiritual, pode separar o certo do errado com mais facilidade.

Sim, dotado desta inteligência, o crente vê claramente o que precisa ser mudado na sua vida para poder viver um tempo novo e melhor.

 

O que você já sabe que precisa mudar na sua vida, comece a mudar!

ATRAVÉS DA INTELIGÊNCIA NATURAL

Por fim, temos a inteligência natural, como disse certo filósofo (René Descartes): "penso, logo existo". Somos seres dotados de inteligência, inteligência natural também.

O que é essa inteligência? Um gato não sabe que é gato. Um pitbull não sabe que é pitbull; ele nem faz ideia do poder da sua mordedura.

 

Uma gravura comum de se ver é a do elefante amarrado por uma corda presa numa estaca. Ele não tem noção nenhuma da força que tem!

 

O leão que ruge alto, ruge; mas não é para dizer que é o rei da selva; ele ruge por instinto.

 

Agora, a inteligência natural (ou humana), envolve a habilidade de pensar, compreender, comunicar, julgar, planejar, decidir...

É a inteligência natural que permite a gente saber quem somos e qual o nosso potencial. O ser humano é capaz de pesquisar informações no seu passado, analisá-las no seu presente momento e fazer projeção para o seu futuro.

 

Portanto, a inteligência natural com que Deus nos dotou, permite percebermos quais áreas da nossa vida precisam de mudanças, de modo que o projeto de viver um tempo melhor possa se realizar.

 

Você é um ser inteligente. Aproveite esse recurso de Deus.

 

Conclusão

Há quatro recursos para você estar convencido de que esse é o tempo de mudar a sua vida.

Deus traz revelação

Deus age de maneira sobrenatural

Deus te dá inteligência espiritual

Deus te dá inteligência natural

 

O que falta para você se convencer a mudar de vida?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 20.02.2022

Baseado em material de Silas Malafaia

bottom of page