top of page

A VERDADE SOBRE A SALVAÇÃO

Efésios 2.8-9

 

“Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la”. – NTLH

 

INTRODUÇÃO

Aproveitando que hoje teremos um momento muito solene, teremos a Ceia do Senhor, eu quero trazer uma Palavra de instrução para a sua vida.

Adquirir conhecimento, como diz o velho ditado, nunca é demais. Claro que não! Então, deixa eu lhe falar a respeito de um assunto, nesta noite, que é o mais importante da Teologia.

 

A teologia é “a ciência ou estudo que se ocupa de Deus, Sua natureza, Seus atributos e Suas relações com o homem e o universo”.

A teologia se divide em diversas áreas: bibliologia, cristologia, pneumatologia, antropologia, eclesiologia, escatologia, angelologia… e uma área que quero destacar: a soteriologia.

Pronto, alguns irão imaginar: “Será que é o que eu estou pensando? O pastor hoje vai falar sobre os solteiros, sobre a solteirice! Porque, olha lá o termo: soteriologia. Só pode ter a ver com solteiros!”

 

Que nada! A soteriologia é uma área da teologia que se ocupa em estudar a doutrina da salvação. Salvação na língua grega é sotéria, daí o termo soteriologia: logia significa estudo, nesse caso: estudo da salvação.

 

Essa é uma das mais importantes doutrinas da Bíblia, a salvação.

Afinal, é como o próprio Senhor Jesus falou: “O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira e ser destruído?” (Lc 9.25 - NTLH). Tem que se ter salvação.

 

Por isso, eis algumas verdades que toda precisa saber sobre a salvação. Primeira:

A SALVAÇÃO É NECESSIDADE DE TODOS

Todos os seres humanos precisam de salvação. Não é só o Vladimir Putin da Rússia, não. Todos os seres humanos precisam de salvação, porque todos são pecadores.

Olha este texto bíblico: “O pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o seu pecado trouxe consigo a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raça humana porque todos pecaram” (Rm 5.12 – NTLH).

 

De acordo com a Bíblia (e isto não se saberia se a Palavra de Deus não revelasse), o pecado entrou no mundo através de Adão (o primeiro ser humano da história ao lado de Eva), e por meio deles o pecado foi transmitido para todos os seus descendentes.

 

Não somos pecadores porque pecamos. Pecamos porque somos pecadores, é da nossa natureza agora! Está escrito: “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus” (Rm 3.23 – NTLH). Todos pecamos e o salário do pecado é a morte: “Pois o salário do pecado é a morte...” (Rm 6.23 – NTLH). Que salário!

 

Então, depois de Adão e Eva e a partir deles, o pecado faz parte da nossa natureza.

Ninguém precisa ser ensinado a pecar; vai pecar. E nessa condição, o salário está aí para ser recebido: a morte.

 

E morte em dois sentidos: no sentido físico, nosso corpo falece; por mais malhado que ele seja, por mais saudável que também seja, todos estamos destinados à morte física.

 

E o que é a morte física? É a separação da alma do corpo. O corpo é matéria; Deus criou do pó da terra e com a morte, o corpo volta ao pó.

 

A alma já não é matéria, ela é imaterial. E com a morte física, a alma é recolhida à presença de Deus para ser destinada ao céu ou ao castigo eterno, o inferno.

 

E aí, a morte ganha um segundo sentido, um sentido espiritual: a separação eterna de Deus.

Nesse sentido, a alma ficará separada de Deus para todo o sempre, sem nunca mais poder voltar para a presença de Deus.

Preste atenção: nesse tempo em que se faz transferência por PIX, para você entender, esse salário que é a morte, já está na sua conta.

 

Por isso que a salvação é uma necessidade geral. Todos precisamos de salvação, caso contrário, o destino eterno é a condenação.

 

...a segunda verdade que toda precisa saber, é que:

A SALVAÇÃO SÓ É POSSÍVEL PELA GRAÇA DIVINA

O texto bíblico é muito claro quanto a isso. O apóstolo Paulo escreveu: “Pois pela graça de Deus vocês são salvos... Isso não vem de vocês... é um presente dado por Deus”. E está escrito também: “A salvação não é o resultado dos esforços de vocês” (Ef 2.8-9 – NTLH).

Nós não conseguimos salvar a nós mesmos. Podemos nos esforçar, podemos fazer a coisas certas, podemos nos tornar pessoas legais, amorosas, íntegras... mas todo esforço que fizermos nesse sentido, não é suficiente para apagar aquilo que fizemos de errado.

 

Essa é a tragédia do pecado. Por mais que a gente se esforce na prática do bem, o pecado ainda permanece em nós. Só existe um removedor de pecado e esse removedor é o sangue de Jesus.

 

Portanto, a verdade é esta: a salvação somente é possível pela graça divina, isto é, por uma ação de amorosa de Deus em nosso favor. É um presente a ser recebido.

 

Olha o que diz esse famoso verso da Bíblia: “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” Jo 3.16 – NTLH).

 

Jesus morreu na cruz para pagar o preço dos nossos pecados (2 Co 5.21).

Assim sendo, somente Jesus é o Salvador; só Jesus pode nos dar a salvação, e gratuitamente. Nós não precisamos pagar nada po ela, porque o preço Jesus já pagou (At 4.12).

 

Então, a verdade é esta: Não há salvação por nenhum outro meio!

 

Para algumas religiões, Jesus não é o único que pode salvar e para outras mais, Jesus não é suficiente. Porém, a verdade das Escrituras Sagradas, é esta: só Jesus salva.

 

...terceira verdade que toda precisa saber:

A SALVAÇÃO SÓ É POSSÍVEL PELA FÉ

Para sermos salvos, temos que receber Jesus como nosso Salvador e Senhor. Somente isto: receber! E não há outra forma de ser salvo; somente pela fé em Jesus. Fé para receber.

Por que? Porque Deus já fez a parte dEle. Para que fôssemos salvos, Deus deu o Seu Filho para sofrer na cruz o castigo do nosso pecado. Deus fez isto!

 

Agora, a nossa parte é crer. Na Bíblia, algumas pessoas perguntaram: “o que devo fazer para ser salvo?” e os apóstolos responderam: “Creia no Senhor Jesus e você será salvo” (At 16.31). Para receber a salvação, é preciso crer em Jesus.

 

Mas, preste atenção: crer em Jesus como Salvador e Senhor não significa simplesmente acreditar nEle.

Crer em Jesus significa entregar a Ele a própria vida, a alma, o coração!

 

Crer em Jesus significa dar o volante da nossa vida para Ele dirigir. Crer em Jesus significa servir e trabalhar para Ele, é viver entregue à Ele.

 

É isso: para ser salvo, a pessoa precisa crer que Jesus é o Senhor, o Salvador, o Filho de Deus.

Foi o que fez o ladrão crucificado ao lado da cruz de Jesus. Aquele homem ouviu Jesus falar para ele: “hoje você estará comigo no paraíso” (Lc 23.42,43). E tudo o que ele precisou fazer, foi arrepender-se e crer em Jesus!

 

Arrependimento e fé são os passos necessários e suficientes para sermos salvos dos nossos pecados. Foi a pregação de Jesus; com toda a simplicidade Ele disse: “Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho” (Mc 1.15).

 

CONCLUSÃO

Bem, estas são algumas das verdades sobre a salvação que toda pessoa precisa saber:

1- A Salvação é Necessidade de Todos.

2- A Salvação Só é Possível Pela Graça Divina.

3- A Salvação Só é Possível Pela Fé.

 

Saber estas verdades tem a sua importância, mas o principal é você crer no seu coração que Jesus é o ´.

Você já recebeu Jesus em sua sua vida? Ele é o Salvador. Você já O recebeu em seu coração?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

Baseado em material de Marcelo Aguiar

bottom of page