top of page

MELHORE SEU ESTADO DE ÂNIMO

2 Reis 13.14-19

 

Introdução

Nós vamos abrir a Bíblia no livro que leva o nome de Segundo Reis.

Eu vou falar hoje sobre ânimo. O tema é: Melhore Seu Estado de Ânimo, e tomo por base o texto de 2Rs 13.14-19.

 

“O profeta Eliseu foi atacado por uma doença sem cura. Quando ele estava para morrer, o rei Jeoás foi visitá-lo. Então o abraçou e chorou, dizendo: - Meu pai, meu pai! O senhor foi como um exército para defender Israel!

15 Então Eliseu disse: - Pegue um arco e algumas flechas. Jeoás pegou o arco e as flechas, 16 e Eliseu lhe disse que se preparasse para atirar. E o rei fez o que ele mandava. Aí Eliseu pôs as mãos por cima das mãos do rei 17 e disse: - Abra a janela que dá para o lado da Síria. O rei abriu. Então Eliseu mandou: - Atire a flecha! Assim que o rei atirou, Eliseu disse: - O senhor é a flecha do SENHOR Deus; é por meio do senhor que Deus vai conseguir a vitória contra a Síria. O senhor lutará contra os sírios em Afeca até vencê-los.

18 Depois Eliseu disse a Jeoás que pegasse as outras flechas e batesse no chão com elas. O rei bateu três vezes no chão e parou. 19 Eliseu ficou zangado com isso e disse: - O senhor devia ter batido cinco ou seis vezes e assim venceria completamente os sírios; mas agora vai vencê-los só três vezes”.

 

Que história mais curiosa, mais interessante! É sobre um dos profetas do passado (Eliseu) e sobre um dos reis de Israel, o Jeoás.

Qual é a história? O profeta Eliseu estava doente e iria morrer da doença que tinha. O v.14 já começa com essa informação.

 

E estando doente, o rei Jeoás foi visitá-lo. Que prestígio, o profeta receber a visita do rei! É que Eliseu era muito respeitado. Era profeta, tinha um ofício religioso, mas longe de ser alvo de alguma investigação como estão sendo alguns pastores, a reputação de Eliseu era livre de qualquer suspeita.

 

É como deveria ser, não somente no caso dos ministros de confissão religiosa, mas todo o cristão; falou que é crente em Jesus, devia ser digno de confiança, de respeito.

 

Então, o rei foi fazer uma visita para Eliseu e quando chegou, o rei desabou, não aguentou ver a condição de Eliseu tão doente, que chorou gritando (v.14): “meu pai, meu pai”. Isso é expressão de espanto.

Olha, quando você for visitar um doente, alguém da família ou pessoa próxima ou mesma desconhecida, vá preparado para não deixar o seu estado de ânimo ser afetado. Imagina você visitar um doente e ficar mais abatido que o doente.

 

Aqui, a Bíblia conta uma situação que ocorreu. Depois daquele espanto do rei, o profeta Eliseu, o doente, virou para o rei e falou assim: “Pega o arco e a flecha”. O rei pegou. Eliseu disse: “Abra a janela para o oriente, direção onde ficava o reino da Síria”. O rei abriu a janela para o oriente, lugar também onde o sol nasce.

 

Eliseu em seguida, falou: “aponta”. O rei apontou. Aí, está escrito que Eliseu colocou as suas mãos em cima das mãos do rei e disse uma palavra profética, de profeta para o rei: “Essa é a flecha da vitória. Você vencerá os sírios”. Olha a palavra de bênção!

 

Tem crente que pensa que profetizar é anunciar algum mau, castigo ou coisa ruim, tipo: “Tem uma nuvem escura sobre a sua cabeça”. Isso não é profecia, é profetada. O propósito do dom da profecia é a edificação, o encorajamento. Todos podemos profetizar.

 

No v.18, lemos que Eliseu, doente, disse ao rei que “pegasse as outras flechas e batesse no chão com elas”. Coisa de profeta. Eliseu orientou isso e o rei pegou as flechas, bateu três vezes no chão e parou.

Aí, o v.19 começa dizendo assim: “Eliseu ficou zangado com isso e disse: - O senhor devia ter batido cinco ou seis vezes e assim venceria completamente os sírios; mas agora vai vencê-los só três vezes”.

 

Hei, por que será que o profeta Eliseu, doente como estava, ficou indignado com o rei (a versão aí fala que ficou zangado, bravo, furioso da vida), por quê? Porque ele esperava que o rei batesse mais vezes com a flecha no chão, esperava que batesse umas cinco ou seis vezes pelo menos.

 

E está escrito que o rei só bateu três vezes e depois parou.

O profeta Eliseu ficou indignado, porque percebeu uma coisa: faltava ânimo. Eliseu sentiu: isso que o rei fez, foi sem paixão nenhuma, faltou entusiasmo, faltou ânimo, se fosse da nossa época cheia de gíria, ele ia dizer: faltou gás.

 

E qual foi o resultado? Eliseu disse: “O senhor devia ter batido cinco ou seis vezes, aí sim, venceria os sírios de uma vez por todas, completamente; mas agora só vai vencê-los três vezes”. Quer dizer: tivesse batido cinco ou seis vezes, seria maravilhoso; mas bateu só três vezes e parou, então vai ter três vitórias só.

 

Ah! Eu quero falar disso: da necessidade de você melhorar o seu estado de ânimo, porque se não, você vai perder muito.

E não está difícil de se perder o ânimo nesse tempo. Pandemia tá passando, é verdade, mas essa guerra, essa crise financeira que ninguém sabe onde vai parar, o papo furado das pessoas... tá facinho-facinho de se perder o ânimo!

 

Mas, temos aqui uma preciosa lição para a nossa vida. Esse texto diz que Eliseu estava como? Doente, “atacado por uma doença sem cura” e “estava para morrer”.

 

A lição é: mesmo doente, podemos ter ânimo e abençoar os outros.

O diabo é enganador e algumas pessoas aceitam a seguinte mentira: como é que vou ajudar alguém, se eu estou passando pelo que estou passando?

 

Ora, não é porque você tem um problema, que você não pode ajudar quem tem problema também.

 

É uma mentira que o diabo usa para travar muita gente e muitos crentes. Enganados por essa mentira, alguns falam: “Ah! Tô muito mal para fazer alguma coisa. Quando eu me sentir melhor, eu vou trabalhar com mais dedicação, eu vou ajudar na igreja, vou entrar para o louvor, vou servir no reino de Deus... quando eu me sentir melhor...”.

 

Eliseu não se deixou enganar por esse pensamento. Estamos vendo isso aqui: ele estava doente, mas profetizou sobre o rei, declarou uma palavra de vitória, uma palavra de bênção.

Portanto, não é porque você está passando por um problema, que você não pode ser instrumento de bênção para outras pessoas.

 

Eu vou declarar uma palavra de bênção sobre você, preste atenção para receber: no meio da sua dificuldade, no meio de uma crise, Deus vai usar você para ser uma benção na vida de alguém. Amém?

 

Agora, vemos no v.19 que o profeta Eliseu ficou indignado, ficou bravo. Por quê? Porque percebeu falta de ânimo no rei Jeoás. O doente estava animado, mas o rei, estava sem ânimo.

Isso precisa ser corrigido. Você precisa melhorar o seu estado de ânimo. Aprenda o seguinte: não é a vitória em alguma área da vida, que vai te trazer o ânimo; é o seu ânimo que vai te trazer a vitória. Você precisa ser uma pessoa de ânimo melhor.

 

E como você está nisso? Como está o seu estado de ânimo? Está animado no seu casamento? Você tem ânimo no seu trabalho? Tem ânimo em participar da igreja? Alguns torcendo o nariz, tão falando: “Hummm, pastor, nem fala...”.

 

Por que o ânimo é importante? Porque Deus gosta de ânimo.

Uma parábola muito famosa que Jesus contou, foi a do Filho Pródigo. Todo mundo concorda que o filho que abandonou o pai é uma representação do homem pecador, que virou as costas para Deus. E o pai da parábola, quem representa? Todos também concordam que representa Deus o Pai, que ama e recebe de volta o filho tão amado que havia virado as costas.

 

Pois bem, o pai da parábola representa Deus. Quando o filho arrependido, voltou para casa, o pai imediatamente ordenou que houvesse música e danças; ânimo, animação.

 

E olha esse outro texto da Bíblia (Mt 21.9). Jesus estava entrando na cidade de Jerusalém, montado num jumentinho. Chegando na entrada da cidade, o que aconteceu? O povo começou a fazer um tapete no chão e a gritar: “Hosana ao Filho de Davi! " "Bendito é o que vem em nome do Senhor”. As pessoas começaram a louvar e a glorificar.

 

Um fariseu não gostou daquilo, gritou: “Mestre, mande os seus seguidores calarem a boca” (Lc 19.39), porque estavam gritando e louvando muito. O que é que Jesus falou? Está no v.40, Jesus disse: “Se ele se calarem, as pedras é que vão abrir a boca e vão clamar”.

 

Jesus não esfriou o ânimo de ninguém, nem mandou diminuir a animação. Ao contrário, o que Jesus falou foi: “Se o ânimo dessas pessoas acabar, as pedras é que vão ficar cheias de ânimo e vão clamar”. O ânimo agrada a Deus!

 

Quando o rei Davi conseguiu que a arca da aliança estivesse de volta em Jerusalém, o que aconteceu?

Bem, durante muitos anos a arca esteve longe de Jerusalém; era um símbolo importante para Israel; o lugar da arca era no templo, mas foi tirada de lá.

 

Quando Davi conseguiu trazer a arca de volta para Jerusalém, está escrito que Davi colocou músicos para tocar. Isso é ânimo, animação. E logo o povo todo apareceu cantando. Ânimo, animação.

 

E Davi acompanhou tudo cheio de ânimo.

Está escrito que Davi chegou na cidade desanimado, cabeça baixa... Que nada. A Bíblia diz que Davi entrou saltando, dançando e glorificando a Deus. Por que? Porque a arca que era o símbolo da presença de Deus, estava de volta.

 

Davi começou a pular. A esposa dele que não tinha ânimo, o que ela fez? Desprezou Davi no seu coração e disse assim: “Que papelão, um rei se comportando desse jeito na frente de todo mundo?” Ela criticou o ânimo de Davi, que respondeu o seguinte: “Olha, Mical (o nome da esposa), é perante o Senhor que eu estou me alegrando. Eu tô cheio de ânimo na presença de Deus!”

 

Por quê? Porque a presença de Deus deixa a gente animado, com ânimo.

 

Eu não vou viver abatido com o preço da gasolina lá em cima, não vai ter mercado que vai conseguir me abater com o preço das coisas. Por quê? Porque o Espírito Santo de Deus enche a minha vida de ânimo e eu sei que o melhor está por vir!

 

O fim da história de Mical, você conhece? Por causa da crítica ao ânimo de Davi, ela ficou estéril, não pode gerar.

Em Rm 12.11, veja o que diz o apóstolo Paulo: “Não se deixem esgotar: mantenham-se animados e dispostos” (AM). Na versão mais antiga do texto está assim: “sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor” (ARA).

 

E como é que está escrito no Sl 100, você sabe? V.1-2: “Celebrai com júbilo ao Senhor... Servi ao Senhor com alegria” (ACF).

 

Pensa na adoração que os anjos dão a Deus, o Criador, no céu. No livro de Isaías fala dos serafins voando ao redor do trono e declarando: “santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos. Toda a terra está cheia da sua glória”. Declaração animada!

Sabe por que precisamos de ânimo? É porque o nível de ânimo que a gente tem, determina a quantidade de vitórias que vamos ter.

Lemos no v.19 que Eliseu ficou chateado com o rei e falou: “Você devia ter atirado umas cinco ou seis vezes; mas faltou ânimo. Agora, porque você só atirou três vezes, vai ser só três vitórias!” Então, veja: quando você tem ânimo só até certo ponto, suas vitórias só irão até ali.

 

Tem gente que vai animada para o trabalho, só até certo ponto. Outros têm ânimo para manter o casamento, só até certo ponto. Alguns têm ânimo em servir a Deus, só até certo ponto. E o que é que conseguem? Vitória só até aquele ponto.

Para você aumentar o número de vitórias na sua vida, irmão, melhora o seu estado de ânimo. Como? Cuidando mais dessa questão do seu ser.

 

Em casa nós temos as plantas e sou eu que cuido delas. Eu rego, eu coloco fertilizante de tempo em tempo, eu cuido para que elas tomem sol. E, resultado, elas ficam bonitinhas. Mas, se eu perder o ânimo e deixar para lá, elas vão murchar.

 

Tudo na nossa vida é assim: se tivermos ânimo, qualquer coisa sobrevive, cresce, floresce. Só depende de termos ânimo! Portanto, melhore o seu estado de ânimo.

 

E como é que a gente consegue isso?

Quero deixar apenas um conselho e é o bíblico: Ponha foco nas coisas que são de cima. Está escrito: “Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra” (Cl 3.2).

 

O que determina o seu estado de ânimo, não é o que está acontecendo do lado de fora ao seu redor, é o que está acontecendo do lado de dentro. Eliseu tava doente, mas tava cheio de ânimo.

 

Você já foi estar com uma pessoa passando pela maior prova? Foi para consolar e voltou consolado? Eu já ouvi de pessoas no hospital, a família foi visitar e todo mundo desabou no choro, uma choradeira de dar dó. Aí, em vez de consolar o doente, é o doente que consola.

 

Porque o que determina o ânimo, não é o que está acontecendo do lado de fora, é o que tá acontecendo dentro da pessoa.

 

Quando a Bíblia diz para pensar nas coisas que são alto, que são de Deus, é porque estas são as únicas coisas capazes de criar ânimo.

 

Coisas da terra: falta de emprego, contas no vermelho, dívidas, problemas em casa, no serviço, na saúde, conversa fiada dos outros, más companhias, determinados vídeos no TikTok... essas coisas tiram o ânimo!

Então, foco nas coisas que são de Deus.

Eliseu estava doente, mas a doença não ocupava o pensamento dele. Ele conseguiu formular um ato profético direitinho, você viu? Ele era profeta e permaneceu fazendo o que ele amava fazer.

 

Tem coisas na sua vida que vieram do alto, vieram de Deus. Alguns amam dar aulas, outros amam costurar, dirigir caminhão, projetar, isso veio de Deus para você. Continue fazendo e se aperfeiçoando!

 

Se você ocupar seu pensamento com as coisas de Deus, você vai ter menos espaço para reclamar da vida e aí não vai ter o seu ânimo roubado.

Chorar a gente tem o direito de chorar, mas ninguém deve viver reclamando. E tem gente que reclama de tudo: se chove ou se faz sol, reclama.

Quer melhorar o seu estado de ânimo? Foco nas coisas de Deus. Comece o seu dia fazendo oração. A primeira coisa não é correr os olhos no WhatsApp. A primeira coisa do seu dia é oração!

 

Para quem precisa melhorar o estado de ânimo, Jesus tem um convite.

Está em Mt 11.28-30: “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (NAA).

 

Jesus melhora o nosso estado de ânimo... Ele nos salva!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 9.04.2022

Baseado em material de Cristian Oliveira

bottom of page