top of page

DEUS PODE MUDAR TUDO

1 Samuel 1.1-9

 

Localize na Bíblia o primeiro livro de Samuel 1. Hoje é Dia das Mães e aqui no texto está uma mãe que ensina muito.

Para começar, eu separei algumas frases que toda mãe fala. Vê se lembra de alguma que a sua mãe falava quando você era criança. Olha a primeira: “Lá em casa a gente conversa”. Dava um frio na barriga da gente ouvir isso, não dava?

 

Vê se sua mãe falava: “Não interessa, você não é todo mundo”. Normalmente, essa frase vinha depois de você pedir encarecidamente para sair.

 

Outra, você foi ao centro da cidade com a mãe, viu um negócio legal que queria tanto, e sua disse: “Na volta a gente compra”. Isso aí é sabedoria de mãe; era para evitar de você dar escândalo na rua.

 

Mais uma: “Se eu for aí e achar…”. Essa assustava bastante. Mãe quando pede uma coisa, e você olha, revira, não acha, e se ela diz isso, melhor é você orar: “Deus, me revela onde tá esse negócio!”

 

Você pode dar um aplauso para as mamães? Esse texto fala de Ana, que antes de se tornar mãe, teve a história da sua vida mudada pelo poder de Deus.

E eu quero mostrar que Deus pode mudar a sua história também. Esse é o tema desta palavra.

 

Ana não podia ter filhos e orava a Deus para ter um. Ana desejou a mudança dessa sua situação.

 

Aqui já tem um ensinamento para nós:

Na vida tem bênçãos que algumas pessoas alcançam com facilidade, outras alcançam com esforço, e outras não alcançam.

 

Três grupos: os que alcançam com facilidade, são os favorecidos (Deus escolheu favorecer, facilitar... Deus é soberano para fazer conforme quer).

 

Agora, tem os que lutam para receber uma bênção, são os indesistíveis. Essa palavra não tem no dicionário ainda, mas depois da imprensa falar em “Brasil despiorou” e falar do “descondenado”, dá licença para criar mais uma: indesistível.

 

E o terceiro grupo, não alcança a bênção, por dois motivos: Por propósito de Deus mesmo ou porque se conforma sem a bênção; são os conformados.

 

E olha, pessoas quando não alcançam uma bênção por propósito de Deus, elas são felizes como se tivessem alcançado. Deus dá paz ao coração delas.

Por outro lado, a pessoa que podia alcançar uma bênção e não alcança, ela vive triste, desconsolada. Ela diz: “Ah! Essa minha situação não vai mudar, não vai melhorar; não! Se tiver que ser, vai ser”. Vive com frustração.

 

O quero dizer é que tem bênçãos de Deus que alguns alcançam com facilidade, outros com dificuldade e outros que não alcançam (ou porque Deus tem um propósito diferente para elas), ou porque elas não se esforçam para ter aquela bênção.

 

Ana não era do primeiro grupo, dos favorecidos. Ela também não era do grupo dos conformados, porque a falta de uma bênção que ela tanto desejava, incomodava, e ela não desistia de crer que podia alcançar aquela bênção. Ana estava no grupo dos indesistíveis.

Talvez você não esteja no primeiro grupo, está no segundo ou no terceiro. Alguns estão no segundo grupo, mas com o pé quase no terceiro. Não desistiram ainda, mas quase.

Deus te trouxe hoje para você ouvir que Ele pode fazer uma mudança na história da sua vida!

 

Tem alguém aqui para receber essa Palavra? Alguém para sair hoje, dizendo assim: “Deus pode mudar a minha história, mudar a minha condição, mudar a minha família, mudar a minha situação financeira, o meu estado emocional, mudar a situação do meu relacionamento conjugal”?

 

Preste atenção nesse texto, tem lições que Ana ensina. Ela enfrentou alguns problemas que podem ser parecidos com os seus.

Primeiro problema que Ana enfrentou: falta da bênção de Deus numa área da vida.

A Bíblia diz no v.5 que era Deus que não permitia que Ana tivesse filhos. Deus é soberano, mas Ana ainda não estava em paz com essa situação. Ela olhava uma mulher grávida e pensava: “Isso não acontece comigo”. Fazia falta.

 

Outro problema que Ana enfrentou, o v.6 mostra: ver os outros com a bênção que ela queria.

Está escrito que a“sua rival a provocava continuamente a fim de irritá-la”. Ana não tinha filhos, mas a outra mulher do seu marido tinha, (na época isso era permitido e já não dava certo). Penina dava banho nas crianças dela e fazia com que passassem em frente de Ana, todas arrumadinhas, cheirosinhas, só para irritar.

 

Um terceiro problema que Ana enfrentou: a provocação.

A Penina, que não tinha pena nenhuma, vivia jogando na cara de Ana aquele negócio assim: “eu tenho, você não tem!” Provocação.

 

Outro problema vivido por Ana, está no v.7-8: Depressão.

Ana chorava e não comia, sintomas da depressão. O marido chegava trazendo aquele salgadinho gostoso para o lanche e Ana não comia nada. Não tinha vontade. Era só amargura.

 

E mais um problema que Ana enfrentou, diz o v.7, é que ano após ano, nenhuma mudança. Qual o nome desse problema? Mesmice.

A coisa não anda, a situação não melhora, a vida não muda!

 

Será que você vive algum desses problemas? Eu quero te dizer que Deus pode pegar essa área da sua vida, onde você não vê melhora, e se você tiver as atitudes corretas, Deus pode mudar, transformar!

 

É preciso ter as atitudes corretas. Quais? Vamos ao texto!

 

Lemos no v.10, a primeira coisa que Ana fez: ela decidiu orar e buscar a Deus.

Se ela vivia reclamando para o marido, um dia ela resolveu começar a fazer diferente; ela parou de reclamar e passou a orar a Deus.

 

Quer experimentar mudança numa área da sua vida? Essa mudança não vem dos comentários daquilo que você publicar no Facebook. Essa mudança não vem de você ligar para os amigos para reclamar da vida. Essa mudança vem quando você pára de falar por aí e começa a falar com Deus!

 

Então, logo cedo pela manhã, faz oração: “Senhor, eu quero colocar essa causa nas Suas mãos”. Foi o que Ana fez, ela decidiu orar e buscar ao Senhor.

A Bíblia ensina para fazer isso, está em 1Pe 5.7: “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês” (NVI). Você tem que falar com Deus sobre as coisas que entristecem o seu coração.

 

O problema é ir para as redes sociais e derramar a alma no lugar errado. Pode até ter muitas curtidas, mas ninguém vai resolver a sua situação. O que muda a história, é você dobrar o seu joelho e falar com Deus; Ele tem toda autoridade e poder para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos. Uma Palavra de Deus e muda tudo. Pode aplaudir o Senhor?

 

No Salmo 50.15, o Senhor fala: “clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei” (NVI). Você vai orar a Deus e Deus vai te responder. Aleluia!

 

O texto bíblico diz que Ana orou ao Senhor. Experimente orar. A oração move a mão de Deus!

Deus trouxe alguém aqui para ouvir isso: Deus está agindo agora para abençoar sua família, abençoar sua saúde; Deus está agindo para abençoar sua vida emocional, seu espírito, sua alma! Sua vida vai mudar. Aleluia!

 

A segunda lição que Ana ensina, está no v.7: “[...] Quando subiam à casa do Senhor” (ALM21. Qual é a lição? Para ter a sua situação mudada pelo poder de Deus, é preciso ter as atitudes corretas, e a segunda é: dar valor ao culto.

Ana queria muito um milagre de Deus na vida dela, então, ela não se afastava do templo, porque ali acontecia o culto de adoração e louvor a Deus.

 

Você tem que valorizar isso, tem que dizer: “Tá tudo bem comigo; vou para a igreja. Ah! As coisas não estão muito legal para mim, vou para a igreja; tá bom ou tá ruim, vou para o culto”.

 

Meu irmão, quando nós decidimos buscar a Deus, o ambiente de culto é mais propício para recebermos a bênção. Aqui você vem e Deus fala com você (Deus fala onde você estiver, é verdade, mas no ambiente de culto é mais favorável).

Durante a pandemia começamos a fazer lives, transmissão do culto. Eu, muito inocente, dirigia o culto e pregava como se todo mundo em casa estivesse assistindo do começo ao fim, cultuando ao Senhor, cantando junto, Bíblia aberta. Depois eu fiquei analisando: em casa? Sofá, Cama, janta com o prato na mão... eu conclui, isso não vai dar certo.

 

Não tem substituto para os cultos presenciais da igreja, porque tem coisas que só acontecem no ambiente de culto da igreja.

 

Eu já ouvi relatos de pessoas e também já aconteceu comigo: chegar para o culto da igreja meio preocupado e no final do culto estar cheio de esperança, alegre. Quantas pessoas chegam para o culto desanimadas da vida e ao final do culto, depois do louvor, depois da Palavra pregada, tem o coração cheio de fé e de esperança!

 

Foi assim com Ana! Ela recebeu uma palavra de Deus enquanto estava no templo. Ah! Levante a sua mão: eu vou liberar uma palavra de bênção para a sua vida: eu não sei como você chegou nesse ambiente de culto, mas eu sei como você vai sair; vai sair abençoado por Deus! Deus te trouxe esta noite para renovar as suas forças, tranquilizar o seu coração, te fortalecer na fé. Aleluia! Valorize os cultos da igreja.

Uma terceira atitude correta de Ana, ela: fez um voto ao Senhor.

Está no v.11, Ana disse: “Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida” (NVI).

 

A importância de fazer um voto para Deus é que o voto revela a intenção do nosso coração. Quando você faz um voto para Deus, você está mostrando que tem uma intenção com aquilo que pediu. Porque Deus quer abençoar, mas Ele leva em conta a intenção.

 

Você conhece alguém que pedia uma coisa para Deus no culto da igreja e depois você nunca mais viu? Deus sabe. Ele vê a pessoa suplicando para ter uma condição melhor, e Deus fala: “Ah! Sua intenção não me engana. O dia que você consegui uma condição melhor, você vai se exibir, vai ficar vaidoso e não vai vir mais para o culto, vai dar um rolé em outras bandas”.

 

Ouça, Deus quer você abençoado, mas é para fazer de você uma bênção também.

Foi o que Deus falou para Abraão, Deus disse: “...te abençoarei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção” (Gn 12.2 – ALM21). Deus estava dizendo: “Abraão, Eu vou te abençoar, vou engradecer o seu nome; você vai ser chefe de uma família abençoada, vai ser dono de terras abençoadas, vai ter um rebanho abençoado, mas, olha, você vai ser uma benção também”.

 

Então, ao pedir uma bênção para Deus, peça bem intencionado, porque Deus sabe. Quer casar? A sua oração deve ser: “Senhor, eu quero casar, e se o Senhor me der uma esposa/marido, vai ser eu e a minha casa servindo ao Senhor”.

 

Eu orei por uma esposa que fosse temente a Deus e falava: “Senhor, e nós vamos fazer a Sua obra”. Então, conheci uma jovem, começamos a namorar e passado um tempo, um dia, ela me disse: “Por favor, casa comigo!” Exagerei agora... mas, Deus abençoou e mudou a minha situação.

 

Olha o que Ana falou: “...se responderes à minha oração e me deres um filho, eu o dedicarei para sempre ao Senhor” (v.11 – NVT). Deus Se agradou do voto de Ana. Faz um voto com Deus; Deus honra quem faz votos.

 

Em quarto lugar, uma atitude correta que ajudou Ana a ter sua situação mudada, é que ela recebeu a palavra.

Lemos no v.17-18: “...disse Eli, “tenha bom ânimo! Levante-se! Vá em paz, e que o Deus de Israel conceda o que você pediu!” “Oh, senhor, muito obrigada!”, Ana exclamou. Então ela voltou feliz e começou a se alimentar de novo. A tristeza desapareceu do seu rosto!” (NBV).

 

Eli era sacerdote no templo, um oficial na obra do Senhor. Ele virou para Ana e disse: “Vai em paz e que o Deus de Israel conceda o que você pediu”.

 

Sabe o que que Ana fez? Terminou o culto, imagina o pastor dizendo: “Ana, tá indo para casa? Vai em paz, irmã, e que o Senhor te dê o que você pediu”. Ana pegou aquela palavra e guardou no coração dela.

Foi uma frase simples. O que houve de especial é que Ana recebeu. No v.18 diz assim: “Então ela seguiu seu caminho, comeu, e seu rosto já não estava mais abatido” (NVI).

 

Depois daquela palavra, Ana saiu tão animada, passou até na lanchonete, comprou um lanche e comeu. Ela não estava triste mais! Por causa de quê? De uma palavra.

 

Ela não saiu do culto com um bebê nos braços. Ela saiu, foi, com uma palavra que o servo de Deus liberou. Ana acreditou no que o servo de Deus falou.

 

Quer mudança numa situação da sua vida? Receba a palavra que é ministrada.

Ah! Deixa eu aproveitar e liberar uma palavra para abençoar; vou dizer isso para alguém que está aqui hoje: “Depois desse culto, vai em paz, porque Deus vai conceder o desejo do seu coração”. Se você toma posse, dá um aplauso ao Senhor.

Fico imaginando Ana no caminho para casa, brilho nos olhos, riso no rosto. Chegou em casa, alguém deve deve ter perguntado: “Tá vindo de onde minha filha, que aconteceu?” E ela disse: “Tô vindo lá da KARIS. O pastor pregou uma palavra que foi pra mim!” Esta foi a quarta atitude correta que Ana teve: crer na palavra.

 

A quinta atitude de Ana foi a seguinte: agir com fé, está no v.19-20.

A Bíblia diz que marido e esposa tiveram a sua relação amorosa e o Senhor lembrou de Ana. O que Ana fez foi se mover em fé na direção do sonho que tinha.

 

É isso que você tem que fazer, agir em fé. No culto da igreja você recebe a palavra; Segunda-feira, é dia de se mover em fé: ligar para os clientes, entregar currículo, ir atrás de mais serviço, de mais venda; é dia de chegar mais cedo no trabalho... 

 

Veja, antes de Deus mudar as coisas à sua volta, Ele quer mudar alguma coisa dentro de você.

Estamos falando de Ana. No começo, uma mulher amargurada, que chorava e não comia. Agora, animada no seu caminho, comendo direitinho e não estava mais triste.

 

Você tem que mudar por dentro. Tem que agir com fé, tem que dizer: “eu não vou dar lugar ao desânimo, não vou dar lugar a preguiça nem ao medo... eu vou ser do tipo que recebe a palavra e que crê no que Deus pode fazer; Tá difícil, mas vai melhorar!” Mova em fé, meu irmão!

 

Você precisa da fé, não é só para pedir, é para esperar também! O v.20 fala: “passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho”; passado um tempo, Ana recebeu. Você quer alguma situação da sua vida mudada? É preciso aprender a esperar confiando. Gerar é esperar com paciência. Toda mãe sabe o que que é esperar 9 meses.

 

A Bíblia diz que passou um tempo e a benção de Ana chegou.

Olha aí, para acontecer uma mudança na sua vida, comece a ter atitude de fé. Quando é que foi que o semblante de Ana mudou? Não foi quando o bebê nasceu, foi quando ela resolveu acreditar na palavra.

 

Irmão, saia desse culto sorrindo, animado. Se alguém te perguntar: “por que você tá assim desse jeito?”, você responde: “eu tomei posse de uma palavra de bênção”. E se a pessoa perguntar: “Mas, e aí, cadê a bênção?” Você responde: “Eu tô esperando chegar”.

 

E espera com fé meu irmão, com paciência; continua vindo para o culto, continua adorando e louvando e no devido tempo, a bênção vai chegar! Amém?

 

E para terminar, outra atitude correta que Ana teve, foi a seguinte: Cumprir o seu voto.

Lemos no v.26-27: “...eu sou aquela mulher que esteve aqui ao seu lado, orando ao Senhor. Era por este menino que eu orava, e o Senhor Deus me concedeu o pedido que eu fiz. Por isso também o entrego ao Senhor. Por todos os dias que viver, será dedicado ao Senhor. E ali eles adoraram o Senhor” (NAA).

 

Vamos fazer um exercício profético, vai acontecer se suas atitudes forem corretas... fique em pé no seu lugar: estenda as duas mãos abertas para a frente. É a posição de receber. A bênção vai chegar nas suas mãos.

 

Agora, depois que a bênção chegar, o que você deve fazer? Levanta as mãos para cima em direção aos céus e gradeça a Deus.

 

Eu quero liberar uma palavra sobre a vida de alguém aqui: Deus vai mudar a sua história e a primeira coisa que você vai dizer é: “Deus seja louvado, Deus, Deus está me abençoando e eu não vou virar as costas para Ele”.

 

Ministração

Eu vou fazer duas orações aqui. A primeira oração é por pessoas que hoje a noite estão aqui e, quem sabe, estão como Ana, com uma situação na vida em que desejam mudança.

Quantos de vocês, levantam a mão.

Venham à frente.

 

A segunda oração é por pessoas que estão dizendo assim: “Pastor, eu nunca declarei que recebi Jesus para dirigir e abençoar a minha vida, perdoando o meu pecado, me salvando do castigo eterno, mas hoje eu quero entregar a vida para Jesus”.

Quem sabe, você está afastado da igreja, parou de congregar, mas hoje quer voltar, quer renovar compromisso com Deus... vem orar.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 8.05.2022

Baseado em material de Cristian Oliveira

bottom of page