top of page

O QUE TRAZER À MEMÓRIA

Lamentações 3.21

 

Vamos localizar na Bíblia hoje, o livro de Lamentações de Jeremias.

É um livro que foi escrito aproximadamente 580 anos antes de Cristo. Tem o nome de Lamentações porque trata da destruição total de Jerusalém e do templo que lá estava.

 

E Jeremias, servo de Deus, foi inspirado na época, a escrever cinco poemas melancólicos de lamentação pela destruição da cidade santa e do seu templo, pelo exército da Babilônia.

 

Vamos ler o texto, 3.21-26:

“Quero trazer à memória o que pode me dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. O Senhor é bom para os que esperam nele, para aqueles que o buscam. Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso, em silêncio” (NAA).

Você pode dizer “Amém”!

 

Quero destacar o v.21, que diz: “Quero trazer à memória o que pode me dar esperança”. O tema da palavra hoje é: O Que Trazer à Memória.

O verso já responde: aquilo que pode dar esperança.

 

Jeremias, estava vivendo a tristeza causada pela destruição de Jerusalém, estava vivendo um tempo difícil para ele, e talvez, esteja sendo assim, para alguns que estão aqui hoje.

 

A nação de Israel tinha sido invadida pela Babilônia que destruiu completamente a capital do país.

É tipo o que a Rússia está fazendo com a Ucrânia. É uma guerra que já dura 100 dias?

É impressionante a destruição. Fico imaginando as pessoas que lutaram para construir sua casa, comprar o seu apartamento, ter o seu carro, ter as coisas boas dentro de casa e, agora, ver tudo destruído.

 

E os ucranianos nem puderam ficar no país, porque iriam ser destruídos também, mortos, como muitos acabam sendo.

 

Mas, sabe, mais difícil ainda foi na para Jeremias, porque o povo não pode sair, não havia corredores humanitários, que são aquelas áreas sem bombardeio e que permite a população sair em segurança para se refugiar em outras nações.

Em Jerusalém, o número de mortos era tão grande que não dava para contar. Então, diante dessa situação de tragédia, de dor, de tristeza, é que o profeta Jeremias fez esta declaração.

 

Foi diante do caos total, diante da tragédia, diante de tão grande tristeza, é que ele disse essas palavras do v.21.

 

E, sabe, aqui está a coisa certa que todos podemos fazer também diante das angústias e dificuldades da nossa vida hoje.

Essa atitude de Jeremias serve para cada um de nós aqui! Qual atitude? Essa de dizer: “eu vou me lembrar, eu vou recordar, eu vou trazer à minha lembrança, à minha memória, as coisas que podem me dar esperança”.

 

Aqui está a mensagem de Deus para nós hoje esta noite. Deus trouxe alguém aqui para ouvir isso: que em tempos difíceis, você deve trazer à memória, ou seja, pensar, em coisas que podem produzir a esperança no seu coração.

 

A pessoa tá vivendo um momento difícil, mas ela pode ficar lembrando de coisas que vão encher o coração de esperança.

 

E o que é esperança? Nossa cidade tem um lugar chamado Esperança. Tem a Esperancinha também. Não sei por que esse nome, melhor se fosse Esperançona, mas, tudo bem.

O que é esperança? O dicionário define assim: “sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja”. Quer dizer: eu desejo uma coisa e dentro de mim, eu confio que vou conseguir.

 

Pois, o profeta Jeremias resolveu que esse sentimento é que iria encher o coração dele.

 

As coisas estavam difíceis, a terra estava desolada, tudo estava destruído, mas ele escolheu sentir que era possível que as coisas iriam mudar.

Interessante isso: diante dele tudo estava destruído, mas dentro dele o sentimento era de construção, era das coisas mudando, melhorando. O coração estava cheio de esperança, ele acreditava na realização daquilo que desejava.

 

Portanto, aqui está um ensinamento: seja a dificuldade que for que você está vivendo, escolha pensar naquilo que dá esperança. Não fica pensando coisa ruim.

Ah! Você vai sair daqui hoje com a sua esperança renovada, eu estou com essa fé. Levante a sua mão. Eu vou liberar uma palavra de bênção e aí você pega: Está chegando um tempo melhor, mais abençoado para a sua vida! Amém? Dê um aplauso ao Senhor, comemore!

 

Então, nós temos aqui neste texto a indicação de uma coisa a ser feita: usar a nossa mente para a produção de esperança. Jeremias fala que há coisas que dão esperança.

 

Tem coisas, muitas coisas, que se a gente ficar pensando nelas, vai dar um desespero na gente.

Se você ficar pensando em coisa ruim, nas coisas que não deram certo na sua vida, nas coisas que não saíram conforme você esperava, se você ficar pensando nelas, você vai ter uma vida triste, e as coisas não vão mudar.

 

Então, o ensinamento é: coloque a sua mente para lembrar, para recordar, somente daquilo que pode dar esperança.

 

Então, surge uma pergunta: o que é que podemos trazer à nossa mente para nos dar esperança? Do que é que podemos ocupar a nossa mente para produzir esperança? Vou te ajudar com algumas dicas.

 

Primeira: Os livramentos que Deus te deu.

Deus é libertador. Lemos isto no Sl 68.20 (NAA). E Deus mesmo Se apresentou desse modo, quando disse, no passado: “Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão” (Ex 20.2 – NVI).

Um nome para Deus é Libertador, Ele livra.

 

Quantos aqui já sofreram um acidente de trabalho, de trânsito, um acidente doméstico (estava em casa e escorregou/sofreu um acidente), ou num lazer, estava brincando e aconteceu do balanço arrebentar?

 

Alguns falam: “É, mas só ralou um pouquinho”. Mas a intenção do diabo não era só arrebentar o balanço, não; era arrebentar você! Foi um livramento que Deus te deu.

 

Você já ficou doente e sarou, está com saúde hoje? Livramento. Testou positivo para Covid mas a doença não te levou? Livramento de Deus!

 

Então, o que a gente precisa entender, é que todas as vezes que estivermos vivendo um momento difícil, lembrar dos livramentos que Deus deu, produz esperança, porque você é levado a falar assim: “o Deus poderoso que me livrou lá trás, é o Deus poderoso que vai me livrar de novo”.

Esse reconhecimento, o salmista Davi teve. No Sl 124.1-3 ele declara: “Se o Senhor não estivesse do nosso lado quando os inimigos nos atacaram, eles já nos teriam engolido vivos [..., mas] Bendito seja o Senhor, que não nos entregou para sermos dilacerados pelos dentes deles” (NTLH).

 

O salmista está dizendo que só não morreu porque o Senhor estava com ele. E agora, vivendo outra crise, ele conclui o Salmo animado, dizendo assim: “O nosso socorro está no nome do Senhor” (v.8).

 

Alguém aqui, pensando nos livramentos que Deus já deu, pode glorificar a Deus com um forte aplauso?

 

Aleluia! Quando você está vivendo uma crise, uma situação difícil na vida, trazer à memória os livramentos que Deus te deu, meu irmão, isso vai encher o seu coração de esperança.

 

Do que é que eu tenho que me lembrar para meu coração encher de esperança?

Segunda dica: as vitórias que Deus deu.

Dar vitória é especialidade de Deus. Na época dos corinhos na igreja, tinha um que diz: “Deus de vitória, varão de guerra, Deus poderoso é o Senhor”. Nossa fé é no Deus de vitória!

No Sl 44.4, o salmista fala: “Tu és o meu Rei e o meu Deus. Tu dás a vitória ao teu povo” (NTLH).

 

É verdade que a vida nesse mundo é dura, mas tem momentos de vitória também. Eu tiro por mim e fico olhando para alguns e pensando assim: “É! Fulano casou. Conseguiu!” Quantos casados temos aqui, levante a mão; é vitória, heim! Já tem que glorificar a Deus.

 

Então, em tempos difíceis, as vitórias que Deus te deu, devem ser trazidas à memória, porque elas são dessas coisas que vão produzir esperança. Nunca se esqueça das bênçãos que Deus já te deu.

 

Novamente citando Davi, ele foi um dos reis de Israel, mas quando ainda era muito novo, Davi se apresentou para encarar o gigante Golias, que tinha dois metros e noventa de altura e que desafiava o exército de Israel por vários dias.

Por fim, todo mundo estava com medo do grandão. Davi, pequenininho, chegou, se apresentou. A primeira coisa que o rei Saul, quando soube, foi dizer a Davi: “Olha para o seu tamanho, toma tendência”, porque é o que acontece. Muita gente faz isso; olha para a outra e desdenha, despreza, não põe fé na capacidade dela. Já passou por isso?

 

Mas olha o que Davi fez: ele praticou o ensinamento desse texto, ele lembrou das vitórias que Deus já tinha dado a ele tempos atrás, veja o que está escrito: “...disse Davi – eu tomo conta das ovelhas do meu pai. Quando um leão ou um urso carrega uma ovelha, eu vou atrás dele, ataco e tomo a ovelha. Se o leão ou o urso me ataca, eu o agarro pelo pescoço e o golpeio até matá-lo. Tenho matado leões e ursos e vou fazer o mesmo com esse filisteu” (1Sm 17.34-36 – NTLH).

 

O que Davi disse foi: “essas vitórias que Deus me deu no passado, me enchem de esperança hoje e eu vou vencer esse filisteu”.

É o que devemos fazer quando chega um tempo difícil para nós. Se você prestar atenção e pensar um pouco, tem um monte de vitória que Deus tem te dado. Você venceu acidentes, venceu enfermidades, venceu momentos difíceis, venceu a pandemia que dura dois anos. Só de estar vivo já é vitória!

 

Então, você precisa se lembrar destas vitórias, trazer essas vitórias à memória, porque, fazer isto, vai te dar esperança das coisas melhorarem.

 

O que mais podemos trazer à memória? O lugar de onde Deus te tirou.

Quem você foi e como você está hoje? Novamente, vamos pensar no Davi da Bíblia.

 

Davi era Rei de Israel e certa vez ele pensou num projeto, mas Deus não abençoou, não saiu do papel. Aí, sabe o que Deus fez para encorajar Davi? Deus lembrou de onde Davi foi tirado, Deus disse: “Eu o tirei das pastagens, onde cuidava dos rebanhos, para ser o soberano do meu povo Israel” (2Sm 7.8 – (NVI).

 

Deus estava dizendo: “Davi, eu te tirei das pastagens e te fiz rei sobre o meu povo. Davi, Eu sou bom para você”. Quantos aqui reconhecem que Deus tem sido bom?

 

Devemos trazer isto à nossa memória. Lembrar de onde Deus nos tirou, de como nós estávamos e de como estamos agora, porque isto também é uma das coisas que produz esperança.

Quer ver um exemplo simples: os nascidos lá no final dos 60 e começo dos 70, irão lembrar: naquela época a gente calçava Conga; hoje a gente usa tênis mais lindo, mais legal que o outro.

 

Tinha um calçado que chamava kichute, eu usava para a escola e enquanto estava com cara de novo, usava para os cultos da igreja também. O Kichute criava um chulé de doer o nariz. Os meninos, a gente amarrava os cadarços em volta da canela, ficava bonitinho toda vida. Vai vendo de onde Deus nos tirou. Deus é bom!

 

E qual a lição? Lembrar da bondade de Deus, faz a gente encher o coração de esperança.

 

Você deve trazer à memória é aquilo que pode dar esperança.

Deus que foi bondoso com você no passado, pode abençoar a sua vida hoje. Ah! Essa noite, enche o seu coração de esperança.

 

Ministração

O que muda a vida da gente não é

religião; o que muda a vida da gente é Deus.

Deus está na história dos livramentos

Deus está na história das vitórias

Deus está na história de onde nos tirou.

 

Portanto, nesta noite, se você precisa entregar sua vida para Deus dirigir e abençoar, se você veio aqui hoje para isso, eu quero orar por você.

Pr Walter Pacheco da Silveira, 5.06.2022

Baseado em material de Cristian Oliveira

bottom of page