top of page

ANO DA SUPERAÇÃO

Provérbios 16.3

 

“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos”. – NVI

 

INTRODUÇÃO

Depois de ler este texto, eu posso ouvir um amém de vocês?

Eu trago nesta noite, alguns conselhos para você ter o ano abençoado. Perguntar quantos querem um ano abençoado, é perguntar já sabendo da resposta. Todos querem!

 

Só que para 2022 ser um ano abençoado, isso não tem nada a ver com a cor da roupa que você usou no dia da virada. Existe essa mania!

 

Se você comprou roupa amarela pensando ter dinheiro, ou vermelha para conseguir um amor ou branca para ter paz, você só teve despesa.

2022 não será abençoado por causa disso. Também não vai ser abençoado só porque todo mundo, nas redes sociais, te desejou um feliz Ano Novo.

 

Por que não? Porque para ter um ano abençoado, isso depende das nossas atitudes.

Se não tomarmos as decisões que precisamos tomar, se não fizermos o que temos que fazer, nada vai mudar de 2021 para 2022.

 

Meu propósito hoje é motivar você a tomar as atitudes necessárias, porque o texto começa dizendo: “consagre ao Senhor”.

 

O que está escrito é: entregue ao Senhor o que você faz (consagrar é entregar); coloque Deus nos seus planos, porque se Deus estiver abençoando o que você faz, meu irmão, ninguém vai te segurar nesse ano! Você vai crescer, vai avançar, vai se superar em nome de Jesus!

 

Eu até quero anunciar que temos uma palavra para este ano; me veio ao coração logo na primeira semana, a palavra é “superação”.

2022 vai ser o Ano da Superação. É profético: nesse ano vamos estar acima das fraquezas, vamos superar os limites. Você mesmo vai se superar, em nome de Jesus!

 

Um dos significados da palavra superação é estar acima, elevar-se. Deus nos chama para isto: 2022 vai ser o ano de superação na sua vida; você vai quebrar recordes, vai conseguir melhores resultados.

 

Profetiza pra alguém aí perto, fala: “2022 vai ser um ano diferente. Vai ter superação!” E se você crê, dá um aplauso a Jesus.

 

Agora, nada acontece por acaso. Te trago sete conselhos para você ter um ano abençoado.

O primeiro é: Coloque Deus em primeiro lugar na sua vida. Deus não pode estar em segundo plano. Deus não aceita ser o segundo, pela simples razão de que Ele é o único e verdadeiro Deus.

 

Deus é o soberano Senhor, a autoridade máxima, o Seu trono é exclusivo. Basta dizer que do Senhor é a terra, todo o universo e o que nele há. E o texto está dizendo: “consagre ao Senhor”, porque se você fizer as coisas sozinho, independente de Deus, você não vai ser bem-sucedido.

 

Mas, se você colocar Deus primeiro em tudo o que fizer, se prepare porque está escrito que os seus projetos vão dar certo, vão ser bem-sucedidos. Mas você tem que colocar Deus em primeiro lugar!

Essa é a orientação que Jesus deixou (Mt 6.33): “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (NVI).

Quais são “todas essas coisas”? São todas as coisas que você precisa e que você quer. É Jesus quem fala essas palavras: “Se você priorizar o reino de Deus, todas as coisas pertinentes às suas necessidades físicas serão acrescentadas, serão providenciadas por Deus”.

 

Isto significa dizer que não é você que vai correr atrás da bênção; é a bênção que vai correr atrás de você.

 

O problema de muita gente é querer as bênçãos de Deus e não querer nada com Deus. Está errado. Você deve buscar Deus primeiro!

 

“Buscar” fala de esforço, empenho. Vai no mercado buscar 5kg de arroz. Primeiro, arroz custa dinheiro; se esforce para ter dinheiro! Então, vai lá, passa no caixa com paciência e carrega pra casa. São 5kg! Esforço!

Quer ter 2022 abençoado? Você vai  ter que se esforçar, vai ter que se dedicar... Vai ter que vir mais de uma vez na semana para os cultos da igreja!

 

Os que são domingueiros vão ter que se esforçar para participar mais: tem a reunião de pequeno grupo, tem a quinta-feira de oração...

 

Buscar a Deus em primeiro lugar é isso: é priorizar as coisas de Deus, leitura da Bíblia, fazer oração, prestar culto com a igreja...

 

E atenção: Jesus estabelece a escala de valores. Ele fala: “buscai primeiro” ou “ponham em primeiro lugar”. Não é só buscar. Fosse assim, poderia ser qualquer hora e na ordem que você quisesse. Mas não foi isso que Jesus falou. Jesus disse para buscar primeiro o reino de Deus.

 

Não é primeiro o trabalho e depois Deus. É primeiro Deus e depois o trabalho. Não é primeiro os meus interesses e depois, Deus. É Deus primeiro e depois os meus interesses. Não são as minhas coisas primeiro e depois, Deus. É Deus primeiro e depois as minhas coisas.

 

Ah! Irmão, deixa eu liberar uma palavra para a sua vida: se você colocar Deus em primeiro lugar, se prepara, porque em 2022 ninguém te segura. Você vai superar, vai transbordar de bênçãos! Aleluia!

Porque quando damos a Deus prioridade máxima, Deus abençoa a nossa vida. No Sl 37.23 diz assim: “Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor” (ACF).

 

Isto significa o seguinte: você anda com Deus e Deus confirma a sua trajetória. Você dá um passo e Deus confirma, dizendo “Eu estou contigo!”

 

Tem uma segunda coisa que acontece quando priorizamos Deus na nossa vida, no Sl 25.12 está escrito: “Aqueles que temem o Senhor aprenderão com ele o caminho que devem seguir” (NTLH).

Além de confirmar os nossos passos, Deus nos ajuda a enxergar se uma coisa é bênção ou só parece benção.

 

Porque tem muita coisa que parece mas não é. Uma porta que se abre, uma sociedade que se faz, um relacionamento que se inicia... há coisas que parecem bênção, mas são maldição, contrário de bênção: vender quando não é pra vender, comprar quando não é pra comprar...

Mas, se você coloca Deus primeiro, na frente de tudo e de todos, Ele te mostra o caminho que deve seguir.

 

Eu gosto de Pv 10.22: “A bênção do Senhor traz riqueza, e não inclui dor alguma” (NVI).

Tem coisas que chegam para a nossa vida que vou te falar, ao invés de enriquecer, de acrescentar, só traz dor.

 

Mas, em 2022, escuta isso: você vai colocar Deus em primeiro lugar na sua vida e Deus vai guiar os seus passos. Você vai se dar bem. Comemore com um aplauso ao Senhor. Aleluia!

 

Segundo conselho para você ter o ano abençoado: Tenha planos.

Você viu o que a Bíblia fala sobre os planos que podemos fazer? A Bíblia diz que eles poderão ser bem-sucedidos.

 

E fala o que é preciso fazer: “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e [então] os seus planos serão bem-sucedidos”.

 

Quais os planos que você tem para este ano? O que você está planejando? Ora, se você não tem projeto, não tem plano de nada, o que Deus vai abençoar?

Você tem que ter um projeto! O que você espera alcançar nesse ano?

 

Ah! Que ninguém faça a oração do crente preguiçoso. Ele não quer se dar ao trabalho de pensar, de fazer anotação de quais são os seus planos, então ele fala: “Senhor, tá tudo nas Suas mãos! Seja o que o Senhor quiser”. O nome disso é preguiça, preguiça de fazer um projeto de vida.

 

O que é que a Bíblia fala que serão bem-sucedidos? Os seus planos! Deus vai abençoar os seus planos, aquilo que voce está planejando.

Mas, se você não tem projeto, não tem plano, não tem objetivo, o que vai acontecer? Nada.

 

Quem está solteiro aí, não quer casar, não? Faça planos: “Nesse ano de 2022 eu vou casar. Senhor, prepara uma pessoa boa pra mim”. Eu orei muito pra casar e Deus teve misericórdia. Havia uma morena que Deus falou: “Essa jovenzinha não pode ficar sem arrumar ninguém”. E aí, Deus me levou pra ela! Esse ano vamos completar 34 anos casados! Por que? Porque eu tive esse plano. Tenha planos!

 

E quando você tiver os seus planos, você precisa fazer três coisas: primeira, ter entusiasmo.

Se tem planos, adicione o entusiasmo como tempero. Se você quer conquistar uma coisa, tem que estar animado, tem que sair da cama cedo! Não pode ser do tipo que acorda meio-dia.

 

Segunda coisa: harmonizar seu plano com os propósitos de Deus. Porque se Deus não Se agradar, não vai dar certo.

 

E terceira coisa: orar com fervor! Jesus falou para orar com insistência: “...peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês” (Lc 11.9 – NTLH). Coloque seus planos diante de Deus.

 

Ah! Eu estou vendo: você vai colocar seus projetos diante de Deus e, aí se prepare, porque vai sair melhor do que você planejou. Em 2022 vai ter superação na sua vida! Glória a Deus! Aplauda ao Senhor!

 

Terceiro conselho para um ano abençoado, é o seguinte: faça a sua parte.

Por que esse conselho? Porque a Bíblia diz: “consagre ao Senhor tudo que voce faz”. Outra versão diz: “Entregue as suas obras ao Senhor, e o que você tem planejado se realizará” (NAA).

 

Obra fala de trabalho, serviço duro. Deus está falando: “Quer ser bem-sucedido em 2022? Se prepare para trabalhar”. Arregaça as “manga” da camisa e “bora” trabalhar.

 

Isso significa que você vai ter que fazer a sua parte. Olha o que diz o Sl 128.1-2: “Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero”.

Você teme ao Senhor? Você anda nos caminhos do Senhor? O que está escrito? “Você comerá do fruto do seu trabalho”. Deus está dizendo: “Eu vou te abençoar, mas você vai comer do fruto do seu trabalho”.

 

Tem o trabalho, tem a sua parte a ser feita. O Sl 1.1-3 também fala: “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!” (NVI). Deus vai prosperar o trabalho que você faz!

 

Agora, tem gente que não faz nada, não move uma palha, porque entende errado uma coisa que tá na Bíblia: o princípio da espera.

Tem gente que acha que esperar é ficar parado, porque lá no dicionário esperar significa “não agir”.

 

Vem uma pessoa, vê a outra parada, sentada, e pergunta: “O que você tá fazendo aí?” E a resposta: “Nada. Tô esperando, só tô aguardando”.

 

Mas, sabe, quando a Bíblia fala em esperar, o sentido não é ficar parado. É o contrário! Esperar na Bíblia significa tomar atitude, fazer alguma coisa.

 

Veja esse texto de Is 40.30: “aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam” (NVI).

Quem está esperando no Senhor faz o que? Está subindo como águia, tá voando. Quem espera no Senhor tá correndo e não se cansa, tá andando e não fica fatigado. Viu? Quem está esperando no Senhor, tá em movimento.

 

O diabo é que quer te ver parado, desanimado, prostrado. Mas 2022 é o ano da superação, é o ano da super-ação! Meu irmão, esse vai ser o ano de você fazer a sua parte e ser abençoado no que faz. Aleluia!

 

Quarto conselho: não desista com a oposição.

Você vai fazer a sua parte e quando estiver fazendo, acha que vão te aplaudir? Que nada, vai ter oposição.

 

Toda vez que você fizer a coisa certa (colocar Deus em primeiro lugar, estabelecer seus planos, fazer a sua parte), pode estar certo: vai ter oposição.

 

A Bíblia conta de Moisés, um dos profetas do passado. Para Moisés nascer já foi uma prova; ele teve que ser escondido dentro de um cesto, quando grande, sofreu a oposição do seu povo, sofreu a oposição de Faraó... foi difícil pra ele.

A Bíblia conta de Paulo. Logo que Paulo se converteu ao cristianismo, ele já enfrentou oposição. Quiseram matar Paulo.

 

E o que dizer de Jesus? Nos Seus primeiros dias de vida, já sofreu oposição e quiseram matá-lO. Mais tarde, Jesus foi traído, rejeitado e crucificado. Mas nem Moisés, Paulo ou Jesus desistiram.

 

Qual é o segredo para suportar a oposição? É focar no prêmio.

Sabe os atletas que correm a maratona que 42 quilômetros? O que anima o atleta chegar no final, mesmo quase sem fôlego, com as pernas bambas, boca seca, é a medalha, é o prêmio lá na frente.

 

Irmão, toda vez que se levantar uma oposição diante de você, não coloca o olho na dificuldade, na oposição; foca na linha de chegada, porque tem prêmio lá na frente.

 

Quinto conselho para um ano abençoado: Jogue fora o lixo emocional.

O que é isso de lixo emocional? São as mágoas, o rancor, a frustração, a falta de perdão, a decepção com as pessoas.

 

Isso é lixo emocional. Ficar guardando essas coisas dentro de nós, intoxica. Os sintomas são: desânimo, frustração, angústia.

 

Irmão, com essas coisas você deve fazer o seguinte, diga para Deus: “Senhor, tudo que aconteceu em 2021 que me magoou, que me fez mal, gente que prometeu e não cumpriu, que falou mal de mim... Senhor, toda essa mágoa eu não vou carregar comigo. É lixo e eu vou jogar fora, porque eu quero abrir espaço para receber as bençãos que o Senhor tem para a minha vida”.

 

Faz como José do Egito. Aos 17 anos ele foi jogado numa cova e vendido pelos próprios irmãos para ser escravo. Foi assediado e caluniado pela esposa do patrão e por causa disso, foi preso.

Pensa: dos 17 aos 30 anos de idade, José só viveu decepção. Mas sabe o que ele fazia com todo o lixo emocional? Não deixava acumular.

 

Aos 30 anos Deus mudou as coisas para José. Ele chegou a ser governador do Egito, o maior império da época e José foi muito feliz.

 

Como a gente sabe que José não guardou nenhuma mágoa? É que veio um período de fome na terra e somente no Egito havia comida. Os irmãos de José foram ao Egito pedir comida.

Quem era o governador naquelas alturas? O zézinho. Os irmãos nem desconfiavam, não podiam fazer ideia, mas eles estavam tratando com José, seu irmão.

 

E a gente sabe que José estava de coração limpo, porque numa hora, ele disse para os irmãos (Gn 45.4-5): “Eu sou o seu irmão José, aquele que vocês venderam a fim de ser trazido para o Egito. Agora não fiquem tristes nem aborrecidos com vocês mesmos por terem me vendido a fim de ser trazido para cá. Foi para salvar vidas que Deus me enviou na frente de vocês” (NTLH).

 

Os irmãos achavam que José já era, mas tiveram que ver José na poltrona de governador.

 

Eu vou liberar uma palavra profética para a sua vida: Tem gente que vai ter uma surpresa igual os irmãos de José. Tão achando que você está mal, mas quando te virem, verão que você está por cima, na superação, abençoado, feliz e próspero! Aleluia!!

Dá glória a Deus, irmão!

 

Sexto conselho (é esse e mais um): para ter 2022 abençoado, seja agradecido.

Que motivo você tem para agradecer a Deus, hoje? Ah! Você tem casa pra morar, tem roupa pra usar, tem uma mesa onde comer, você tem saúde!

 

Talvez você diga: “É, mas em 2021 eu não realizei o meu sonho”. Ora, não olha para o que não deu certo; ponha foco no que deu certo. Você está vivo e pode fazer planos de novo!

 

Aprenda a praticar a gratidão. Jesus ensinou isso numa situação assim: havia uma multidão de 5 mil homens para ser alimentados. Só tinha cinco pães e dois peixinhos. Jesus desprezou o pouco? Nada. Ele deu graças.

 

Aprenda aplicar a gratidão, mesmo no que parece tão pouco, porque Deus abençoa!

 

Sétimo conselho, para concluir: para ter o ano 2022 abençoado: creia no sobrenatural.

Por que este conselho? Porque você consagra ao Senhor, faz planos, faz a sua parte, joga fora o lixo emocional, vence a oposição, pratica a gratidão, mas você também não pode deixar de crer no sobrenatural de Deus.

 

Há coisas que só acontecem por meio de uma intervenção de Deus. Então, creia em milagre. Creia no que Jesus falou: “O que é impossível para os seres humanos é possível para Deus” (Lc 18.27 – NTLH).

 

Aquilo que você não pode fazer de jeito nenhum, Deus fala: “Isso é Comigo!”

 

Irmão, faz os seus planos, e faz a sua parte, porque se for preciso, Deus vai entrar com o sobrenatural. O nosso Deus é Deus de milagre!

 

Já leu o Sl 113: “Quem é como o Senhor, o nosso Deus, que reina em seu trono nas alturas, mas se inclina para contemplar o que acontece nos céus e na terra? Ele levanta do pó o necessitado e ergue do lixo o pobre, para fazê-los sentar-se com príncipes, com os príncipes do seu povo” (Sl 113.5-8 – NVI). Não existe o que Deus não possa fazer na sua vida.

Estou pregando que 2022 será o ano da superação na sua vida. Você vai ver o sobrenatural de Deus, terá milagre na sua casa, milagre no seu trabalho!

 

Ninguém vai explicar, a família não vai entender, todo mundo vai ficar de queixo caído, e você vai dizer como o salmista do Salmo 126.3: “grandes coisas o Senhor fez por nós; por isso, estamos alegres” (NAA).

 

Oh! Quem pode aplaudir o Senhor de pé, levanta agora aí! Glorifica, glorifica!

 

Ministração

Quero fazer um convite para pessoas que estão aqui hoje: quer entregar sua vida ao Senhor?

 

Vem comigo aqui à frente para orarmos juntos. Saia do seu lugar e venha. Venha. Vamos orar juntos! Venha!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 16.01.2022

Baseado em material de Cristian de Oliveira

bottom of page