top of page

DESCANSO

Salmo 23

 

1 O SENHOR é meu pastor, e nada me faltará. 2 Ele me faz repousar em verdes pastos e me leva para junto de riachos tranquilos. 3 Renova minhas forças e me guia pelos caminhos da justiça; assim, ele honra o seu nome. 4 Mesmo quando eu andar pelo escuro vale da morte, não terei medo, pois tu estás ao meu lado. Tua vara e teu cajado me protegem. 5 Preparas um banquete para mim na presença de meus inimigos. Unges minha cabeça com óleo; meu cálice transborda. 6 Certamente a bondade e o amor me seguirão todos os dias de minha vida, e viverei na casa do SENHOR para sempre.

 

Introdução

Ao ler o Salmo 23 hoje, destaco as palavras que estão no v.2: “Ele me faz repousar em verdes pastos” (NVT).

 

Um filósofo alemão, Friedrich Nietzsche, que viveu lá no final dos anos 1800, escreveu: “Por falta de repouso, nossa civilização caminha para a barbárie”, quer dizer, para a selvageria. O que impressiona é que o antigo pensador do século 18, já no seu tempo alertava para a necessidade de repouso, de descanso, de pisar no freio.

E nós aqui, em pleno século 21, imagina então! Nossa época é caracterizada pela pressa, pela agitação. O dia continua tendo 24 horas e cada hora continua valendo 60 minutos, mas a sensação é que não dá pra fazer tudo que queremos ou que precisamos fazer.

A tecnologia deveria facilitar nossa vida, mas continuamos com pressa e ficamos cansados.

A mente cansa, o corpo cansa, e não é só quem está acima do peso que sofre cansaço, e além disso, nossa alma também cansa.

E por conta de tanta agitação e afazeres, o Brasil é recordista em automedicação. O brasileiro é campeão no consumo de analgésicos, relaxantes musculares, antidepressivos e tranquilizantes, vitaminas! É muito remédio! Toma-se remédio para fazer dormir, fazer acordar e pra fazer ficar acordado.

De manhã cedo, hora que a gente devia acordar animado, com disposição, a gente olha pro celular com a bateria carregada e sentimos inveja, porque nossa energia anda baixa. Isso pode ocasionar doença tanto no organismo, no corpo, como na alma.

 

Pois bem, para evitar isso ou corrigir nossa vida nisso, veja esta declaração do salmista do Salmo 23: “O SENHOR é meu pastor, e nada me faltará. Ele me faz repousar em verdes pastos”.

Que bênção maravilhosa poder encontrar repouso. Pois, é quando a situação está tão crítica, tão estressante, que Jesus vem e Se oferece ao cristão, como o Bom Pastor que leva Suas ovelhas para lugares tranquilos, onde elas podem deitar e descansar, onde podem encontrar repouso para o corpo e para a alma.

Que bênção é ter o Senhor Jesus por nosso Pastor. Porque, tendo o Senhor por Pastor, agora, o salmista Davi começa, a partir do v.2, a mostrar o que Jesus nos proporciona quando nos submetemos como ovelha pra Ele.

 

A primeira coisa que Davi fala é do descanso que o Bom Pastor provê para as Suas ovelhas. Ele faz uma analogia: Jesus, o Senhor, é como Pastor pra ele e ele é como uma ovelha para Jesus.

Uma informação curiosa a respeito das ovelhas que eu recebi na leitura de um livro escrito por um criador de ovelhas, é a seguinte: é quase impossível uma ovelha se deitar no pasto, a menos que se satisfaça quatro condições pra ela: não ter nada que provoque medo, nenhuma perturbação ou atrito em volta, nada de moscas por perto e estar sem fome.

A ovelha é um animal que se recusa a deitar, a não ser que esteja sem medo, sem agitação em volta, sem moscas zunindo por perto e sem fome. Se uma dessas coisas tirar a paz da ovelha, ela não se deita, ela repousa.

 

Agora, a presença do pastor por perto, dá tranquilidade para a ovelha.

O medo é resolvido, porque o pastor por perto, está atento para espantar os lobos.

Sobre a agitação, o pastor procura sempre acalmar o rebanho. Tem ovelhas, as mais velhas especialmente, gostam de dar cabeçadas nas mais novas, mas a presença do pastor mantém a ordem em meio aos atritos.

Sobre as moscas, insetos e carrapatos, a ovelha fica tão inquieta que ela pode correr pro mato em busca de alívio, mas no mato ela pode se ferir, se afastar das outras, mas o pastor atento, vai cuidar disso.

Outra coisa, os pastos verdejantes não aparecem de repente; eles são cultivados pelo pastor que limpa o solo, remove os troncos, pedregulhos, arranca os espinhos e cuida para que a ovelha tenha do que se alimentar. Então, quer dizer, sem o pastor não tem pasto; sem pastor não tem comida; sem comida não tem satisfação. Aí, insatisfeita, insegura, a ovelha não se deita, não descansa.

Pois, sabe, assim como é com as ovelhas, é também conosco: as situações de medo, atrito, fome, nos tiram a paz e sem paz não temos descanso. É preciso ter paz para poder descansar.

E sabe o que a Bíblia diz? Está escrito em Efésios 2.14, que “Cristo é a nossa paz”. Mediante a Sua morte na cruz, sofreu o nosso castigo e Ele nos reconciliou com Deus.

 

Agora, a Bíblia ensina que há duas espécies de paz. Rm 5.1 diz que temos “paz com Deus”.

Essa paz toda pessoa que entregou a sua vida para Deus dirigir e abençoar, ela tem. A pessoa reconheceu que é pecadora e precisa de Deus, recebeu o perdão, nasceu de novo, a criatura se reconciliou com o seu Criador, então, ela adquiriu paz com Deus.

Mas, em Filipenses 4.7, já encontramos outra lição: a Bíblia diz que precisamos possuir a paz de Deus. Está escrito: “...vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus”.

O texto diz que esta paz guarda o coração e a mente. A paz de Deus nos resguarda da aflição, do medo. É sobre essa paz que o salmista do Salmo 23 se refere quando diz “me faz repousar em pastos verdejantes”.

Há muitos cristãos que não conhecem essa paz ainda. Que estão em paz com Deus é um fato, porque se reconciliaram com Deus, receberam a salvação.

Mas, agora, falando da paz de Deus que guarda o coração e a mente, é incrível a quantidade de crentes que nada experimentam dessa paz, porque não conseguem fazer aquilo que o Salmo 37.7 recomenda: “Aquiete-se na presença do SENHOR, espere nele com paciência” (NVT).

 

Então, o que nós mais vemos hoje? É muito crente nervoso, estressado, temeroso e doente. Porque não encontra descanso, porque também não aprendeu a entregar tudo pra Deus e esperar nEle.

Mas, Jesus, o bendito Pastor, lemos em Lc 12.32, que Ele nos estimula à isso, dizendo: “Não tenham medo, pequeno rebanho, pois seu Pai tem grande alegria em lhes dar o reino”.

Olha só: Jesus, o divino Pastor, nos chama para deitarmos em verdes pastos. Mas quantos de nós resistimos em nos deitar? Achamos que precisamos estar sempre prontos pra correr de alguma coisa, como se o nosso Pastor, que é Jesus, não pudesse cuidar de tudo.

Ah! Como tem cristãos hoje, precisando descobrir que a presença de Jesus, como Pastor, é garantia de segurança! Então, se não confiarmos que o Senhor “trabalhará em favor dos que nele esperam” (Is 64.4), não conseguiremos descansar.

Portanto, entenda isso, existe a paz que toda pessoa precisa ter com Deus. E existe a paz de Deus, que é a paz que guarda o “coração” e a “mente”. Isto é o que o salmista no Salmo 23 chama de deitar em verdes pastos.

Ele tem o Senhor por seu Pastor. Ele está em paz com Deus e sabe, que Deus está presente na mente e no coração dele. Resultado: “nada me faltará. Ele me faz repousar em verdes pastos”.

 

Conclusão

Jesus, o divino Pastor, tem um convite para você, está em Mt 11.28-30: “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo. Deixem que eu lhes ensine, pois sou manso e humilde de coração, e encontrarão descanso para a alma. Meu jugo é fácil de carregar, e o fardo que lhes dou é leve”.

Numa outra ocasião, o Senhor Jesus, disse (Jo 14.27): “Eu lhes deixo um presente, a minha plena paz. E essa paz que eu lhes dou é um presente que o mundo não pode dar. Portanto, não se aflijam nem tenham medo”. Numa versão mais erudita, se lê assim: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (ARA).

Ouça: se o Senhor Jesus for o seu Pastor, não faltará descanso pra você, porque, na presença dEle, você se sentirá, no profundo da sua alma, seguro e satisfeito, e aí, Ele te fará repousar em pastos verdejantes.

Tenha Jesus como seu Senhor e Salvador. Ao se submeter como ovelha dEle, Ele é o Bom Pastor e cuidará de você como ninguém mais pode fazer.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 5.07.2020

Fonte: Leandro B Peixoto

bottom of page