top of page

A ORAÇÃO MUDA AS COISAS

Tiago 5.16

 

Introdução

Meu assunto hoje é sobre a oração e o tema desta palavra é: A Oração Muda as Coisas.

Em todos os momentos da história bíblica, lemos de como muitas coisas foram mudadas pelo poder da oração. A oração é poderosa. A oração muda as coisas!

Por, exemplo, veja essa listinha: Pela oração, o que Esau sentia de maldade no coração para com o seu irmão Jacó, foi mudado (Gn 32)!

Pela oração de MoisÉs, é que Deus enviou aquelas dez pragas sobre o Egito e, depois, Moisés orou de novo e Deus removeu as pragas (Ex 7-44).

Pela oração, Josué conseguiu que o sol parasse um dia inteiro, imagina isso (Js 40)!

Pela oração, quando Sansão estava prestes a morrer de sede, Deus fez brotar água de uma maneira sobrenatural pra Sansão beber (Jz 45)!

Pela oração, Elias pediu que não chovesse e por três anos e meio não choveu sobre a terra. Depois, pela oração, ele pediu que voltasse a chover e choveu (4Rs 17-18).

Na carta de Tiago está escrito: “A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder” (Tg 5.16). Ou conforme diz uma versão antiga: “a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”.

Sabendo disso, amados, vamos orar mais! Vamos fazer oração, porque orar muda as coisas.

Hoje mesmo, reunido com os líderes de célula, combinamos de orar por uma direção de Deus. E eu estou comprometido com isso. Creio que pela oração vamos vencer nossos maiores desafios!

Mas, sabe, não é orar assim, como se fosse uma mágica. Tem muita gente pedindo oração e fazendo oração, tratando a oração como Aladim fazia com a sua lâmpada mágica. Uma esfregadinha e pronto, estalou os dedos, Deus atende pra satisfazer os nossos desejos e caprichos.

Não, assim, não! A oração muda as coisas, mas presta atenção: é a oração do justo que pode muito em seus efeitos. A Bíblia diz: “A oração de uma pessoa obediente a Deus [é que] tem muito poder” (Tg 5.16).

Portanto, quero mostrar que existem algumas atitudes importantes a serem tomadas, se queremos experimentar o poder da oração. Se queremos que a oração mude as coisas e, aliás, este é um dos propósitos da oração. Quem ora, ora desejando que algo aconteça, que algo seja feito. Então, precisamos tomar algumas atitudes.

Vamos ver as orações do rei Ezequias e aprender alguns princípios. Lemos no 2Rs 20.1-5. Está escrito: “Naquele tempo Ezequias ficou doente, e quase morreu. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: "Assim diz o Senhor: Ponha em ordem a sua casa, pois você vai morrer; não se recuperará". Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor: "Lembra-te, Senhor, como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera. Tenho feito o que tu aprovas". E Ezequias chorou amargamente. Antes de Isaías deixar o pátio intermediário, a palavra do Senhor veio a ele: "Volte e diga a Ezequias, líder do meu povo: ‘Assim diz o Senhor, Deus de Davi, seu predecessor: Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; eu o curarei. Daqui a três dias você subirá ao templo do Senhor”.

Vamos começar analisando um primeiro detalhe nessa oração do rei Ezequias. Primeiro detalhe: Ezequias reconheceu a soberania de Deus.

Isto, na verdade, não é apenas um detalhe. Esta é a primeira atitude que devemos tomar para que as nossas orações mudem as coisas. Se você quer que sua oração tenha efeito, você precisa disso: reconhecer a soberania de Deus.

Porque, veja só: o rei Ezequias reconheceu que Deus é soberano, por isso, ele até confessou as fraquezas que tinha e abriu o coração diante de Deus. E qual foi o resultado? O rei Ezequias foi beneficiado. Ele viu as coisas mudarem para ele.  

Olha como foi que isso aconteceu, veja no v.3, a oração que o rei Ezequias fez: “Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor: "Lembra-te, Senhor, como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera. Tenho feito o que tu aprovas". E Ezequias chorou amargamente”.

O profeta Isaías tinha recebido de Deus, uma mensagem que dizia que o rei Ezequias iria morrer por causa de uma enfermidade. Porém, Deus mudou as coisas por conta da maneira como o rei recebeu a mensagem.

Olha só: a maneira como interpretamos a mensagem que vem de Deus, influencia na resposta de nossas orações.

Recebendo aquela mensagem, o que foi que o rei Ezequias fez? A mensagem era (v.1): “Assim diz o Senhor: Ponha em ordem a sua casa, pois você vai morrer; não se recuperará". Misericórdia! Mas era isso mesmo.

O Profeta Isaías foi visitar o rei Ezequias, que estava doente e falou isso. Nada animador. Os profetas, muitas vezes, são movidos a cada situação! Recebem mensagens de Deus que, algumas vezes são tão estranhas! Algumas mensagens são pra eles guardarem, outras são pra eles compartilharem. E essa, o profeta Isaías estava autorizado a compartilhar. Ele vai visitar o rei e fala a mensagem de Deus pra ele.

Mas, observe a atitude do rei Ezequias. Ele gritou: “Homens, prendam esse profeta agourento, tirem esse profeta meia boca daqui!”

Nada... o rei Ezequias ouviu com humildade e depois foi orar também com coração humilde, crendo na mensagem que recebeu e reconhecendo que Deus era poderoso para curar aquela doença.

A gente vê no rei Ezequias, que ele tinha fé e também tinha humildade, porque ele orou com fé e orou com humildade. E, sabe, irmão, estes dois elementos é que muito contribuíram para que a oração do rei Ezequias mudasse as coisas para ele.

Você deve orar como Ezequias: EZEQUIAS OROU COM FÉ

Muito interessante isso! Enquanto os reis de Israel, no Reino do Norte, se curvavam diante dos deuses que eles mesmos haviam fabricado, Ezequias, rei de Judá, no Reino do Sul, conservou a sua fidelidade para com o Senhor, o verdadeiro e único Deus.

A Bíblia diz que esse rei, Ezequias, tinha rompido definitivamente com os costumes mundanos de sua época. Em 2Rs 18.1-7, lemos que o rei Ezequias fez o que era reto aos olhos do Senhor. Lemos que ele andou nos caminhos de Davi, que também tinha sido um rei em Israel muito temente a Deus. Lemos que o rei Ezequias guardou os mandamentos de Deus e que restabeleceu o culto de adoração a Deus entre os israelitas. Olha que atitude!

E, sabe, um tempo antes de receber a notícia da doença que o levaria à morte, o rei Ezequias tinha feito uma comovente oração pedindo a Deus que afastasse do seu território um inimigo.

Senaqueribe, era o poderoso rei da Assíria (2Rs 19.15-19), que com o seu exército tinha tomado muitas cidades, inclusive Samaria, que era a capital do reino de Israel, e agora, Senaqueribe tinha invadido Judá, onde reinava Ezequias.

O que o rei Ezequias fez? Ele exercitou a sua fé, e creu que Deus era poderoso para lhe dar vitória diante daquele momento de tanta aflição e perigo, risco de morte! O rei Ezequias foi orar, foi fazer oração, e na oração dele, a soberania de Deus é reconhecida e exaltada.

No v.15 está um trechinho da oração do rei Ezequias: “E Ezequias orou ao Senhor: "Senhor, Deus de Israel, que reina em teu trono, entre os querubins, só tu és Deus sobre todos os reinos da terra. Tu criaste os céus e a terra”.

Ezequias era rei, mas ele estava reconhecendo a Deus como o verdadeiro rei, aquele que é rei de verdade, porque é o Criador dos céus e da terra e que tem o seu trono no céu, rodeado de anjos querubins. Nessa sua oração, o rei Ezequias declara: “só tu és Deus”.

O que é isso? Reconhecimento de que Deus é soberano, é maior, é o Senhor!

Meu irmão, se você enfrenta uma luta em sua casa, uma batalha judicial, uma crise de qualquer tipo, que tira a sua paz, que rouba a sua alegria, saiba que Deus é soberano. Ele é maior do que o seu maior problema.

No v.18, lemos que o rei Ezequias, movido pela fé, chegou a declarar sobre os objetos de idolatria tão comuns em sua época, o rei disse: “...não eram deuses; eram apenas madeira e pedra moldadas por mãos humanas”.

No final da sua oração, v.19, lemos que o rei Ezequias concluiu assim: “Senhor nosso Deus, salva-nos das mãos dele (o Senaqueribe), para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus".

O que é isso? Declaração de fé. O rei Ezequias estava dizendo que só o Senhor é Deus.

É isso, amado, declare com fé: se vai falar que o seu problema é difícil, é grande, é pesado... não esqueça, de acima de tudo, deixar claro que o Senhor é Deus, que o Senhor é Deus!

E o que aconteceu com o rei Ezequias? Deus não demorou em responder a oração do rei.

Talvez, no momento em que ele menos esperava, Deus fez o profeta Isaías voltar e falar pr’o rei, veja aí (2Rs 19.32-36): “Portanto, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: ‘Ele não invadirá esta cidade nem disparará contra ela uma só flecha. Não a enfrentará com escudo nem construirá rampas de cerco contra ela. Pelo caminho por onde veio voltará; não invadirá esta cidade’, declara o Senhor. ‘Eu a defenderei e a salvarei, por amor de mim mesmo e do meu servo Davi’ ". Naquela noite o anjo do Senhor saiu e matou cento e oitenta e cinco mil homens no acampamento assírio. Quando o povo se levantou na manhã seguinte, o lugar estava repleto de cadáveres! Assim Senaqueribe, rei da Assíria, desmontou o acampamento e foi embora”. Aleluia!

Deus honrou a oração do rei Ezequias, porque na oração dele, tinha esse importante elemento: fé que Deus é soberano, é grande, é maior, é único e todo poderoso.

Tem gente que vai orar achando que o rei é ele, e dá ordem pra Deus, e decreta, e manda... Deus é soberano: Ele faz o que Ele quer fazer e Ele mesmo é quem estabelece a hora, o jeito, a maneira. O Senhor é Deus, o soberano! É com essa atitude que a oração muda as coisas.

Mas tem gente querendo que as coisas mudem, conservando o rei na barriga. A pessoa não adora a Deus, não tem respeito por Deus, não tem compromisso de obedecer a Deus, e quer que as coisas mudem. Amado, você precisa, como o rei Ezequias, orar com fé, reconhecendo que Deus é soberano.

Agora, além da fé, tem um segundo elemento na oração do rei Ezequias: ELE OROU COM HUMILDADE.

Da mesma forma como tinha orado, pedindo proteção contra o rei da Assíria, o Senaqueribe, Ezequias também pediu ao Senhor que tivesse compaixão da sua vida. Lembra? Ele tinha sido avisado que iria morrer daquela doença.

E entre tantas reações que podia ter, ele escolheu a humildade. O rei Ezequias sabia que se Deus quisesse, Ele poderia restabelecer a sua saúde física.

Claro, o Criador dos céus e da terra pode muito bem renovar nossas células, nossos glóbulos brancos e vermelhos... Deus sabe a quantidade exata de oxigênio de que precisamos para a vida. Então, o que foi que o rei Ezequias fez? Ele foi humilde diante de Deus.

Uma declaração que deixa isto bem claro, é aquele momento (20.3) em que o rei Ezequias declarou: “Tenho feito o que tu aprovas”.

O rei Ezequias, humildemente, procurava fazer aquilo que agradava a Deus. O que era importante para o rei Ezequias, era agradar a Deus, fazer coisas que Deus aprova, que Deus agrada, que Deus ama.

Precisa haver humildade pra dizer: “Senhor, eu quero tanto fazer isso, ter aquilo... mas, mais importante pra mim é fazer o que o Senhor quer”. É preciso humildade pra fazer o que Deus aprova. Não existe virtude mais sublime do que a humildade.

Amado, tenha humildade pra dizer: “Deus, eu estou com um problema e a coisa que eu mais quero é receber uma boa notícia, é saber que meu problema foi resolvido, mas, mais importante do que ter meu problema resolvido, é ter o meu coração inclinado a fazer o que o Senhor aprova”.

Veja se não foi assim que Jesus orou no Jardim Getsâmane. Jesus estava tão angustiado, porque sabia que enfrentaria a morte na cruz nas próximas horas, a Bíblia conta que Jesus suava gostas de sangue, porque a agonia era profunda, e foi aí que Jesus orou (Lc 22.42): “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua”.

Amado, a oração que muda as coisas, é essa que é feita por um justo, por uma pessoa que decidiu obedecer a Deus.

E veja como a vontade de Deus é melhor: o cálice daquele sofrimento não foi afastado de Jesus, realmente Ele morreu na cruz; mas no que isto resultou pra Jesus? Ah! Ele foi exaltado. Ressuscitou três dias depois e foi assentar no lado direito do trono de Deus Pai no céu!

Amado, reconheça que Deus é soberano, e ora com fé e com humildade, porque é assim que a oração muda as coisas. Amém?

 

Ministração

Fecha os seus olhos por um momento em oração, por favor.

Estou falando hoje para alguém aflito, angustiado, com algum problema difícil a ser resolvido? Alguém aqui se sente cansado de lutar, se vê sem força, incapaz, humilhado pela vida? As coisas podem mudar para você. Experimenta orar!

Estou pregando para alguém afundado nos vícios, prisioneiro dos maus costumes? Alguém que está ansioso, preocupado com o resultado dos exames médicos? Venha pra gente fazer oração aqui na frente... venha trazendo sua dor, seu problema, sua vida, seu caráter, sua personalidade: tem um lugar pra você aqui. Pode vir com confiança. Jesus está conosco!

Ah! Não tem presença mais abençoadora do que a Jesus. A presença de Jesus nos aquece, nos comunica amor, nos envolve num abraço.

Está você se sentindo sozinho(a)? O gelo das pessoas está deixando você congelado, frio, indiferente? Venha, há lugar pra você na presença de Jesus.

Estou falando pra alguém cansado de lutar? Você tem se esforçado para que as coisas mudem e não consegue? Há um lugar para você na presença de Jesus. Há um espaço nos braços dEle para receber você.

Venha para Jesus, traga sua vida como está. Quando você se entrega para Jesus, resolvido a obedecer a Deus, você pode fazer oração, que Ele te ajudará que as coisas mudem. Jesus vai te ajudar. Ele colocará paz em seu coração. Você não passará mais as noites sem dormir. Ele colocará alegria em sua vida e finalmente você olhará para o futuro sem medo. Abra o seu coração para Jesus.

 

ORAÇÃO

Pai querido, obrigado porque há um lugar para todos Teus filhos em Teus braços de amor. Obrigado porque, embora cansados e feridos, podemos correr a Ti e achar descanso para nossas almas. Aceita-nos, ó Pai, e dá-nos o beijo de Tua paz. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 19/06/2016

bottom of page