top of page

CRENDO CONTRA A ESPERANÇA

Romanos 4.16-18

 

“Portanto, a promessa de Deus depende da fé, a fim de que a promessa seja garantida como presente de Deus a todos os descendentes de Abraão. Ela não é somente para os que obedecem à lei, mas também para os que crêem em Deus como Abraão creu, pois ele é o pai espiritual de todos nós.

Como dizem as Escrituras Sagradas: “Eu fiz de você o pai de muitas nações.” Assim a promessa depende de Deus, em quem Abraão creu, o Deus que ressuscita os mortos e faz com que exista o que não existia.

Abraão teve fé e esperança, mesmo quando não havia motivo para ter esperança, e por isso ele se tornou “o pai de muitas nações”. Como dizem as Escrituras: “Os seus descendentes serão muitos” (NTLH).

 

INTRODUÇÃO

Dizem que a esperança é a última que morre. A última depois do quê? Eu não sei não, mas a primeira coisa que morre, para muita gente, é a paciência. A pessoa diz: “Chega! Pra mim, basta. Cansei de esperar... não dá mais, não!” Você é assim?

A cor verde é associada à esperança, porque as cores influenciam no humor da gente, nas emoções, no comportamento.

Como o verde é uma cor que predomina na natureza viva, que se renova, daí sua associação com a esperança.

Até a Suvinil, o pintor Edinho sabe, fabrica a cor “verde esperança”, código B061, pra você pintar a sua casa. O cachê da propaganda, Edinho deixa depois, porque da Suvinil vai dar trabalho pra receber.

Mas, ter esperança é muito importante. Eu quero lhe falar um pouco sobre ela.

Não é comum ouvir isso, mas existe dois tipos de esperança, uma que é natural. A esperança natural é baseada nas circunstâncias.

O tempo fechou, você vê as nuvens escuras no céu, em algum lugar está até relampejando, e você é levado a dizer: “Hoje sim, eu tenho a esperança que chova”. Esperança natural.

Você tá lá na sua roça, no seu pedaço de terra, limpando a horta, e vendo a ameaça de chuva, você diz da sua esperança de chover. Esperança, natural, porque se baseia nas circunstâncias que você vê, que você sente, toca.

Mas existe a esperança espiritual, e esta, é baseada na palavra de Deus.

A esperança natural é horizontal! A esperança espiritual é vertical, tem a ver com Deus, porque se baseia no caráter de Deus.

E esta esperança, espiritual, não são todas as pessoas que a possuem.

Em realidade, enquanto uma pessoa não se converte a Deus, não nasce de novo, ela está separada dEle, e porque ainda não nasceu de novo, espiritualmente falando, ela não desfruta da esperança espiritual.

Pensa nas pessoas convertidas a Deus, pensa em nós que nascemos de novo, que nos tornamos filhos de Deus.

O apóstolo Paulo fala sobre os convertidos, dizendo assim, Ef 6.12: “Lembrem-se que naqueles dias vocês estavam vivendo completamente afastados de Cristo; eram inimigos dos filhos de Deus e Ele não prometera nenhum socorro a vocês. Vocês estavam perdidos, sem Deus e sem esperança”.

De acordo com esta Palavra, as pessoas, antes de se converterem a Jesus, elas não têm esperança. Elas são sem esperança, porque vivem fora da lei de Deus e, longe dos caminhos de Deus, é impossível a pessoa acreditar sem ver, sem sentir, sem nada.

A pessoa quando ainda não entregou sua vida para Deus dirigir e abençoar, ela é como aquele Tomé, que quando os discípulos contaram para ele que tinham visto Jesus que havia ressuscitado, Tomé falou: “Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei” (Jo 20.29 - NVI).

A pessoa que ainda não se entregou para Deus, é incapaz de crer contra a esperança natural... porque esperança natural é a última a morrer, mas morre. Porém, a esperança espiritual, que independe de ver, de sentir ou de tocar coisa alguma, somente os convertidos a Deus é que são possuidores dela.

E como é que é essa esperança espiritual? É esperar que algo aconteça sem nenhum sinal de que vai acontecer.

Eu dei o exemplo da chuva e quem não se lembra do Ministério Toque no Altar que gravou, anos atrás, uma canção baseada no texto bíblico que fala de uma nuvem do tamanho da mão de um homem, que o profeta Elias viu e disse: “vai chover”.

Céu limpinho, limpinho, somente uma nuvem de pouca significância, mas, apesar disso, o profeta Elias declarou, mais ou menos assim: “Vai chover. Eu tô com essa esperança. Vai chover!” Essa esperança dele era uma esperança espiritual.

A Bíblia também conta de Abraão. Lemos sobre ele no começo.

E Abraão é chamado de o pai da fé, porque ele foi possuidor desta esperança espiritual que o capacitou a tornar-se o pai de todos nós, na fé, porque está escrito assim (v.18): “Abraão teve fé e esperança, mesmo quando não havia motivo para ter esperança, e por isso ele se tornou “o pai de muitas nações” (NTLH). Como diz a Bíblia numa parte: “Os seus descendentes serão muitos”.

Abraão teve esperança mesmo sem ter motivo para ter esperança!

Ele já era avançado em sua idade, era idoso, um senhor de 75 anos, quando Deus prometeu que ele teria um filho com Sara, uma senhorinha de 65 anos.

E o que a Bíblia diz sobre isso? Que Abraão creu contra a esperança. Abraão creu que viria a ser pai de muitas nações, como Deus havia prometido. E assim se cumpriu.

Quem tem esperança natural, não aguenta, não suporta esperar, aliás, ninguém consegue crer numa possibilidade desta, como a que Deus falou para Abraão, se tiver esperança puramente natural, porque ela acaba. Numa certa hora, ela morre.

E o que acontece quando a esperança natural acaba, por exemplo, quando o médico dá um diagnóstico de uma doença terrível?

Isso é algo muito perigoso, porque a pessoa pode se desesperar e pessoa desesperada pode ferir os seus semelhantes. Mas pode, acima de tudo, ferir a ela mesma.

Sem esperança nós murchamos, desistimos das lutas, dessistimos dos sonhos, mergulhamos na depressão... e até o nosso sistema imunológico é abalado.

E muitas vezes, a esperança natural chega ao fim, porque não temos mais motivos para continuar acreditando.

Já aconteceu com você? Ou está acontecendo nesse momento?

Então, será muito oportuno você olhar para a história de Abraão, aquele que “creu contra a esperança”.

 

ABRAÃO CREU MESMO SEM MOTIVO PARA TER ESPERANÇA

Lemos no v.18 que Abraão, “teve fé e esperança, mesmo quando não havia motivo para ter esperança” (NTLH). Que afirmação impressionante! O que isso quer dizer?

O teólogo francês João Calvino, que nasceu nove anos antes do Brasil ser descoberto em 1500, escreveu sobre este texto: “Paulo usa o termo esperança duas vezes na mesma sentença. No primeiro caso, significa esperança que pode originar-se da natureza e da razão carnal; no segundo, refere-se à fé, que é dom de Deus”.

Esse é o entendimento: dois tipos de esperança: a “Esperança Natural” e a “Esperança Espiritual”.

Naturalmente, Abraão não tinha motivos para ter esperança: ele e Sara não poderiam mais, ter filho, naquela idade! Mas, espiritualmente, Abraão tinha uma promessa de Deus, e por isso, resolveu continuar acreditando.

É isso, enquanto a esperança natural é baseada nas circunstâncias, a esperança espiritual é baseada na Palavra de Deus. A esperança natural é boa, mas a esperança espiritual é melhor.

Porque a esperança espiritual vai além da esperança natural. A esperança natural é a última que morre; mas a esperança espiritual não morre nunca.

E mesmo sem qualquer motivo, mesmo sem qualquer sinal, sem qualquer possibilidade, Abraão esperou confiante no poder de Deus! Ele confiou na Palavra de Deus.

Você está disposto a fazer o mesmo? Para isso, os seus olhos precisarão estar voltados para Deus!

A NOSSA ESPERANÇA ESTÁ EM DEUS!

Se a esperança acabou, você pode voltar a ter esperança.

Muitas vezes desistimos de um sonho, de um curso, de um filho, de uma luta, de um relacionamento. Mas Deus “faz com que exista o que não existia”. Como é grande o poder de Deus!

Basta você considerar a criação. Pra uma pessoa que leva jeito pra trabalhar com madeira, podemos pedir: “Por favor, pode criar uma mesa pra mim, de um metro ou um metro e meio mais ou menos?” Essa pessoa poderá dizer que sim, mas presta atenção, ela vai precisar da madeira pra criar uma mesa.

Deus criou o mundo. E sabe o que Ele usou? Nada. Não existia nada. Antes de Deus ter começado a criar o universo, não existia nada, era só Deus e mais nada! Gênesis 1.1 diz: “No princípio Deus criou os céus e a terra”. A frase “os céus e a terra” inclui a totalidade do universo, que foi criado por Deus, do nada. Portanto, considera como Deus é grande e tenha esperança!

No Livro de Lamentações, Jeremias, arrasado com a destruição de Jerusalém e sem perspectivas de futuro para o povo, ele afirmou: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança” (Lm 3.21 - JFA).

O que é que Jeremias trazia à sua mente e lhe fazia ter esperança? O poder e a bondade de Deus! É o que ele conta em seguida: “O amor do SENHOR Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. "Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do SENHOR!" "Deus é tudo o que tenho; por isso, confio nele." O SENHOR é bom para todos os que confiam nele. O melhor é ter esperança e aguardar em silêncio a ajuda do SENHOR” (Lm 3.22-26 - NTLH).

Jeremias havia olhado para as suas circunstâncias, e aí, ele perdeu toda a esperança natural. Mas, ao olhar para Deus, Ele se encheu da esperança espiritual.

Resultado: contra todas as expectativas, a cidade foi reconstruída e o povo voltou!

O sinônimo de esperança espiritual é fé, e fé é a confiança no caráter de Deus.

O diabo conseguiu fazer com que Adão e Eva desconfiassem da bondade de Deus, e eles se afastaram de Deus.

Mas quando o diabo tentou fazer a mesma coisa com Jesus, ele se deu mau, porque Jesus, confiando no caráter do Pai, dizia ao inimigo: “Vá embora, Satanás!” (Mt 4.10).

Então, se o inimigo tentar matar a sua esperança espiritual – a sua confiança no caráter de Deus – faça como Jesus, diga: “Vá embora, Satanás!”.

 

EU E VOCÊ SOMOS DESAFIADOS A CRER!

Será que em algum momento você perdeu a esperança?

Então, você pode fazer como Abraão, e Jeremias, e o próprio Jesus. Você pode crer contra a esperança! Você pode colocar os seus olhos em Deus. Você pode confiar que Deus é bom e poderoso, e avançar pela fé!

O filósofo Voltaire afirmou certa vez: “A filosofia é você procurar, num quarto escuro, um gato preto que não tá lá”. Mas um aluno de filosofia, bom cristão, declarou: “A fé é diferente. A fé é procurar, num quarto escuro, um gato preto que não está lá… e achar o gato!” Isso é fé.

Jesus Cristo veio ao mundo para nos possibilitar ter essa esperança. A Bíblia diz: “Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo. Por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva” (1 Pe 1.3 - NTLH).

E a Bíblia também diz que na esperança somos salvos (Rm 8.24). Portanto, precisamos aceitar o desafio, e crer.

Alguém já disse que “a fé é assim, desse jeito: primeiro você coloca o pé; depois Deus coloca o chão”. Isso é crer contra a esperança! Isso é ter esperança espiritual!

Você assistiu aquela cena de Moisés e o povo atravessando o Mar Vermelho? Primeiro eles entraram no mar, pisaram na água, e o mar se abriu.

Abraão também venceu confiando em Deus! E assim como ele venceu, pela fé, você vai vencer também!

 

CONCLUSÃO

Quais são as suas lutas, as suas dores? Só em Deus podemos depositar a nossa esperança.

É somente a Deus que podemos confiar a nossa vida!

Neste exato momento, Deus está aguardando. Ele espera que você receba a esperança espiritual.

Deus deseja que você confie no caráter dEle e avance em sua vida cheio de fé.

Na última terça-feira, na reunião da minha célula, ouvimos o testemunho da Jhoyce. Ela havia feito um exame e levou para o médico ver. O médico suspeitou de uma terrível doença, mas a Jhoyce conta que ao entrar no ônibus de volta, pôs o fone nos ouvidos, se pôs a louvar a Deus, crendo, na certeza de um milagre. E não demorou muito, os nódulos que o exame mostrava, haviam desaparecido completamente. Esta é a esperança espiritual, é a fé.

Ah! Está na hora de você crer contra a esperança! Está na hora de você dar um passo de fé na sua vida!

Que o Senhor abençoe a sua vida!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, baseado em Marcelo Aguiar; 12/02/2017.

bottom of page