top of page

O DISCÍPULO QUE BRILHA

Filipenses 2.15

 

INTRODUÇÃO

Amados, no TADEL de hoje eu quero falar sobre o “Discípulo Que Brilha”, porque, você sabia, nós somos como estrelas.

Nós lemos na Bíblia (Gn 15.5) que quando Deus chamou Abraão de dentro da tenda para fora, em plena noite no deserto, Deus disse, “Abraão: "Olhe para o céu e conte as estrelas... Assim será a sua descendência".

E Abraão teve dois tipos de descendência:  ele teve os seus descendentes de acordo com a carne: que é o povo de Israel. E Abraão teve os descendentes de acordo com a fé: isto é, aqueles que, como você e eu, (se temos Jesus como Salvador), somos descendentes de Abraão segundo a fé.

Aconteceu conosco a mesma coisa que aconteceu com aquele homem na Bíblia, chamado Zaqueu. No dia em que Zaqueu creu em Jesus como seu Senhor e Salvador, Jesus disse dele: "Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão" (Lc 19.9).

Ora, Zaqueu nem conheceu Abraão. Ele é de outra época, mas Jesus falou que Zaqueu “era filho de Abraão”. Como assim? Ó óbvio que Jesus falava em termos de fé, que Zaqueu era descendente de Abraão segundo a fé.

Então, olha, de acordo com a Bíblia, para Deus, se você recebeu Jesus em seu coração, como Zaqueu, você então, é uma daquelas estrelas que Deus mostrou a Abraão. Aleluia!!

Eu tenho lá no meu site, um sermão que preguei na Igreja Central em 2006, que tem esse título “Filhos de Deus São Estrelas”. Muito joia pra você estudar sobre isso.

Agora, o interessante é que o próprio Senhor Jesus é também chamado, na Bíblia, de estrela. Confira Ap 22.16: “Eu, Jesus, [quem é que está falando? ...Jesus] enviei o meu anjo para anunciar essas coisas a vocês nas igrejas. Eu sou o famoso descendente do rei Davi. Sou a brilhante estrela da manhã”. Muito lindo isso, Jesus é a estrela da manhã!

A estrela da manhã é a mais brilhante de todas, ela é até chamada de Estrela da Alva ou Estrela d’Alva. Jesus é a estrela maior, a mais gloriosa e nós estamos com Ele, fomos feitos estrelas também. Aleluia!

Agora, isso significa uma grande responsabilidade para nós e a responsabilidade é que temos que brilhar.

Jesus, como a resplandecente Estrela da Manhã, nos chama para também, brilharmos como estrela, e isso, no meio de uma geração má, perversa, depravada, corrompida. Confira Fp 2.15: “...Sejam filhos de Deus, vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de Deus. No meio delas vocês devem brilhar como as estrelas no céu”.

 

Agora, há muitas estrelas no céu, mas nem todas brilham. Existem estrelas que perderam o brilho e existem algumas, tão distantes do sol, que quase nem brilham.

Pois, irmão, da mesma forma, há muitos discípulos de Jesus nesse mundo a fora, mas tem muitos que não brilham – estão distantes de Jesus, alguns até são líderes, porém, com pouco brilho.

Não tá certo isso. A Palavra diz para brilharmos no meio das pessoas desse mundo.

E como é que a gente brilha no meio de uma geração corrompida e perversa, no meio de gente desonesta?

A gente brilha vivenciando o Grande Mandamento de amar Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo (Mt 22.36-40). A gente brilha quando nos tornamos uma pessoa boa de se relacionar, boa de se lidar.

E, sabe, tem sete relacionamentos importantes na vida de um discípulo de Jesus. E ninguém será um discípulo que brilha se não se sobressair em cada um desses sete relacionamentos.

O que quero mostrar é que, sendo nós, eu e você, astros no mundo, estrelas de Deus nessa terra, paras termos brilho, precisamos nos relacionar bem em sete questões:

1. Precisamos nos relacionar bem com Jesus;

2. Nos relacionar bem conosco mesmos (cada um deve cuidar bem de si mesmo);

3. Precisamos nos relacionar bem com nossa família;

4. Nos relacionar bem com a igreja;

5. Nos relacionar bem com nossa liderança;

6. Nos relacionar bem com nosso discipulador; e

7. nos relacionar bem com nossos amigos mais íntimos.

 

Olha, são sete itens, sete relacionamentos. E a gente pode representar isso, graficamente, através de uma estrela.

O centro dessa estrela é Jesus e nada pode tomar o lugar de destaque que cabe a Jesus. Você deve estar com Ele e permanecer com Ele, para fazer diferença e brilhar, para ser um discípulo que brilha!

Portanto, para brilhar, você deve ter intimidade com Jesus, e isso você conquista quando se dedica à Palavra e à oração. Essas são as duas maiores formas de você adquirir e manter intimidade com Deus.

O pastor Antônio Cirilo canta uma canção que ele chamou de “intimidade”. Nela ele diz: “Jesus, quero ficar Contigo, eu quero ser Seu amigo. Quero comer no Teu prato, Calçar os meus pés nos Teus sapatos... deitar no Teu colo. Te contar tudo, tudo que eu sei. Descansar recostado ao Teu peito, ouvindo o Teu coração. E me acalmar”. Muito lindo!

Mas quantas vezes você diz: “Eu quero, Senhor, eu quero ter intimidade contigo!”. Mas você não lê a Palavra, você não ora. Sabe quando que você vai ter intimidade com Jesus? Nunca! Mas para ser um discípulo que brilha, um líder que brilha, precisa dessa intimidade com Deus.

 

Em segundo lugar, o discípulo que brilha, é aquele que se relaciona bem consigo mesmo.

Quer dizer, a pessoa gosta dela mesma, se sente bem consigo mesma e cuida bem de si mesma, levando muito a sério a advertência de Paulo feita para Timóteo (1Tm 4.16): “Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam”.

Paulo diz: “Timóteo, cuide de você mesmo”. Tem crente que esquece disso. Cuida da vida dos outros e esquece da dela. Faz isso, não! Cuida de você mesmo. Cuide de sua saúde física, emocional e espiritual. Cuide também para não se acomodar no tempo: tem coisas a fazer, coisas novas que aprender. Amém.

 

Uma terceira prioridade, depois de Deus e do cuidado pessoal, você precisa ser um discípulo que brilha em sua casa, no seio da família.

Porque, irmão, o amor que Jesus tem pela Igreja deve ser revelado no amor entre marido e mulher... deve ser refletido na relação dos filhos com os pais, dos irmãos entre si. A Bíblia diz (1Tm 5.8), irmão, que “aquele que não cuida dos seus parentes, especialmente dos da sua própria família, negou a fé e é pior do que os que não crêem”.

Você tem que ser um discípulo que brilha em casa, porque se não, irmão, a sua integridade como cristão será questionada. Se não for um bom marido, uma boa esposa, um bom filho, um pai ou mãe, a validade da sua fé é colocada em jogo.

Mas, quando você brilha em casa, as pessoas de fora são atraídas para essa luz. Elas vêem o seu lar como exemplo.

 

Em quarto lugar, para ser um discípulo que brilha, você precisa de se relacionar bem com a igreja.

Olha que texto precioso é At 20.28: “Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho que o Espírito Santo entregou aos seus cuidados, como pastores da Igreja de Deus, que ele comprou por meio do sangue do seu próprio Filho”.

Aqui diz que devemos cuidar bem, cada um de si mesmo, mas também de todo o rebanho – isto fala da igreja, fala da célula, que é um grupo que anda junto com você, encoraja, fortalece.

 

Em quinto lugar, para ser um discípulo que brilha, todos precisamos de uma liderança.

Ninguém consegue nada sozinho. Você precisa de parceiros, de aliados, de pessoas que dão a direção, o comando, por isso, um grande segredo para ser um discípulo que brilha é ser obediente à liderança.

Através da liderança os princípios do reino de Deus vão sendo estabelecidos em nós.

 

Em sexto lugar, o líder que brilha tem um discipulador que se importa com ele. Um discipulador é alguém que oferece apoio, cobertura de oração, companheirismo.

O discipulador é alguém que acredita profundamente no discípulo e tem uma graça especial para ministrar amor de Deus a ele.  Por isso que os encontros dos dois, discípulo com discipulador, devem ser frequentes, devem ser semanais.

E, sabe, enquanto os outros seis relacionamentos nos mantém saudáveis, este aqui, relacionamento com o discipulador, nos impulsiona para o crescimento e para novos níveis de responsabilidade e de influência.

 

E, por último, um discípulo que brilha, tem boa relação com amigos e pessoas que ainda não são crentes.

Veja Mt 11.19: “Veio o Filho do homem comendo e bebendo, e dizem: ‘Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e "pecadores" (NVI).

 

Conclusão

Quantos desses sete relacionamentos funcionam bem em sua vida?

Se para você falta alguma ponta da estrela, corra atrás dela! Não fique acomodado, contente em ser apenas ser bom, busque ser excelente, busque ser um líder que brilha, um discípulo que brilha.

Pesquisas mostram que a área na qual líderes sentem mais carência é em sua relação com Deus... alguns tem fragilidade na família e, outros em que as cinco pontas nem existem!

Preste atenção: Se esses relacionamentos não existem ou não andam bem em nossa vida, é porque não investimos seriamente neles.

A Bíblia diz que, se você buscar, você vai encontrar. Se procurar, vai achar.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page