top of page

COMO ESPERAR O CUMPRIMENTO DAS PROMESSAS DE DEUS

Hebreus 10.23

 

“Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel”. NVI

 

“Aquele que prometeu é fiel”. Esta é uma preferência sendo feita a Deus. Ele prometeu e Ele é fiel no cumprimento das Suas promessas.

A Bíblia é um livro de promessas do começo ao fim.

No primeiro livro da Bíblia, em Gênesis, está lá a primeira promessa: a promessa de que Deus esmagaria a cabeça da serpente, que é o diabo, e termina com o livro do Apocalípse, onde está a promessa do juízo final com a vitória dos que são crentes em Jesus. A Bíblia está cheia das promessas do Deus fiel.

E, a propósito, se Deus tivesse uma página no Facebook e postasse todas as Suas promessas, você curtiria? Eu curtiria, claro, porque as promessas de Deus são maravilhosas demais. Elas são benditas!

 

Existe no mercado uma edição da Bíblia que recebe o nome “Bíblia de Promessas”, é uma edição que destaca mais de 1100 promessas de Deus espalhadas pela Bíblia.

No meu tempo de criança e adolescência só havia a “Caixinha de Promessas” com alguns poucos cartões coloridos dentro.

E eu gostava de retirar um pela manhã, guardava no bolso para ler assim que chegasse no local do serviço. Hoje tem dessas caixinhas de promessas até virtuais pra você baixar no celular. Elas reúnem algumas das maravilhosas promessas.

Mas um pesquisador inglês, contabilizou mais de 7.400 promessas feitas por Deus escreveu até um livro que chamou de “Todas as Promessas da Bíblia”. Um trabalho muito interessante!

Agora, sobre esse assunto, as promessas de Deus, alguns imaginam assim: “Bem, se Deus prometeu me abençoar, então, eu vou me deitar no sofá da sala, vou assistir um filme e beber um suco, porque se Deus prometeu, Ele é fiel e poderoso para fazer tudo que for preciso para a promessa se cumprir”.

É verdade que Deus é fiel e poderoso, mas sabe, existem leis básicas para as promessas de Deus se cumprirem na nossa vida.

 

Tem três leis básicas e são as seguintes:

Primeira, você deve crer que Deus cumpre as Suas promessas. 

 

Segunda, você deve respeitar, deve obedecer às leis dadas por Deus.

Por exemplo, a promessa da salvação: Se você não invocar o nome do Senhor como seu único e suficiente salvador, você não será salvo, porque a promessa é para todo o que invocar o nome do Senhor. Não invocou, não rogou por Ele, não está salvo. Obedeceu, está salvo.

 

E terceira lei básica: você deve esperar o tempo que for necessário.

E sobre esta, vamos pensar um pouco.

Se promessas de Deus ainda não se cumpriram para você, não desanime, não deixe que a sua fé enfraqueça por causa do tempo que está levando, mas continue confiando em Deus. Persevere!

Ouça, Deus prometeu dar um filho para Abraão e Sara (essa aí é uma foto recente do casal, é só pra ilustrar um senhor e uma senhora já bem idosos).

Porque Abraão estava com 75 anos de idade e Sara com 65, quando receberam a promessa de um filho.

Mas, desde o dia em que a promessa foi feita até o dia em que ela se cumpriu, quando foi o nascimento de Isaque, Abraão esperou 25 anos. Isaque nasceu quando Abraão estava com 100 anos de idade, e Sara 990, ela era dez anos mais nova que ele. Foram 25 anos de espera pelo cumprimento da promessa.

 

Então, Abraão nos deixou um grande exemplo de fé e perseverança.

E você? Há quanto tempo está esperando o cumprimento das promessas de Deus para sua vida? E como você está esperando a promessa se cumprir? Você reclama? Você fica ansioso? Cheio de dúvidas, incertezas?

Olha, se você está começando a ficar cansado de esperar o tempo de Deus, ou se já cansou de esperar, pensa de novo no tempo que Abraão esperou até a promessa de Deus se cumprir pra ele.

Abraão esperou, no relógio dos homens, muito tempo. Esperou 25 anos.

Quem sabe, hoje Deus está falando pra você esperar com fé. Talvez você está a espera à dez, doze ou quinze anos (isso é muito tempo), mas não desista, não pare de crer, porque está chegando o tempo das promessas de Deus se cumprirem na sua vida!

A Bíblia nos conta sobre Calebe. Deus também fez uma promessa específica pra ele: Deus prometeu a Calebe que ele iria viver para entrar na terra prometida e que os filhos dele iriam herdá-la (Nm 14.24)!

 

Olha que promessa maravilhosa! E ela se cumpriu, sabe quando? Depois de uma espera de 45 anos.

Calebe esperou quase que uma vida inteira pra ver a promessa cumprida.

Irmão, se as promessas de Deus para a sua vida têm demorado muito para se cumprir e se você diz algo mais ou menos assim: “Por favor, me ensine como é que eu posso esperar durante tantos anos o cumprimento das promessas de Deus” eu quero mostrar pra você como esperar as promessas se cumprirem.

Sabe, Abraão e Calebe nos ensinam importantes lições sobre isso.

Como foi que eles conseguiram esperar tanto tempo o cumprimento da promessa e com fé, com paciência? Como foi?

 

Veja o que está escrito nesse verso da Bíblia, Rm 4.20. Esse verso fala de Abraão, que “não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus” (NVI).

Note o segredo de Abraão ter conseguido esperar tantos anos com fé e paciência: ele dava glória a Deus. Isto significa que durante o tempo de espera, ele adorava a Deus, ele dava glória a Deus, isto é adoração.

 

Adorar a Deus é algo poderoso, é tremendo. Sempre quando a fé de Abraão enfraquecia naquelas horas em que o pensamento que vinha era que “já está demorando muito, isso tá com cara de que não vai acontecer, não vai virar nada...”, em momentos assim, o que é que Abraão fazia? Ele dava glória a Deus! Ele adorava.

E à medida que Abraão glorificava a Deus, a fé dele era fortalecida e era renovada. Esse é o poder do louvor.  Esse é o poder da adoração.

Tem crentes que não dão importância ao culto, que não se dão ao trabalho de louvar, de adorar... vêm para o culto mas não cultuam, não adoram a Deus - preferem assistir sentados o que é cantado, o que é declarado para Deus. Isso não é glorificar a Deus. Se você está nessa fase ela precisa ser superada. Eu lembro das minhas idas ao culto quando eu tinha 14 ou 15 anos de idade. Durante um período da minha adolescência, no culto da igreja, eu não gostava de sentar. Meu lugar preferido era ficar em pé e encostado na parede, mais ou menos no meio do salão. Dava muito gente no culto, então eu não era o único a ficar em pé, mas mesmo que houvesse espaço nos bancos, era em pé que eu gostava de ficar nos cultos, porque daquela posição eu podia caçar as moças bonitas. Foi uma fase que eu precisei superar.

E quantos que abrem mão do culto da igreja por causa de outras coisas, com uma incrível facilidade!

Para alguns cristãos, culto é programa, mas para crentes como Abraão, culto é abastecimento da fé, é renovação da esperança em Deus, é gasolina no tanque, é combustível para o coração queimar durante a espera em que sempre surgem os sentimentos de dúvida.

Irmão, para você não desanimar na espera e não desistir enquanto espera o cumprimento das promessas de Deus, o segredo é dar glória a Deus, é glorificar a Deus. Esta é a lição que Abraão nos dá. E Calebe? Qual foi o segredo de Calebe conseguir esperar tanto tempo a promessa se cumprir?

Ah! Vamos aprender sobre isso em Js 14.7-14, que mostra alguns fatos interessantes sobre a experiência de Calebe: “Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, enviou-me de Cades-Barnéia para espionar a terra. Eu lhe dei um relatório digno de confiança, 8 mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo. Eu, porém, fui inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus. 9 Por isso naquele dia Moisés me jurou: ‘Certamente a terra em que você pisou será uma herança perpétua para você e para os seus descendentes, porquanto você foi inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus’. 10 "Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade! 11 Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como naquela época. 12 Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas; mas, se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como ele prometeu". 13 Então Josué abençoou Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu Hebrom por herança.14 Por isso, até hoje, Hebrom pertence aos descendentes de Calebe, filho do quenezeu Jefoné, pois ele foi inteiramente fiel ao Senhor, ao Deus de Israel” (NVI).

Aqui diz que Calebe perseverou em seguir e em obedecer a Deus. Perseverar é se manter firme, sem se desviar; é continuar insistindo no propósito de servir a Deus fielmente.

Tá demorando, mas tô na fé, tô no propósito de servir a Deus. Irmãos, o crente que permanece firme, que persiste em seguir e obedecer ao Senhor, ele não se desvia da direção de Deus.

O crente que permanece firme é aquele que continua meditando na Bíblia, orando, participando dos cultos da igreja, mantendo a comunhão com os irmãos. É esse que persevera. A igreja cria um leque de oportunidades para se perseverar em Deus. Nós aqui não fazemos diferente: nossa igreja oferece escola Biblica, oferece encontros de célula durante a semana, onde se aprofunda a comunhão interagindo com pessoas, a igreja oferece uma reunião de oração em grupo no meio da semana, quinta-feira...

Aproveite, meu irmão, pra você não desista de esperar, não desistir de crer, pois a qualquer momento as janeIas do céu serão abertas e as promessas de Deus se cumprirão em sua vida. Persevere, mantenha firme a sua fé. Não pare! Não desanime! Lembre-se de que Calebe ficou firme, porque ele se manteve em comunhão com o Senhor.

Este foi o segredo da vitória dele: a comunhão, a intimidade, o relacionamento com Deus.

Você quer as promessas de Deus se cumpram na sua vida? Esta é a receita para você obter forças enquanto espera o cumprimento das promessas. A receita: Dar glória a Deus como fez Abraão e se firmar como fez Calebe. Amém! Pode demorar, mas fica firme. Agora, tem uma promessa de Deus que se cumpre de imediato: é a promessa da salvação.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page