top of page

COMPARTILHANDO O EVANGELHO

1 Pedro 3.15

 

Introdução

Acredite: Há pessoas que estão pedindo oportunidade para entregar a vida para Jesus!

Certa vez, alguém telefonou aqui pro prédio da igreja, procurando por alguém que pudesse orientar sobre como agir para fazer essa entrega!

De quando em quando, algumas pessoas chegam ao final da reunião, acompanhados de algum irmãozinho, que diz: Aqui está alguém que quer entregar a vida para Jesus.

Isso é tremendo, porque é uma confirmação da Palavra, que diz (Jo 4.35): “Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita”.

É verdade... os campos, mundo a fora, estão repletos de almas prontas para a colheita.

Isso me lembra um membro, de uma antiga congregação na roça, onde eu servi como seminarista, que costumava dizer assim, aos outros crentes: “irmãs e irmãos, vamos catar as almas para Jesus!” E ele conseguia reunir alguns para “catar” as almas para Jesus...

O aspecto triste é sempre esse “alguns” dispostos a fazer a obra de um evangelista.

Alguém disse que “Há mais pecadores querendo ouvir o evangelho do que evangélicos querendo falar do evangelho”. Você falaria?

Segundo uma pesquisa, os cristãos que raramente testemunham aos perdidos estão em luta contra quatro tipos de medo: Medo de ser rejeitado. Medo de não ter conhecimento suficiente. Medo de ofender um amigo ou parente. Medo de ser ridicularizado ou perseguido.

Já um estudioso do assunto, elaborou uma lista de 8 razões porque alguns não evangelizam. A lista é:

Não foram treinados

Alegam timidez e medo

Possuem falsos conceitos (tipo, falar à pessoas desinteressadas ou bater à porta de desconhecidos)

Afirmam não ter esse dom

Se julgam desqualificadas (acham que precisam de santidade maior que a dos anjos)

Não têm amizade com não-crentes

Não vêem a missão como sendo sua

Têm vergonha de falar desses assuntos

Agora, a grande verdade é essa: Precisamos obedecer a Deus (1Pe 3.15): “Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês”(I Pedro 3:15 - NVI).

Você está preparado? Está pronto para dar uma palavra de explicação sobre o Evangelho?

 

O Evangelho é uma boa notícia... você pode apresentá-lo, mostrando às pessoas quatro verdades.

VERDADE Nº 1

Deus ama você e tem um plano maravilhoso para sua vida.

Aprenda a dizer isto para uma pessoa: “Deus ama você e tem um plano maravilhoso para sua vida”. Vamos treinar? Diga à pessoa perto de você aí...

Para mostrar isto dentro da Bíblia, mostre Jo 3.16, que fala do amor de Deus: "Pois Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho unigênito para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16 - NVI).

Assim é o amor de Deus: Ele ama tanto, de tal maneira, que deu o Filho dEle para salvar toda pessoa que nEle crer.

E quanto ao plano de Deus? ...porque você falou: “Deus ama você e tem um plano maravilhoso para sua vida”. Que plano é esse? Mostre João 10.10!

Jesus afirmou: "Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente". Isto é, uma vida abundante, com propósito, que não é só aqui na terra, é para sempre! Esse é o plano de Deus: dar essa vida às pessoas!

...Essa é a primeira verdade do Evangelho. Qual a segunda?

VERDADE Nº 2

O homem é pecador e está separado de Deus; por isso não pode conhecer nem experimentar o amor e o plano de Deus para a sua vida. Repita isso...

Porque todo mundo pode perguntar assim: “Se esse é o plano de Deus, por que então, a maioria das pessoas não está experimentando essa "vida abundante"?

A resposta é essa verdade nº 2: O homem é pecador e está separado de Deus; por isso não pode conhecer nem experimentar o amor e o plano de Deus para a sua vida.

E para provar isto, mostre dentro da Bíblia, que é a Palavra de Deus!

Mostre Rm 3.23... “Mas é aí que eu me complico”, muitos dizem: “Eu não consigo guardar todos os textos na minha mente!”

Eu também não. Há quem consiga, mas eu também não tenho essa facilidade com números.

Então, sabe como é que eu faço? Na Bíblia, ao lado de Jo 3.16, eu escrevo com a caneta: Jo 10.10. E lá, ao lado de Jo 10.10, escrevo: Rm 3.23 – assim, um texto me leva para outro... e não precisa muitos não! Você vai ver.

Bem, vamos ver o que diz Rm 3.23: "Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus...". Estão separados!

O homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa da sua desobediência, escolheu seguir o seu próprio caminho, e assim, o seu relacionamento com Deus se desfez.

A Bíblia chama a desobediência a Deus de pecado. Isso é muito sério!

Veja o que está escrito em Rm 6.23 (lembre de escrever com sua caneta, ao lado de Rm 3.23 a indicação para Rm 6.23). Não tem segredo!

Esse verso mostra que toda pessoa está separada de Deus: Está escrito: “Pois o salário do pecado é a morte..." (morte é separação espiritual de Deus).

Imagine o rio Paraíba do Sul sem a ponte, e que na sua parte mais funda, secasse completamente, abrindo um abismo profundo, separando as partes... o pecado fez isso!

De um lado está Deus, santo... e do outro, está o homem pecador, e no meio, separando os dois, o grande abismo.

Essa é a realidade: Deus de um lado, o homem do outro... e assim, separado, ele não consegue viver a vida que Deus quer dar.

O homem até procura, de várias formas, alcançar a Deus e a vida abundante... ele procura viver de maneira reta, praticar boas obras, escolhe uma religião... mas, sabe, nada resolve.

Tudo que a pessoa tenta fazer é construir uma ponte... mas por melhor que faça, essa ponte nunca alcança o outro lado.

Xiiii! Que situação! É trágica mesmo! O ser humano está perdido...

Aí, entra a terceira verdade: a única solução para o problema dessa separação do homem de Deus.

VERDADE Nº 3

Jesus Cristo é a única solução de Deus para o homem pecador.

Pode repetir isso? Jesus Cristo é a única solução de Deus para o homem pecador.

Por meio de Jesus é que toda a pessoa pode conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para a vida dela.

Porque Deus fez de Jesus a ponte perfeita para nos ligar de volta à Ele.

Olha o que Deus fez... você mostra Rm 5.8 para a pessoa... (lembra de escrever ao lado de Rm 6.23, se quiser).

A Bíblia diz que Jesus morreu em nosso lugar! Está escrito: "Mas Deus demonstra seu amor por nós pelo fato de ter Cristo morrido em nosso favor, quando ainda éramos pecadores".

A morte de Jesus na cruz é como uma ponte sobre o abismo da separação.

Mostre Jo 14.6 (anote aí...): "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." Jesus é a ponte, é o caminho...

Deus tomou a iniciativa de fazer essa ponte, sobre o abismo que nos separa Dele, ao enviar Jesus para morrer na cruz em nosso lugar, pagando o preço dos nossos pecados! Essa é a verdade!

 

Agora, não basta saber dessas três verdades... tem a quarta:

VERDADE Nº 4

É preciso receber Jesus como Salvador e Senhor, por meio de um convite pessoal.

Pode repetir isso? É preciso receber Jesus como Salvador e Senhor, por meio de um convite pessoal.

Só assim é que uma pessoa pode conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para a sua vida.

É preciso receber Jesus no coração... mostre Jo 1.12 (anote mais esse e pronto!): "Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus."

Veja, quem recebe Jesus, ganha o direito de se tornar filho de Deus.

E, importante, a pessoa recebe Jesus na sua vida, pela fé, por meio de um convite.

Receber Jesus na sua vida, diga para a pessoa que você evangelizar, implica em arrependimento... isto é, deixar de confiar em outras coisas e na sua própria capacidade de salvar (porque o abismo é tão grande que por melhor que faça, a ponte que construir, não será suficiente)... só Jesus pode perdoar os nossos pecados.

Então é preciso que a pessoa deixe de confiar em si mesma e em tantas coisas, para só confiar em Jesus.

Essa é a mensagem do evangelho: quatro verdades!

Deus ama você e tem um plano maravilhoso para sua vida.

O homem é pecador e está separado de Deus; por isso não pode conhecer nem experimentar o amor e o plano de Deus para a sua vida.

Jesus Cristo é a única solução de Deus para o homem pecador.

É preciso receber Jesus como Salvador e Senhor, por meio de um convite pessoal.

E para terminar, sacuda a árvore para pegar o fruto maduro.

Dê oportunidade para a pessoa receber Jesus, em oração. Pergunte se ela está pronta, se ela quer...

Você pode ajudar a pessoa a fazer a oração da entrega, que pode ser assim:

"Senhor Jesus, eu preciso de Ti. Eu Te agradeço por ter morrido na cruz pelos meus pecados. Abro a porta da minha vida e Te recebo como meu Salvador e Senhor. Obrigado por perdoar os meus pecados e me dar a vida eterna. Toma conta da minha vida e faça de mim o tipo de pessoa que desejas que eu seja."

Esta oração expressa o desejo do seu coração?

Se a pessoa for sincera e tive entendido, Cristo entrará em sua vida, como prometeu.

 

Pr Walter Pacheco, Fonte: Cruzada Mundial e Estudantil Para Cristo, 14.7.2010

bottom of page