top of page

INDICADOR DE ATITUDE

Filipenses 2.5

 

Introdução

Você deve se lembrar daquelas perguntas do filme, quando o Super-Homem aparecia: “É um pássaro? É um avião?”

Hoje eu quero começar, completando aquele clichê do filme, pra anunciar assim, o tema da nossa reflexão hoje: “É um pássaro? É um avião? ...não, é uma atitude!” Diga: atitude.

Fp 2.5 diz, lido na NTLH: “Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha”. Isto fala de atitude, como está na NVI: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus”.

Em um avião, enquanto os passageiros desfrutam do vôo, o piloto confere todos os instrumentos do painel... mas, existe um dispositivo do qual ele não desprega o olho: é o indicador de atitude.

Não é de altitude, não!? Não, é de atitude mesmo.

Mas, como que um avião pode ter atitude?

Eu pesquisei um pouco sobre isso e aprendi que na aviação, a atitude de um avião é o que se chama de posição da aeronave em relação a linha do horizonte.

Linha do horizonte, cantada por Roberto Carlos numa canção de 1975, é aquela linha que numa paisagem, lá longe, lá no fundo, a terra ou o mar parecem que se unem com o céu...

Então, quando o avião está subindo, o indicador fica de bico pra cima, apontando acima do horizonte.

Quando o avião está descendo, o piloto sabe disso porque o indicador da atitude apresenta o bico pra baixo.

Então, os pilotos se preocupam muito com esse dispositivo.

Inclusive, o indicador de atitude é o maior instrumento do painel. Ele é bem visível!

E já que estamos aprendendo alguma coisa de aviação, fique você sabendo que o desempenho do avião depende da atitude, quer dizer: é necessário mudar a atitude para mudar o desempenho.

Por isso, se o piloto coloca o indicador na posição bico pra cima, o avião começa a subir e quando muda a atitude, o desempenho da aeronave também muda.

Conclusão: Já que a atitude dos avião determina o seu desempenho, o piloto precisa aprender a voar de olho na atitude.

Irmão, a sua atitude, como pessoa, vai determinar o seu desempenho!

Deixa eu contar uma história pra você: Era uma vez duas rãs, verdinhas e bonitinhas, que caíram juntas num tacho de creme. A primeira rã, ao ver que aquele líquido branco não dava pé, aceitou o seu destino e se afogou.

A segunda rã também não gostou da situação, mas ficou se debatendo no creme e fez o que podia fazer pra ficar firme ali, pelo menos até enquanto dava... passado algum tempo, aquela agitação toda fez com que o creme virasse manteiga e aí, aquela rã conseguiu pular do tacho.

Você viu o desempenho das duas rãs? Uma delas teve um triste desempenho, e a outra teve um bom desempenho.

Sabe, na vida real muitas vezes experimentamos uma das atitudes destas rãs: ou nos conformamos ou nos esforçamos pra pular fora.

O que está indicando, na sua vida hoje, que você está com a atitude correta?

Será que existe um "indicador de atitude" pra gente usar?

Porque os pilotos possuem um manual de instrução, que tem até o sugestivo nome: “Voando com atitude".

Mas nós, cristãos, também temos um livro de atitude: é a Bíblia, a Palavra de Deus!

Quando o apóstolo Paulo escreveu para a igreja em Filipos, ele afirmou diante dos cristãos, a existência de um indicador de atitude, quando disse: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus”.

Paulo está dizendo: “Tente pensar como Jesus pensava; tenha a mesma atitude que Jesus tinha”.

Ora, Jesus é o exemplo perfeito a ser seguido. Jesus é o retrato de quem devemos nos tornar!

É um padrão muito alto, é verdade, mas não é pra nos frustrar... antes disso, é pra revelar as áreas em nossa vida que precisam de melhoras.

Sempre que você ler Filipenses 2.5, lembre ler o que está escrito antes e um pouco depois, porque ali você vai encontrar algumas das atitudes de Jesus.

Ele não era egoísta. Lemos, por exemplo, no v.3-4: "Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros". Jesus era assim!

 

Lembra de quando Ele tomou uma toalha e um jarro com água e se pôs a lavar os pés dos discípulos? ...humildade, ausência de orgulho, de egoísmo!

Ele também era seguro, veja o v.6-7: "Que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens".  

Jesus era submisso, v.8 lemos: "E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz".

Paulo diz que essas qualidades foram vistas na vida de Jesus por causa de Sua atitude, enfatizando que podemos assumir a mesma atitude em nossa vida.

Paulo diz em Romanos 12:1-2: “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; esse é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se [Como?] pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

O resultado de você ter uma mente renovada, ou uma atitude de Cristo, é que você prova, você experimenta, a vontade de Deus na sua vida.

Portanto, veja: a sua atitude determina o seu desempenho... Num modo diferente de dizer: sua atitude determina sua altitude.

Quer subir na vida? Quer crescer? Quer ter um bom desempenho como pessoa? ...é a sua atitude que vai determinar o quanto você vai subir.

Olha no Salmo 34 como nossa atitude é importante.

O Salmo fala de como Davi enfrentou, em certa ocasião, um medo em sua vida.

Davi estava sozinho, aterrorizado e frustrado em uma caverna cercada pelo inimigo, quando escreveu o Salmo 34. O início do salmo já nos ajuda a compreender a razão do sucesso de Davi, mesmo quando ele estava tomado por muitos problemas.

No v.1 ele diz: "Bendirei o SENHOR o tempo todo! Os meus lábios sempre o louvarão".  Isso é uma atitude! E qual é a atitude? ...de louvor. Independentemente da situação, Davi tomou a atitude de se alegrar em Deus, de se regozijar.

No começo é meio mecânico, mas ele tomou essa atitude!

Quando você estiver triste, aborrecido, a Palavra de Deus diz pra nós nos alegrarmos em Deus, alegrarmos no Senhor.

Então, quando você está tomado de tristeza, muito aborrecido, lembra disso: você tem que se alegrar em Deus. Aí, você faz uma força: sorri... ha-ha-ha! Vai ser mecânico no começo, mas tome essa atitude.

Porque quando você toma essa atitude, ela vai despertar a emoção, olha o v.2: "Minha alma se gloriará no SENHOR."

Agora Davi está louvando o Senhor, não só porque é certo, mas também porque agora ele quer, ele sente vontade, ele diz: “a minha alma se gloriará no Senhor”.

E o resultado disso é que o louvor se espalha e contagia o mundo à sua volta, lemos no v.2-3: "Ouçam os oprimidos e se alegrem. Proclamem a grandeza do SENHOR comigo; juntos exaltemos o seu nome."

Veja que tudo começou por causa de uma atitude... Davi começou a louvar; ele teve essa atitude... ele disse: “Eu encho os meus pulmões pra louvar a Deus”.

E na conclusão do Salmo 34, está o registro da vitória de Davi. Ele escreveu: "O SENHOR redime a vida dos seus servos; ninguém que nele se refugia será condenado".  Quem recorre a Deus não perde a sua causa. Aleluia!

Tem homens que ficam chateados com a calvície... como um tio que, ficando calvo, empastava o cabelo com um creme e depois penteava o que restava pro lado onde não havia cabelo. Ele pensava que aquilo ajudava, mas ele ficava muito ridículo.

Eu, quando acordar numa certa manhã, e olhar no espelho e perceber que só tem três fios na cabeça, eu já estou me preparando e vou dizer assim: “Bem, três fio, vou me pentear como de costume”. E vou ter um dia maravilhoso. No dia seguinte, se ao acordar, olhar no espelho e ver que só tem dois fios, aí vou dizer: “Hoje, vou partir meu cabelo ao meio”. E pode ter certeza, vou ter um dia maravilhoso. No dia seguinte, ao acordar, olhar no espelho e perceber que restou só um fio de cabelo na cabeça, bem, aí eu vou dizer: “Hoje vou jogar meu cabelo pra trás”. E, se no dia seguinte, ao acordar, olhar no espelho e ver que não mais nem um fio, aí, eu vou dizer: “Yeaa! Não tenho que ficar penteando o cabelo mais!”

 

Então, pra você ter um bom desempenho na sua vida, como o de voar alto e seguro, você precisa de um bom indicador de atitude.

E onde você encontra esse indicador? ...aqui no seu manual de voo... a Bíblia, a Bíblia é o melhor livro sobre desempenho que existe.

Se você quer crescer, quer subir, quer ter um bom desempenho na sua vida, aqui está ensinando sobre o seu indicador de atitude, e o ensino é: nunca tire os seus olhos de Cristo!

Agora, pense um pouco e responda pra você mesmo:

Você tem verificado qual está sendo sua atitude ultimamente?

Como você classifica sua atitude? Nunca esteve melhor? Nunca esteve pior? Está de cabeça pra cima? De cabeça pra baixo?

Qual tem sido o seu indicador de atitude? ...porque se você vai voar alto, vai buscar um bom desempenho, não existe melhor manual do que a Palavra de Deus.

E nesse manual está escrito: “Tente pensar como Cristo pensava”.

 

Pr Walter Pacheco

bottom of page