top of page

LUTA ESPIRITUAL: COMO SABER E COMO VENCER?

EFÉSIOS 6.10

 

Como você pode saber que está sofrendo um ataque espiritual, que está numa batalha espiritual? Como saber e como vencer?

Alguém diz: “É, eu tô passando por uns negócio e não sei se é coisa natural ou se é espiritual”. Quero falar sobre isso.

Que existe uma batalha espiritual, o texto deixa claro. Aqui manda que a gente coloque uma armadura. Armadura serve pra quê? Ir à praia? Tomar um sorvete lá perto da praça?

Armadura é um equipamento de guerra, uma roupa especial que tem os seus acessórios. Portanto, a necessidade desta armadura é que existe uma batalha espiritual sendo travada contra a sua vida e a minha vida.

O problema é que não sabendo desta batalha, tem gente lutando da maneira errada. Acha que a luta é contra o patrão, a esposa, o marido, alguém no trabalho. Mas, Deus está dizendo: (v.12):

“...nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais” (NVI). A batalha é espiritual.

Agora, nós estamos acostumados com guerra na terra. A gente vê, por exemplo, o exército ou a própria polícia com munição pesada. Os soldados entram no morro, é com fuzil, caverão, metralhadora. A luta é na terra, então as armas usadas são terrenas.

Mas, a Bíblia fala de uma batalha no mundo espiritual. Aí, é com fuzil pra dar tiro nos demônios? É com gás lacrimogênio? Não. Batalha espiritual, requer armas espirituais.

Antes de avançar, tem um ponto importante: como é que você identifica que está passando por uma batalha espiritual?

Existem alguns sinais que são comuns de acontecer. Vou falar dos mais básicos.

 

Número um:

1- DESÂNIMO OU FRIEZA COM AS COISAS DE DEUS.

Estar sem vontade de vir para a igreja e se sentir frio espiritualmente, isto é um sinal de que você está havendo batalha espiritual.

Quando o crente não tem mais o desejo de estar onde Deus está, tem uma batalha acontecendo contra a vida dele.

Por que? Porque o diabo sabe que onde a igreja está reunida, você é fortalecido, você recebe uma palavra de bênção, você renova sua fé.

Aí, o que o diabo faz? Vai tentar te esfriar pra você não estar no culto e não ser abençoado. E o diabo consegue, quando você diz: “Tô sem nenhuma vontade de ir pra igreja”.

Sabe o que você deve fazer nessas horas?

O dia que você não estiver com vontade de vir para o culto da igreja, venha sem vontade! “Ah! Não tô com vontade!” Vem assim mesmo! “Mas, não é pecado, não”? Não é não!

No culto tem louvor, tem oração, tem a Palavra, e mesmo que fale: “Não tô tintindo, nada!”, você vai ser abençoado pela presença de Deus!

Então, aprenda isso: frieza e desânimo de estar no culto da igreja, é um sinal de que você está havendo batalha espiritual.

Porque, o certo, olha o que o salmista fala no Sl 122.1: “Alegrei-me com os que me disseram: "Vamos à casa do Senhor!” (NVI). Vir para o prédio da igreja prestar culto a Deus, é uma alegria.

Domingo é dia de dizer: “Opa, hoje tem culto! O carro tá na reserva, mas eu vou! A bike tá de pneu baixo, mas eu vou. Tô a pé, mas eu vou. Tá chuvoso, mas eu vou”. Amém?

Enferma, uma senhora foi ao médico, que depois de examiná-la, passou a receita e orientou: “A senhora precisa de repouso absoluto. Não saia de casa por três meses”. E a senhora logo protestou: - Mas, doutor, acontece que eu sou crente. E a igreja?” O médico respondeu: “Ora, a igreja pode passar muito bem sem a senhora”. E ela fechou o assunto, dizendo: “Eu sei, mas sou eu que não passo bem sem a minha igreja”.

Quando você estiver desanimado para o culto, fala: “Deus, não me deixe ficar desanimado com respeito a Tua igreja”.

O salmista diz no Sl 42: “Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo”.

Você tem que ter prazer em estar aqui, meu irmão. Se não tem prazer, se não tem essa vontade, peça pra Deus: “Senhor, me renova. Eu quero sentir paixão pela Sua presença; eu quero estar no culto”; porque frieza e desânimo é um dos maiores perigos que enfrentamos na vida espiritual.

Durante a semana devemos sentir saudade de estar aqui. Agora, se você fica duas semanas sem vir ao culto da igreja, três semanas, quatro, e fica se sentindo bem, isso é um perigo!

Eu quero liberar uma palavra de bênção sobre a sua vida: você está no culto hoje, e vai sair animado, renovado, em nome de Jesus!

 

O segundo sinal de que está passando por batalha espiritual, é:

2- EXAUSTÃO FÍSICA E EMOCIONAL.

Quer ver um sinal de batalha espiritual? Você dorme a noite inteira e acorda cansado. De manhã, já abre o olho e a boca junto, pra dizer: “Tô sentindo uma canseira”.

O diabo não tem poder pra te destruir, então o que ele faz? Ele te cansa, mina as suas forças.

Sabe aquela pessoa que está com o semblante sempre cansado? Você diz pra ela: “Graça e paz, irmão!” E ela só responde “paz”. “Tá cansado, irmão? Cansado de fazer o quê?” “Nada. Tô cansado de não fazer nada”. Cuidado com isso!

Se você está sentindo cansaço físico e emocional, a solução é refrigério, é renovação em Deus.

Olha o que a Bíblia diz em 2Co 4.16: “Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia”. Renovação espiritual.

Um dos sinais que você está bem espiritualmente é o ânimo! Precisamos estar animados pra vencer na vida. Se a pessoa acorda todo dia cansada, vai trabalhar cansada, volta a casa cansada, não vai vencer desse jeito. Temos que ter ânimo. E pra isso, presença de Deus. A presença do Senhor nos renova, nos refrigera.

Elias foi um profeta de Deus no passado. A Bíblia conta que Elias venceu 450 profetas de Baal e que entrou numa exaustão física e emocional que foi se deitar embaixo de uma árvore e só dormia.

Sabe o que Deus fez? Mandou um anjo acordar Elias, dar comida pra ele, dar água pra ele, e falar pra ele (1Rs 19.7 – ACF): “Elias, levanta porque te será muito longo o caminho”.

Sabe qual foi a primeira palavra que Deus disse pra Josué depois que Moisés morreu? Que ele seria incumbido de levar o povo para Canaã, a terra prometida. E Deus disse (Js 1.6 – ACF): “tende bom ânimo”. Fala pra pessoa do seu lado que tá quase dormindo. Fala: “ânimo, irmão!”

O salmista diz no Salmo 3: “O Senhor é aquele que levanta a minha cabeça”. Tá andando de cabeça baixa? Olha aí, é Deus quem nos faz andar de cabeça erguida, porque temos que estar animados.

Agora, por que o inimigo atinge a nossa vida física e emocional?

Porque nos atingindo física e emocionalmente, ele vai nos atingir espiritualmente também.

Se você tá cansado e emocionalmente abatido, você não ora, não lê a Bíblia, não tem vontade de vir para o culto. Irmão, isso é péssimo sinal. Está havendo uma batalha contra você. Lute contra isso!

 

Quando eu sei que estou passando por uma batalha? O terceiro sinal é:

3- ATAQUE GENERALIZADO.

Quando está havendo um ataque geral nas áreas da nossa vida, é sinal de batalha.

Na vida financeira, tá uma luta; na família, uma luta; no trabalho, uma luta. Com o carro? Problema. Com a saúde? Problema. Com as pessoas em casa? Problema. Com o patrão? Problema. Com os amigos? Problema... problema, problema, problema.

Quando o diabo está te atacando em várias áreas da vida, isso é sinal de que tem uma batalha espiritual acontecendo contra você. Não pensa que isso é normal!

Agora, por que é que o diabo tenta nos atingir em várias áreas? Ele não tem interesse no seu trabalho. Ele não se interessa pela sua casa, pelo seu carro.

As coisas não têm nenhum valor pro diabo. Tem, gente que quando o pneu do carro fura, diz que foi o diabo; achando que o diabo tá interessado no carro dele. Irmão, o diabo não dirige carro, não!

Então, por que ele ataca a nossa vida em tantas áreas? Primeiro, ele sabe que elas são importantes pra nós. Então, nos ataca. Segundo, é que nos atacando nessas coisas, ficamos distraídos do principal, que é Deus.

Ele mexe na vida financeira e você fica lutando pra se arrumar. O carro dá problema, você se ocupa em trabalhar mais pra trocar de carro. E assim, você vai tirando o foco do principal, que é buscar a Deus.

Você conhece crente que vive na batalha? Toda vez que você pergunta: “E aí, irmão?” Ele diz: “Tô na luta”. Noutro dia: “E aí, irmão, como está hoje?” “Tô na peleja”.

Olha, a criatividade dos crentes pra falar de luta, é incrível: “Tô na prova, tô no vale, tô na moenda”. Conheci uma irmãzinha em Ribeirão Preto-SP, que falava: “tem um céu de bronze sobre a minha cabeça”. É difícil encontrar alguém que fala: “tô na bênça, tô andando em vitória”!

É só luta, só prova, só pobrema. Não tem uma pausa e, no normal, tem muitas lutas, mas tem as pausas de vez em quando.

Mas, quando é luta direto, todo dia correndo atrás de dinheiro, correndo atrás de carro e pra arrumar num sei mais o quê, é batalha. É o diabo te cansando. Nessa hora ele diz: “Beleza, ele está tão ocupado que vai perdendo o principal, que é buscar a Deus o reino de Deus e a sua justiça”. Você sabe o que a Bíblia diz (Mt 6.33)! Cuidado!

Quer saber se você está passando por uma batalha espiritual? 

O quarto sinal é: 

4- VIDA DE ORAÇÃO FRACA.

Jesus falou em Mt 26.41: “Vigiem e orem para que não caiam em tentação”. Os crentes hoje, não são de orar. Você ora?

E tem que conferir, porque tem a “oração da caminhada” e a oração “cata chinelo”. Acredite, existe! Oração da caminhada é aquela de manhã cedo, feita no caminho da cama até o banheiro: “Senhor, obrigado por este dia e me abençoa; cobre a minha vida com o Teu poder, Senhor”. E tem a oração “cata chinelo”. Enquanto procura o chinelo debaixo da cama: “Senhor da glória, me abençoa, ó Deus me ajuda. Oh! Louvado seja Deus. Aleluia!” Achou o chinelo, acabou a oração.

Tem gente que diz: “Ah! Eu não tenho esse dom de orar, não”. Irmão, oração não é dom! Oração é disciplina.

E tem o crente “ceis ora”, esse você conhece. Ele mesmo não ora, mas vive pedindo: “ceis ora por mim”.

Com a leitura da Bíblia é a mesma coisa. Poucos são os crentes hoje em dia, que lêem a Palavra de Deus, apesar dela estar no celular!

Existe até quem lê a Bíblia pra dormir, pode um negócio desse? “Irmão, eu não conseguia dormir. Sabe o que eu faço agora? Pego a Bíblia pra ler, leio dois versículos e caio no sono”.

O fato é o seguinte: quem quiser orar e ler a Palavra de Deus, vai aparecer um monte de coisas pra fazer na hora. Pois, saiba que vida de oração fraca, é sinal de batalha!

 

O quinto sinal é o seguinte:

5- BECO SEM SAÍDA.

A pessoa se sente cercada, sem saída, não vê uma porta. Já sentiu assim na vida financeira, no trabalho, no relacionamento em casa?

E, preste atenção, quando isto acontece, não é pra você sair atingindo as pessoas, falando alto e chamando disso e daquilo; porque a batalha é espiritual, não tem nada a ver com as pessoas. Então, você tem que usar os recursos espirituais: a oração, o jejum.

Sabe uma coisa que a Bíblia diz? Está no livro dos Provérbios: “O coração do rei é como um rio controlado pelo Senhor; ele o dirige para onde quer” (Pv 21.1 – NVI).

O que a Bíblia está dizendo? Que o coração das pessoas está na mão de Deus, que Deus muda a hora que Ele quer, pra direção que Ele quer.

E, irmão: Deus tem poder pra fazer até quem não gosta de você, passar a gostar de você! Então, quando estiver num beco sem saída, sem ver solução pro seu caso, não é falta de consideração das pessoas, é batalha espiritual!

 

Quando é que eu sei que estou passando por uma batalha espiritual?

6- VOLTA DOS DESEJOS PECAMINOSOS.

Este é o sexto sinal: quando desejos carnais antigos, começam a voltar pra nossa vida.

Você entregou sua vida pra Jesus, então você se tornou discípulo de Jesus. E Jesus falou: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lc 9.23 – NVI).

Isso significa que você abriu mão daquilo que fazia antes. Antes, você mesmo dirigia a sua vida e seguia o curso da sua vontade. Mas agora, Jesus é o seu Senhor.

Você entregou sua vida para Jesus Você se dispôs a negar-se a si mesmo e carregar a cruz diariamente e seguir o seu Senhor. Aquilo que você fazia antes, você não faz mais.

Então, agora você é um discípulo de Jesus, e se os desejos carnais que pertenciam à sua antiga maneira de viver, começam a te caçar dentro da igreja, isso é sinal de batalha espiritual.

Os crentes que se desviam, desviam por não reconhecerem essa batalha. Voltam pra a vida pecaminosa, mas, sabe, o Espírito Santo fica falando pra eles: “Esse lugar que você tá, não é seu. Eu já te tirei daí!”

Está escrito: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8.36 – NVI). Portanto, toda droga não é sua mais, balada não é pra você mais, prostituir não é pra você mais, bebida alcólica não é pra você mais.

Por que? Porque Jesus te tirou dessa lama e escreveu o seu nome no livro da vida! Você é de Jesus!

E veja o alerta que Jesus faz em Mt 12.43.

Quando uma pessoa é liberta de um espírito imundo, esse espírito vai para o deserto buscar descanso e não acha, então ele diz: “Vou voltar para o homem de quem saí”. E voltando acha a casa vazia, limpa e arrumada.

E o que ele faz? Não entra sozinho, mas chama outros sete espíritos piores do que ele e ficam morando lá, transformando a situação da pessoa pior do que era antes.

Quando uma pessoa vem para Jesus, ela é liberta e vira uma benção, mas se ela voltar pro mundo, fica pior do que era antes. Foi o que Jesus falou.

Você não pode voltar pro lugar de onde Jesus te tirou, porque lá, o negócio fica feio pro seu lado. Diga pra pessoa aí: “fica quietinho na igreja”.

Irmão, você conheceu a verdade, Jesus te libertou, a luz de Deus brilhou na sua vida, o que você não enxergava, agora você enxerga. Você é de Jesus para sempre. Sempre! Faz um barulho de comemoração aí!

Quando é que eu estou passando por batalha espiritual? Sétimo e último sinal:

7- AFASTAMENTO DOS RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS.

Quando você começa a se afastar de relacionamentos saudáveis, a sair de perto das pessoas que são bênção na sua vida, isto é um sinal de batalha espiritual.

No livro do profeta Isaías (41.6) está escrito: “Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te” (ACF). Há encorajamento!

Mas o diabo é mestre em afastamento. Por exemplo: o diabo cria situações para que os filhos adolescentes e jovens, não gostem dos seus pais.

Mas, quem são as pessoas que mais desejam ver um filho abençoado? São os pais. Pois o diabo tenta jogar os pais contra os filhos.

Aqui na igreja, você tem pessoas que querem o seu crescimento na fé. O pastor quer, o líder do louvor quer, o irmãozinho que trabalha na recepção quer, o líder de PGM quer, cada membro da igreja quer, mas o diabo tenta te afastar dessas pessoas.

 

E qual é a estratégia do diabo pra tirar você de perto de gente que é bênção na sua vida? Ele coloca um traste no seu caminho. É ou não é?

Tem gente que você percebe: “Fulano é o diabo”. Num fala pra pessoa, mas você sabe que ela tá ali como mensageira de satanás.

Deixa eu liberar uma palavra profética sobre a sua vida: Deus vai tirar quem não presta do seu caminho e vai colocar gente boa, gente que vai ser benção na sua vida!

Quem está solteiro, receba essa: Deus vai te dar um casamento abençoado. Você vai casar bem, casar com uma pessoa abençoada, não vai ser com traste, não! Aleluia!

 

E como vencer na batalha espiritual? Três coisas, a receita é simples.

Primeiro: busque fortalecimento em Deus. A Bíblia diz (Ef 610): “fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder”.

Você está fraco? Busque força em Deus. Pede pra Deus: “Senhor, me fortalece. Eu quero ser um crente forte, cheio do Espírito Santo”.

E depois de orar, se mova em fé, declarando: “Eu não vou perder essa batalha. Maior que o mundo é Deus e o Senhor está comigo!”.

 

Segundo: mantenha sua confiança em Deus. Sabe de onde virá o seu socorro? Não vem dos homens.

A Bíblia conta que o rei Davi contratou amigos que pudessem ajudá-lo numa batalha que ele teve. Os amigos disseram: “Quando você estiver cercado, nós vamos sair de trás dos montes pra te ajudar. Pegaremos o inimigo de surpresa”. Davi ficou animado. Mas, o que aconteceu? Na hora, os amigos que iriam ajudar, não puderam ir.

Foi aí que Davi escreveu o Salmo 121 (ARA), que diz: “Elevo os olhos para os montes: de onde virá o socorro?” Aí, ele lembrou: “O meu socorro não vem de trás dos montes; o meu socorro vem do Senhor que criou os céus e a terra”.

Irmão, o teu socorro vem do Senhor. Sua vitória vem do Senhor, sua promoção vem do Senhor, seu milagre vem do Senhor!

 

Terceiro: valorize o poder da oração da igreja. A batalha é vencida com oração. Acredite no poder da oração da igreja!

A Bíblia diz que Deus dá ordem aos anjos. Quando oramos, Deus manda aos anjos: “Vai lá e dá vitória. Vai lá e entrega a bênção. Vai lá!”

 

Conclusão

Tem gente enfrentando batalha espiritual, que Deus vai abençoar hoje.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 29.09.2019

Baseado em Cristian Oliveira

bottom of page