top of page

MOLDADO PARA SERVIR A DEUS

Efésios 2.10

 

“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras” – NVI

 

Introdução

Eu trouxe um pequeno vídeo para iniciar a Palavra hoje. Vamos assistir.

Você viu o trabalho do oleiro, que é o artesão que trabalha fabricando vasos de barro.

Essa é uma das profissões mais antigas do mundo! Mas, quem não gosta de sujar as mãos (você viu?), não vai ser bom nesse trabalho, porque tem que pôr as mãos na massa.

E o interessante de se ver é como o artesão modela o barro. Ele tem algo em mente e vai dando forma ao barro, vai moldando a massa. Cada vaso tem um jeito, tem um formato, porque também tem uma serventia, tem uma utilidade, vai ser empregado para um fim em especial. Muito interessante.

E você já parou para pensar que Deus formou cada criatura deste planeta com uma qualificação especial?

Os animais: alguns são de correr, outros de saltar, alguns são de cavar, outros de voar. Cada um tem um papel especial para cumprir, conforme foram moldados por Deus.

Isso também se dá com as pessoas. Cada um foi criado por Deus, moldado por Deus, com exclusividade para a realização de determinadas tarefas.

Os arquitetos antes de projetar um prédio, primeiro eles perguntam: “Para que propósito? Como será usado?”. Não é assim Ana Méri, Juliane (nossas arquitetas que Deus nos presenteou)? Primeiro se define a função, depois a forma.

Pois aconteceu conosco. Antes de Deus criar você, Ele decidiu que papel queria que você desempenhasse nesse planeta.

Aí, quando Ele te trouxe à existência, no dia quando você nasceu dos seus pais, Ele deu à você a forma exata de como deseja que você O sirva. Escuta: Você é da forma que é porque foi feito para um serviço específico, designado por Deus.

 

A Bíblia diz: “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras” (Fp 2.10 – NVI).

Nesse verso, a palavra “criação” também é traduzida por “feitura”, isto é, um trabalho feito com as mãos.

Mas, interessante mesmo é a palavra no original bíblico, que é o grego, e lá, a palavra usada para dizer “somos criação de Deus”, é a palavra “poiema”, que fala de uma arte, de obra manual. Da raíz dessa palavra vem: poema, poeta, poesia.

Você é uma obra de arte feita manualmente por Deus. Irmão, você não foi feito em uma linha de montagem, produzido em série! Isso é ficção. Você é uma obra-prima exclusiva e feita sob medida pelas mãos de Deus! Pode comemorar, aplaudindo ao Senhor?

Lemos na Bíblia, de como Davi louvou a Deus por essa magnífica atenção dEle aos detalhes.

Olha como o salmista se expressou (Sl 139.13-15 – AM): “Ah, sim! Tu me moldaste por dentro e por fora; tu me formaste no útero da minha mãe. Obrigado, grande Deus — é de ficar sem fôlego! Corpo e alma, sou maravilhosamente formado! Eu te louvo e te adoro — que criação! Tu me conheces por dentro e por fora, conheces cada osso do meu corpo. Sabes exatamente como fui feito: aos poucos; como fui esculpido: do nada até ser alguma coisa”. Essa versão da Bíblia se chama “A Mensagem”, que é a versão mais próxima da linguagem do dia-a-dia que existe em língua portuguesa.  

O texto mostra que Deus não só moldou você antes do seu nascimento, como também planejou o processo da sua formação.

O salmista Davi continua: “Como um livro aberto, tu me viste crescer desde a concepção até o nascimento; todos os estágios da minha vida foram exibidos diante de ti; Os dias da minha vida, todos preparados antes mesmo de eu ter vivido o primeiro deles”.

Isso significa que, nada que tenha acontecido em sua vida, é insignificante, porque Deus usa todos os recursos a fim de moldar a sua vida para que você sirva a Ele e às pessoas. Deus não desperdiça nenhuma coisa pra moldar você.

 

Irmão, a Bíblia diz que você é “especial e admirável”. Você tem uma forma toda sua, especial, exclusiva, e essa forma é uma combinação de muitos fatores.

Vamos ver a FORMA que Deus lhe deu? Porque uma coisa é certa: Toda vez que Deus nos dá uma missão, Ele nos equipa com o que precisamos para realizá-la.

Você foi moldado para servir a Deus e servir ao próximo. É uma verdade e outra verdade é essa: Deus também te equipa com o que é preciso para você cumprir com a missão da sua vida.

A combinação das capacidades e das experiências que você tem, é a sua FORMA, isto é, o seu jeito para servir a Deus e às pessoas.

Deus te dá uma FORMA para o serviço. Portanto, você vai servir de um modo exclusivo, diferente de qualquer outro, porque é a sua forma, o seu jeito de servir.

Como é essa FORMA? É uma combinação de muitos fatores.

 

Para facilitar o entendimento, um pastor norte-americano criou este acróstico.

Vou usá-lo para darmos uma olhada nestes cinco fatores. Vamos olhar para o primeiro hoje e os outros na próxima vez.

Veja o que a Bíblia ensina sobre a sua Formação Espiritual em Rm 12.4-8.

De acordo com a Palavra, Deus, dá a todo crente dons espirituais para serem usados no serviço, no ministério.

Quem não é crente ainda, não tem dons espirituais. A Bíblia diz (1Co 2.14): “quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vêm do Espírito e, de fato, nem mesmo pode entendê-los” (NTLH).

E não é nem o crente que escolhe os dons que gostaria de ter; é Deus quem decide que dom cada pessoa deve receber (1Co 12.11 – NTLH).

Deus gosta de variedades e ainda quer que cada um de nós sejamos especiais. Então, nenhum crente recebe todos os dons.

Se você possuísse todos os dons, não iria precisar de ninguém na sua vida. Mas, não é esse o propósito de Deus. Ele nos ensina a amar e a depender uns dos outros.

Ninguém pode viver sozinho. Sozinho, ninguém nasce, ninguém se cria e nem dá cria.

Veja esse verso da Bíblia (1Co 12.7 – KJA): “A cada um, contudo, é concedida a manifestação do Espírito, com a finalidade de que todos sejam beneficiados”.

Os dons espirituais que você recebeu não foram dados para seu benefício próprio, mas para o benefício dos outros.

Da mesma forma, os dons que os outros crentes receberam, não é para o benefício próprio deles, é para beneficiar você, é para favorecer você. Deus planejou assim, para que precisássemos uns dos outros.

Portanto, quando usamos nossos dons, todos são beneficiados.

Se os seus irmãos na fé, membros aqui de nossa Comunidade, não usarem os dons que receberam de Deus, você é passado para trás.

E se você não usar os dons que recebeu de Deus, nós é que seremos passados para trás.

Por isso que o apóstolo Paulo fala: “Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes” (1Co 12.1 – NVI). Cada um precisa identificar e desenvolver os dons que Deus deu.

 

A Bíblia diz (1Co 12.5 – NVI) que há diferentes tipos de serviço na igreja. E um fator através do qual Deus molda você para o serviço, são os dons espirituais que você recebeu dEle.

Você já parou para identificar os seus dons espirituais? De nada serve um dom não identificado.

Talvez, nessa hora, você pergunte: E como faço para saber quais são os dons espirituais que Deus me deu para servir à Ele e ao próximo?

Tem uma pergunta bastante simples que ajuda. A pergunta é: O que você gosta imensamente de fazer que poderia ser utilizado para servir a Deus e às pessoas?

Que tal você se ocupar com esta questão durante a semana?

Uma irmãzinha muito preciosa, ouviu a Palavra de Domingo passado que foi sobre aceitando a missão da nossa vida, que é servir. Aí, durante a semana, me procurou e disse: “Eu queria fazer uma coisa para ajudar na obra, mas não sei o que”.

Pois aqui está a dica: pergunte a si mesma(o): O que você gosta imensamente de fazer que poderia ser utilizado para servir a Deus e às pessoas?

Chegue a uma conclusão sobre o que você gosta de fazer.

O passo seguinte é: Comece a fazer isso para a glória de Deus, porque você foi moldado para servir!

Está escrito: “Deus deu a cada um de vocês algumas capacidades especiais; estejam certos de que as estão utilizando” (1Pe 4.10 – NBV).

 

Conclusão

Nós precisamos desesperadamente de você. Se você não usar os dons que recebeu de Deus, todos desta Comunidade seremos passados pra trás.

E você será responsabilizado.

Esteja seguro de estar utilizando os seus dons.

 

Ministração

Houve um momento que o pastor falou que quem não é crente, não tem dom de Deus. Isso me preocupou...

Pois, entregue sua vida para Deus dirigir e abençoar. Então você se tornará filho dEle e receberá dons.

O dom principal que você receberá será o próprio Espírito Santo, a presença de Deus, na sua vida.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 1/07/2018

bottom of page