top of page

NADA ME FALTARÁ

Salmo 23

 

1 O SENHOR é meu pastor, e nada me faltará. 2 Ele me faz repousar em verdes pastos e me leva para junto de riachos tranquilos. 3 Renova minhas forças e me guia pelos caminhos da justiça; assim, ele honra o seu nome. 4 Mesmo quando eu andar pelo escuro vale da morte, não terei medo, pois tu estás ao meu lado. Tua vara e teu cajado me protegem. 5 Preparas um banquete para mim na presença de meus inimigos. Unges minha cabeça com óleo; meu cálice transborda. 6 Certamente a bondade e o amor me seguirão todos os dias de minha vida, e viverei na casa do SENHOR para sempre.

 

Introdução

Temos nos ocupado em estudar o Salmo 23. Um Salmo que é considerado a “Pérola dos Salmos”, tão rico, tão precioso, tão querido e tão famoso.

Para hoje, eu chamo a sua atenção para as palavras iniciais deste Salmo, para a parte do v.1 que diz assim: “Nada me faltará!” “O SENHOR é meu pastor, e nada me faltará”.

Que declaração! Imagina isso: a pessoa chegar num ponto de poder dizer: “nada me faltará”! É uma declaração maravilhosa. A impressão que dá é que o salmista que faz essa declaração, faz, assim, de boca cheia!

E de fato. Essas palavras iniciais do Salmo retratam o sentimento de uma ovelha que está plenamente satisfeita, se sentindo segura com o seu pastor, o seu guardador ou tomador de conta, que no caso, é o Senhor nosso Deus.

Essas palavras iniciais vêm de uma pessoa que está se vendo como ovelha perfeitamente contente com os rumos e as realizações que têm tido na sua vida.

Será que podemos experimentar a mesma coisa? A mesma segurança, o mesmo contentamento, a mesma certeza de que nada irá nos faltar? É claro que sim, porque o Senhor continua sendo o Bom Pastor para aqueles que se entregam a Ele!

 

Essa expressão “nada me faltará” significa, pelo menos, duas coisas.

Primeiro, significa que não falta nada, nada mesmo. Não falta carinho, conselhos, cuidados, não falta coisa alguma por causa do Senhor ser o Pastor. Então, o sentimento é de ter tudo de que se precisa.

 

O segundo significado é o contentamento. A ovelha está plenamente contente, feliz da vida, com os cuidados que recebe do seu Pastor, que ela não tem nenhum motivo pra ficar desejando, nem ansiando, nem cobiçando coisa alguma, porque realmente está contente em ter o que é necessário do Senhor, o seu Pastor.

Então, nessa expressão “nada me faltará”, nós observamos que existe gratidão. A ovelha está agradecida tanto pelas coisas que tem como pelo cuidado que recebe.

Esta ovelha do Salmo 23 tem a consciência de que o Senhor, que é o seu Pastor, provê o que ela precisa.

Essa consciência vemos na vida do profeta Jeremias, que inspirado por Deus, escreveu o seguinte: “Eu sei, ó SENHOR, que nossa vida não nos pertence; não somos capazes de planejar o próprio caminho” (Jr 10.23 – NVT).

Jeremias tinha plena consciência de que ele, se deixado sozinho, iria se perder pelo caminho, iria morrer. Ele fala que o Senhor é quem tem a capacidade, a condição de prover tudo o que o ser humano precisa. Ele diz: “não somos capazes de planejar o próprio caminho”.

 

Voltando para o Salmo 23, é o rei Davi declarando a consciência que ele tem de que o Senhor é quem provê pra ele e que, por isso, nada faltará.

A consciência dele é: “Não sou capaz de prover coisa alguma do que preciso. Mas o Senhor Deus é, Ele é capaz. Ele é pastor pra mim e eu sou como ovelha pra Ele, por isso nada me faltará”.

No livro do profeta Isaías está escrito (40.11 - NVT): “Como pastor, ele [o Senhor] alimentará seu rebanho; levará os cordeirinhos nos braços e os carregará junto ao coração; conduzirá ternamente as ovelhas com suas crias”.

Ainda no livro do profeta Isaías, está escrito (64.4 – NVT): “Porque desde o começo do mundo, nenhum ouvido ouviu e nenhum olho viu um Deus semelhante a ti, que trabalha em favor dos que nele esperam”.

O rei Davi, a ovelha do Salmo 23, declara o seu contentamento porque espera no Senhor. E o profeta Isaías também, porque no seu deslumbramento ele fala: “desde que o mundo é mundo, ninguém ouviu, nem viu, um Deus como o nosso, que trabalha para o bem de quem confia nEle (BV)”.

Agora, a pessoa que ler o Salmo 23: “O Senhor é o meu pastor, e nada me faltará”, se pensar apenas no suprimento das necessidades físicas e materiais, poderá achar estranho e até questionar: será mesmo que não vai faltar nada? Não vai faltar dinheiro, não? Não vai faltar saúde? Não vai faltar serviço?

Se você ler esse versinho da Bíblia e só pensar em termos de necessidades físicas e materiais, você achará estranho que esta declaração seja uma verdade. Porque, deixa eu te dizer, tanto o rei Davi como o profeta Isaías, sofreram!

 

Diz os historiadores que o profeta Isaías foi morto, serrado ao meio, durante o reinado de Manassés.

E Davi, conforme os próprios relatos bíblicos, foi sempre perseguido e ameaçado de morte pelo rei Saul e até pelo filho Absalão, que se revoltou contra o pai. Davi foi uma pessoa que conheceu pobreza, dificuldades e que sofreu profunda angústia de espírito.

Portanto, ler essa declaração: “O SENHOR é meu pastor, e nada me faltará”, pode fazer alguém concluir: “Isso não deve ser bem assim, não”.

Então, deixa eu te ajudar a entender essa verdade.

Primeiro, antes de tudo, é preciso que você tenha uma visão correta da vida com Deus.

Tem gente que pensa que passar pra crente, entrar pra igreja, seguir a lei de Deus, é só vitória, é só bença. O que tem de música gospel divulgando isso... A pessoa pensa que a vida cristã é um mar de rosas, só pétalas macias, perfumadas e sem espinhos.

Mas, o que todos precisamos entender é que a vida nesse mundo, mesmo seguindo a Deus, não é o Céu ainda. Então, precisamos ter uma visão equilibrada da vida cristã.

Escuta o que o apóstolo Paulo escreveu na sua carta aos Filipenses (4.11-12): “Não digo isso por estar necessitado, pois aprendi a ficar satisfeito com o que tenho. 12 Sei viver na necessidade e também na fartura. Aprendi o segredo de viver em qualquer situação, de estômago cheio ou vazio, com pouco ou muito”.

Jesus, o Filho de Deus que veio ao mundo na forma humana, está escrito que Ele: “Foi desprezado e rejeitado, homem de dores, que conhece o sofrimento mais profundo...” (Is 53.3 – NVT).

Mesmo na modernidade, quantos homens e mulheres de fé em Deus, que passaram ou passam por grandes privações e adversidades!

E foi Jesus, o Bom Pastor, que ainda entre as Suas primeiras ovelhas, declarou pra elas: “Aqui no mundo vocês terão aflições, mas animem-se, pois eu venci o mundo” (Jo 16.33 - NVT).

Portanto, um dos enganos mais comuns hoje em dia, é pensar que se alguém tem dinheiro, boas condições materiais, é porque a bênção de Deus está sobre a sua vida e, se sofrer algum mal ou dificuldade, é porque não está debaixo da bênção. Tem alguma maldição.

Ora, isso não é verdade. No livro do Apocalípse, lemos de Jesus falando dos laodicenses: “Você diz: ‘Sou rico e próspero, não preciso de coisa alguma’. E não percebe que é infeliz, miserável, pobre, cego e está nu” (Ap 3.17 – NVT). Quer dizer, a pessoa tem tudo, mas não é abençoada.

Também acontece da pessoa passar por dificuldades, sofrer com a saúde, passar aperrengue financeiro, mas, ainda assim, ter a sua alma satisfeita e feliz.

 

Então, preste atenção, quando Davi declarou: “o SENHOR é meu pastor, e nada me faltará”, ele não estava dizendo que seria sempre próspero e saudável, material e fisicamente.

O que ele estava dizendo é que, mesmo em meio às dores, às privações, às perdas, às dificuldades  da vida (o que é normal nesse mundo aqui), que, por ventura, ele passasse ou viesse a passar, o Pastor que é o Senhor, estaria com ele e nada lhe faltaria.

Ou seja, ele sempre teria a presença do Senhor, os cuidados do Senhor e as orientações do Senhor.

Quem tem Deus, o Senhor, por seu Pastor, é muito bem cuidado.

A Bíblia diz no livro das Crônicas que: “Os olhos do SENHOR passam por toda a terra para mostrar sua força àqueles cujo coração é inteiramente dedicado a ele” (2Cr 16.9). O Salmo 121.4 até diz assim: “Aquele que guarda Israel não cochila nem dorme”. Isto significa que o Senhor está sempre atento em prover os cuidados que a ovelha precisa.

Então, olhando para o Salmo 23, podemos destacar três verdades do cuidado do Senhor como Pastor da nossa vida.

 

A primeira verdade é a seguinte: O Senhor como Pastor, está focado em cuidar das Suas ovelhas um dia de cada vez.

O salmista fala em todos os dias. Ele diz: “Certamente a bondade e o amor me seguirão todos os dias de minha vida”. Mas, esses todos os dias, você sabe, eles são vividos um de cada vez.

Quer dizer, a bondade e o amor de Deus necessários para hoje, virão na medida de hoje. Amanhã é outro dia e os cuidados do Senhor serão renovados na medida certa para aquele dia e assim vai ser até irmos morar na casa do Senhor.

Quando nós entregamos a nossa vida para Deus dirigir e abençoar, nos tornamos Suas ovelhas e precisamos aprender a viver um dia de cada vez.

Tem pessoas que vivem preocupadas com o dia de amanhã, que nem conseguem se alegrar com o que tem para hoje.

Jesus ensinou aos discípulos: “não se preocupem, dizendo: ‘O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir?’. Essas coisas ocupam o pensamento dos pagãos, mas seu Pai celestial já sabe do que vocês precisam. Busquem, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão dadas” (Mt 6.31-33). Quem tem o Senhor como Pastor, recebe cuidados na medida certa para cada dia.

 

A segunda verdade que podemos destacar do Salmo 23, é que o Senhor como Pastor, cuida das ovelhas com a Sua própria voz. O Senhor fala ao coração das Suas ovelhas e elas escutam.

Lemos no evangelho de João, que Jesus falou: “Sim, eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo. Entrará e sairá e encontrará pasto. […] Minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (10.9, 27).

A ovelha, a pessoa que entregou sua vida para Deus dirigir, encontra pastagem quando segue a voz do bom Pastor, voz que está revelada nas Escrituras. A Bíblia é a Palavra do Senhor, que Ele usa para conduzir as ovelhas. Pois bem, para desfrutar das provisões do bom Pastor, a ovelha precisa se manter atenta à voz do Senhor.

Tire um tempo pra ler a Palavra de Deus. Leia pra aprender, leia pra ouvir o que Ele diz. Você vai ser orientado!

 

E a terceira verdade que se destaca no Salmo 23, é que o Senhor nos conduz através de mudanças.

O Salmo está cheio de mudanças: numa hora, a ovelha está em verdes pastos e nas águas tranquilas; em outra hora, ela está no vale escuro da morte; tem hora que ela está na presença dos inimigos, mas no final de tudo, estará para sempre na presença de Deus.

O que isso nos ensina? Ensina que a vida é marcada por mudanças e que Deus nos conduz através delas. Tem horas agradáveis, tem horas tristes, mas O Senhor sempre está com Suas ovelhas, garantindo que elas cheguem ao destino final.

 

E qual é o destino final? É aquele apontado no livro de Ap 7.16-17: “Nunca mais terão fome, nem sede, e o calor do sol nunca mais os queimará. 17 Pois o Cordeiro que está no centro do trono será seu Pastor. Ele os guiará às fontes de água viva, e Deus enxugará de seus olhos toda lágrima”.

Quando o Senhor é o nosso Pastor, além dEle nos conduzir através das mudanças de circunstâncias, Ele nos conduz ao crescimento, garantindo que nada nos falte, até chegarmos à vida futura onde passaremos a eternidade com Deus.

Mas, enquanto isso, em todas as circunstâncias, seja no pasto verdejante, seja no vale escuro, em cada etapa da vida, o Pastor que é o Senhor, garante que nada faltará às suas ovelhas.

Tudo o que as ovelhas precisam fazer é viver um dia de cada vez, atentas à voz do Pastor.

Esta é a Palavra que deixo para o seu coração hoje: Deus está cuidando de tudo e cabe a você como ovelha do Senhor, ficar atento à voz dEle.

Se a sua relação com Deus ainda não é como ovelha pra pastor, se apresente agora mesmo e diga: Deus, eu quero ser essa ovelha do Seu pastoreio.

Sim, entregue-se por completo ao SENHOR. Deixa que Ele dirija a sua vida. Deixa que Ele seja o seu Pastor. Então, Ele conduzirá você por cada circunstância da vida, garantindo que nada te falte, exatamente como está declarado no último livro da Bíblia.

Ap 7.16-17: “Nunca mais terão fome, nem sede, e o calor do sol nunca mais os queimará. 17 Pois o Cordeiro que está no centro do trono será seu Pastor. Ele os guiará às fontes de água viva, e Deus enxugará de seus olhos toda lágrima”.

Se o SENHOR Jesus for o seu Pastor, nada te faltará.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 28.06.2020

Fonte: Pr Leandro Peixoto

bottom of page