top of page

O FIRME FUNDAMENTO

Hebreus 11.1

 

INTRODUÇÃO

Sabe o que é um fundamento? É a base, o alicerce.

Na construção de uma casa, é preciso antes, preparar o fundamento, isto é, a base, o alicerce para a casa ser construída.

O fundamento de que quero falar se chama fé. Diga para a pessoa do seu lado “fé”. Mas cuidado pra não cuspir... diga com a boca seca: “fé”.

Precisamos da fé em várias áreas da vida.

Por exemplo, uma enorme necessidade é você ter fé em Jesus, crer que Ele é o Filho de Deus, que morreu na cruz para que você seja livre, perdoado e salvo do merecido castigo dos seus pecados.

Então você deve ter essa fé, uma fé que te leve a entregar a vida para Deus dirigir.

Mas, há uma outra forma de fé que faz toda a diferença no dia a dia da gente, principalmente, quando você já resolveu viver para Deus.

Eu quero, então, ler Hb 11.1, que é a definição bíblica de fé. O que é fé? Veja comigo: “Ora, a fé é o firme fundamento das [coisas] que se esperam, [e a] prova das coisas que se não vêem” (ACF).

É importante saber o que é a fé, porque muitas vezes a fé é confundida com a esperança. As pessoas falam: “Olha, eu espero muito, desejo muito... eu gostaria tanto que acontecesse (de eu me casar, por exemplo!)”. Mas, olha só o que a Bíblia diz ser a fé.

Esse verso em outra versão (NVI), é assim: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”.

A fé é a? ...certeza, a convicção... o firme fundamento, a base das coisas que nós esperamos.

Mas esse esperar não é esperança. Ao contrário, é algo que você já sabe, embora não viu ainda. Você sabe que está chegando, mas não está vendo, não está sentindo nada, mas você tá seguro de que a coisa vai acontecer.

É por isso que a Bíblia diz que a fé é o firme fundamento do que se espera, a certeza de que está chegando. Amém?

A fé é a certeza dessas coisas. Eu não estou vendo no mundo natural... mas no mundo espiritual, eu sei, eu tenho certeza, tem uma convicção dentro de mim de que isso já é uma realidade.

Portanto, fé é mais do que pensamento positivo... é mais do que esperança... fé é a certeza, a convicção de fatos que não vemos ainda.  

Se alguém me perguntar: Quantos membros tem a Comunidade Karis... a resposta é uma multidão, porque eu tenho essa convicção... a gente vai construir um prédio já abarrotado de gente...

Pois bem, essa fé precisa estar presente em tudo o que nós fazemos.

Irmão, em cada discipulado, em cada culto da igreja, em cada reunião de célula... a fé precisa estar presente em tudo que nós fazemos.

Porque no v.6, diz o seguinte: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”. Então, sem essa certeza, sem esse firme fundamento, sem essa convicção, olha isso: é impossível você agradar a Deus.

É aqui que eu quero chegar... olha só a segunda parte do verso: “...porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (ACF). Outra versão diz que Deus “recompensa aqueles que o buscam”.

Amado, a Bíblia está ensinando o seguinte: que nós precisamos ter fé porque sem fé é impossível agradar a Deus e aqueles que buscam a Deus, precisam crer que Ele existe e que Ele recompensa aqueles que O buscam.

A revelação é que Deus libera um galardão, um prêmio, uma recompensa, sobre aqueles que O buscam.

Quantos buscam a Deus aqui? ...a quem a Bíblia diz que Deus recompensa? ...as pessoas que O buscam. Hummm! Isso motiva você? Te anima? Te empolga?

Porque essa é a palavra de Deus: “[Ele] recompensa aqueles que o buscam”. Irmão, você é capaz de acreditar em tantas coisas, acredite nisso: Deus recompensa aqueles que O buscam.

Porque se você não acreditar nessa verdade, se você não tiver esse tipo de fé, irmão, vai ser muito difícil você encontrar motivação pra agradar a Deus.

Vão te propor sexo fora do casamento, você vai aceitar... vão fazer pressão pra você mentir, você vai mentir... alguém, enviado do maligno, vai te propor um dinheiro fácil, você vai querer...

Por que? Porque te faltará a motivação pra agradar a Deus...

Mas, onde a gente consegue motivação pra isso? ...motivação pra guardar o sexo pro casamento? ...motivação pra não mentir pros pais, pros filhos, ou pra esposa ou marido? Onde a gente consegue motivação pra não aceitar dinheiro fácil?

É na fé, no firme fundamento, na certeza que Deus recompensa aqueles que O buscam.

Quando a pessoa não tem essa fé, ela não se sente motivada, animada a agradar a Deus... está escrito: “sem fé é impossível agradar a Deus”.

Portanto, todos nós precisamos nutrir essa fé, essa convicção, esse firme fundamento, de que Deus existe e que Ele está vendo o que estamos fazendo e que Ele vai nos recompensar.

Quando você guarda o sexo para o casamento, você está agradando a Deus... quando você evita a mentira, você agrada a Deus... quando você foge da tentação, você agrada a Deus.

Mas, e aí, o que te anima a viver assim? O que te motiva à isso? É a fé, o firme fundamento, o fato de que Deus está vendo o seu esforço, o seu sacrifício, a sua luta... e que Ele te recompensará.

Às vezes, pelos olhos naturais, não vemos nenhuma recompensa. Você vem pra reunião de oração ou pra um culto como este e, pelos olhos naturais, você diz: “Senhor, eu estou Te agradando, cantando louvores, fazendo oração, escutando a Tua Palavra... mas não vejo resultado nenhum...”.

Pra agradar a Deus, você vai fazer o discipulado e volta achando, pelos olhos naturais, que não adiantou de nada, foi uma hora, uma hora e meia gasta, de palavras jogadas ao vento e que não vão dar resultado nenhum.

Pra agradar a Deus, você vai à reunião da célula, participa lá com o grupo, ora, convida os amigos, mas fica achando, pelos olhos naturais: “Ah! Toda semana é a mesma coisa, essa célula não vai crescer... nunca, ganha ninguém”.

Irmão, é por isso que você precisa fazer as coisas com fé.

Vamos supor que você ajudou alguém, mas a pessoa não te deu atenção, não quis saber do que você estava falando, não atendeu o seu conselho... mesmo assim, você tem que nutrir fé no seu coração. Você deve dizer consigo mesmo: “É, a pessoa não quis me ouvir, mas eu sei, eu tenho a convicção, a certeza, o firme fundamento, de que Deus me viu agradando a Ele, e que tá anotado lá, que eu serei recompensado pelo que eu estou fazendo”.

Se você não tiver fé, irmão, você vai desanimar... vai parar de vir aos cultos, vai entregar a célula, o discipulado - vai descer pro lado, porque você vai falar assim: “Ah isso não tem jeito não... eu estou gastando o meu tempo”.

Mas, o que diz a Palavra? “...aquele que se aproxima de Deus, precisa crer que Ele existe e que Ele recompensa aqueles que o buscam” Aleluia! Quantos creem?

Irmão, é a Palavra de Deus afirmando: Deus recompensa, Deus abençoa. E sabe, o que Deus abençoa, abençoado fica! Pode alguém jogar praga, mas a quem Deus abençoa, ninguém pode amaldiçoar.

Podem acender caixas de vela no portão da sua casa, colocar o seu nome na boca de quinhentos sapos, mas quem é de Deus o maligno não toca. Irmão, tenha essa verdade no seu pensamento: Deus recompensa aqueles que O buscam.

Mas, preciso ser sincero: se você procura agradar a Deus em tudo que faz, mas não tem certeza de que será recompensado por Ele... se você não acredita nisso, você está fazendo uma loucura. Sabia, você é louco!

Porque, veja bem: Domingo a noite, uma hora dessa, você podia estar dando volta na praça, podia estar no sorvete, ou mesmo em casa, esticado no sofá... mas você está aqui ouvindo a Palavra de Deus... só que, digamos (é um exemplo, tá), você não acredita que Deus vai te recompensar por isso... o que você é? ...maluco, endoidou.

Pensa bem: você tem que lutar pra ter o tempo livre... aí, sacrifica os seus próprios interesses para cuidar de alguém... quem sabe, pega do seu dinheiro e investe na vida dos outros... chega domingo, você é desafiado a ofertar, a entregar o dízimo... dinheiro que você lutou pra conseguir...

Mas, aí, você faz tudo isso sem acreditar em nada... faz por fazer... isso é doideira.

Por isso, você tem que nutrir a fé no seu coração... deve acreditar, ter a certeza, a convicção, o firme fundamento de que tudo que você está fazendo, Deus está vendo e Ele te recompensará.

Irmão, sem essa fé, a gente não tem motivação... sem essa fé a gente pára no caminho!

Sabe, eu até penso que Deus nem fica chateado quando a gente pergunta sobre a recompensa, tipo assim: “Senhor, então, quando que a minha recompensa vai chegar?”

Porque um discípulo de nome Pedro, chegou pra Jesus e fez essa pergunta... e Jesus não ficou chateado. Veja, Pedro perguntou (Mt 19.27 - NTLH): “Jesus e nós? Nós deixamos tudo e seguimos o senhor. O que é que nós vamos ganhar?”  

Eu achava que agradar a Deus e querer uma recompensa, era errado, era ofender o coração de Deus.  Mas eu aprendi neste texto que Jesus não fica chateado quando perguntamos pra Ele: “E aí, Senhor, o que é que nós vamos ganhar?”

Olha comigo, v.27-29: “...Jesus respondeu: -Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando chegar o tempo em que Deus vai renovar tudo e o Filho do Homem se sentar no seu trono glorioso, vocês, os meus discípulos, também vão sentar-se em doze tronos para julgar as doze tribos do povo de Israel”.

Jesus está falando a verdade (como se houvesse a necessidade dEle afirmar isso), Jesus sempre fala a verdade!

Então, Jesus disse isto pros discípulos... mas agora, fala pra pessoa do seu lado: “agora, Jesus fala pra nós”. Então, olha a continuação do texto: “E todos os que, por minha causa, deixarem casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras receberão cem vezes mais e também a vida eterna”! Aleluia!

Irmão, eu acredito que Jesus não estava só falando de casa, de irmãos, de mãe... Nós estamos diante de um princípio do reino de Deus.

A gente pode acrescentar nessa lista as coisas que deixamos hoje. Jesus poderia ter falado assim: “Olha, ninguém que deixou a sua folga de lado, para atender uma pessoa, ficará sem recompensa... ninguém que deixou o seu conforto para cuidar das crianças, ministrar o louvor ou limpar o prédio da igreja, ficará ainda neste presente século sem receber cem vezes mais”.

Irmão, pode acreditar: cada hora, cada minuto, cada centavo, cada sola de sapato que é gasto, cada pneu, por menor que seja a distancia que você percorre de casa pro prédio da igreja, de casa pra reunião da célula, tudo isto será recompensado se é feito para a obra do reino de Deus.

A verdade é que Deus vê tudo, anota tudo... um copo de água gelada que você oferecer pra um discípulo, não ficará sem recompensa... nenhuma ligação, nenhuma mensagem que enviar, nenhuma gasolina, nenhum telefonema, nada, nada, nada... nada ficará sem recompensa.

É claro, não devemos fazer o bem pra receber algo em troca... eu estou falando de uma motivação... estou mostrando a você que o nosso trabalho para Deus não é em vão... tudo que você faz para agradar a Deus, será recompensado.

Eu acredito, de todo o meu coração, quem arruma estas cadeiras antes do culto, será recompensado por Deus... eu acredito que, quem fica de pé numa reunião dessa, fica lá fora, quando aqui dentro a unção tá tão boa, tão gostosa, na verdade, muitos falam: “Eu vi anjos, ouvi trombetas”, mas ficam lá fora pra um convidado ter onde sentar, eu acredito: vocês serão recompensados... as pessoas que se sacrificam no ministério de crianças... vocês serão recompensados...

E a recompensa dessas pessoas não vai ser um CD no final do culto, não! Deus está vendo o trabalho delas e diz: “...vocês receberão cem vezes mais e também a vida eterna”.

Ah! irmão, se você nutre essa fé no seu coração, você vai diferente pra célula... vai diferente pro discipulado... vai diferente pra uma visita.

Eu sei, algumas pessoas acham que é demais quando a gente desafia dizendo: “Você deve frequentar uma célula! Você precisa ter o seu discipulador”. Algumas pessoas se incomodam com isso.

Inclusive, o desafio agora é preparar uma oferta especial de fim de ano... mas já tem aí também o desafio de você vender tíquetes pro almoço, pra gente andar mais rápido pra aquele terreno... aí, é cada um com a sua motivação...

Mas eu sei que, quem entende isso, sabe, que Deus irá recompensar cada esforço que é feito para Ele.

Eu não estou fazendo pressão, ou cosquinha emocional pra você se despertar e ajudar... eu estou falando de um princípio do reino de Deus.

Toda vez que você entrega o seu dizimo, nenhum centavo ficará sem recompensa. Janelas do céu serão abertas sobre a sua vida, as bênçãos vão vir, ainda nesta era presente, imagina no futuro, na era futura...

Em Mc 4.26-27 diz o seguinte: “Jesus disse: -O Reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra. Quer ele esteja acordado, quer esteja dormindo, ela brota e cresce, sem ele saber como isso acontece”.

Jesus está falando: é assim que o reino de Deus funciona. Tudo que nós lançamos no reino de Deus, mesmo sem a gente entender direito, essas coisas vão crescer, vão brotar e vão dar fruto. É assim que o reino de Deus funciona.

E não é só com o dinheiro... é com o tempo, é com o carinho, é com a dedicação...

Se nós semearmos dedicação, vamos colher dedicação. Se semearmos carinho, vamos colher carinho... porque o reino de Deus é assim, funciona desse jeito.

Tudo que você fizer para Deus, vai ser recompensado... é como uma semente lançada sobre a terra... ela vai brotar, vai crescer e vai dar fruto. Quantos aqui estão semeando coisa boa por aí? A pessoa que levantou a mão do seu lado, fala pra ela: “Se prepara para uma boa colheita”.

Você sabia que Jesus precisava de motivação pra fazer o que Ele fez? Voltando a Hb 12.2, olha só o que a Bíblia está falando: “Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus”.

Irmão, por que Jesus suportou aquela cruz, aquela humilhação, aquela dor, aquela morte? ...foi porque Ele sabia da alegria que viria depois... da alegria que estava prometida pra Ele.

É isso: agrade a Deus, se esforce por isso, porque depois, você vai ser recompensado.

É como foi com Jesus... vai ter vezes que cuidar de alguém, discipular alguém, é uma cruz e bem pesada, de maçaranduba, difícil pra ser carregada... mas não desista, porque lá na frente haverá alegria, haverá recompensa.

Quero terminar, mencionando 1Co 15.58.

Estou cheio de textos... que bom, isto mostra que eu não estou expondo minhas ideias, estou baseado na Palavra de Deus. O v.58 diz: “Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil”.

O que você faz para Deus, não é inútil... nunca foi, nunca é, nunca será. Amém? Então, vamos que vamos, porque Deus te recompensará. Aleluia!

Fecha os teus olhos, vamos orar:

Ó Deus, o Senhor é fiel. Eu creio que quando o Senhor falou que nós seremos recompensados cem vezes mais por tudo que deixamos por causa do Senhor, eu creio, se o Senhor falou, é assim que é. Eu creio, eu acredito, Senhor, que cada copo de água, cada atitude de carinho, cada oferta de 25 centavos, eu acredito, Senhor, se é feito de coração para o teu reino, eu acredito, o Senhor recompensará, porque é desta forma que a coisa funciona. Por isso, ó Deus, eu acredito que o discipulado não é em vão, que cada célula da igreja não é em vão... porque o Senhor está vendo tudo, anotando tudo e, ainda nesta presente era, nós receberemos 100 vezes mais em nome de Jesus.

Muito obrigado, Senhor. E que cada líder de célula, cada discipulador, cada discípulo aqui, possa ter essa motivação no coração e declarar com certeza: Eu sei que o meu trabalho no Senhor não é em vão, não é inútil... eu sei que o Senhor está vendo tudo e recompensará tudo. Aleluia! Louvado seja o seu nome, Senhor. E amém e amém!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page