top of page

CARTA À IGREJA EM ESMIRNA

Apocalipse 2.8-11

 

Introdução

O tema da palavra hoje é esse: Sofrimento Amargo, Mas Deus no Controle.

Porque hoje nós vamos receber a mensagem da segunda carta que Jesus escreveu para a nossa igreja.

Aqui no livro de Apocalipse tem sete cartas de Jesus escritas originariamente para sete igrejas da Ásia Menor, na antiguidade. Mas, na verdade, são cartas para todas as igrejas de todas as épocas, porque as necessidades enfrentadas por uma são as mesmas para todas.

Mas antes de ler a carta, eu quero que você assista um pequeno vídeo agora, que fala da realidade que existe nas igrejas em outras partes do mundo. [...]

Nós somos privilegiados, sabia? Você resolve vir aqui a esse prédio da igreja, você comenta com o vizinho, fala para um parente, telefona pra alguém... você se arruma, você pega a Bíblia vem para o culto, sem nenhum problema.

Depois, você sai daqui do prédio da igreja, comenta com todo mundo, põe na rede social, diz que participou do culto, fala que é crente, e você não corre nenhum risco fazendo isso. Que vida boa, tranquila que você tem! Olha pra pessoa ao lado e diz pra ela: “Você tem uma vida mansa, vida boa”.

Porque, amado, você não faz ideia do que é viver num país onde, se você for cristão, então é perseguido por ser cristão, todos os dias você paga um preço e corre risco de morrer.

A carta que vamos estudar hoje, fala de uma igreja perseguida. Uma igreja aonde os crentes sofriam uma terrível perseguição. É a igreja que ficava em Esmirna. Olha o mapa!

E como estavam os crentes daquela igreja, muitos cristãos ao redor do mundo estão hoje, sendo perseguidos. Há lugares em que os cristãos não podem se reunir em prédios como esse aqui... eles se reúnem em lugares afastados. E ninguém chega na mesma hora para o culto, mas chegam em pequenos grupos, e a pé, pra não chamar a atenção de ninguém.

Muitos cristãos estão nessa hora, estão até presos. Nesse momento, em várias partes do mundo, irmãos nossos na fé, salvos por Jesus, estão indo se reunir em algum lugar com muito cuidado, correndo o risco de morte, mas fazendo isso por amor a Jesus. Alguns estão na cadeia e os familiares vão estar no culto, orando por eles.

Vamos orar também? Vamos pedir a Deus por esses irmãos que sofrem perseguição religiosa. Diga em ração: “Deus, restaura a fé, renove a esperança desses irmãos perseguidos ao redor do mundo, renove suas forças para que eles sempre creiam que o Senhor é maior e que, independente do que esteja acontecendo com eles, a vitória é do Senhor”. Peça isso a Jesus agora em oração.

Então, nós temos aqui uma carta de Jesus para a igreja perseguida, que estava na cidade de Esmirna, mas é a carta de Jesus para a Comunidade Batista Karis também, neste mês do seu aniversário.

Você sabia que no dia 26 de Março de 2011, esta igreja foi organizada? Faz 4 anos. É uma criança esperta toda vida! Se veste e se calça sozinha; come com a própria mãozinha, consegue andar em linha reta, corre e salta, sobe e desce sem dificuldade... fala frases completas, faz muitas perguntas...

É uma graça, aliás, esse é o significado lindo do nosso nome. Karis é uma palavra grega que significa graça, favor de Deus.

Abriu sua Bíblia em Ap 2.8-11, conectou aí? Vamos ler. [...].

A cidade de Esmirna existe até hoje. Ela é conhecida como Esmir, fica na Turquia, é o terceiro maior mais da Turquia, tem dois milhões de habitantes. É uma cidade, a gente vê pelas fotos, muito próspera, bonita.

Na época do império romano, foi construído em Esmirna um templo para o imperador Tibério, que era considerado deus encarnado. Muitos judeus adoravam esse imperador pra ter vantagens financeiras. E por adorarem o imperador, eles perseguiam os cristãos, que rejeitavam essa atitude de adoração ao imperador. Claro, cristãos adoram Cristo, o Senhor, Senhor dos senhores.

Então, vamos olhar com atenção para esta carta de Jesus aos crentes em Esmirna. Logo no começo, v.8, Jesus se apresenta dizendo: “Esta é a mensagem daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver”.  Com isso Jesus está dizendo para aquela igreja: “Eu sou eterno! Morri na cruz, mas tornei a viver.” Aleluia!

Sabe, é com essa certeza que nós vivemos: que Jesus morreu e voltou a viver. Ele é Deus eterno. A morte não foi capaz de segurá-lO.

Aqui no v.8 está escrito assim “tornou a viver”. Essa forma verbal grega recebe o nome de tempo aoristo, fala de algo que aconteceu no passado e que tem consequência permanente. O grego é um idioma muito rico. Então, quando Jesus diz que Ele tornou a viver, isso significa que esse fato, que aconteceu no passado, tem implicações permanentes, ou seja, aconteceu e não muda mais. Jesus ressuscitou e ficou vivo para sempre.

Quando muitos lembram da crucificação e veem Jesus sofrendo na cruz, imaginam assim: Jesus bem que poderia ter descido daquela cruz se quisesse. Ele poderia, claro! Mas Ele disse: “Chegou a minha hora”. Ele tinha uma missão, e foi fiel à ela.

É por isso que não chamamos Jesus de mártir. Mártir é alguém que morre por uma causa, sem opção. Mas Jesus permitiu que O matassem. Ele poderia chamar os anjos e acabar com toda aquela história da crucificação, mas Ele sabia que precisava morrer na cruz para perdão dos seus pecados e dos meus pecados. Jesus sabia que o preço dos nossos pecados precisava ser pago, por isso que Ele foi até o fim. Ele morreu na cruz por mim e por você.

E é interessante no v.9, que Jesus fala assim: “Eu sei o que vocês estão sofrendo”. Ele sofreu as dores mais insuportáveis, e Ele diz: “Eu sei o que vocês estão passando”.

Jesus sabe quando nós passamos por injúrias e calunias muitas vezes. Jesus sabe quando passamos por provações, por enfermidades, por perdas.

Então, quando Ele se apresenta dizendo: “Eu sou aquele que morreu e tornou a viver”, Ele está dizendo, “confiem em Deus”.

Irmão, a vida é cheia de incertezas. Quem aqui sabe o que vai acontecer amanhã na sua vida? Você sabe? Você sabe o que a Dilma vai canetar amanhã? O que ela vai decidir? Nós não sabemos, mas tem uma coisa que eu e você podemos saber e é o que Jesus quer que a gente entenda essa noite: que seja qual for a situação, Deus vai dar uma solução.

Sabe, querido, você tem que passar pela vida, com essa certeza, que o Senhor Jesus passou por provações tremendas, mas que Deus Pai não O abandonou. Jesus diz: “Eu sou aquele que morreu e tornou a viver”, porque Deus é bom. Aleluia!

Na vida nós sofremos tentação e sofremos provação. Não é a mesma coisa, sabia? A tentação é diferente de provação pelo seguinte: a tentação oferece oportunidade para o pecado. É o que o diabo mais quer. Ele tentou Jesus para que transformasse pedra em pão, pra Ele desobedecer a Deus. Mas Jesus não cedeu à tentação, Ele sofreu a tentação mas não pecou.

Já a provação oferece a oportunidade para a fé ficar mais firme. Provações são como aqueles testes feitos na escola. Você faz o teste e no final recebe uma nota. Na vida passamos por provações, pela prova, provação, porque é prova grande, é dificuldade, é problema, é crise, e no final vem a nota e, nesse caso Deus quer recompensar com a coroa da vida.

Mas, claro, não é fácil passar nem por tentação nem por provação. Mas a Palavra de Deus ensina o seguinte, lemos em 1Co 10.13, que é um dos versos mais preciosos do Novo Testamento, ele diz: “As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela.” Aleluia!

E sobre provação, sabe o que a Palavra de Deus diz: Está escrito em Tg 1.2: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações”.

Tem outro texto que nos ajuda a enxergar o sofrimento da forma correta. É o que Jesus falou, lemos em Mt 5.11-12: “Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês”.

Isso não combina muito com o conceito da nossa sociedade hoje, não é? Ser feliz quando alguém olha pra gente e lança uma calunia? Você está lá no seu trabalho e inventaram a maior mentira sobre você?

O Senhor diz: “Ah! Seja feliz. Não tem problema, não. Você é íntegro. Você não aceita propina, não faz maracutaia. Você é uma pessoa correta... então, se te perseguem porque você é meu seguidor, liga não, tem uma grande recompensa guardada no céu pra você, e eles não tem”.

Alguns dos nossos políticos são possuidores de preconceito religioso. Tem lugares onde todas as igrejas foram obrigadas a fechar janelas e portas por causa do barulho. Ficaram climatizadas por dentro. Ótimo. Mas e aí? E os bares, entraram nessa lei também?

Sofremos alguma perseguição por sermos cristãos, mas é bem pouco perto do que a igreja de Esmirna sofria.

Sabe, é interessante o v.9, que o Senhor fala com aqueles irmãos e diz: “Eu sei o que vocês estão sofrendo. Eu conheço, eu sei”.

Amado, Jesus sabe tudo que você está passando. Tudo. Ele conhece o seu coração. Ele conhece a suas aflições. Ele sabe as dificuldades que você enfrenta.

Nesse v.9, Jesus fala para aqueles irmãos: “Eu sei que vocês são pobres”. E a palavra para pobre que Jesus usou é uma palavra que significa pobreza extrema, quando alguém não tem nem o essencial, nem o básico. A pessoa tá na miséria mesmo. E Jesus fala: “Eu sei, vocês são pobres, estão vivendo como miseráveis, e isto é porque escolheram seguir os meus ensinos, os meus princípios ao invés de aceitar esse costume vaidoso do imperador de vocês.”

Porque era comum naquela cidade de Esmirna, a pessoa a viver como miserável, perder tudo, porque escolheu seguir a Cristo. Era comum o imperador retirar todos os bens da pessoa se ela escolhesse seguir a Cristo.

O que você acha? Você entrou pra igreja, foi batizado, isso significava que você ia perder a sua casa, você ia perder o seu carro... quer ser crente em jesus? Então a partir desse momento, anda a pé; a partir de hoje, vai ter que encontrar um novo lugar pra morar, porque aquela casa que você comprou com tanto sacrifício, foi confiscado pelo governo... porque em Esmirna, quem aceita Jesus perde tudo isso.

Era assim em Esmirna. É por isso que eles viviam em extrema pobreza. E aí, Jesus faz um contraponto nesse v.9 dizendo: “Eu sei da sua pobreza, mas você é rico”.

Nessa hora Jesus está destacando a riqueza de caráter deles, a maneira como eles estavam resistindo as provações, a perseguição.

O líder espiritual da igreja de Esmirna era Policarpo, Policarpo de Esmirna, como ficou conhecido.

Quando Policarpo foi perseguido e queriam matá-lo, o pessoal da igreja esconderam ele numa montanha, mas ele foi descoberto. Os historiadores contam que quando os guardas do imperador chegaram à casa onde Policarpo estava escondido na montanha, ele fez questão de servir uma refeição para aqueles homens que vieram prendê-lo. Ele disse: “Vocês fizeram uma viagem longa até chegarem aqui, e nós vamos ter uma viagem longa de volta, então, por favor, sentem, façam uma refeição, se não vocês vão ficar com muita fome”.

E enquanto aqueles homens estavam comendo, a história conta que Policarpo foi pra um canto e passou aquele tempo todo orando, dizendo: “Senhor, eu sei o que me espera, mas se o Senhor permitiu que eles me encontrassem, eu entendo que o Senhor é o Senhor da história da minha vida”.

A história conta que Policarpo foi levado de volta para Esmirna e ele foi queimado na fogueira. E quando queriam amarrá-lo ao tronco pra ser queimado na fogueira, os historiadores registraram que ele disse: “Não precisam me amarrar. Eu sei porque eu estou aqui. Eu estou aqui porque eu não quis negar o meu Senhor”.

Policarpo era tão respeitado na cidade, que uma autoridade romana, disse: “Por favor, homem, negue esse Jesus e confesse que o imperador é o senhor”. E Policarpo respondeu: “Como que eu posso negar Aquele que me tem dado vida todos esses anos?”

E a história conta que Policarpo ficou encostado naquele tronco sem ser amarrado e foi consumido pelas chamas. Isso é ser um mártir.

O texto de Mt 10.28, nos vem à mente quando nós lemos a história de um homem como Policarpo: “Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo”. Era isso que devia estar na mente de Policarpo naquela hora.

No v.10 da carta a Esmirna, Jesus fala sobre perseguição. Jesus fala: “...o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias”. Jesus estava dizendo: “Vem uma perseguição, mas prepara, porque ela é uma perseguição de dez dias”.

Amado, perseguição pode vir, mas Deus nunca perde o controle. Desemprego pode vir, mas Deus não perde o controle. Doença pode vir, mas Deus não perde o controle. Crise conjugal pode vir, mas Deus não perde o controle.

Você vive com essa certeza, de que Deus não perde o controle? O filho de Deus nesta vida enfrenta luta, sofre dificuldades, mas ele sabe que Deus está no controle da sua história.

Você tem essa certeza, de que Deus está no controle da história da sua vida? Deus sempre deseja o melhor para você. Você tem essa certeza?

Interessante que o Senhor Jesus diz: “Vocês vão passar por sofrimento dez dias”. O interessante é que Jesus marca um tempo. Todo sofrimento tem começo meio e fim. Você acredita nisso? Diga amém.

E Jesus conclui a carta com duas promessas para a igreja perseguida de Esmirna. Dá uma olhada no v.10 e 11: “Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida”. Essa é a primeira promessa. Fique firme em meio ao sofrimento, Deus vai coroar a sua perseverança. Ele vai te premiar por isso.

A segunda promessa está no v.11: “O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte”. O vencedor é aquele que recebeu a coroa da vida. Quem recebe a coroa da vida, não passa pela segunda morte, não precisa ter medo da morte.

Jesus disse em Mt 10.28: “Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno”.

Você entende isso “sofrer a segunda morte”? Ouça: há dois tipos de nascimento e tem dois tipos de morte também.

Eu e você entramos nessa vida, porque nascemos um dia. Nossos pais nos geraram e nós nascemos. Esse foi um nascimento físico. É por causa dele que estamos aqui.

Agora, existe uma vida futura, uma vida que vem depois desta, que é no céu ou no inferno. E quem entra no céu? São aqueles que nasceram de novo, são aqueles que nasceram espiritualmente de Deus, porque ouviram a Palavra de Deus e receberam a Jesus como Salvador em seus corações. É isto que a Bíblia ensina, veja Jo 1.12-13: “aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus”.

Tá vendo, dois nascimentos. Um nascimento é dos seus pais, você entrou para esta vida; agora, para entrar no céu, na vida de Deus, tem que nascer de Deus, um nascimento espiritual. Acontece quando você recebe Jesus, crendo que Ele é o Filho de Deus, que morreu na cruz. Quantos aqui já experimentaram esse novo nascimento, já são se tornaram crentes em Jesus?

Agora, segunda morte, o que é isso? Muito simples, você sabe que morte significa separação. A primeira morte é essa que todos vamos experimentar. Por mais saúde que uma pessoa tenha, um dia o coração cansa e não bate mais, o sangue não circula, a pessoa morre e vai ser sepultada no cemitério. É a morte física, quando a alma é separada do corpo. O corpo vai para o cemitério, e a alma para a eternidade.

Aí que está: se a pessoa morreu com a sua alma separada de Deus, então, separada de Deus, não entra no céu, vai para o inferno – e inferno não é vida, é morte, é a segunda morte: ficar separado de Deus para todo o sempre.

Pois bem, essa é a mensagem dessa carta de jesus: a certeza de que a vida eterna está disponível para todo aquele que ouve a mensagem de Deus, se arrepende dos seus pecados e confessa Jesus como Salvador e Senhor.

É uma decisão que ninguém toma por nós. Cada um de nós escolhe seguir a Jesus ou agradar o imperador.

Mas o fato é que quem escolher seguir Jesus, esse receberá a coroa da vida e de modo nenhum sofrerá a segunda morte. Qual é a sua decisão hoje?

Tem lugares nesse mundo, aonde as pessoas tinham a liberdade religiosa como nós temos hoje. Eles podiam ir ao culto da igreja, eles tinham prédios, mas perderam e não faz muito tempo. Hoje, há cristãos que não podem se reunir em prédios mais, então eles se reúnem às escondidas, algumas vezes até em buracos subterrâneos.

Eles entram com todo o cuidado para não serem vistos, não cantam como nós cantamos com instrumentos, voz alta, não tem alguém que diga: “Posso ouvir um gloria a Deus”. Eles cantam baixinho, sussurrando, porque os vizinhos não podem ouvir que estão reunidos.

Eu quero que você experimente um pouco do que esses irmãos vivem. E que isto ajude você a refletir sobe como você tem vivido a vida cristã, com toda a liberdade que tem.

Quem sabe, você está aqui, mas está afastado de Deus, até já foi crente, participou da igreja, mas há anos não frequenta, não participa... quem sabe essa experiência vai te ajudar a refletir e aproveitar a liberdade que você tem e fazer com que você volte para Deus?

Vamos cantar uma música, mas vamos fazer como aqueles irmãos perseguidos fazem. Eles saem de suas casas, vão para um lugar no subterrâneo... eles chegam sem ninguém perceber. Consegue imaginar?

Eles não têm luzes acesas pra não serem descobertos. Então, vamos apagar as nossas. Vamos imaginar que chegamos. Não tem estacionamento... o carro é deixado a cinco quadras, dez quadras e caminhamos a pé, com cuidado... Nós estamos agora no subterrâneo, um lugar escondido, e nós vamos cantar um cântico, “Deus de Promessas”, só que não pode cantar alto. Você vai sussurrar como eles sussurram. Cante pro Senhor, porque os vizinhos não podem ouvir.

Enquanto cantamos, se você quiser se colocar de joelhos...

Tome a decisão: Senhor, quero valorizar a liberdade que eu tenho, quero aproveitar a oportunidade de cultuar ao Senhor...

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page