top of page

CORRIGINDO A ROTA

1 Samuel 30.1-6

 

O tema da mensagem desta noite é: Corrigindo a Rota e Avançando Para o Propósito. Fala para o irmão: "Deus, hoje, vai corrigir a rota da sua vida e você vai chegar ao propósito". - Amado, a Bíblia diz que Deus tem um propósito, tem um plano para os Seus filhos. Como diz a canção executada no dia da minha ordenação ao ministério, em 11 de Abril de 1990, 25 anos atrás ­ eu estou vivendo o ano das bodas de prata! Uma irmãzinha muito preciosa, cantou naquela noite, Vitorino Silva: "Deus tem um plano em cada criatura, Aos astros Ele dá o céu, A cada rio, Ele dá um leito, E um caminho para mim traçou". É assim com você também. Deus tem um plano, um propósito para a sua vida!

Abra a Bíblia em 1Sm 30.1-6. Uma história muito chocante, que tem a ver com a minha história e, certamente, com a sua história. Diz a Palavra do Senhor: "Quando Davi e seus soldados chegaram a Ziclague, no terceiro dia, os amalequitas tinham atacado o Neguebe e Ziclague, e haviam incendiado a cidade. 2 Levaram como prisioneiros todos os que lá estavam: as mulheres, os jovens e os idosos. A ninguém mataram, mas os levaram consigo, quando prosseguiram seu caminho. 3 Ao chegarem a Ziclague, Davi e seus soldados encontraram a cidade destruída pelo fogo e viram que suas mulheres, filhos e filhas haviam sido levados como prisioneiros. 4 Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças. 5 As duas mulheres de Davi também tinham sido levadas: Ainoã de Jezreel, e Abigail de Carmelo, a que fora mulher de Nabal. 6 Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e suas filhas. Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor seu Deus."

 

Olha o final do v.6: "Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor seu Deus". Tem uma versão da Bíblia que diz que Davi renovou as suas forças no Senhor. É isso que Deus quer nos ensinar hoje.

Mas, imagina a cena: Davi havia saído com os homens do seu exército para uma batalha. Isso já tem a ver conosco: quem aqui que não tem uma luta, que não trava uma batalha? Pode ser na sua casa com a família, pode ser no seu trabalho, no seu ministério, na célula que você dirige... quantos aqui estão numa batalha? - Em alguma situação, você está em guerra. Deve ter havido uma guerra pra você chegar aqui hoje. Todos estamos em constante guerra, contra o pecado, por exemplo. Como canta o Thales Roberto: "Todo dia o pecado vem, me chama, todo dia as propostas vem, me chamam!" Verdade, toda hora enfrentamos muitas guerras: guerra financeira, guerra da mídia, guerra contra os demônios... todos os dias enfrentamos batalhas. Nós, filhos de Deus, lutamos uma guerra pra nos manter em santidade, manter a família, manter o ministério.

Davi, então, volta de uma batalha com os seus soldados. Essa volta, era animada, era volta pra casa, volta pra família... se tivesse sido filmada, o fundo musical seria aquele do Indiana Jones, bem animadinha, ouça só (fundo musical).

Mas aí, diz o texto, que eles chegaram e encontraram a cidade destruída pelo fogo. Os que tinham mulheres, filhos e filhas, viram que todos haviam sido levados como prisioneiros. Então, quando eles chegam na cidade, eles se deparam com esse quadro... eles olham para a cidade, mas cadê a cidade? ...estava em chamas, as mulheres levadas embora, os filhos feitos escravos. Olha que situação, querido!

É desse jeito a vida da gente... o time tá ganhando, tá fazendo muitos gols, mas de repente surge uma situação difícil. Davi e seu exército, esperavam encontrar as coisas daquele jeito? Não. - Muitas vezes, nós fazemos um projeto, fazemos nossos alvos, nossos planos, e até vamos ganhando, vamos vencendo, vamos avançando, ganhamos batalhas, multiplicamos, formamos discípulos, prosseguimos na construção do prédio... Mas, deixa eu dizer uma coisa pra você: a Bíblia diz que nós lutamos contra as forças do mal. A Bíblia diz que travamos lutas espirituais e que tem o dia mau, o pior dia da guerra, o mais violento, o mais cruel, que chega de repente.

Então, querido, essa mensagem é uma direção pra nós ficarmos em estado de alerta, vigiarmos, porque os amalequitas estão aí pra sequestrar as mulheres e os filhos de Israel. O diabo está ao redor pra destruir o povo de Deus, e ele sabe aonde tocar, ele sabe aonde vai pegar você. - Mesmo depois de um tempo de vitória, mesmo depois de um tempo de sucesso, mesmo depois de um período de fé, de ousadia, sem levar nenhum gol, quando você menos espera, o diabo arma uma cilada e você se encontra numa situação que não vê saída. Quantos já viveram isso? O diabo não pega leve, ele não tá feliz com você. Você parou de ser um instrumento dele e se tornou instrumento de Deus. Amém? E o diabo não está feliz. Ele tenta tocar naquilo que você ama. 

Foi assim com Davi. Não tinha mais cidade, não havia mais casa, não havia mais família...

 

A angustia foi tão grande, o choro foi tão grande, que eles perderam a força. Diz o texto no v.4, que eles ficaram sem força de tanto chorar. - Lendo esse texto, lembro de algumas vezes que passei por isso. Claro que a angustia não foi tão profunda, tão extrema como a de Davi, mas eu lembro de já ter chorado de soluçar, tomado de tristeza por algumas perdas que eu tive. Uma delas foi o 5º ano escolar. Eu perdi um ano de escola, repeti a quinta série. Aquele dia a tristeza me consumiu, porque meus pais acreditavam em mim e eu não correspondi aos anseios deles. Meus colegas foram todos aprovados, o meu irmão foi aprovado, e eu não. Outra tristeza grande que eu tive, aconteceu no meu primeiro ano de pastor. Eu e Tânia fomos servir numa cidade chamada Brodowsky-SP, terra natal do pintor Cândido Portinari. Eu estava tão animado fazendo a obra de Deus naquela cidade, quando veio um irmãozinho e criticou duramente o que estava sendo feito. Mordida de ovelha é muito dolorosa. Chorei muito. Eu fiquei tão angustiado com aquilo que me surgiu brotoejas pelo corpo que coçavam demais da conta. Era a minha primeira grande perda no ministério.  Na vida nesse mundo, passamos por isso. Muitas vezes o time tá ganhando, as coisas estão indo bem, a família indo bem, as finanças indo bem, mas o diabo sempre acha um jeito de desviar a gente do propósito de Deus para a nossa vida.

Quem sabe, você está justamente assim: fora do propósito de Deus hoje, fazendo curvas na sua vida, descendo ladeira abaixo, todo desgovernado por conta de alguma situação triste? Ah! Mas, hoje Deus vai corrigir a rota. Você vai se fortalecer em Deus e vai alcançar o propósito para a sua vida! Querido, o diabo pode fazer emboscadas, pode trazer os amalequitas, pode tacar fogo, pode tentar impendir, mas com Deus, você corrige a rota! É como no aparelhinho de GPS. A mulher fala: "corrigindo a rota, corrigindo a rota". Daí a pouco acha de novo o caminho e você chega no destino. É isso que Deus quer pra você. Aleluia!

Olha como foi com Davi. A primeira estratégia do diabo foi criar confusão pra Davi não terminar bem.

Diga comigo: Onde há confusão não há conclusão. - Davi e aqueles homens ficaram tão angustiados, tão tristes, que eles se esqueceram da história que tinham vivido com Davi. Eles esquecem das vitórias que já tiveram juntos. Olha, toda vez que o diabo traz confusão é para que não haja conclusão. Pode ver: as maiores burradas que você e eu fizemos na vida, foi em que momento? Momento de confusão, quando a gente não vê direito, não escuta direito, não entende direito. A mulher fala A, o marido entende B, os filhos entendem C. E as coisas embolam.

 

É nessa hora você precisa fazer como Davi: primeira coisa que precisamos fazer quando somos surpreendidos por uma situação dificil... o que fazer? Primeira coisa: Psiiiu. Olha pro seu irmão e diga: "Fique quieto".

Voce não vê Davi falando nenhuma palavra nesse texto. Você não vê Davi falando: "Não. Isso aqui vai melhorar!" Você não vê Davi tentando animar o povo... você não vê Davi tentando achar um culpado. O que a Bíblia revela é que eles choraram juntos. A Palavra de Deus diz mesmo em Rm 12.15: "Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram". Irmão, se alegrar com os que se alegram é fácil, mas chorar com os que choram, não é... Quando o time tá ganhando... a conta bancária tá gorda... quando o maridão tá trazendo flor toda semana pra casa... quando você chega pra conversar com a mulher e a mulher não tá com dor de cabeça, os filhos tão tirando 10 em Matemática, aí é fácil se alegrar! É comprar pipoca e fazer a festa! Mas, é duro quando se está levando de 10 a 0 e sorrir pra todo mundo.  E muitas vezes, Deus permite situações difíceis, para que a gente aprenda a chorar junto. - Quando a pimenta arde no olho de um irmão, não é refresco não, querido! Aprenda a sentir a dor que ele está sentindo, chora junto. Eu tenho que melhorar nisso. Outro dia, um casal de irmãos nossos, teve a casa assaltada. Eu devia ter comparecido logo pra chorar junto com eles, mas eu levei 4 dias. Misericórdia! É, eu achei que podia fazer como Jesus, viu? Quando Lazaro morreu, Jesus também levou quatro dias pra chegar. Mas tem uma coisa: Ele devolveu Lazaro vivo para as suas irmãs Marta e Maria e eu não pude devolver o que foi roubado daquele casal. Eu preciso chorar junto. E digo a você, irmã que é esposa: para de ser crítica e comece a chorar junto com o seu marido. Marido, pare de ser crítico e comece a chorar junto com sua mulher! Liderado, pare de criticar sua célula e comece a chorar junto com seu líder. Porque a Bíblia diz que Davi e seus soldados, diante de uma situação triste, diz que eles choraram juntos, v.4.

Mas, no final do v.6, fala o que foi que Davi fez. O que ele fez? Está escrito: "Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor seu Deus".

 

Ah! Davi não foi choramingar no vizinho, ele não se revoltou contra ninguém, não. A Bíblia diz que ele se renovou no Senhor seu Deus. Querido, o momento estava muito delicado: cidade destruída, mulheres e filhos levados embora... os soldados de Davi até cogitaram de apedrejar o seu líder. E Davi tinha culpa, irmão? Ele também teve os seus queridos levados. Tava todo mundo no mesmo barco! Mas é isso, o diabo sempre tenta criar confusão, ele gosta quando procuramos achar o culpado, por exemplo. Porque é muito mais fácil achar o culpado, do que corrigir a rota. É mais fácil dizer: "A culpa é do líder, a culpa é do discipulador, a culpa é de Fulano, por isso que tá assim desse jeito! É a Dilma, são esses politicos...".

Se você procurar o culpado, você vai achar, mas e daí? O Brasil tá um tempão achando os culpados, achou do Mensalão, agora tá achando os da Operação Lava Jato... acha o culpado, mas não corrige a rota. Não resolve. - Mas a Bíblia diz que Davi fez melhor, ele se renovou no Senhor. Não está escrito se ele orou, se ele jejuou, mas que ele fez algumas coisas pra se fortalecer em Deus, ele fez. Querido, talvez você chegou aqui angustiado, com gente querendo apedrejar você, então faz como Davi: renove as suas forças em Deus. Talvez, você é um líder de célula e as pessoas debaixo da sua liderança andam desanimadas, desencorajadas, não procuram o discipulado, mas procuram pedras pra tacar... Querido, líder, bem-vindo ao ministério.

Mas tem um lugar que não tem problema, não tem dificuldade, não tem pedradas... chama-se cemitério. Fica no final da Rua da Igualdade. Quantos querem ir pra lá? - Então diz pro seu irmão: "Quem tá vivo, passa por provação". Mas, tem uma boa notícia: Deus prometeu estar contigo até o fim. Se você entrar na cova dos leões, Ele entrará contigo e fará os leões jejuarem por sua causa. Se você entrar na fornalha ardente, Ele entrará contigo e você não vai ser queimado! Pode dar um glória a Deus, aí? Então, a primeira coisa que precisamos fazer para nos fortalecer em Deus diante de uma prova é fechar a boca. Fala pro seu irmão: Pssiu. A segunda coisa é: Não ache o culpado.

Agora, a terceira coisa que você e eu devemos fazer para nos fortalecer em Deus, diante de uma luta, diante de um problema, é procurar aquilo que dá esperança.

Uma das coisas, irmão, que faz a gente renovar, é lembrar de onde Deus nos tirou. Eu não sei você, mas às vezes a gente esquece de onde Deus nos tirou. Talvez você andava caído aí pelas valetas, todo tonto, chamando Jesus de Genésio. Talvez, Deus tirou você do álcool. De onde Deus te tirou? Quem sabe, você não tinha um canarinho pra dar de beber água, e hoje você tem uma barra forte, circular, é ou não é? Quantos que não tinham perspectiva de nada? Olha de onde Deus tirou você! Hoje, você tá aí, bonito, cheiroso. Cada um tem uma história. Você casou! E você era tão feio, tão magro, mas Deus tirou você da boca da onça. Foi ou não foi? Aleluia!

 

Outra coisa, amado, que você deve lembrar para se fortalecer em Deus, é das promessas que Deus faz. - Uma promessa de Deus que me encoraja muito é aquela declaração de que Ele tem cuidado de nós. Quando eu comecei a minha família, eu era apenas um jovem estudante, sem estabilidade financeira nenhuma. A Tânia descobriu, por uma ação de Deus, que eu existia, foi ao meu encontro, namoramos e passado dois anos, aconteceu o nosso casamento. Não havia estabilidade financeira, mas sempre tivemos onde morar e o que comer. É maravilhoso confiar no Deus que cumpre promessas. Querido, se Deus falou que vai te dar uma família abençoada, Ele vai te dar. Se Ele falou que vai abrir aquela porta de emprego que você está esperando, creia que Ele vai te dar. Se Deus falou que você será um grande empresário, aguarde, espere, porque vai se cumprir. Se Deus falou que vai te dar aquela morena, 1,20m, de olhos verdes, creia, meu irmão. Amém? Sabe por que? Porque Deus não é homem pra mentir! Um dia, Deus falou pra gente aqui na igreja, nós nem éramos um grupo de 100 membros ainda, mas Deus falou pra gente comprar um terreno de 100 mil reais e a gente comprou. Depois, Deus falou pra gente começar a construir e a construção tá aí!

 

Então, naqueles momentos que parece que nada dá certo, a primeira coisa é fechar a boca. Segunda coisa, não achar culpados. Nossa tendência é tacar pedra, "vamos apedrejar!" É isso que o Brasil faz na rua. Mas, a coisa certa a fazer é chorar juntos.

A próxima coisa que temos que fazer para alcançarmos o propósito de Deus, é corrigir a rota. Deus tem um propósito para a nossa igreja. Assim como Deus tem um propósito para cada pessoa, existe um propósito para cada igreja. O propósito da nossa igreja, Deus me mostra, se resume em duas palavras: amor e cuidado. Não alcançamos esse propósito ainda, mas o nosso chamado é amar pessoas e cuidar delas.

E sabe o que o Senhor tem me falado nesse tempo? Dá uma parada, pare, eu quero que você faça um projeto, quero que você corrija a rota.

Não temos que nos preocupar em avançar agora... o momento que vivemos é de corrigir a rota. Às vezes, amado, tem áreas da sua vida que tá precisando de ajustar também. Então, querido, não é hora de pressa, não é hora de ter raiva, nem de apedrejar, nem de fraquejar. Davi e o seu exército, diante do desafio, tinha tudo pra desanimar. Havia muita coisa pra causar abatimento, abatimento, abatimento e a estratégia do diabo era destruir tudo mundo mesmo. O diabo quer você fraco. Ele não te quer, segundo aquela gíria que ouço por aí, "chapado" do Espírito Santo, dando pedalada na vida espiritual... o diabo quer tirar a sua força pra você não avançar em direção ao propósito de Deus.

Mas é diante do desafio que Davi pára, fecha a boca e procura se renovar no Senhor. - Irmão, alguém vai apedrejar, que apedreje, mas uma coisa eu sei: eu vou corrigir a rota. Isso não vai ficar assim, não vai terminar assim. Eu vou avançar para o propósito de Deus! Outra coisa, querido, que precisamos fazer para nos fortalecer em Deus, é lembrar das vitórias que Deus já deu. Vibre com as vitórias que Deus já te deu! Lembra dos problemas que já teve e que já foram resolvidos? Lembra das dificuldades que Deus já te tirou? Lembra dos livramentos? Nós temos que lembrar dos milagres que Deus fez pra nós.  Muitas vezes, Deus abre o Mar Vermelho, manda pão, manda chuva, mas a gente só olha o problema, só a dificuldade, mas nós temos que aprender a lembrar das vitórias que Deus já deu.

 

Eu lembro do primeiro batismo ocorrido em nossa igreja. Nós não temos batistério e sempre é preciso recorrer aonde tem piscina. E aonde pode ser? Pois o primeiro batismo da igreja, éramos 65 membros ainda, e foi revolucionário, porque começamos a chamar batismo de Festa das Águas e a festa aconteceu numa piscina coberta, recém-construída, grande e térmica, no maior clube da cidade, igreja nenhuma havia explorado, mas Deus deu pra nós! Eu lembro que a gente tinha aqui na frente um painel aonde marcávamos "X" nos quadrinhos, toda vez que uma mensalidade do terreno era paga... O terreno foi quitado sem nenhum atraso! Eu lembro de um dia, lá em Ribeirão Preto-SP, morávamos lá quando aconteceu um temporal à noite e, ventos de 100 km/h, um tornado deixou mais de 5 mil casas destruídas, prédios devastados... foi terrível. O barulho do vento e das telhas sendo arrancadas das casas, era assustador. Eu lembro de ter ido ao berço do Davi, 1 ano de idade ainda, e projetado meu corpo sobre ele, pra nada atingi-lo, caso houvesse um desmoronamento da nossa casa. Irmão, naquela noite, postes caíram, telhados vizinhos foram arrancados, árvores enormes tombaram... mas a nossa casa não teve uma telha quebrada.  Ah! Nos momentos de dificuldades, nós temos que lembrar de onde Deus nos tirou, temos que lembrar das promessas, temos que lembrar das vitórias já conquistadas. - Sabe o que Deus quer fazer nesta noite? Te mostrar que Ele tem um plano para a sua vida. Não desanime se está passando por uma grande dificuldade. Corrija a rota, mas não saia do propósito.

 

No final de tudo isso, está escrito no v.19: "Davi recuperou tudo". Tudo que os amalequitas haviam levado, Davi recuperou tudo e ainda ficou com os despojos do inimigo. - Porque Deus, irmão, começa e termina. Deus não faz a coisa pela metade, Ele não vai te deixar na mão. Deus começa e termina. Amém. Uma frase de CS Lewis diz assim: Dificuldades, imprevistos e problemas preparam pessoas comuns para propósitos extraordinários. Sabe porque você está passando por um vendaval, por um imprevisto, por uma luta, por uma dificuldade? Deus está te preparando para algo maior. Pra algo mais forte. Esse será o final de ano mais poderoso da sua vida. Você crê nisso? Fecha seus olhos. Vamos orar.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page