top of page

VOCÊ PODE FAZER A DIFERENÇA

Hebreus 12.1-3

 

Introdução

Já ouvi dizer que a vida é uma maratona, aquela corrida de longo percurso que se faz a pé. Mas a vida é um desafio bem maior do que isso.

Numa maratona, os atletas sabem que a linha de chegada está a exatos quarenta e dois quilômetros à frente. Eles sabem!

Numa maratona, os corredores também sabem que levarão, em média, duas horas para concluir a corrida. Sim, eles sabem!

Agora, a corrida da vida é diferente: você nunca sabe onde está a linha de chegada até que cruze por ela.

É aí que alguns dizem: “Pois é, por isso que eu não tenho pressa nenhuma”.

Eu estou nessa corrida já vai beirando cinco décadas. Não sei aonde está a linha de chegada... desconfio que já estou entrando na segunda metade... Você pode estar mais perto do início, ou mais próximo do fim... o fato, porém, é que todos estamos na corrida.

E a Palavra de Deus diz: “...estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos”.

Quando você lê que está rodeado por "tão grande nuvem de testemunhas" e que deve correr com “paciência a carreira que nos está proposta " (Hb 12:1), você logo deveria imaginar o seguinte: um estádio (tipo o Maracanã, ou o Engenhão)cheio, como em final de campeonato, Vasco e Flamengo... Vasco 3 e Flamengo 1...

O estádio cheio e você lá na pista para vencer uma corrida, sim, porque você é vencedor! De lá, então, você se vê assim rodeado por uma nuvem de testemunhas. Não é tremendo?

Agora, a questão é: compreenda que testemunhas são estas! Quem são aqueles nas arquibancadas que estão na torcida por você, incentivando, gritando “Vamos, vamos! Você consegue!” Quem são esses que torcem pela sua vitória?

Vou te mostrar: são todas pessoas de fé... você entrou no estádio, começou a corrida... e elas estão lá te observando para te incentivar.

Então, o incentivo delas serve pra te fortalecer e fazer com que você continue a correr a corrida até que o nosso Deus diga: “Pronto, aqui é a sua linha de chegada”.

Sabe, nessa arquibancada, nessa nuvem de testemunhas, estão pessoas de fé como as do capítulo 11 (tem uma lista delas aqui): Abel, Enoque, Noé, Abraão, Moisés, Raabe e milhares de outros como eles)!

Imagina! Imagina você fazendo o seu percurso (é, você... mesmo com uns quilinhos a mais ou com pouca massa muscular...), você vem vindo na sua corrida, e aí, um velhinho desce lá das arquibancadas, vem pra perto do alambrado, te cumprimenta e diz: "Hei, uma pessoa pode fazer a diferença".

E continua: "Eu sei disso porque, quando Deus decidiu destruir a terra com água, Ele fez uma aliança comigo para que a raça humana não desaparecesse" (Gn 8:21).

Quem é esse homem velhinho? Noé.

Tivesse aqui somente as crianças, eu as ajudaria dizendo: “O nome dele é Noá, Noé, Noí, Noó ou Noú?” e as crianças responderiam: Noé! Muito bem!

A Bíblia diz que Noé chegou aos 950 anos de idade. Olha que conquista!

Mas isso não é nada comparado ao modo como Noé viveu a sua vida. Afinal, a retidão de Noé, a vida reta que ele viveu, impediu que a humanidade desaparecesse.

O Livro de Gênesis conta que a condição do mundo nos dias de Noé, olha só como era: Está escrito em Gn 6.5-8: “E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR”.

Noé foi um homem que fez a diferença. Você percebeu?

Fazendo a diferença

Irmão, enquanto você corre a corrida da sua vida nesse estádio do mundo, (e quem sabe, uma corrida que não está nada fácil, você está sob pressão, cansado, sofrendo dores...), mas Deus colocou Noé, aqui nas páginas da Bíblia, pra te dar incentivo! Deus é muito bom!

Noé ensina algumas maneiras de você ser uma pessoa que faz a diferença.

 

...Noé diz, que você pode fazer a diferença, primeiro:

1- PARA A SUA FAMÍLIA

Em Gn 7.1 lemos isto: "...disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa [família]na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração".

Você sozinho, levar uma vida de obediência a Deus é uma coisa que abençoa todos da sua casa.

A família de Noé foi preservada do dilúvio, foi salva, porque Deus, vendo a obediência de Noé, escolheu ele pra construir a arca. Portanto, a obediência de Noé trouxe benefício não só a ele, mas à toda a família dele.

Preste atenção: aquelas pessoas que estão próximas de você, na sua casa (os pais, os filhos, o cônjuge, os seus irmãos – muitos podem estar até com a vida na lama, endividados, doentes, ressentidos, envolvidos nas drogas, na bebedeira...), mas todos podem ser beneficiados se você fizer o que é certo.

Noé ensina: seja obediente a Deus e todos os seus entes queridos serão abençoados. Você pode fazer a diferença!

...segunda coisa que Noé diz é que você pode fazer a diferença:

2- PARA O MUNDO

Ninguém mais vai cumprir o papel que Noé cumpriu... Deus não vai mandar outro dilúvio...

Tem havido inundações, tsunamis como o de sexta-feira no Japão... mas o dilúvio foi um só (não vai acontecer outro) e Deus escolheu Noé para um papel especial...

Por ordem de Deus, Noé construiu uma arca para salvar sua família e um casal de cada espécie de animais do mundo, antes que a terra fosse destruída com água.

Em Abril do ano passado, os cientistas divulgaram uma nota afirmando ter encontrado vestígios da arca de Noé na Turquia.

Você não precisa ser um Noé para causar um novo impacto no mundo... mas, aqui na cidade, no lugar onde você vive, você pode fazer a diferença.

Certa vez um rapazinho ficou admirado ao ver um homem de 85 anos de idade plantar um pé de jabuticabas (porque leva 12 anos para a primeira frutificação). O idoso preparou a terra, plantou a mudinha, regou... e o rapaz perguntou: “O senhor não espera comer jabuticabas dessa árvore, não é?” E o idoso senhor, respondeu: “Não, mas alguém vai comer”.

Irmão, ganhar sozinho o bairro da Penha para Jesus, você não pode... esse é o segundo maior bairro da cidade... mas salvar uma alma você pode, trazer uma pessoa pra Jesus você pode!

Noé abençoou o mundo inteiro vivendo sozinho, uma vida reta diante de Deus... você também pode abençoar gerações futuras, plantando o seu pé de jabuticabas.

... Noé diz mais: você pode fazer a diferença:

3- PARA DEUS

Cada um de nós tem muita, muita importância para Deus. A Bíblia diz: “Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração” (2Cr 16:9 – NVI).

Esse verso diz que Deus está sempre à procura de alguém apaixonado por Ele, totalmente dedicado a Ele, porque Deus deseja fortalecer essa pessoa para que ela toque o mundo com a sua presença!

Foi o que aconteceu com Noé. Deus estava desanimado com a humanidade. Mas, aprovou o modo obediente como Noé vivia e Deus fortaleceu Noé para que ele mudasse o curso da história.

Irmão, por causa do seu relacionamento com Deus, por causa da sua paixão por Deus, por causa da sua dedicação a Deus, o rumo de uma vida pode ser mudado... a história de uma família, de uma casa, pode ser mudada!

Sim, você pode fazer a diferença. Você pode!

 

...Noé diz, você pode:

4- FAZER A DIFERENÇA EM QUALQUER ÉPOCA

Algumas pessoas colocam limites para elas mesmas... elas têm talento, tem inteligência, tem experiência, mas se limitam, porque dizem: “não tem mais idade”. Elas dizem: “Ah, tivesse eu mais tempo, mais condições... se não fosse minha coluna...”.

Mas, com Deus não tem essa conversa, não... experiência, talento, idade, dinheiro... isso não quer dizer nada pra Deus.

Certa vez, a Bíblia conta, Deus usou um garoto com cinco pães e dois peixinhos para alimentar cinco mil pessoas (Jo 6.1-13)! ...se Deus tiver que usar um menino, Ele usa...

Quando Deus usou Noé pra construir a arca, ele tinha 500 anos de idade quando começou a fazer isso!

Você nunca é velho ou jovem demais para fazer a diferença nesse mundo para Deus.

Conclusão

Então, encostado naquele alambrado do estádio, enquanto você vem vindo na sua corrida, Noé só te dá incentivo.

Ele fala: "Não tenha medo de se levantar no meio da multidão. Eu sei o que significa estar sozinho. Ninguém me incentivou a obedecer a Deus, mas eu fiquei do lado dEle, mesmo quando todo mundo ficava contra mim e me chamavam de idiota construindo aquela arca em pleno deserto. As pessoas que fazem a diferença são diferentes. Não deixe que elas incomodem você”.

Outro incentivo de Noé: "Não tenha medo de fazer algo pela primeira vez. Foi estranho construir um barco longe do mar. Foi estranho esperar pela chuva, porque eu não sabia o que era isso... Deus falou em dilúvio e ninguém podia imaginar o que era. Mas eu me preocupei em obedecer a Deus e construí a arca. Ah! Não deixe que as palavras 'isso nunca foi feito', não deixe que elas te impeçam de fazer o que Deus pede."

E outro incentivo de Noé: "Quando você ver um arco colorido no céu (que alguns chamam de arco-íris, mas o nome correto é “arco da aliança”)... quando você ver esse arco no céu, lembre-se de que uma pessoa pode fazer a diferença. Eu nunca tinha visto um arco antes de fazer o que Deus havia me pedido. Mas Ele colocou o arco no céu como um sinal de aliança com toda a humanidade a fim de mostrar que o mundo, jamais, será novamente destruído com água. Sabe, da próxima vez que você ver no céu aquele arco colorido, o arco da aliança, pense na promessa que Deus fez: Ele me viu dedicado a Ele, consagrado a Ele, e me fortaleceu... ah! você pode fazer a diferença!"

Para a sua família... para o mundo... para Deus... em qualquer época, você pode!

Agora, antes de dizer um amém final à essa pregação, eu quero pedir, com muito amor e carinho, uma coisa só pra você, uma coisa só: até dezembro desse ano, ganhe uma pessoa pra Jesus.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 13/3/2011

bottom of page