top of page

O REFÚGIO

Salmo 9.9

 

“O SENHOR será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia” (Sl 9.9 – ACF).

 

Você já viu um ratinho, um desses camundongos, desesperado fugindo do gato?

Como aquele velho desenho animado do Tom e Jerry: o gato Tom raramente consegue capturar o Jerry, principalmente por que ele é um ratinho habilidoso e muito engenhoso... ele sabe escapar das armadilhas do Tom, mesmo porque, na hora do seu maior aperto, na hora do seu maior sufoco, tem um buraco de rato na parede, bem rente ao chão, e pra lá o Jerry corre... os adolescentes dizem “vaza”... é pra lá que o Jerry “vaza”!

Pois, esse buraco na parede, esse esconderijo onde o ratinho consegue ficar a salvo do seu predador, é a figura exata para definir o que é um refúgio, ou seja: refúgio é um lugar seguro, um abrigo, um lugar onde estar a salvo, protegido, guardado em segurança.

 

Irmão, é justamente isso que Deus será para aqueles que nEle confiam: um refúgio!

Você deve ter percebido que neste verso do salmo aparece duas vezes a palavra refúgio. Se você está usando a NTLH, você lê assim: “O SENHOR é um abrigo para os que são perseguidos; ele os protege em tempos de aflição”. Onde aparece “abrigo” e onde aparece “protege em tempos de aflição”, a idéia aí é a mesma, é de refúgio, porque refúgio é abrigo, é lugar onde ficar protegido em tempos de aflição.

Uma outra versão da Bíblia está assim: “O Senhor é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade.”

Aqui aparece “refúgio” e depois aparece “torre segura na hora da adversidade”. Refúgio! Essa versão faz lembrar os castelos e das torres que eles têm, coisa que na nossa cultura não existe...

Por isso, é até comum se fazer uma confusão de castelo com palácio. Pensamos que castelo é a residência do rei, uma casa luxuosa, suntuosa – mas o palácio é que é assim... castelo, não.

A função do castelo no período Medieval era servir de abrigo militar... o castelo era uma construção projetada para a defesa, tanto que os castelos têm um fosso, tem muros internos e externos, tem ponte elevadiça, tem torres...

E a torre de um castelo era um lugar alto e fortificado, a torre é um lugar de segurança durante as batalhas. Idéia de refúgio.

Então, duas vezes nesse verso aparece a palavra “refúgio”.

Mas há algo interessante nessas vezes: quase não se percebe isso na leitura, mas no original hebraico da Bíblia, existe uma leve diferença, uma leve variação no sentido da palavra refúgio.

Na primeira vez, ela dá a entender que é um refúgio alto, onde ninguém consegue ou pode alcançar você.

Na segunda vez, a palavra “refúgio” ganha a idéia de um lugar forte que ninguém pode destruir. Por essa razão, que uma versão da Bíblia fala em “torre”, um lugar alto e forte, muito seguro.

Agora, irmão, diz a Palavra de Deus: “O SENHOR será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia”. Isso não é maravilhoso?

Neste mundo em que você vive rodeado de perigos constantes... é perigo nas estradas, perigo no trabalho, perigo até dentro de casa, enfim, nas mais diversas circunstâncias...

Alguns de vocês têm sido acusados por inimigos sem rosto, gente que você não imagina, não conhece... (e outros inimigos até com rosto, porque esses você sabe quem são)... inimigos que estão sempre dispostos a destruir a sua vida, a ferir as pessoas que você ama...

A vida também, que é cheia de competição... e nem sempre as pessoas mais capazes é que vencem, e sim, os mais desonestos, os mais truculentos...

Então, você não acha maravilhoso saber, no meio disso tudo, que o Senhor é um refúgio alto e forte para a sua vida, para onde você pode correr, mesmo exausto e aflito a fim de encontrar segurança e proteção?

Certamente! Uma ilustração de que gosto e costumo usar muito, é a da dona-de-casa caçando um rato com a vassoura. O rato perde tempo olhando para a vassoura? Claro que não! Ele fica de olho é num buraco, num refúgio... irmão: Deus é o seu refúgio!

 

Perceba também, que este versículo do Salmo, fala em tribulação e dos que estão sendo oprimidos.

Literalmente, essas expressões significam “tempos de dificuldade”. Tribulação é amargura, é sofrimento, é aflição. Quer dizer, é toda uma situação, que deixa você oprimido, angustiado.

Sabe, Deus está falando aqui, daquelas pessoas que, por serem bondosas, por buscarem a paz, por quererem o bem dos outros, acabam guardando silêncio e aceitando a dor e, em conseqüência, passam por tempos difíceis, esperando que Deus Se manifeste em algum momento.

É dessas pessoas que o salmo fala, é desses que são bondosos e que estão sendo oprimidos... é desses... desses pra quem o inimigo está crescendo prá cima... desses que estão passando por um período duro e difícil na vida e que estão à espera da manifestação do poder de Deus.

Pois eu te digo, meu irmão, minha irmã: E Deus Se manifestará.

Daniel estava na cova dos leões, e Deus Se manifestou...

Os amigos de Daniel estavam na fornalha de fogo ardente, fornalha aquecida sete vezes mais do que de costume, e Deus Se manifestou...

Jó estava doente demais, enfermo toda vida, e Deus Se manifestou...

Maria Madalena era uma mulher cheia de culpa e de vergonha, terrivelmente oprimida, mas Deus Se manifestou!

Jesus estava morto fazia três dias e todo o inferno festejava a vitória do mal sobre o bem, a vitória do ódio sobre o amor, mas Deus Se manifestou!

E se você está confiante, está esperando que Deus também Se manifeste na sua vida, eu lhe digo com a autoridade de um profeta: Ele vai Se manifestar!

Porque diz a Palavra de Deus num outro salmo: “o protetor de Israel não dormirá”! “Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel” Aleluia! (Sl 121.4 – ACF).

Por isso, irmão, na hora mais dolorosa e amarga, quando o mundo parece desabafar, quando ninguém te compreende, e só te acusa, só te critica, só te persegue... nessa hora em que o inimigo cresce pra cima de você, corra para o seu refúgio!

Porque, acredite, Deus está vendo todas as suas lutas, todas as suas dificuldades... e Ele está aí bem ao seu alcance... você pode correr para Ele agora mesmo! Você pode falar para Ele da sua angústia, sim, porque Ele é capaz de entender as aflições da sua alma.

Sim, Jesus é capaz, como ninguém mais é capaz, de entender o seu sofrimento.

 

Digo isso porque está escrito na Palavra de Deus, que Jesus era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores... aflito, ferido e oprimido... a Bíblia fala que Jesus foi moído, tão grande e terrível foi o Seu sofrimento...

Jesus conhece a sua dor, porque Ele se identificou com você.

Por isso, não saia daqui para as lutas e os desafios que te aguardam no caminho, sem ter a certeza do companheirismo de Jesus.

Não importa quão difícil seja a situação... não importa quão furioso o inimigo tem se levantado... lembra que o Senhor é alto refúgio para o oprimido.

Então, confia em Deus, se refugia nEle, porque Deus vai se manifestar e quem vai crescer pra cima do inimigo, vai ser você, no nome de Jesus!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 13/2/2011

bottom of page