top of page

VIVER SEM LIMITAÇÕES

2 Timóteo 1.12

 

...se o irmão em Cristo não tem uma Bíblia, por favor, senta aí perto de um crente.

“É por isso que sofro essas coisas. Mas eu ainda tenho muita confiança, pois sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar, até aquele dia, aquilo que ele me confiou”.

 

Introdução

Todos vivemos com limites. Existe um limite para tudo o que fazemos.

A TV acabou de exibir um programa, cujo objetivo era testar a capacidade de sobrevivência e de adaptação de um grupo de pessoas às mais diferentes condições e privações. Aquele programa, no Brasil, foi uma cópia barata do original americano. Ninguém perdeu nada se deixou de assistir. Mas a proposta valeu: o ser humano, em geral, vive no limite.

Tem um limite para a pessoa ficar sem comer e para comer também tem limite... entende o mistério? Tem um limite para ficar sem beber água, sem dormir... tem um limite para falar ao telefone... até pra eu aqui pregando e você ouvindo, tem um limite.

A pergunta desta noite então é: No Reino de Deus, o que limita a minha vida?

Sim! No Reino de Deus, onde a vontade dEle é sempre boa, perfeita e agradável – não tem erro... é a melhor coisa da vida – desfrutar da vontade de Deus!

David  Livingstone foi um famoso missionário nas selvas africanas... deixou o conforto da cidade para viver no meio do mato entre selvagens. Quando alguém perguntou a razão dessa escolha, Livingstone disse: "Eu tenho preferido estar no coração da África dentro da vontade de Deus, do que estar no trono da Inglaterra fora da Sua vontade".

Não existe nada melhor do que desfrutar da vontade de Deus... mas, o que nos impede? O que nos limita? Será a fé? O medo? As atitudes? O pecado? A condição física? O que limita a sua vida em Deus?

Porque para Deus não existem limites. Ele está sentado num alto e sublime trono, de onde governa tudo e pode tudo, porque Ele é Deus absoluto e reina poderosamente!

E se você é crente em Jesus, sabe o que a Bíblia diz? ...que Deus “...nos fez assentar nos lugares celestiais [com Ele], em Cristo Jesus” (Ef 2.6).

Isso é tão importante! ...porque fala da nossa posição. O crente vive nesta vida, vive neste mundo, mas espiritualmente, ele está em Cristo sentado acima deste mundo, acima das circunstâncias desta vida, acima até das hostes espirituais da maldade.

Havia um homem em frente ao portão do cemitério, à noite, ensaiando para atravessar o cemitério, porque assim cortaria caminho para sua casa, mas o medo era tão grande que ele não entrava de jeito nenhum. Aí, veio um irmãozinho com a Bíblia debaixo do braço, cantando alegre pois vinha de um culto abençoado, e estava por entrar no cemitério, para fazer o atalho, e aquele homem medroso aproveitou a companhia  do crente para atravessar junto. Aí, no meio do caminho, naquela escuridão toda, o homem perguntou ao crente: “Você não tem medo de passar nesse lugar à noite?” E o crente prontamente respondeu: “Não, porque não sou deste mundo”. Aí que o medroso deu no pé mesmo e deve estar correndo até hoje!

Mas é verdade: o crente vive neste mundo, mas não é do mundo; ele está sentado com Cristo nas regiões celestes.

Mas para ninguém sair correndo, é bom saber o significado de duas palavras: é a palavra POSIÇÃO e ESTADO.

Nossa POSIÇÃO é o que temos e somos em Cristo... por exemplo: em Cristo sou filho de Deus (Jo 1.12), estou unido com o Senhor (1Co 6.17), em Cristo, eu sou santo (Ef 1.1), tenho acesso direto a Deus por meio do Espírito Santo (Ef 2.18), fui perdoado de todos os meus pecados (Cl 1.14), estou livre da condenação (Rm 8.1-2), em Cristo, sou um cidadão do céu (Fp 3.20), sou o sal da terra e a luz do mundo (Mt 5.13-14), e com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação, porque “Posso todas as coisas naquele que me fortalece (Fp  4.13). Aleluia! Nossa posição em Cristo é perfeita e não muda! Somos cidadãos do céu!

 

Agora, o nosso ESTADO é diferente. Posição é uma coisa, Estado é outra coisa. ESTADO tem a ver com o modo como nós vivemos. E nisso, existe imperfeição e mudança toda hora.

A POSIÇÃO do crente é perfeita e não muda nunca. Mas O ESTADO do crente é imperfeito e mutável... esse Estado vai depender de como o crente vive, se na presença de Deus, cheio do Espírito Santo, ou se na carne, cumprindo os desejos da natureza pecaminosa.

Crente que vive na prática do pecado, mentido, falando palavrões, rindo de piadas indecentes... é uma coisa horrorosa e desse tipo devemos correr mesmo!

Certa vez um irmão de temperamento muito forte procurou ajuda com o pastor. "Pastor, o que eu faço, quando estou dirigindo e fico nervoso, com vontade de xingar os outros motoristas?" O pastor respondeu pra ele: - "Irmão, olha, antes de mais nada, tira do carro aquele adesivo que diz "Propriedade Exclusiva de Jesus".

Porque é ridículo! A pessoa veste uma blusa escrito assim: “Deus é Fiel” e mexe com as meninas, fala palavrão...

Esta semana, uma irmã passou por mim na rua, sexta-feira, bem, deduzo que seja uma irmã em Cristo, e ela passou assim com um cigarro na mão, fumando! ...e disse acabrunhada: “A Paz do Senhor, pastor”. E eu “Paz do Senhor, irmã”. Dei um passo adiante e disse a mim mesmo... “Deus seja louvado: porque foi a “a paz do Senhor”, não foi “graça e paz”. Tivesse sido “graça e paz”, poderia de ser um dos nossos...

O conceito de POSIÇÃO e ESTADO, para você entender melhor, considere o filho de rainha Elizabeth, o príncipe Carlos.

O príncipe Carlos é designado para se tornar o próximo governante da Inglaterra. Essa POSIÇÃO que ele ocupa é firme e imutável. Ele é o herdeiro legítimo do trono da Inglaterra, por nascimento e por designação. Esta é a POSIÇÃO dele!

Agora, o príncipe Carlos em sua vida diária, nem sempre está ligado com o que se espera de um futuro rei da Inglaterra. Numa hora ele vive como um inglês comum e faz cada doideira... a vida amorosa dele, por exemplo, é cheia de especulação.

Percebe? Carlos pode viver sua vida de acordo com a sua POSIÇÃO, ou pode viver diferente do que se espera de um membro da família real. Mas, importante: o ESTADO da vida dele não muda a POSIÇÃO como o próximo rei da Inglaterra.

Mas, lógico, se você tem uma POSIÇÃO, espera-se que viva de acordo com essa POSIÇÃO. O nosso andar deve estar alinhado com a nossa posição.

E qual é a nossa posição em Cristo? ...é a de filho de Deus, sentado com Cristo acima, no trono, nos lugares celestiais... acima do pecado, acima da enfermidade, acima das circunstâncias e limitações dessa vida. O crente é um cidadão do céu!

Mas é uma pena que vivamos aqui em baixo, num nível abaixo da nossa posição... aqui embaixo, quando acontece um problema, se ele cresce na nossa frente, ficamos apavorados, nos encolhemos, porque nos vemos no limite...

Ah! Mas se você viver do lugar da sua posição, vai olhar pra baixo e dizer: “ei, aquilo parecia um problemão, mas cadê?”

Mas por que acontece conosco de vivermos embaixo, no limite da nossa força, no limite da nossa condição, no limite da nossa fé?

É porque escutamos as mentiras de Satanás... é por isso que nos limitamos.  

Mas na Palavra de Deus lemos muitas vezes que para o Senhor nada é impossível. Então podemos viver sem limitações, sem prisões na nossa vida.

E um grande exemplo de viver sem essas limitações está aqui em 2Tm 1.12.

Paulo, nesse momento, tinha um limite físico grande, ele estava preso, colocado entre quatro paredes na prisão de Roma, sem contato com qualquer dos irmãos e esperando ser executado.

Mas atenção: essa circunstancia não deteve o ministério de Paulo... ele continuou agindo dentro da vontade de Deus, ele levou seu ministério até o fim, fez isso por meio de pessoas como Timóteo, e mais que nada, ele se manteve no lugar da sua posição com o Senhor.

Eu já vi irmãos fazendo assim: “É, essa situação me tirou do sério; não vou no culto hoje, não... não vou mais nessa igreja... não quero mais nem liderar célula, cheguei no meu limite”.

Paulo não deixou que Satanás colocasse limites para ele fazer a obra de Deus.

Paulo disse ao diabo mentiroso: “Você quer me colocar limites? Mas para o meu Senhor não existem limites, e eu tenho muita confiança... sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso! ...Diabo, você me prendeu nesta prisão para que eu não pense sobre a minha posição em Cristo?...mas eu sei em quem tenho crido, eu sei que estou unido com o Senhor e que Ele está comigo! Aleluia!

Irmão, é hora de falar ao diabo: “você não pode me limitar”. O diabo mente, cria problemas, traz dificuldades para a família, o trabalho, os amigos... ele cria enfermidades, sofrimentos. O diabo põe pensamentos negativos em nossa mente... ele nos faz pensar que não servimos, que não somos nada, que não valemos nada. Todas estas coisas são como aquelas paredes que prendiam Paulo em Roma.

São mentiras do diabo que quer limitar nossa vida, limitar nossas ações, nosso trabalho, nossa fé, nossa oração, nosso sonho...

Mas para o nosso Senhor Jesus Cristo não existe limite... pois, temos que dizer isso ao diabo: “Você vem me tentar, vem me limitar. Mas eu sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso”.

Irmão, que diz a Palavra de Deus sobre a tentação? Existe alguém que compreenda a sua luta?

A Bíblia diz no texto aos Hb 2.18: “E agora Jesus pode ajudar os que são tentados, pois ele mesmo foi tentado e sofreu.”

Jesus Cristo compreende as suas lutas, porque Ele sofreu todas como ser humano. Ele foi tentado do mesmo modo como você é tentado. Mas o diabo traz duvida sobre o que Deus diz, para remover você da vontade de Deus.

O diabo diz: “Não vá para o culto no prédio da igreja hoje, você está cansado, descansa. Trabalhou duro a semana toda, porque não ficar em casa ou dar uma volta e dormir mais cedo? Descanse”.

Ora, o que é isto na verdade? O diabo quer que você descanse? Está ele interessado no seu bem? É ele tão bom que quer o seu descanso?

Não! O que ele está dizendo, em realidade, é que você abandone o Reino de Deus. Que deixe de congregar, que deixe de ouvir a Palavra, porque o diabo sabe que se você receber a Palavra de Deus você vai ser ajudado e vai crescer na fé.  

Portanto, esse descanso que o diabo quer dar, quando diz: “Não vá ao culto... ou se desligue um pouco dessa sua posição espiritual!” – nada mais é do que uma mentira para que você não desfrute da vontade de Deus.

Satanás sabe que um crente sem alimento da Palavra é um crente fracote, é um crente com um limite, tão alheio à Palavra de Deus, que ele não sabe nada, é analfabeto de Bíblia – o diabo sabe que crente assim não cresce pra cima dele!

O camarada tem TV por assinatura em casa, tem Ski... sabe localizar todos os 163 canais da televisão sem consultar o menu... mas quando pega a Bíblia pra abrir no livro de Mateus, ele vai lá pra primeira página ver se existe esse livro na Bíblia dele.

Jesus quando foi tentado no deserto, disse ao diabo (Lc 4.4-6): “Está escrito. Não só de pão viverá o homem senão de toda palavra de Deus...”.

Quando o diabo tentou Jesus, ele ofereceu para Jesus todos os reinos da terra.

Paremos aqui um momento e nos perguntemos: Que é um reino para nós? Um reino pode ser dormir... tem crente que gosta de dormir que é uma maravilha... dorme até ao meio-dia, almoça e daí a pouco vai repousar, e quando chega à noite, descansa.

Esse reino pode ser o namoro, pode ser a trilha de moto, pode ser mais dinheiro, ter o melhor automóvel, a melhor casa. Tudo isso pode ser um reino que Satanás nos oferece para nos desviar da vontade de Deus.

E a gente se ilude facilmente. A moça pode dizer: “mas pastor, meu namorado é uma gato, ele só não diz “aleluia”... então cuidado que esse gato arranha, viu! ou então, nos seus encantos, ela fala assim: “ele é um príncipe...”, aí se casa e quando acorda no casamento, descobre que se casou com o "cavalo" do príncipe.

Então ouça: essas coisas são como as paredes da prisão de Paulo em Roma... essas coisas, o diabo pode muito bem usar para nos prender, nos limitar.

Veja como funciona: se decidimos levantar mais tarde no domingo pela manhã não viremos ao prédio da igreja para receber de Deus. Se conseguirmos coisas novas, possivelmente teremos que trabalhar mais duro para poder pagá-las, porque se faltar dinheiro, entraremos em dívidas e até seremos tentados a não dizimar.  

O diabo tentou de todas as maneiras possíveis derrotar Jesus. Ele fez de tudo para que Jesus se desviasse da vontade de Deus... e ele quer fazer o mesmo conosco: nos remover da vontade de Deus.

Porém, temos uma posição espiritual, lembra? Se você é crente, você não é só isso: você é filho de Deus e é cidadão do céu! Pois, pode confiar: Jesus vai te ajudar a enfrentar dificuldades. Ele sofreu todas e venceu!  

Confie que a vitória dEle é a sua vitória! Vida do lugar da sua posição em Cristo.

Porque, irmão, é dessa posição, que o Senhor te ajudará... você vai orar, vai fazer jejum, e Deus vai te abençoar.

O homem natural tem limites, mas aquele que está unido com Cristo e assentado com Cristo nas regiões celestes, diz a Palavra que essa pessoa pode todas as coisas, porque Cristo fortalece a ela. Aleluia!

 

Conclusão

Por isso que precisamos viver o tempo todo alinhados com a nossa posição.

O príncipe Carlos talvez nem chegue a sentar no trono da Inglaterra. Ele já tem 61 anos de idade, e a “veinha” rainha Elizabete, 83, e já falou que não vai abdicar do trono não.

Mas, irmãos, sobre o crente ocupar o trono com o Rei dos reis já é um fato – Deus nos colocou lá em Cristo Jesus!

Então, se você viver ligado nessa verdade, alinhado com a posição aqui em cima, o diabo se assusta... ele pode vir até te atacar de novo, mas vai ser para se assustar de novo! Porque quando você se mantém firme em Jesus, dizendo com convicção: “Eu sei em quem tenho crido”, o diabo não poderá te enganar, não poderá te prender em prisão! Você é um cidadão do céu! Aleluia!

 

Ministração

Mas irmão, se você está vivendo em limitações, vivendo no limite da sua força, no limite da sua condição, no limite da sua fé, sem força pra fazer mais nada, veja o que a Bíblia diz (2Co 9.8): “Deus pode dar muito mais do que vocês precisam para que vocês tenham sempre tudo o que necessitam e ainda mais do que o necessário para fazerem todo tipo de boas obras”.

Fique em pé no seu lugar e feche os seus olhos por um momento.

Irmão, Deus é mais que capaz de suprir suas necessidades. Não deixe que a falta de fé te limite. Não permita que o diabo te engane... confie que Deus suprirá suas necessidades.

Todo crente está posicionado com Cristo nas regiões celestes... está acima e pode exercer autoridade sobre toda obra maligna. Aleluia!

Por isso, comece repreendendo toda duvida, a falta de fé, o medo... saiba que para Jesus não existem limites... e se para Jesus não existem limites, então, como você está unido à Jesus e Jesus está sempre com você, então, cidadão do céu, você também não tem limites... está livre para fazer a vontade de Deus. Não existem limites para o que você pode fazer e experimentar em Deus.

Então, hoje, você está enfrentando provas, passando por lutas, o Senhor hoje, convida você a viver sem limitações.

Se você se sente preso, como que com as mãos amarradas, preso entre quatro paredes, pergunte assim: O que limita a minha vida de experimentar a vontade de Deus? A resposta sempre deve ser: nada me impede, não tenho limites

Mas se essa não é a sua resposta, então faz como diz a Palavra no Sl 37.5: “Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará”.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira,  

bottom of page