top of page

VIVER COM TRANSPARÊNCIA

Colossenses 1.28-29

 

“Assim nós anunciamos Cristo a todas as pessoas. Com toda a sabedoria possível, aconselhamos e ensinamos cada pessoa, a fim de levar todos à presença de Deus como pessoas espiritualmente adultas e unidas com Cristo. É para realizar essa tarefa que eu trabalho e luto com a força de Cristo, que está agindo poderosamente em mim”.

 

Com estas palavras, aprendemos sobre o propósito do Evangelho ser pregado, ser ensinado.

O apóstolo Paulo deixa claro que o propósito de anunciar Cristo, não é dar uma mudada no nosso exterior, no nosso jeito de vestir, no nosso jeito de falar...

O propósito não é dar uma mudada na nossa agenda, tipo: antes de ser evangélico, a pessoa não ia às reuniões da igreja, mas agora mudou, todo domingo tá lá... antes a pessoa se vestia de uma forma e, agora, por causa da religião, passa a se vestir de outra... antes bebia de um jeito e passou a beber de outro.

Paulo diz que o propósito não é este... o propósito do Evangelho não é trazer mudanças exteriores, não é dar uma maquiada na nossa vida. Não, o propósito do evangelho é levar todos à presença de Deus como pessoas espiritualmente adultas. Este é o propósito.

A Bíblia existe pra isso... e Jesus, morreu na cruz, não foi só pra perdoar os nossos pecados, foi também pra levantar uma geração de pessoas que sejam luz nas trevas e sal do mundo. É o que a Palavra de Deus fala.

No Sermão da Montanha, veja Mt 5, Jesus começa falando das bem-aventuranças (v.3). Ele fala das pessoas que são verdadeiramente felizes, bem-aventuradas e essas pessoas são aquelas que sofreram uma transformação, uma mudança interior.

Antes de Jesus, a lei tratava de ajustar o homem, ajustar o seu comportamento, as suas atitudes, mas a lei só tratava as questões do lado exterior.

Por isso Jesus fala, v.21: “Ouvistes o que foi dito, não matarás, porque quem matar será julgado”. Era a lei... na maioria dos países as leis civis são baseadas nos dez mandamentos! Então a pessoa que mata, ela é julgada e se for comprovada a culpa, ela é condenada.

Jesus fala, v.22: “É isto que a lei diz. Porém, eu vos digo que se no coração, você odiar alguém, se no coração, você amaldiçoar alguém, você já é considerado um assassino”.

Então esse é o padrão que Jesus estabelece... quer dizer, Deus está de olho não é na nossa conduta externa, mas na nossa conduta interna.

Aqui no Sermão da Montanha, Jesus fala, v.27: “Ouvistes o que foi dito: não adulterarás”.

Quem adulterava naquela época, era condenado a apedrejamento. No Irã até hoje. Em 2006 o presidente Lula fez um apelo ao presidente Ahmadinejad pra que uma mulher fosse anistiada.

E Jesus fala: “isso é o que diz a lei, mas Eu, porém, vos digo: aquele que no coração desejar uma mulher, já cometeu adultério”.

Olha, eu penso que essas palavras deixaram os discípulos arrepiados, porque ninguém conseguia cumprir a lei rigorosamente... e agora, vem Jesus e aprofunda ainda mais a coisa e começa a dizer que quem vai ser condenado não é só aquele que comete o ato do adultério, mas aquele que cobiçou no seu coração. Então os discípulos ficaram preocupados: “Xiii... que vai ser de nós?”

Aqui no Sermão da Montanha Jesus fala contra o divorcio e Jesus vai mais fundo, Ele diz, v.31: “Se você, no seu coração, repudiar a sua mulher, você já está divorciado dela”.

Isso aqui é um ponto muito importante, porque é tão comum nos nossos dias, casais que continuam juntos, casados para a vida toda, mas que não honram mais a aliança... estão debaixo do mesmo teto, mas um começou a repudiar o outro dentro do casamento.

Às vezes a separação do casal é muito sutil... às vezes é só um pensamento que passa na cabeça: “Ah! minha mulher podia ser mais magrinha... minha mulher podia ser mais delicadinha...”. Às vezes, não expressa isso com palavras (se bem que tem homem que expressa com palavras e fere a mulher)... já é um repudio mais grave... mas muitas vezes só existe lá dentro do coração, e Jesus fala que isso já é divorcio.

Em 1Pe 3.7, lemos que se o homem não souber conviver com a mulher, com entendimento, tratando-a com honra, as suas orações são impedidas... por que? Porque Deus está de olho no coração.

Isso também serve pra mulher: Às vezes, a mulher pensa no coração: “Ah! esse meu marido... bem podia ir embora... se fosse um cara mais delicado... ele devia ser mais romântico”. Então, ela fica idealizando um outro marido lá no coração... isso é repudio. É o que Jesus está dizendo em Mt 5.32.

Então, isto deixa todo mundo preocupado, porque o nosso coração fica exposto diante de Deus.

Jesus também fala no Sermão da Montanha sobre a questão da integridade do nosso falar e do nosso procedimento.

Em Mt 5.33, Jesus está dizendo que, antigamente se você jurava, você devia cumprir com o seu juramento. Mas agora Ele fala: “Porém, os meus discípulos devem fazer diferente: que o seu sim signifique sim e que o não signifique não, de verdade”.

Nesse nosso mundo, falta integridade: as pessoas compram e não pagam, fazem compromissos e não cumprem... por isso que se vai fazer um negócio, tem que ter contrato assinado por advogado, firma reconhecida e registrada em cartório, porque as pessoas não cumprem com suas palavras.

Mas Jesus está dizendo: “Com os meus discípulos, não! Se eles falam sim, é sim, se falam não é não”. Amém?

E no Sermão da Montanha, Jesus trata ainda do nosso relacionamento com as pessoas.

A nossa vida, as nossas atitudes, elas não podem ser determinadas pelas circunstancias nem pelas pessoas de fora.

No Velho Testamento era assim, v.38: se te arrancaram um olho, você tem o direito, por causa da atitude da pessoa, de fazer a mesma coisa, arrancar um olho dela... se te bateram na face, você ganha o direito de bater na face dela também.

E Jesus está dizendo: “Com os meus discípulos não vai funcionar assim. Se te baterem numa face, oferece a outra. Se te obrigarem a caminhar uma milha, vai mais uma”.

Por que isto? Jesus está dizendo: “A sua atitude não deve ser moldada, determinada, pelas atitudes dos outros”.

Conta-se de um homem que foi com um amigo até a banca de jornal pra comprar uma revista. Chegando na banca esse homem falou pro jornaleiro, com toda educação, cumprimentou com bom dia, mas ele nem respondeu. E o homem falou: “Eu gostaria de comprar aquela revista, o senhor pode pegar pra mim, por favor?” O jornaleiro pegou, jogou no balcão. E o homem falou: “Muito obrigado, viu!” E tirou o dinheiro pra pagar a revista, o jornaleiro pegou o dinheiro, deu o troco e virou as costas. O homem ainda disse: “Tenha um bom dia!” e nem foi respondido. O amigo, observando aquilo tudo, comentou: “Mas que coisa estranha! Eu não entendi você. O cara grosso desse jeito! Ele é sempre assim?” “É. E você ainda vem aqui todo dia, e trata ele com essa educação toda?” E aí, ele falou: “Olha, eu nunca vou permitir que uma pessoa como ele, determine as minhas atitudes. As minhas atitudes são determinadas pelos meus princípios”.

Amado, nós vivemos num mundo onde as pessoas vivem ao léu, ao vento... elas são boas se as circunstâncias forem boas pra elas, do contrário, mostram as garras.

Nós vivemos num mundo assim... mas Deus está levantando uma geração que é luz do mundo, sal da terra e que vai tomar uma posição diferente. Amém?

Agora, tudo isto parece impossível de ser experimentado... e é, se formos depender da lei.

Por exemplo, se uma pessoa está magoada, não adianta você tentar tirar a mágoa do coração dela apenas com uma ordem, dizendo: “Olha, não fique assim não! Levanta a cabeça!” Isso resolve? Que nada.

Isso não muda o interior de ninguém. Ao contrário, só acrescenta mais peso... os consultórios de psicólogos e psicanalistas, estão lotados de pessoas que precisam de mudança interior, e elas vão buscar na medicina, na ciência uma ajuda.

Mas sabe, o único que pode mudar o nosso interior é Jesus. Ele pode mudar a nossa vida! E esse é o propósito do evangelho! Amém?

Jesus munda a nossa vida, e Ele começa essa mudança de dentro pra fora.

Existem algumas disciplinas que Jesus usa para curar e mudar o nosso coração. São cinco disciplinas, mas tem uma que quero lhe falar hoje: a primeira dessas disciplinas é a transparência.

Jesus reprovava muito a atitude dos fariseus. Os fariseus eram um grupo de pessoas que levavam uma vida fingida, camuflada, como diz um ditado: “Por fora bela viola, por dentro pão bolorento”. Já ouviu esse ditado? É exatamente assim que eram os fariseus.

Certa vez Jesus até os chamou de sepulcros caiados, túmulos pintadinhos de branco por fora, porque eles se animavam muito, mostravam o seu exterior, mas o interior, eles escondiam.

Eu vou te dizer: Se você quer ter mudanças, amado, a primeira coisa que precisa ocorrer é você firmar o compromisso de ter uma vida transparente... não aceite uma vida de aparências, porque esse tipo de vida oculta, escondida, isso é coisa de Adão.

Lemos em Gn 3.7 que Adão tinha uma comunhão perfeita com Deus, ele andava na presença de Deus. Mas um dia, Adão desobedeceu, virou as costas pra Deus, e passou a se esconder de Deus, como se isso fosse possível.

E a primeira coisa que Adão achou de fazer, depois de ter cometido o pecado, foi se cobrir com folhAs de figueira. Adão usou folhas de figueira e fez roupas pra ele e pra sua mulher.

Adão foi o primeiro estilista da história. Construiu um modelinho pra ele e pra Eva se cobrir, e com isso, ele estava dizendo no coração dele: “Eu quero esconder a podridão que está no meu coração... eu quero mostrar que tá tudo bem comigo”. E se esconderam de Deus.

A Bíblia diz que Deus chamou o homem, perguntando: “Onde você está?”. Como é linda essa pergunta de Deus! Porque o propósito de Deus não é nos deixar escondidos dEle. É incrível, mas o que encontramos nas páginas da Bíblia, de Gênesis a Apocalipses, é a história de Deus indo atrás do homem, de Deus buscando o homem.

Veja só Gn 3.9: tantas pessoas falando que Deus as abandonou, mas de Gênesis a Apocalipses, vemos Deus perguntando: “Onde você está? Onde você está?” E aí Adão responde (Gn 3.10): “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi”.

Deus podia ter virado as costas pr’o homem, mas Deus não fez isso, Deus é amor...

A primeira coisa que Deus fez foi: “Adão você pecou, tira essa folha de figueira, essa tapagem mixuruca que você fez, daqui há pouco essas folhas vão murchar e secar e cair.... então, tome, vista essa roupa de pele de cordeiro que te cobre para sempre”. E aqui começa a obra da salvação.

Porque do homem, Deus estava mostrando que um dia o Seu Filho, Jesus, viria ao mundo para cobrir o pecado, e não de um só, mas de toda a humanidade, e não só por um momento, mas para todo o sempre. Aleluia!

Deus estava falando pra Adão: “Você quer ser coberto pelo cordeiro? ...então, tire as folhas de figueira, não esconda o seu pecado, não viva uma vida oculta”.

Irmão, pra você poder se vestir de Cristo, você precisa viver esse principio da transparência.

Outro texto que ensina isto é Jo 11, que fala da ressureição de Lázaro. Lázaro morreu e quando Jesus chegou para ressuscitá-lo, Ele deu uma ordem, v.39: “Tirem a pedra”. E Marta, reprovou logo, dizendo: “Mas, Senhor, ele já cheira mal”.

Pense na cena: tinha uma pedra que separava Jesus de Lázaro. Então, de um lado, estava Jesus com a cura, com a vida e do outro lado da pedra tinha Lázaro, morto.

Em Jesus estava a cura, a palavra de vida, e do outro lado estava a morte... e pra que Jesus pudesse operar a vida, expulsar a morte, a pedra tinha que ser tirada.

Olha, isto fala sobre transparência. Vamos ser honestos: todos corremos o risco de guardar um Lázaro morto dentro de nós, um pecado não confessado. Isto apodrece, cheira mal.

E marta foi logo dizendo: “Não, não, tira a pedra, não, deixa como está!” É como aquela mania da gente dizer: “Botei uma pedra nesse assunto” ou, “não quero mais tocar nesse assunto”, mas a coisa tá fedendo lá embaixo.

Algumas pessoas acham que o tempo cura, mas o tempo não cura nada. O tempo só serve pra apodrecer aquilo que tá morto.

Então, a pedra precisa ser tirada para a vida poder entrar. Irmão, isto é transparência, é abrir o coração pra expor o que está dentro, cheirando mal.

É desagradável? É, mas quando a pedra sai, a cura entra. Foi aí que Jesus disse pra Marta: “Não te falei que se você cresse, veria a gloria de Deus? Olha aí Lazaro vivo!”.

Então, preste atenção: nós precisamos ser transparentes, cada um com o seu discipulador... porque não há pecado que não possa ser perdoado.

Uma maravilhosa palavra é esta 1Jo 1.9: “Se confessarmos os nossos pecados, ele[Deus] é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”.

O pecado deve ser confessado a Deus pra você ser perdoado... ah! confessar pra Deus... mas, então, por que preciso ser transparente com o meu discipulador, com quem cobre a minha vida com cuidado?

É por causa de uma palavra de Deus que está em Tg 5.16: “confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados”.

Preste atenção: a gente confessa o pecado para Deus para sermos perdoados, mas para sermos curados, porque o pecado sempre deixa marcas, cicatrizes, traumas, feridas, aí a Bíblia diz isso: “confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados”.

Isso explica porque muitas vezes não conseguimos nos sentir bem, ou libertos, mesmo depois de ter confessado os pecados para Deus. É que Ele perdoou, mas faltou você receber a cura, o tratamento, por isso, o conselho de Deus é que confessemos nossos pecados uns aos outros para sermos curados.

E como que é isso de confessar uns aos outros? É você sair confessando pra todo mundo que encontrar? Não, até porque tem gente que não é da sua confiança... então, isso é para ser feito dentro do discipulado um a um... veja: o discipulado não é invenção minha, coisa da minha cabeça... é projeto de Deus.

Olha o que acontece: você já deve ter tido um machucado... estava usando a faca e se cortou, ou levou um arranhão. Então, houve um corte, cortou o dedo e começou a sangrar. O que você faz? Você diz: “Ah! estragou o dedo, não presta mais”, então corta e joga fora? É assim que você faz? Não.

Quando uma criança corta o dedo, ela corre pra mãe que dá um beijinho pra sarar. Mas o beijinho da mãe sara machucado? Não. É o curativo que nós colocamos? Não. É o mercúrio? É o mertiolate (que na minha época ardia demais da conta)? Não.

Tudo isso até ajuda, mas na verdade, o que faz esse corte cicatrizar, sarar completamente, é um principio muito simples: é só conferir se o dedo está ligado ao corpo, se está sendo irrigado por veias com o sangue circulando... se isto acontece, fique tranquilo, o dedo vai ser sarado.

O grande problema, porém, é se há uma interrupção da corrente sanguínea... se houver interrupção, então, pode até nem ter corte nenhum, e esse dedo vai apodrecer.

Amados, a Bíblia fala que nós somos membros do Corpo de Cristo. Se você é um crente, crê em Jesus para a sua salvação, você é membro, está ligado no Corpo de Cristo...

E, como é natural, você corre o risco de se machucar, de se ferir (oh! se corre!)... se machucar através do pecado, se machucar por fazer coisas que não é do agrado de Deus... mas quando isso acontece, ninguém vai cortar e jogar você fora.

Jesus não quer uma igreja assim, que quando um membro se fere, se machuca, todo mundo vai em cima dele pra acabar de cortar fora de vez... não é assim que a gente faz com um dedo!

Então, qual é a proposta? ...um membro machucou, foi ferido, o que nós vamos fazer é proteger e garantir que ele seja muito bem irrigado.

Por isso que o meu desejo é que você consiga um discipulador pra você... um outro crente, alguém de sua confiança, da sua afinidade, pra quando você se machucar, você poder chegar pra ele com transparência e dizer: “Irmão, eu tô com uma dor aqui dentro... aconteceu uma coisa que me machucou. Você pode me escutar?”

Ser transparente é como ter o sangue circulando na sua vida... você vai ser curado.

Mas, se você escolhe ter uma vida oculta, independente, isso é como um câncer que destrói a vida. O que é o câncer? ...é uma célula independente que se reproduz dentro do organismo.

Então nós não podemos aceitar no nosso coração o estilo de vida oculto, o estilo de vida de Adão. Isto é o que os fariseus faziam.

Olha o Sl 32:3-5 e veja o rei Davi, ele teve uma experiência de viver um tempo com o pecado guardado no coração. Olha o que ele conta: “Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado”.

Então Davi fala sobre duas coisas aqui neste texto. Ele disse “reconheci diante de Deus o meu pecado e não encobri a minha culpa”.

Então reconhecer diante de Deus é quando nós confessamos diante de Deus... mas “não encobrir a culpa”, isso não pode ser com Deus, porque de Deus nada se pode esconder.

A Palavra de Deus deixa claro que se estivermos no mais profundo abismo, lá o Senhor está... se subirmos o monte mais alto, lá o Senhor está. Então, ninguém consegue esconder nada de Deus.

Mas podemos encobrir de alguém... e aí, prejudicamos a nós mesmos, porque como Davi, vemos a força acabar, esgotar.

Então, pra terminar, vou te dar uma dica poderosa: se você quer viver uma vida de vitória, comece confessando as suas tentações, porque, quem confessa tentação, evita ter de confessar pecado... quem confessa fraqueza, evita confessar fracasso.

Então, antes de ter que confessar o pecado, seja transparente com o seu discipulador e confesse a tentação.

O discipulador vai orar com você, vai te ajudar, e você não vai ter que confessar pecado mais tarde. Amem

É melhor confessar tentação do que confessar pecado.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page