top of page

VIVA COM ALEGRIA

Filipenses 4.4

 

“Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria!” - NTLH

 

Amados, o texto é conhecido da maioria dos crentes. Nas versões antigas da Bíblia, o verso é lido assim: “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos”.

Regozijo é alegria. Então, as versões mais modernas, já trazem logo: “Alegrai-vos sempre no Senhor” (ALM21) ou “Tenham sempre alegria” (NTLH).

Agora, é impressionante ler essa recomendação do apóstolo Paulo nesta Carta aos Filipenses. Ela é conhecida como a carta da alegria.

Vamos repetir juntos a leitura do texto: “Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria!”

Eu quero mostrar que todos podemos viver com alegria. Mesmo que você não tenha tido um bom ano, mesmo que sua vida esteja sendo marcada por lutas e dificuldades, eu te garanto: você tem motivos pra ter alegria; aliás, você tem mais motivos pra ter uma vida de alegria do que uma vida de tristeza.

 

Mas, pra você experimentar isso, uma vida sempre cheia de alegria, existem três coisas que são fundamentais, que são decisivas. Se você vai ter uma vida de alegria ou se vai ter uma vida de tristeza, depende dessas três coisas.

Primeira: a sua escala de valores. O que é mais importante e o que é menos importante pra você? Sim, todos temos uma escala de valores, isto é, uma listinha de importância que damos às coisas e que determina nossas escolhas e o nosso comportamento.  

Por exemplo: tem gente que dá mais importância às derrotas do que às vitórias. Tem gente que dá mais importância ao dia mal do que ao dia bom. Tem gente que dá mais importância pra uma palavra de ofensa, do que pra uma palavra boa, de elogio.

Cada pessoa tem a sua escala de valores. Essa escala é diferente de pessoa pra pessoa, porque depende da experiência de cada um, mas toda escala de valores precisa estar de acordo com o que a Bíblia ensina.

Porque, conhecendo o ponto de vista de Deus sobre cada assunto, nossa escala de valores fica livre de ser contaminada.

E como está a sua escala de valores? Você é de dar mais importância às coisas ruins que acontecem na sua vida, ou você dá mais atenção, mais importância, às coisas boas que acontecem na sua vida?

 

Segunda coisa que é fundamental, decisiva, que determina se você vai ter uma vida de alegria ou uma vida de tristeza: é a maneira como você lida com as coisas ruins do passado.

Se as coisas ruins que aconteceram na sua vida até hoje, conseguem perturbar o presente e roubar as perspectivas do futuro, isso significa que você vai ter dificuldade pra ter uma vida de alegria.

Como você lida com as coisas ruins do passado? Você as coloca no devido lugar ou são elas que te tiram do sério?

 

E a terceira coisa determinante se você vai ter uma vida de alegria ou de tristeza, tem a ver com o que domina a sua mente, com o que enche os seus pensamentos.

Como saber o que é que está dominando o pensamento da gente? Pensamento a gente não vê, mas dá pra ter uma ideia prestando atenção aos sentimentos. Os sentimentos são a voz dos pensamentos.

Uma pessoa que tá triste, cabeça baixa, depressiva, angustiada, é porque tem pensamentos desse tipo dominando a sua mente.

Portanto, três coisas que determinam se você vai ter uma vida de alegria ou vai ter uma vida de tristeza: a sua escala de valores, as suas experiências do passado e o que domina a sua mente.

Muitas vezes conhecemos uma pessoa e falamos que ela tem tudo pra ser feliz, pra ser alegre na vida. Ela tem uma família legal e muito linda; ela tem casa, tem um bom trabalho, tem saúde! Mas, não tem uma vida de alegria.

O problema pode estar numa dessas três coisas: na escala de valores, no lidar com as experiências do passado ou no que deixa dominar a mente.

 

Hoje, último Domingo do ano, deixa eu te ajudar com esta Palavra a ter uma vida de alegria.

Vamos analisar o texto que lemos no começo. O apóstolo Paulo quando escreveu essa carta, que ficou chamada pelos estudiosos como Carta da Alegria, ele estava em prisão domiciliar.

O apóstolo Paulo quando escreveu esta carta, era réu em um processo e cumpria pena em regime fechado, dentro de sua própria residência. Só não tinha na época, claro, a tornozeleira eletrônica. Mas ele tava lá, preso em Roma, esperando o julgamento. Paulo estava preso por causa da sua fé em Jesus e de pregar a respeito de Jesus.

O que você acha que podia passar na mente de Paulo quando ele escreveu esta carta aos filipenses?

Bem, podia passar na mente dele a maldade do povo, o interesse político das autoridades. Podia ser isso que dominava a mente de Paulo.

O que mais podia passar na mente de Paulo quando ele escreveu esta carta? Podia estar enchendo a mente dele o que aconteceu nas cidades pelas quais ele passou, ensinando sobre Jesus.

Veja o que Paulo disse para Timóteo, resumindo tudo o que ele passou, ele disse: “...as minhas perseguições e os meus sofrimentos. Você sabe tudo o que me aconteceu nas cidades de Antioquia, de Icônio e de Listra. Que terríveis perseguições eu sofri!” (2 Tm 3.11-12 – NTLH).

Em Antioquia, Paulo foi colocado pra fora da cidade. Em Icônio, ele teve que fugir pra não ser morto. Em Listra, Paulo foi apedrejado e arrastado pra fora da cidade. Essas perseguições podiam encher a mente de Paulo!

Ou podia ainda, vir à mente dele o que ele tinha sofrido na Ásia. Em 2Co 1.8, Paulo conta: “Irmãos, não queremos que vocês desconheçam as tribulações que sofremos na província da Ásia, as quais foram muito além da nossa capacidade de suportar, a ponto de perdermos a esperança da própria vida”. Podia ser isso que enchia a cabeça de Paulo.

Mas, olha o que é que estava na mente dele, quando ele escreveu esta carta para os filipenses. No 1.3, ele diz: “Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vocês”. No v.8, ele fala: irmãos, “Deus é minha testemunha de como tenho saudade de todos vocês, com a profunda afeição de Cristo Jesus”.

Ah! O que estava na mente de Paulo, enchendo os seus pensamentos, dominando a sua mente, era a lembrança dos irmãos na fé. Não eram as coisas negativas, eram as positivas.

Olha o que vem à mente de Paulo: “Quero que saibam, irmãos, que aquilo que me aconteceu tem antes servido para o progresso do evangelho” (Fp 1.12).

Paulo está dizendo: “O que me interessa é o progresso do evangelho”. Veja: ele teve momentos negativos que podiam ficar ocupando a sua mente, mas olha o que dominava a mente de Paulo: o evangelho.

 

Portanto, quando Paulo escreve esta carta de alegria, você vê, ele não tinha ganhado um presentão de Natal. Ele não tinha acabado de fazer um grande negócio.

Ele estava preso e esperando julgamento. Mas, sabe, apesar disso, dezesseis vezes nessa carta, Paulo fala: “alegrem-se no Senhor”.

O que nós aprendemos com isso? Irmão, nós aprendemos que está com você, está comigo, o poder da decisão.

O que define se você vai ter uma vida de alegria ou tristeza, não são os fatos positivos ou negativos da vida, não são as coisas boas ou ruins que acontecem.

O que vai determinar se você vai ter uma vida de alegria ou de tristeza, é a sua decisão. O poder da decisão está com você. É você que decide o valor que vai dar às coisas, o proveito que vai tirar das coisas.

Não são as coisas da vida que determinam se eu vou ter alegria. Sou eu que decido sobre o proveito que vou tirar das coisas.

Então, eu quero apresentar pra você nesta noite, alguns motivos porque você pode ter uma vida de alegria. Se você acha que não tem motivo pra alegria, porque esse ano foi difícil, eu vou te dar alguns motivos agora porque você pode se alegrar.

Cada motivo é fruto de observação de fatos concretos, reais, verdadeiros. É só prestar atenção.

 

...motivo número um porque você pode se alegrar, é porque, você pode dizer:

1- EU ESTOU VIVO.

Tem alguém vivo aí? Então, dá um glória a Deus! Comemora! Você tá vivo. Isso é motivo pra se alegrar.

A vida é o dom mais precioso que Deus tem nos dado. Vida não se compra. Vida não se fabrica. Vida a gente ganhou de Deus.

Então, você está vivo e é pela causa da permissão de Deus, é por causa da vontade dEle.

Em Atos 17.25 e 28, fala de Deus, o seguinte: “...porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas (...) Pois nele vivemos, nos movemos e existimos”.

Irmão, se alegre por estar vivo! Se Deus não quisesse, você não existiria. Ou, nessa altura, já estaria no túmulo.

Mas, você tá vivo! Isso significa que tem bênção de Deus pra você, tem propósito de Deus para a sua vida. Tem coisa pra você, que Deus ainda quer fazer!

Por isso, irmão, diz a Palavra de Deus: “Alegrem-se sempre no Senhor... alegrem-se!” Porque você está vivo.

 

...por que você pode se alegrar? Por que você pode ter uma vida de alegria? O segundo motivo é porque você pode dizer:

2- EU PERTENÇO AO REINO DE DEUS.

O reino de Deus é onde Deus reina. Deus reina sobre este mundo. Deus governa sobre tudo. Nada acontece sem a permissão dEle.

No entanto, este mundo caiu em pecado e resiste obedecer às leis de Deus, mas Deus continua reinando e o Seu reinado nunca terá fim.

A História está caminhando para a volta de Jesus. Chegará o dia em que o Rei Jesus vai voltar, então o diabo e o pecado serão destruídos. A pessoa que tiver recebido Jesus como Salvador, será salva e terá a vida eterna no Reino de Deus, onde, diz a Bíblia (Ap 21.4): “Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor”. Aleluia!

Mas, enquanto isso, Deus já reina na sua vida se você recebeu Jesus no seu coração, e aí, olha o que o reino de Deus te oferece.

Mateus 6.33, esse é um texto que agora em Janeiro de 2020, eu vou pedir que toda a igreja repita três vezes ao dia. Eu vou te dar um papel de parede para você colocar no seu celular e vai ficar 90 dias no seu aparelho. Aí, você que olha mais pro celular do que pro espelho, você vai ver o versículo e vai ler em voz alta, três vezes por dia, aonde você estiver. O propósito é injetar, com força, essa Palavra de Deus no coração da igreja.

O texto é esse aqui. Vamos ler juntos pra treinar: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (ACF).

Olha o que o reino de Deus oferece quando você prioriza o reino: Deus cuida de tudo para acrescentar na sua vida.

E repara que não é pra preservar, pra manter o que você já tem, é pra acrescentar. Na vida material você vai ter mais, na vida física vai ter mais, na vida emocional vai ter mais!

Olha o que o reino de Deus oferece: Rm 14.17, diz: “Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo”. Irmão, não tem dinheiro que pague essas coisas. E é só o reino de Deus que dá: paz interior, vida reta (justiça) e alegria no Espírito Santo, que é uma alegria que ultrapassa os limites da experiência comum.

Olha o que o reino de Deus oferece, 1Co 4.20: Poder, poder pra vencer o diabo, vencer o pecado, poder pra uma vida vitoriosa, uma vida de alegria, mesmo diante das dificuldades. O reino de Deus consiste em você ter esse poder. E você pertence ao reino de Deus. Você tem motivo pra estar alegre!

 

...terceiro motivo por que você pode se alegrar, e olha que show, que espetáculo, que coisa mais extraordinária. O motivo é que você pode dizer:

3- EU TENHO A SALVAÇÃO.

Veja esse texto de Lc 10.17-20. Quando Jesus enviou os discípulos para pregar, eles voltaram alegres e dizendo: “Senhor, olha que coisa fantástica: Pelo Teu nome os demônios nos sujeitaram”. Aí, Jesus falou: “Novidade. Eu lhes dei autoridade... Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus”.

Irmão, ter o nome escrito na lista dos que vão pro céu, isso só é possível porque foi pago um alto preço pra que você e eu tivéssemos o perdão do nosso pecado. Merecíamos o inferno, o castigo, a condenação, mas Jesus pagou o preço da nossa salvação. Você tem motivo pra estar alegre. Você é salvo por Jesus!

Isto significa que depois de viver seus anos aqui na terra, tem o que? Mais 50 anos na eternidade? 50 nada, tem a vida eterna, você estará no céu, na glória, para sempre!

O apóstolo Paulo escreveu numa outra carta, 1Co 15.19: “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”.

Isto quer dizer que se sua alegria é por causa do carro novo que você comprou, da casa própria que você conseguiu, do negócio estar indo bem, do dinheiro estar entrando...

Paulo diz, se a sua alegria é por causa disso, você é mais miserável do que todos os homens, porque as coisas de Deus, a salvação, por exemplo, é maior do que qualquer conquista terrena. Irmão, você tem motivo pra se alegrar: você tem a salvação!

 

...motivo número quatro porque você pode se alegrar e se alegrar muito, é porque você pode falar:

4- EU CREIO NA PALAVRA DE DEUS.

Se tem uma coisa pra você se alegrar muito é da Palavra de Deus, porque Deus é fiel.

Olha o que Deus diz que a Palavra dEle faz e porque você pode se alegrar.

A Palavra de Deus nos sustenta. Sl 119.116: “Sustenta-me conforme a tua palavra”. Quando você ouve ou lê a Palavra de Deus, você recebe renovação de força, renovação de ânimo.

A Palavra de Deus nos santifica, Jesus falou em Jo 15.3: “Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado”.

A Palavra de Deus nos guarda do pecado. Sl 119.11 diz: “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti”.

A Palavra de Deus dá entendimento e discernimento espiritual, Sl 19.7: “A lei do Senhor é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples”. Uma pessoa pode nem saber ler ou escrever direito, mas ouvindo a Palavra de Deus, ela se torna mais sábia do que os doutores e os mestres.

A palavra de Deus é fonte de fé. Você quer ter fé? Ouça e leia a Palavra de Deus. Está escrito (Rm 10.17) que “a fé vem por ouvir a mensagem, a palavra de Cristo”.

A Palavra de Deus é viva. Qualquer livro ou revista precisa ser reescrito porque muda com o tempo. A Bíblia não. Ela está viva, você lê e parece que foi escrita hoje. E outra, é o único livro que você lê, tendo o próprio Autor presente ao seu lado. Quando você lê a Palavra de Deus, o Espírito Santo fala com você (Hb 4.12).

A Palavra de Deus é fonte de prosperidade. Quer ser próspero? O Sl 112.1-2 dá esse conselho: “...teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos! [...] Grande riqueza haverá na sua casa”. Olha o poder da Palavra.

A Palavra de Deus é agradável. Você vai ler a Bíblia, ela vai te fazer bem (Sl 119.103). A Palavra de Deus é agradável.

A Palavra de Deus é eterna (Sl 119.89). Ela está firmada nos céus. Esse mundo e as coisas que há nele, desaparecerão, mas a Palavra permanece firme para sempre.

A Palavra de Deus aponta o caminho da vida eterna (Jo 5.39). Ah! Irmão, se alegre. Você está numa igreja que prega a Palavra, que valoriza a palavra e que diz: ame a Palavra.

 

...o quinto motivo pra você se alegrar é porque você pode dizer:

5- EU ESTOU NA CASA DE DEUS.

Não tem lugar melhor do que esse. No Salmo 27.4-5, Davi fala sobre estar na casa de Deus. Ele diz: “uma coisa pedi ao Senhor e eu vou buscar”. Ele apresenta os motivos: é pra contemplar a bondade do Senhor e é pra buscar orientação no seu templo.

Contemplar fala da adoração e estar no templo, fala de ensino, de conhecimento. Ele queria estar na casa de Deus para adorar e para adquirir conhecimento.

E olha o resultado: “Em tempos difíceis, no dia da adversidade Ele me esconderá”.

Sabe o que Davi está falando? Que se você procura a casa de Deus, o lugar de culto coletivo, quando chegar o dia mau, Deus vai proteger, Deus vai guardar, Deus vai sustentar você.

Olha o benefício de estar no culto: você vai ser guardado, protegido e sustentado.

Oh! irmão, se alegre! Você está aqui neste lugar consagrado para culto. Deus está aqui, mas pode estar operando lá na tua casa agora. Você está aqui e Deus está agindo em seu favor. Se alegre, você está na casa de Deus!

 

...por que você deve se alegrar? O sexto motivo é porque você pode dizer:

6- EU TENHO CONSEGUIDO VITÓRIAS.

Pensa um pouco: Na sua vida, você não tem nenhuma vitória, não? Nada de bom aconteceu até hoje na sua vida, não?

Pensa. Só pra te ajudar: Hoje, mais de um bilhão de pessoas não comeram nada e não vão ter nada pra comer amanhã também. E você acha que tá sem motivo pra se alegrar?

Irmão, você tá aqui, mas nessa mesmíssima hora, tem um monte de gente que tá no CTI, lutando pra não morrer.

Você tem motivo pra se alegrar, sim. A Bíblia diz em 2Co 2.14: “Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo”. Portanto, se alegre, irmão!

 

...e por último, o motivo porque você deve se alegrar é porque você pode dizer:

7- EU SEI QUE O MELHOR ESTÁ POR VIR.

Hoje é véspera do sobrenatural, é véspera do milagre. Rm 12.12 diz assim: “Alegrem-se na esperança”.

O que significa isso? A esperança está ligada à fé. A pessoa que tem esperança acredita que o melhor de Deus, não é o que ficou lá trás, mas é o que vem pela frente. O melhor de Deus está por vir!

Portanto, tenha esperança, se alegre pelas coisas do futuro! Se alegre pelo que Deus vai fazer no seu amanhã. Olha essa frase: Mas, vou me alegrar hoje, porque o melhor de Deus está por vir.

Vamos ler juntos? Fique em pé agora e vamos ler de novo com força.

 

Agora, eu anotei algumas coisas que podem estar acontecendo com você. Eu vou falar essas coisas e quando eu terminar, eu quero que você repita essa frase.

Tem gente aqui que pode estar vivendo o pior ano da sua vida. Mas eu vou me alegrar hoje, porque o melhor de Deus está por vir.

Tem gente aqui atravessando a pior crise financeira que já teve na vida. Mas eu vou me alegrar hoje, porque o melhor de Deus está por vir.

Tem gente aqui que tem um ente querido enfermo dentro de casa, que toma remédio e faz um tratamento difícil. Mas eu vou me alegrar hoje, porque o melhor de Deus está por vir.

Talvez, aqui tem gente que tá com o filho envolvido com coisa que não presta e tem sofrido duramente. Mas eu vou me alegrar hoje, porque o melhor de Deus está por vir.

Pode ser que tem gente aqui enfrentando lutas no trabalho, tem alguém armando pra destruir, pronta pra ofender e caluniar. Mas eu vou me alegrar hoje, porque o melhor de Deus está por vir.

Pode ser que você esteja enfrentando um tipo de luta que eu não falei, um tempo duro e difícil... Mas eu vou me alegrar hoje, porque o melhor de Deus está por vir.

É isso, irmão! Se alegre. Hoje é véspera do seu milagre. O melhor de Deus está por vir. Aleluia!

 

Ministração

Escuta: o melhor de Deus para você pode chegar amanhã cedo. Pode ser que chegue semana que vem. Pode ser que chegue daqui seis meses... a gente não sabe, mas na hora certa, no tempo certo, vai acontecer! Você crê? Dê um aplauso forte ao Senhor.

E falo pra alguém esta noite: uma coisa que Deus pode fazer por você agora, não precisa ser amanhã: é te segurar pela mão e dirigir a sua vida a partir de hoje.

Se você quer, vem aqui à frente eu orar por você.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 29.12.2019

Baseado em Silas Malafaia

bottom of page