top of page

VIVA RETAMENTE

Provérbios 30.19

 

INTRODUÇÃO

Um homem, imagina isto: está entrando numa loja de materiais de construção e dá de cara com um enorme aviso que diz assim: “Cuidado com o cão”. Ressabiado, ele faz as compras, mas sempre atento para alguma surpresa... porém, nada acontece. Mas agora, ele está saindo da loja e antes de chegar à porta, ele se depara com um cachorrinho, pequenino, desses que cabem na palma da mão. Consegue imaginar a cara desse homem?

Ele volta até o funcionário do caixa e pergunta: “Esse aí é o cachorro com o qual eu tenho que tomar cuidado?” E o funcionário responde: “Exatamente!” “Mas ele não me parece perigoso!” E o funcionário explica: “Realmente não é!” “Então, por que é que tem esse cartaz aí?” “Porque antes todo mundo pisava no cachorro!” foi a explicação.

Precisamos respeitar os animais. Eles são criaturas de Deus e podemos aprender muitas lições com os animais.

A formiga, por exemplo; a formiga ensina a lição da previdência, ser prevenido, precavido...

As abelhas... Ah! as abelhas ensinam a organização; numa colméia vivem 60 a 80 mil abelhas e cada uma faz a sua função organizadamente! Muito instrutivo isso...

A ovelha... a ovelha ensina aos seres humanos a dependência, a mansidão...

Então, há lições lindas e profundas no reino animal.

O vôo dos gansos selvagens é uma dessas lições. Os gansos voam juntos, formando um grande "V" no céu e a ciência descobriu o porquê. Quan­do cada ave bate as asas, o ar é deslocado para cima e isso ajuda o vôo das que vem atrás. Então, ao voar em forma de “V”, os gansos economizam 70% de energia do que se voassem sozinhos.

Com os seres humanos pode ser assim também. Se andarmos juntos, poderemos ir mais longe e com menos esforço!

O ganso da frente é o líder e quando ele se cansa, muda de posição e outro gan­so assume a liderança.

Isso também é uma lição para nós: devemos nos revezar nas tare­fas difíceis; não tem necessidade de ninguém se matar fazendo tudo sozinho!

Outra curiosidade que eu pesquisei sobre essas aves, que voam em bando, formando um “V” no céu: as aves de trás voam gritando para encorajar as da frente.

Ah! Se tivéssemos a sabedoria dos gansos, também ficaríamos encorajando uns aos outros! Não seria ótimo?

Mas vamos deixar os gansos. Meu assunto hoje continua sendo Pv 30.19: “o caminho da águia no céu” (RC).

A águia também tem algo profundo a nos ensinar através do seu vôo.

 

...a primeira lição é a seguinte:

TENHA RETIDÃO

A águia voa em linha reta. Ela tem a capacidade de voar como uma flecha... a águia não voa em círculo, fazendo curvas, ora para um lado, ora para o outro.

Que lição isto comunica? A da retidão... você deve viver uma vida reta.

Os que esperam no Se­nhor precisam viver em retidão, ou seja, preci­sam ser íntegros.

A Palavra de Deus estabelece isso em Fp 5.5: “Seja a vossa equidade notória a todos os homens” (ACF).

Essa palavra “equidade” significa honestidade na maneira de proceder... fala da pessoa que age com retidão... a pessoa está em público, está na presença dos outros, ou está sozinha... não importa, ela é íntegra, inteira – não falta pedaço de verdade nela.

Deus viu isso em Jó. Lemos na Bíblia (Jó 1.8) que o próprio Deus disse o seguinte a respeito de Jó: “…homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal” (ACF).

Você vive em retidão? …porque o mundo precisa urgentemente de pessoas íntegras, como Jó...

De gente falsa, vivendo em duplicidade, basta!

Basta o número de pessoas, do tipo que, no trabalho, tratam os colegas com simpatia e educação, mas em casa, o marido ou a esposa e os filhos, tratam com ignorância e brutalidade. Basta desses!

Quantos que são cordiais e gentis com os de fora... mas, grosseiros e mal educados com os de casa? Quantos que são anjos na igreja e demônios em casa? Basta desses... e retidão já, em nome de Jesus!

Certa vez, num seminário sobre família, os problemas conjugais estavam sendo discutidos quando a certa altura, foi lido um bilhete anônimo de uma es­posa angustiada. Dizia o bilhete: "Meu marido ora uma hora por dia, mas depois que se levanta da oração é um cavalo."Basta de crentes assim!

Há jovens que são agradabilíssimos quando conversam com seus amigos da célula. São modelos de respeito e de educação... mas muitas vezes, ao entrar dentro de casa, se desfiguram e tratam os pais com falta de respeito e de amor... é uma coisa na rua, outra em casa!

Ora, o que lemos mesmo em Fp 5.5? ...que Deus espera que seja “a vossa equidade notória a todos os homens” ou como traz a NTLH: que vocês “Sejam amáveis com todos”.

Em Efésios 5.15, a Palavra de Deus manda isto: “vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios” (ACF).

Irmão, não existe maior empecilho ao progresso do Evangelho do que uma pessoa que se diz cristã e vive de forma desordenada.

Águia voa em linha reta e crente vive em retidão... quando não é assim, é hipocrisia.

E esse foi o pecado que mais despertou a indignação em Jesus: a hipocrisia dos fariseus, porque eram pessoas sem coerência. Se diziam santos, mas o que faziam não era nada santo.

Certa vez Jesus até falou dos fariseus, que eles eram bonitos por fora, mas podres por dentro. Eram “sepulcros caiados”. Confira Mt 23.27: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia” (ACF).

Irmãos, é preciso, mais do que nunca, que cada crente dos dias de hoje, tenha a integridade de José do Egito, lá do passado, que preferiu ser preso do que pecar contra Deus.

É preciso mais do que nunca, que o crente, hoje, tenha a honestidade de Daniel que correu risco de morte, mas não se contaminou com os manjares do rei.

É preciso mais do que nunca, de crentes, hoje, com a firmeza de Neemias, que não cedeu às pressões do inimigo.

É comum haver na sociedade, o uso de dois pesos e duas medidas...

Mas o crente não pode usar dois pesos e duas medidas. Ele não pode viver em duplicidade, ele não pode ter nada a esconder... ele não pode estar, numa hora, de um lado e noutra hora, do outro lado.

Crente deve voar reto como a águia. Amém?

Veja o primeiro versículo do livro de Jó. Ele diz assim: “HAVIA um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal”.

Faça um pequeno exercício agora. Eu retirei o nome da cidade de Jó e o nome de Jó e ficaram os espaços em branco. Então, eu quero que você complete os espaços que ficaram em branco, colocando o nome da sua cidade e o seu nome.

Experimente fazer isso... as mulheres também: “HAVIA um(a) homem (mulher) na terra de ____________, cujo nome era _________; e era este(a) homem (mulher) íntegro(a), reto(a) e temente a Deus e desviava-se do mal”.

Muito bem. A questão agora é: esta frase é verdadeira?

É tudo o que Deus mais quer de você, que você voe em linha reta, que você viva retamente.

 

...há uma segunda lição que o vôo da águia nos ensina:

ANDE PARA FRENTE, EM CÍRCULO NÃO

A águia voa reto porque ela tem um alvo definido diante de si, ela tem um rumo, ela tem um referencial. Ela sabe pra onde vai. Por isso, voa sempre para fren­te.

A águia não voa perdida, não voa preguiçosa... Não, o vôo da águia revela que ela está em desenvolvimento, que ela quer progres­so, crescimento, avanço.

Mas há pessoas que são tão diferentes da águia... em vez de fazer como a águia, fazem como o uru­bu: ficam dando voltas, ficam marcando o passo no mesmo lugar, dia após dia, semana, mês e ano.

O vôo do urubu, você já viu? ...não é em linha reta. Os urubus voam em círculo, voam pra lugar nenhum, ficam dando voltas.

Quantas pessoas são assim... não andam para frente, vão vivendo e vivendo sem progredir.

Então, há pessoas que passam a vida inteira voan­do em círculo, sem nenhum crescimento... entra ano e sai ano, ficam dando voltas em torno de si mesmas, ao redor dos mesmos problemas, presos muitas vezes aos mesmos pecados. Não há nenhum avanço, nenhum amadurecimento, nenhum progresso. Para quantos falta constância na caminhada com Deus, na participação dos encontros da célula e dos cultos de celebração da Igreja?!

A Palavra de Deus reprova esse procedimento.

O apóstolo Paulo fala duramente contra isso em 1Co 3.1-4, eu vou ler: “Na verdade, irmãos, eu não pude falar com vocês como costumo fazer com as pessoas que têm o Espírito de Deus. Tive de falar com vocês como se vocês fossem pessoas do mundo, como se fossem crianças na fé cristã. 2 Tive de alimentá-los com leite e não com comida forte, pois vocês não estavam prontos para isso. E ainda não estão prontos, 3 porque vivem como se fossem pessoas deste mundo.

Quando existem ciumeiras e brigas entre vocês, será que isso não prova que vocês são pessoas deste mundo e fazem o que todos fazem? 4 Quando alguém diz: “Eu sou de Paulo”, e outro: “Eu sou de Apolo”, será que assim não estão agindo como pessoas deste mundo?”

Quantos estão vivendo o drama de fazer, fazer e fazer e não sair do lugar?

São como Sansão... um fato curioso sobre esse personagem da Bíblia, que foi o homem mais forte da sua época, é que Sansão, por zom­bar do pecado, caiu nas mãos do inimigo, que lhe furaram os olhos, e co­meçou a dar voltas, em círculo, girando um moinho na prisão (Jz 16.21).  

Quantos crentes que já são membros da igreja a tantos anos e ainda não revelam nenhum crescimento, nenhum progresso espiritual...

Ficam dando voltas em círculo... Não oram, não estudam a Bíblia, não jejuam, não evangelizam, não discipulam, não trabalham no Reino de Deus.

E o que é mais grave: vivemos num mundo cinético, que se movimenta... e, quem pára, retrocede. Quem não cresce, atrofia. Quem não traba­lha, dá trabalho.  

Voltando ao vôo do urubu, ocorre uma coisa: Sempre que o urubu voa em círculo, é porque tem alguma coisa podre e fedida no lugar... algum mau cheiro tem por ali.

Quando o crente deixa de andar pra frente em sua vida espiritual, ele não fica só andando em círculo, ele começa também a se deter sobre aquilo que cheira mal.

Por não caminhar pra frente, ele vai sendo atraído para aqui­lo que cheira mal: começa a gostar de piadinhas indecentes... a espalhar fofoca... a amar descobrir podri­dão na vida dos outros...

Para crentes assim, feitos urubu, é aquele ditado: “quanto pior, melhor”. Mas, misericórdia... você é águia de Deus e águia voa para frente!

 

CONCLUSÃO

Meus irmãos, o caminho da águia no céu, Deus colocou para o nosso ensino... águia voa em linha reta e sempre para frente.

Assim deve ser com você: viva retamente e sempre para a frente.

Seja como a águia em nome de Jesus!

 

Ministração

Irmão, você nasceu em Cristo para voar como águia, voar em linha reta, voar para frente e não em círculo.

Mas se você sente que sua vida está dando voltas, se você sente que não está saindo do lugar, não está avançando... se você percebe, hoje, com esta Palavra, que não tem vivido retamente...

Eu quero te lembrar do cântico de Ana. Ela declarou: O Senhor “Levanta o pobre do pó, e do monturo levanta o necessitado, para o fazer assentar com os príncipes...” (Sl 113:7 - ACF).

O projeto de Deus para você começa exatamente aqui: tirar da lama, do monturo, e firmar os seus pés na Rocha que é Jesus. Mas não pára aí: Deus coloca diante de você um céu de possibilidades onde você possa voar e crescer.

Portanto, se você quer ser como uma águia, viver uma vida reta e andar pra frente, diga isso para Deus em oração agora. Fale para Ele do seu desejo, da sua decisão...

 

Oração

Senhor, quero ser como uma águia, quero voar

acima das nuvens, quero habitar nas alturas.

Meu desejo é ser conforme o Senhor quer que eu seja: que eu viva uma vida reta e ande para frente.

Livra-me da mediocridade; liberta-me da duplicidade. Quero andar no caminho reto... Senhor, receba minha vida hoje, renova a minha visão... eu quero ser reto, quero ser íntegro... (...).

Amado, eu declaro: em o nome de Jesus, seja livre como águia, como águia de Deus, para a glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 05.09.2010 - Voando nas Alturas, 1996 - Hernandes Dias Lopes

bottom of page