top of page

VIRTUDES A CULTIVAR EM CASA

Efésios 5.8-9

 

INTRODUÇÃO:

Queridos noivos, Juliane e Lázaro... Hoje é um dia especial na vida de vocês, na verdade, não apenas na vida de vocês dois, mas também na vida dos seus pais, dos seus outros familiares e dos seus muitos amigos.

Esta é uma noite especial porque nesta hora, vocês vêm para buscar a bênção de Deus sobre a vida de vocês que, a partir de agora, não será mais uma vida de solteiros, mas uma vida de casados, uma vida de marido e esposa... vocês terão uma aliança no dedo... irão estar  juntos debaixo do mesmo teto... vocês estarão dando origem à sua própria família.

Então, para esta ocasião tão especial, eu quero abrir a Bíblia, a Palavra de Deus, e deixar para vocês as seguintes recomendações, que está na carta de Paulo aos Efésios 5.8-9, onde está escrito: “Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade”.

Lázaro e Juliane, a Palavra de Deus está mostrando nesta parte aqui, ela está dizendo que quando a luz de Deus está no nosso coração, por causa dessa luz, nós devemos fazer somente o que é bom, o que é direito e o que é verdadeiro...

Portanto, vocês têm aqui três virtudes para cultivar em casa, no lar, na relação de vocês... estas três virtudes são: a bondade, a justiça e a verdade.

Porque, mostra esse texto, que antes que a luz de Deus entrasse para o coração de vocês, o que havia ali eram trevas, porque sem a luz de Deus o pecado dominava... era uma condição triste, de perdição... e, de fato, sem a luz de Deus na alma, a vida humana não tem rumo.

Porém, a certa altura, vocês reconheceram, cada um ao seu tempo, que Jesus é o Filho de Deu que veio ao mundo para ser o Salvador e vocês O receberam... então, agora, vocês estão na luz, na luz do Senhor! Que bênção!

Jesus afirmou: “Eu sou a luz do mundo” (Jo 8.12) e vocês estão envolvidos por esta luz, a luz de Deus!

E por esta causa, vem aqui este conselho precioso de Deus para vocês: “agora [sois] luz no Senhor; andai como filhos da luz”.

Deus está dizendo: “Agora que vocês pertencem ao Senhor, vocês estão na luz, por isso vivam como pessoas que pertencem à luz”.

Porque, sabe, Juliane e Lázaro, não é todo casal que pode atender a este conselho. Na verdade, somente quem foi transformado pelo Espírito Santo... isto é, somente quem foi iluminado por Cristo é que pode.

É como se passa com o brilho das estrelas no céu. Uma estrela, em si mesma, não tem luz... estrelas não possuem luz própria... no, entanto, elas brilham!

Mas sabe o que acontece?  As estrelas brilham porque recebem os raios de luz do sol... o brilho das estrelas é devido à luz do sol refletida nelas, por isso que elas podem brilhar.

Não fosse a luz do sol, nenhuma estrela teria brilho no céu... nenhuma estrela seria notada...  

Homem e mulher são como estrelas: não possuímos luz própria... somente temos luz quando passamos a refletir a luz que vem de Deus...  por isso que o texto diz que pessoas que são de Deus, são “luz no Senhor”. Por isso, então, o conselho: “andai como filhos da luz”.

O que significa “andar na luz”? O apóstolo Paulo responde isso mostrando o seguinte: “andar na luz é produzir todo tipo de bondade, honestidade e verdade”.

São aquelas três virtudes, Juliane e Lázaro, que vocês deverão cultivar em casa.  

 

No casamento de vocês, uma primeira virtude a ser cultivada é a:

1- BONDADE.

Um simples dicionário, desses de língua portuguesa, explica que bondade é você ser amável, cortês... usar de delicadeza...

Mas não acho muito necessário explicar o que é a bondade... importante é sermos lembrados que Deus espera que esta virtude seja cultivada em nossas vidas.

É fácil querer que os outros nos tratem bem, nos tratem com bondade... até ficamos magoados e entristecidos se alguém nos falta com a bondade. Difícil é sermos bondosos com os outros.

Tem havido casamentos, onde o tempo foi passando e a bondade foi sendo substituída pela ignorância, pela grosseria, pelos palavrões, pela impaciência... isto não está certo.

Muitos maridos e esposas tem até pedido: “Oh! Deus, me dá força!” Mas Deus não dá porque se tiverem “força”, vão bater um no outro!

Juliane e Lázaro, a bondade não “brota” naturalmente... vocês precisam cultivá-la.

 

No casamento de vocês, uma segunda virtude a cultivar é a seguinte, a:

2- HONESTIDADE

Assim como acontece com a bondade, acontece com a honestidade, com a justiça: não brota naturalmente.

Nós somos rápidos pra sentir todas as injustiças cometidas contra nós. Ah! dá uma coisa por dentro, o sangue esquenta e coisa e tal...

Mas como filhos da luz, a Bíblia diz: vocês deverão praticar a justiça, deverão ser honestos.

E digo a você Lázaro, não fique cobrando honestidade de Juliane, seja você, honesto para com ela... e Juliane, pela mesma forma.

Muitas vezes exigimos que os outros andem certos conosco, mas existe um princípio de Deus pra isso, que diz assim: “Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês” (Mt 7.12).

Como filho da luz, Lazaro, pergunte sempre à sua esposa, e Juliane ao seu marido: “O que eu posso fazer para ser cada vez mais honesto, mais correto, mais justo com você?”

Que não falte honestidade na relação de vocês. Amém?

 

...e por terceiro, uma virtude a ser cultivada na casa de vocês, ainda deverá ser a:

3- VERDADE.

Como é importante a virtude da verdade para um casal!

Na casa de vocês, odeiem a mentira e amem a verdade.

Neste ponto, é oportuno lembrar que somos todos descendentes de Adão e Eva... e apesar deles terem tido o privilégio de andar na presença de Deus e de conversar diariamente com o Criador, eles foram enganados pelo diabo, e aí, tentaram se desculpar perante Deus, driblando a verdade do seu pecado...

Adão e Eva, não amaram a verdade, antes, a desprezaram.

É fácil irmos pelo mesmo caminho... uma “desculpinha” aqui... uma mentirinha ali...

Mas não é bom faltar com a verdade... não é bom.

A mentira, as meias-verdades, as trapaças... por bem intencionadas que sejam, podem gerar desconfiança e criar muitos males.

Por isso, como filhos da luz, cultivem a verdade. Sempre!

 

CONCLUSÃO:

Pois bem, que o casamento de vocês seja lindo... não apenas como está sendo nesta cerimônia sonhada, desejada e tão apaixonadamente planejada...

Que o casamento de vocês seja lindo por causa do brilho da luz da presença de Deus refletida na relação de vocês.

Que a bondade, a honestidade e a verdade sejam as virtudes mais cultivadas em casa... Amém.

 

Os Votos – noivos de mãos dadas, olhando um para o outro.

NOIVO

Eu_____, recebo a você_______, por minha esposa, para tê-la e conservá-la de hoje em dia, em toda e qualquer circunstância, para amá-la e querê-la, até que a morte nos separe, de acordo com a vontade de Deus. Para isso empenho minha honra, e peço a Deus que me ajude, a cumprir fielmente, todos os compromissos implícitos no nosso amor.

NOIVA

Eu_____, recebo a você_______, por marido, para tê-lo e conservá-lo de hoje em dia, em toda e qualquer circunstância, para amá-lo e querê-lo e ser-lhe submissa, até que a morte nos separe, de acordo com a vontade de Deus. Para isso empenho minha honra, e peço a Deus que me ajude, a cumprir fielmente, todos os compromissos implícitos no nosso amor.

 

Alianças

Para selar estes votos, vocês trazem aqui a aliança.

A aliança é feita de um metal muito nobre, e isto fala do sentimento que une vocês: o amor é nobre.

E se repararem nesta aliança, não encontrarão nela qualquer sinal do seu começo ou do seu fim, e isto fala do casamento conforme  Deus planejou: um compromisso que não tem fim, que não se acaba.

A aliança tem sido usada já de muito tempo para simbolizar um compromisso... ela é um selo para a união matrimonial.

Assim, por onde ......... for ou ....... for, portando a aliança, a sociedade inteira sabe que ali está alguém comprometido, não mais liberado, mas unido num compromisso com outro.

Que seja esta aliança o símbolo e selo do amor e compromisso de vocês.

 

Oração de Bênção – casal de joelhos

 

Beijo e cumprimentos

 

Pr Walter Pacheco, 21/07/2012

bottom of page