top of page

VASOS NA MÃO DO OLEIRO

Jeremias 18.1-4

 

“O Senhor me disse: -Desça até a casa onde fazem potes de barro, e lá eu lhe darei a minha mensagem. Então eu fui e encontrei o oleiro trabalhando com o barro sobre a roda de madeira. Quando o pote que o oleiro estava fazendo não ficava bom, ele pegava o barro e fazia outro, conforme queria”.

 

Introdução

Esse texto mostra para nós uma ilustração que pode ser aplicada maravilhosamente bem à nossa vida.

O texto fala de Deus como um Oleiro e de nós como os vasos de barro.

 

É verdade que a cena não é do nosso cotidiano. Talvez, você não tenha conhecido ainda algum oleiro ou visto de perto o trabalho da fabricação de um vaso.

Mas, não é difícil perceber e entender a mensagem desse texto. A história que lemos aqui é que Deus disse ao profeta Jeremias para que ele fosse ao lugar onde se faz jarros de barro,.

Jeremias foi e lá ele observou uma coisa interessante: quando o jarro não saía do agrado do oleiro, ele amassava o barro e fazia um novo.

Dessa observação, Deus falou para Jeremias: “Você não acha que eu posso fazer isso com você? Jeremias, você está na minha mão, e Eu posso fazer a você a mesma coisa que este oleiro fez com o barro; eu posso fazer de você uma pessoa nova!”  

A medida que vamos vivendo, tantas coisas acontecem conosco e, muitas vezes, reagimos mal, permitindo que nossa vida seja tirada do prumo, desalinhada com os padrões de Deus.

 

É irmão, normalmente esse desalinhamento acontece por causa do pecado... quantas vezes nós nos afastamos de Deus, fazendo coisas que tiram a vida do prumo.  

Nos tornamos crentes de nome... a cara é de santo, mas a vida não é santa. Nos tornamos crentes moderninhos demais, em nada parecidos aos discípulos de Jesus...

Misturamos as coisas de Deus com as coisas que gostamos do mundo... a boca que canta louvor é a mesma que solta xingamentos... o corpo que dança e se prostra diante de Deus é o mesmo corpo que se contamina com a impureza sexual...

E assim vamos levando a vida, como se estivéssemos certos e Deus, não levando nada em conta contra nós. E aí, como ficamos: tortos, desajustados... Deus olha pra nós e diz: “Não foi isso que eu sonhei pra você”.

 

Então, essa manhã eu venho pra dizer que Deus quer mudar essa situação.

Assim como Deus falou com Jeremias, Ele fala para mim e você hoje: “será que Eu não posso agir com você como fez o oleiro?”

A resposta óbvia é, sim, claro que Deus pode pegar nossa vida defeituosa, toda torta, fora de prumo, toda desalinhada... é claro que Deus pode pegar e fazer de novo, porque Ele é Deus todo-poderoso!

Porém, amado irmão, o oleiro lida com barro; mas Deus lida com o coração. Barro não tem vontade, o coração tem... o coração humano tem desejos, tem a vontade livre, então, se vai haver conserto, se vai haver o novo de Deus, algumas decisões o coração precisa tomar:

 

...que decisões são essas? A primeira é a seguinte:

1- TER DISPOSIÇÃO PARA OUVIR A PALAVRA DE DEUS

Lemos no v.2, de Deus falando a Jeremias: “Desça até a casa onde fazem potes de barro, e lá eu lhe darei a minha mensagem”.  

Uma das coisas que Deus espera encontrar em nós para que Ele possa operar uma transformação, uma renovação, é disposição para ouvir Sua Palavra.

Tem muito crente com a vida enrolada porque não tem tido disposição para ouvir a Palavra de Deus.

 

Irmão, Deus não poderá fazer nada pela pessoa que não ouvir a Sua Palavra... Deus respeita a vontade humana.

Jeremias teve que mostrar essa disposição ao descer à casa do oleiro... deixa eu aproveitar o gancho e te perguntar: você está descendo da cama mais cedo pra praticar o seu TSD (Tempo Sozinho com Deus) e aquele projeto dos Dez Minutos?

Porque a primeira decisão a ser tomada no coração, na sede da vontade, na sede da inteligência, na sede da vida emotiva, psíquica, moral e religiosa, é a decisão de ouvir a Palavra de Deus.

 

...em segundo lugar, tome a decisão de:

2- CRER QUE A MÃO DE DEUS É PODEROSA

No v.3 está escrito do “...oleiro trabalhando com o barro sobre a roda de madeira”. Era um trabalho manual, porque no v.5 lemos do barro nas mãos do oleiro. É mão na massa, em contato direto.

Querido, Deus aguarda com expectativa por esse momento. Deus está vendo sua vida fora do prumo, Deus está vendo o que está desalinhado e aguarda pelo momento em que um “vaso quebrado, um vaso partido”, diga pra Ele: “Senhor, me restaura, me faz de novo, eu me entrego totalmente nas Suas mãos”.

Diz a Bíblia numa parte, que os ouvidos de Deus estão sempre atentos ao chamado daqueles que Lhe pedem ajuda. Aleluia!

 

Irmão, Deus conhece você e sabe do que você precisa. Porém, a questão é o seu coração: Deus quer ajudar você, mas você abre mão do seu pecado? Está disposto a abrir mão de tudo aquilo que tem tirado sua vida do prumo?

Porque uma coisa é verdadeira: Deus não compactua com o pecado, a luz de Deus não admite as trevas.

Então, se quer que Deus faça algo em seu favor, tome a decisão de se entregar cim exclusividade nas mãos dEle.

 

...em terceiro lugar, tome a decisão de:

3- APROVEITAR A OPORTUNIDADE

O V.4 diz: “Quando o pote que o oleiro estava fazendo não ficava bom, ele pegava o barro e fazia outro, conforme queria”.  

Que oportunidade e tanto recebia esse barro... podia ser jogado fora, podia ser descartado, mas o oleiro pegava o mesmo barro e fazia dele outro vaso, conforme queria.

 

Algumas pessoas têm sofrido estragos na vida por conta de muitas coisas... na área sentimental, tem havido estragos que até hoje doem fundo na alma... na área financeira, quantos rombos... na área espiritual, quantas rachaduras, quantas quedas...

Há pessoas com a vida tão ferida, tão machucada, tão desalinhada, que elas só aguardam a hora de serem finalmente banidas, desprezadas, rejeitadas, ignoradas... mas, querido, Deus não descarta ninguém!

Hoje você tem a oportunidade de dizer: “Jesus, eu estou como um vaso quebrado, mas eu quero ser restaurado, então eu me entrego totalmente a Ti, Senhor!

E será maravilhoso se você puder fazer isso, porque a Bíblia diz: “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo” (2Co 5.17).  

Decida entregar-se totalmente ao Senhor!

 

...e por último, observe que quando estas decisões são tomadas no coração, o resultado disso, é exatamente:

4- UMA NOVA VIDA, UMA NOVA PESSOA

Lemos no v.4: “Quando o pote que o oleiro estava fazendo não ficava bom, ele pegava o barro e fazia outro, conforme queria”.  

O projeto de Deus para nós é que tenhamos uma vida boa e justa. Está escrito em Jo 10.10: “eu vim para que tenha vida e vida com abundância”.

 

Quando a Bíblia revela que Jesus veio nos dar vida abundante, isso significa, uma vida de paz agora mesmo... uma vida de alegria, saúde, equilíbrio emocional e muito mais.

Se você puder se colocar nas mãos de Deus, Ele fará de você uma nova pessoa.

Jeremias viu o oleiro dando nova forma ao barro... Jeremias viu surgir um novo vaso, um novo jarro.

É exatamente o que vai acontecer: Deus vai modelar a sua vida de novo... antes, a sua vontade própria falou mais alto, por isso a vida estragou... mas agora Deus quer moldar a sua vida de novo pra você ser conforme a vontade dEle: um homem de caráter, uma mulher íntegra, pura, uma pessoa honesta, bom marido, bom pai, mãe zelosa, filho obediente...

Querido, Deus quer remover a vergonha e colocar você em um lugar de honra...

 

Conclusão

Procurei mostrar que o pecado estraga nossa vida... mas Deus nos criou para sermos vasos de honra.

Por isso, ainda hoje, o que Deus mais quer, é agir em sua vida lhe perdoando o pecado e dando para você a vida eterna.

Mas, para que isso ocorra, é preciso que você entregue sua vida nas mãos d’Ele.

 

Você quer fazer isso agora e receber Jesus em seu coração? ...então peça isso a Jesus agora.

Faça uma oração de arrependimento e entrega.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 22/06/2014

bottom of page