top of page

O SENHOR É O MEU PASTOR

Salmo 23

 

Introdução

O Salmo 23 tem sido considerado o mais belo de todos os salmos... e todos que o leem, encontram nele muito conforto para a alma.

A mensagem do Salmo é simples e profunda ao mesmo tempo... ela pode ser resumida no seguinte: ainda que passemos por lutas e por provas, ou que enfrentemos momentos de decepção e de dor, podemos nos encher de coragem por causa de uma bendita certeza: a de que o Senhor é o nosso pastor, e nada nos faltará.

Essa afirmação do salmista é famosa. Ela pode ser encontrada hoje em adesivos pra carro, estampas pra camisa, em bibelôs sobre a cômoda ou quadro pra parede. E de fato, é muito linda essa declaração: “O Senhor é meu pastor, nada me faltará”. Vamos dizê la juntos?

E eu quero pensar com você sobre as razões que levaram o salmista Davi a fazer esta declaração. Por que ele disse: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará”?

 

Há quatro razões para isto... a primeira é a seguinte:

1- O SENHOR É O MEU PASTOR, PORQUE ELE ME SUSTENTA

Diga: Sustenta!

Talvez você não saiba, mas a ovelha é um animal frágil... ela é de comer bastante, o dia inteiro, mas precisa de ajuda nessa questão tão básica.

Uma ovelha não é capaz de diferenciar o pasto nutritivo do pasto desnutritivo... se o capim é bom pra comer ou se não passa de ervas venenosas, a ovelha não sabe... ela ingere, inadvertidamente, o que encontra... com isso, pode adoecer ou até morrer.

Para beber água é outra questão: ovelhas não bebem água de rio ou córregos em que a correnteza é forte... tem que ser águas calmas, tranquilas... isso tudo faz da ovelha um animal muito dependente.

E Davi, que havia trabalhado como pastor de ovelhas na sua juventude, lembrava bem de como ele tinha que ir à frente do rebanho pra arrancar do pasto as ervas daninhas a fim de evitar a intoxicação dos animais...

Ele também tinha que verificar se a água do lugar se era limpa e calma...

E assim faz Deus com a gente... Davi escreveu no v.2: “Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso”.

E nós, seres humanos, somos ainda mais carentes do que são as ovelhas.

Também necessitamos de água e comida, mas muito mais do que isso: precisamos de paz, companhia, consolo, segurança, dignidade, propósito, amor, salvação...

Mas tem uma coisa: quando Deus é o nosso pastor, podemos afirmar com ousadia, que nada nos faltará.

Deus tem, no seu bom tesouro, todas, todas, todas as bênçãos de que necessitamos. Aleluia!

Você já reparou que a palavra menos encontrada na Bíblia é o "quase"? Por exemplo, o salmista não disse: "O Senhor é o meu pastor, quase nada me faltará". O que ele declarou foi: "Nada me faltará”.

Em Fp 4.13, não está escrito: "Posso quase tudo naquele que me fortalece". Não, nada disso! O que está escrito lá é: "Posso todas [as coisas] em Cristo que me fortalece".  Sabe, a Bíblia é o livro do “tudo ou nada”.

Neste exato momento, do que é que você precisa? Deus afirma que, como um bom pastor que Ele é, Deus sabe quais são as suas necessidades, e está preparado para suprir a todas. Você pode confiar o Senhor. Ele te sustenta!

 

...segunda razão; o salmista disse:

2- O SENHOR É O MEU PASTOR, PORQUE ELE ME GUIA

Nós tínhamos em casa um cãozinho de nome Pingo, paulista de Ribeirão Preto, veio na mudança conosco. Certa vez, o pingo encontrou o portão aberto e ganhou o caminho da rua... naquela ocasião ele ainda era forte e enxergava perfeitamente bem... então, não nos desesperamos atrás dele porque sabíamos que ele voltaria para casa e foi o que aconteceu.

Cachorros e gatos são espertos assim. Eles têm um forte senso de direção!

Mas não é o que acontece com as ovelhas... um pombo-correio você também solta e ele torna a encontrar o caminho de casa, mas ovelhas...  elas são animais desorientados, não conseguem encontrar, sozinhas, o caminho de casa.

Perdem-se com facilidade... precisam de alguém que as guie por caminhos bons e seguros.

E não é este o nosso caso?

Ouvi dizer que em Flórida, nos Estados Unidos, existe um monumento onde se lê a seguinte inscrição: "Venho aqui para encontrar-me a mim mesmo. É tão fácil a gente se perder no mundo!" Essa é uma grande verdade.

Há trilhas que dão em verdadeiros precipícios, enquanto que outras, levam a pastos verdejantes

E na vida, nós nos deparamos com muitas encruzilhadas. Qual é o melhor caminho? Que decisão tomar? Que rumo seguir?

Pois, se Deus é o pastor da sua vida, Ele te guiará pelo caminho certo... você irá andar, diz o v.3, pelas “veredas da justiça”.

Nem sempre o caminho será agradável... alguns até estarão cheios de pedras e espinhos, mas o importante é que o Salvador estará com você... como um bom pastor, Deus te guiará em segurança.

 

...outra razão; o salmista disse:

3- DEUS É O MEU PASTOR, PORQUE ELE ME PROTEGE

Ovelha também é um animal indefeso... ela não tem velocidade pra correr nem dispõe de garras pra se defender.

Pode ser furtada por ladrões, picada por cobra ou atacada por cães, com facilidade.

Por isso, no que diz respeito à sua segurança, as ovelhas precisam de alguém que tome conta delas.

Davi foi pastor de ovelhas... ele sempre tinha ao alcance da sua mão uma vara e um cajado - a vara servia para afugentar as feras... o cajado servia para levantar as ovelhas que caíam...

Pois Davi sabia que, da mesma o Senhor Deus tomava conta dele com segurança. Davi escreveu no v.4: "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu [estás] comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”.

Sabe, é melhor estar no vale da sombra da morte com Jesus, do que estar nos montes da vida sem Ele.

É mais seguro você passar por uma luta, por uma provação, ao lado do Senhor do que se trancar numa fortaleza sem o Senhor ao seu lado.

Ao longo da vida, todos nós passamos por muitos vales escuros: morte, desemprego, enfermidade, decepção... Mas se você tem Jesus na sua vida, o Senhor te protege e te dá a paz.

Sempre que os problemas vierem sobre você e as lutas se multiplicarem, lembre-se disso: a força não está em você... está no Deus que caminha ao seu lado.

Portanto, não dê lugar ao desespero... confie em Deus. Entregue-se aos cuidados do Pastor. Ele te protege!

 

...uma outra razão; porque o salmista disse “o Senhor é o meu pastor” é essa, ele disse:

4- DEUS É O MEU PASTOR, PORQUE ELE ME ACOLHE

Após o verão, chegam os meses de frio, quando as ovelhas são levadas por seus pastores os apriscos, os currais.

No aprisco, elas ficam em segurança... os ladrões de ovelhas e os lobos, ficam à distância, pensando: "Oh! que pena... perdemos a oportunidade! Nosso almoço agora está fora de alcance... está no aprisco!"

Porque o zeloso pastor, que cuidou do rebanho pelos montes e pelos vales, agora levou todas para a sua casa.

Os últimos versos do Salmo 23 falam desse momento em que as ovelhas estão no aconchego do seu pastor.

Lemos no v.5-6: “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias”.

Sabe, todo o ser humano, toda pessoa, precisa de um refúgio, de um lugar no qual se sinta seguro... precisa de uma casa!

Eu acho lindo, um espetáculo impressionante, quando, todos os dias, por volta das cinco, cinco e meia tarde, as pessoas ganham as ruas... muitas saindo do trabalho, outras da escola e vão apressadas no seu caminho. E por que toda essa agitação? Simplesmente pra chegar em casa.

Davi falou: “Deus me levará para a Sua casa", e lá, ele disse: “...vai ter um banquete para mim... serei recebido como convidado de honra...o cálice do meu coração transbordará de alegria... e certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR para sempre". Amém!

Para quem busca por Deus, haverá uma maravilhosa acolhida. Davi declarou: “O Senhor é o meu pastor, porque Ele me acolhe”.

Agostinho de Hipona, lá do terceiro século, escreveu: "Tu nos criastes para Ti, e nossas almas só encontram descanso quando descansam em Ti".

É triste ver uma pessoa que não tem uma casa para a qual voltar no final do dia... mais lamentável ainda é saber que grande parte da humanidade não tem um relacionamento firme com Deus, e não tem certeza de ir para o céu quando morrer...

Por que isso acontece? Porque as pessoas se recusam a entregar o coração a Jesus. Eu espero que você já tenha aberto o seu coração para Jesus e convidado Jesus para entrar e ser o seu Salvador. Se você já fez isso, encontrará colhida aqui e na eternidade. Caso ainda não tenha tomado essa decisão, chegou a hora de fazê-Io.

 

Conclusão

Na Bíblia, Deus é chamado de Rei, de Rocha, de Escudo... Ele é apresentado como o Alfa e o Ômega, o Senhor dos senhores...

Contudo, pode ter certeza, o título mais belo para Deus, é esse dado por Davi, quando escreveu: "O Senhor é o meu Pastor".

Deus é o nosso Pastor, porque nos sustenta, nos guia, nos protege e acolhe.

Às vezes, nos esquecemos dessas verdades, e permitimos que a preocupação e o desespero tomem conta dos nossos pensamentos.

Ou então, nos vemos em meio a problemas tão grandes, aos verdadeiros vales da sombra e da morte, que duvidamos que exista uma saída.

Nessas horas, vale a pena lembrar da mensagem do Salmo 23: "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará".

É possível que você esteja passando por momento difícil em sua vida. Se for esse o caso, chegou a hora de você olhar para cima.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 22/07/2012 - Fonte de dados: “Salmos Vivos”, Marcelo Aguiar.

bottom of page