top of page

O QUE A PRESENÇA DE DEUS PRODUZ?

Salmo 89.15

 

“Como é feliz o povo que aprendeu a aclamar-te, Senhor, e que anda na luz da tua presença!” (NVI).

 

Conta-se que um dia, um menino perguntou a Benjamin Franklin, diplomata que ajudou na independência dos Estados Unidos, e que gostava muito das crianças. Um menino perguntou pra ele: “Senhor, onde posso ver Deus?”

Acho que muitas crianças perguntam isso... E o velho Benjamin Franklin, aproveitando o sol do meio-dia, respondeu àquele menino: “Você não consegue olhar para o sol, nem deve, porque poderia queimar suas vistas. Se você não consegue nem olhar para o sol, muito menos poderá ver Deus com esses seus olhinhos, porque Deus brilha muito mais que o sol”.

De fato, a Bíblia fala do esplendor de luz da glória de Deus e revela que com esses nossos olhinhos, não conseguimos ver Deus.

Mas, você já parou pra pensar que a presença de Deus pode ser percebida pelos sentidos do corpo humano?

Incrível isso! Os israelitas, por exemplo, viram no deserto, uma nuvem e uma coluna de fogo que simbolizavam a presença de Deus no meio deles e eles sentiram os efeitos da presença de Deus.

Claro, Deus não é nenhuma nuvem e nenhum fogo, mas os israelitas sentiram que Deus estava presente com eles. A nuvem, além de guiá-Ios pelo caminho que deviam seguir, dava sombra durante o dia; já a coluna de fogo, guiava à noite e aquecia contra o frio.

A presença de Deus pode ser percebida pelos sentidos humanos. E é maravilhoso sentir a presença de Deus! A gente experimenta uma alegria, uma paz, uma felicidade especial.

E quando isso acontece? Em muitas circunstâncias, mas especialmente durante o TSD, quando oramos, louvamos e adoramos a Deus.

Mas, sabe, também é possível sentir a presença de Deus na vida daqueles que servem a Deus, que fazem a vontade de Deus e que, por conta disso, adquirem um caráter bom, um comportamento bom, atitudes boas... a gente pode ver Deus na vida de pessoas assim.

A Bíblia conta de Filipe, um dos primeiros discípulos de Jesus, ter pedido o seguinte: “Jesus, mostra-nos o Pai” (Jo 14.8 NVI). E Jesus respondeu: “Filipe... quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai” (v.9).

A presença de Deus estava em Jesus, assim, quem via Jesus, via Pai; quem via o Filho, via o Pai. Da mesma forma, quando obedecemos aos mandamentos de Deus e seguimos os Seus ensinos, as pessoas podem ver Deus em nós.

O nosso caráter, quanto mais santo, mais verdadeiro, mais correto fica, mais fácil para as pessoas perceberem a presença de Deus na nossa vida.

Pois bem, o que a presença de Deus produz? Este é o tema da palavra hoje. Você sabe o que a presença de Deus produz na vida de um cristão? Ela produz movimento, amor pelos perdidos, produtividade e direção.

 

...em primeiro lugar, consideremos isto, a presença de Deus:

PRODUZ MOVIMENTO PARA A SUA VIDA

Tem gente que é parada, não se move, é acomodada... pois a presença de Deus cria movimento.

Eu falei da nuvem e da coluna de fogo que guiava o povo de Israel no deserto... quando a nuvem começava a se mover no céu, eles tinham de se mover também. A presença de Deus não deixa ninguém na inércia, parado, acomodado.

O apóstolo Pedro, por exemplo, depois que ele foi cheio do Espírito Santo, ele não parou mais de anunciar o Evangelho, de falar das coisas de Deus. Tentaram fazer Pedro parar, colocando-o na cadeia, ameaçando de morte, mas Pedro declarava que “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens” (At 5.29 - ACF).

Em At 4.31 lemos que Pedro e os seus companheiros, ficaram “cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus”.

Um efeito que a presença de Deus produz é esse: um movimento para pregar o evangelho, cumprir o ide que Jesus falou: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas” (Mc 16.15 - NVI).

Irmão, quando Deus está presente, o evangelho é pregado com ousadia. Ninguém fica acomodado, inerte, paralisado na presença de Deus.

Sabe porque vamos fazer o Dia do Amigo na célula? É porque a presença de Deus nos move pra fazer isso: pregar o evangelho, falar do amor de Deus a todos, começando pelos nossos familiares, amigos e vizinhos. A presença de Deus produz movimento.

Sacode o seu irmão do lado e profetiza pra ele: Cheio da presença de deus, você vai se mexer!

 

...um segundo efeito da presença de Deus, ela:

DÁ AO SEU CORAÇÃO, AMOR PELOS PERDIDOS.

Todos temos familiares, amigos, pessoas que amamos, mas que ainda não receberam a salvação que Deus oferece através de Jesus.

Como vimos na reunião do TADEL hoje pela manhã, muitos sabem que Deus ama e tem um plano maravilhoso para a vida de cada um; sabem que todos somos pecadores, que não há ninguém justo diante de Deus... e sabem também que Jesus morreu na cruz para perdoar os nossos pecados...

Ora, temos no Calendário as comemorações da Páscoa, do Natal, que ensinam e fazem recordar estas verdades.

Mas, não basta as pessoas saberem essas coisas, elas precisam receber Jesus como o Salvador e Senhor, porque se não fizerem isso, se não receberem Jesus, o Filho de Deus em seus corações, elas vão ser deixadas condenadas ao inferno.

Logo, precisamos que o nosso coração se encha de amor, para podermos mostrar aos amigos e parentes, que eles precisam receber Jesus.

E o que enche o nosso coração desse amor? O que é que dá e que garante esse amor pra nós? É a presença de Deus na nossa vida! A presença de Deus nos dá amor pelos perdidos e nos impulsiona a falar de Jesus pra eles.

Infelizmente, vemos nas igrejas em geral, algumas pessoas mais interessadas nelas mesmas do que na salvação dos outros.

Tem havido nas igrejas, pessoas interessadas em fazer para aparecer... mas também tem havido pessoas que não movem um dedo pra ajudar no serviço de abençoar os outros...

São crentes que vivem despreocupados, esquecidos de que Deus deu o Seu melhor, Jesus Cristo, para nos livrar de toda a condenação que havia sobre nós, e que fez de nós, cooperadores dEle na missão de anunciar o Reino de Deus.

Amados, um efeito que a presença de Deus produz na vida do crente, é dar à ele amor pelos perdidos.

Aquele que não sente esse amor, deveria perguntar se, porventura, tem a presença de Deus nele.

Por outro lado, se você já é um cristão, se já tem Jesus na sua vida, considera essa verdade: a presença de Deus produz amor pelos perdidos.

Portanto, é injusto você estancar esse amor.  

 

...um terceiro efeito da presença de Deus, ela:

TRAZ PRODUTIVIDADE, PROSPERIDADE E ALEGRIA PARA A SUA VIDA.

Esse é outro indício da presença de Deus: a produtividade e a prosperidade de uma pessoa, de uma cidade e até de uma nação.

No livro do profeta Joel 2.18-29, lemos de uma coisa tremenda como resultado da presença de Deus no meio do povo de Israel. Veja bem o que está escrito:

“18 Então o Senhor mostrou zelo por sua terra e teve piedade do seu povo.

19 O Senhor respondeu ao seu povo: "Estou lhes enviando trigo, vinho novo e azeite, o suficiente para satisfazê-los plenamente; nunca mais farei de vocês motivo de zombaria para as nações.

20 "Levarei o invasor que vem do norte para longe de vocês, empurrando-o para uma terra seca e estéril, a vanguarda para o mar oriental e a retaguarda para o mar ocidental. E a sua podridão subirá; o seu mau cheiro se espalhará". Ele tem feito coisas grandiosas!

21 Não tenha medo, ó terra; regozije-se e alegre-se. O Senhor tem feito coisas grandiosas!

22 Não tenham medo, animais do campo, pois as pastagens estão ficando verdes. As árvores estão dando os seus frutos; a figueira e a videira ficam carregadas.

23 Ó povo de Sião, alegre-se e regozije-se no Senhor, no seu Deus, pois ele lhe dá as chuvas de outono, conforme a sua justiça. Ele lhe envia muitas chuvas, as de outono e as de primavera, como antes fazia.

24 As eiras ficarão cheias de trigo; os tonéis transbordarão de vinho novo e de azeite.

25 "Vou compensá-los pelos anos de colheitas que os gafanhotos destruíram: o gafanhoto peregrino, o gafanhoto devastador, o gafanhoto devorador e o gafanhoto cortador, o meu grande exército que enviei contra vocês.

26 Vocês comerão até ficarem satisfeitos, e louvarão o nome do Senhor, o seu Deus, que fez maravilhas em favor de vocês; nunca mais o meu povo será humilhado.

27 Então vocês saberão que eu estou no meio de Israel. Eu sou o Senhor, o seu Deus, e não há nenhum outro; nunca mais o meu povo será humilhado.

28 "E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.

29 Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias”.

Aqui está escrito que o povo de Israel tinha se afastado da presença de Deus, por causa de seus pecados, suas maldades e injustiças.

Lemos que a cidade de Jerusalém havia sido queimada; o templo, destruído; as pessoas tinham sido levadas cativas para a Babilônia...

Quem sobreviveu a essa devastação, estava triste, desesperançado, sem perspectiva de futuro.

Mas, em meio a esse quadro desolador, Deus se manifestou, convidando o povo ao jejum, à oração, à santidade e prometendo não apenas prover para as necessidades, mas também a garantir a Sua presença constante, que passaria a morar em cada crente, dando à eles, inclusive, sonhos, visões e dons.

Deus cumpriu essa promessa! Com a vinda do Espírito Santo, a presença de Deus está morando de forma permanente, dentro de cada crente!

E o que Deus quer fazer? Ele quer restituir os anos consumidos pelo “gafanhoto”; Deus quer dar ao Seu povo um novo coração, uma nova vida, um novo tempo para conquistas e realizações.

É isto que a presença de Deus proporciona. Deus deseja trazer pra você um novo tempo, então, mergulhe mais fundo na presença de Deus. Esteja mais comprometido com Deus. Ame mais a Deus... porque a presença dEle fará de você uma pessoa próspera e feliz. Quantos dizem “amém”?

 

...um quarto efeito da presença de Deus, ela:

APONTA A DIREÇÃO CERTA PARA A SUA VIDA

Além de tornar a vida do cristão dinâmica, cheia de amor pelos perdidos, próspera e feliz, a presença de Deus também assegura a direção certa a seguir.

A presença de Deus nos dirige para o lugar certo, assim como foi com o povo de Israel no passado... em que a presença de Deus foi guiando o povo do Egito para a Terra Prometida.

No meio teve o deserto, onde era fácil o povo se perder, ficar sem rumo... mas a presença de Deus guardou o povo de tal modo, que eles chegaram em segurança à Terra Prometida.

Eu não sei qual é o lugar onde você deseja chegar (à sua formatura de faculdade, ao seu casamento, ou a um novo relacionamento, ou à ter a sua empresa, a sua aposentadoria...), mas, eu te falo: se a presença de Deus estiver com você, Ela vai te dar a direção certa e te conduzirá passo a passo até você chegar lá!

A Bíblia conta de José, que foi um homem fiel a Deus e que teve um sonho onde ele se destacava entre os seus irmãos.

Mas, antes do sonho se realizar, José foi vendido como escravo pelos próprios irmãos, José foi levado para o Egito, onde foi caluniado e preso injustamente, até que, um dia, Deus criou uma oportunidade para que José fosse recebido no palácio do rei e nomeado governador do Egito.

Então, apesar de todo sofrimento, dor, decepção que passou, Deus estava à frente, mostrando pra José o caminho a seguir até a concretização do sonho. E José conseguiu por causa da presença de Deus.

Irmão, se você permanecer na presença de Deus e se esforçar por ter um caráter reto, obediente, não tem dúvida, Deus te guiará e ajudará na realização do seu sonho.

No Sl 34.5 está escrito: “Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos” (ACF).

Quem tem a presença de Deus não fica confundido, não fica perdido nos desertos deste mundo. Oh! Glória!

Mas, haverá alguém aqui esta noite, que não sabe se deve ir para a direita ou para a esquerda, se para frente ou para trás? Não se desespere. Tendo a presença de Deus na sua vida, você será guiado na direção certa!

 

...quero apontar também que a presença de Deus, ela:

TRAZ DESCANSO, PAZ E TRANQUILIDADE PARA A SUA VIDA.

A presença de Deus traz tranquilidade, paz, segurança, fazendo com que não andemos atormentados, mas que tenhamos a certeza de que nossa vida está nas mãos dEle.

Como canta o irmão Lázaro: “A minha vida é do Mestre”. Foi exatamente isso que o Senhor disse a Moisés, em Êxodo 33.14, quando afirmou: “Irá a minha presença contigo para te fazer descansar” ACF).

Hoje, há muitos casos de pessoas exageradamente preocupadas com os filhos, com a segurança, com o dinheiro, com os compromissos...  

Devemos nos preocupar, sim, mas não ao ponto de nos esquecermos de que Deus é poderoso para cuidar de nós e de todos os detalhes da nossa vida.

Em Mateus 6.25-33, Jesus disse: “Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo [mais] do que o vestuário?

26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

28 E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;

29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos [vestirá] muito mais a vós, [homens] de pouca fé?

31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?

32 Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;

33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas [coisas] vos serão acrescentadas”.

Irmão, se você buscar a presença de Deus, se você obedecer a Deus, Ele te fará descansar, dando palavras de encorajamento, fortalecendo e acalmando o seu coração.

Depois que Jesus ressuscitou e voltou para o Trono no céu, Ele falou do Espírito Santo que seria dado a todo crente, para ensinar e ajudar em todas as coisas. Um dos nomes dados ao Espírito Santo de Deus é justamente esse: o Ajudador, o Auxiliador.

E lemos em Jo 14.27 que Jesus afirmou: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo”.

Isto é maravilhoso, porque fala que quando você tem a presença de Deus, a paz que Jesus dá, está com você, não vai ter ataque de nervos - porque a presença de Deus te traz segurança e equilíbrio emocional!

 

...e pra concluir, guardei pra lhe falar o seguinte sobre a presença de Deus, ela:

PROPORCIONA MILAGRES PARA A SUA VIDA

Você já parou pra pensar sobre o que acontecia no deserto com o povo de Deus no passado?

Deus disse a Moisés que faria alguns milagres no deserto. E de fato, durante 40 anos, num lugar terrível, seco, onde não se pode viver direito, o deserto, Deus sustentou quase 2 milhões de pessoas com tudo o que elas precisavam.

O maná era um alimento que caía do céu, água brotava da rocha, roupa não ficava velha, as sandálias não ficavam gastas... 40 anos, o povo de Israel viu coisas extraordinárias acontecerem por causa da presença de Deus com eles.

E, amado, se Deus supriu aquele povo no deserto, não duvide: Deus sustentará você e a sua casa no Brasil!

O governador Francisco Dornelles fica falando que o Estado do Rio de Janeiro está falido,e tá sem dinheiro mesmo... então, o que tem de servidores preocupados?

Mas, Deus cria o que não existe, irmão. A terra era sem forma e vazia, e Deus tudo formou. Ele faz milagres! Com a presença de Deus na sua vida, você não será desamparado.

O que é um milagre? É um feito fora do comum, é um feito extraordinário, que contraria as leis da natureza e nem pode ser explicado pela ciência.

Por exemplo, lemos em 1Rs 17.6 de algo sobrenatural que Deus fez na vida do profeta Elias, que quando estava no deserto, aconteceu que os corvos, uma espécie de urubu, levavam pão com carne pra ele comer.

Veja isso! De uma maneira inusitada, Deus pode abençoar e suprir nossas necessidades! Não duvide do amor e da capacidade de Deus para abençoar você.

Deus também quer fazer de você um agente de milagres. Sim, usar a sua vida como Ele usou a vida de EIias, para abençoar a vida de uma viúva (1Rs 17.10-14).

Conta a Bíblia que Elias foi usado por Deus para multiplicar um punhado de farinha e um pouco de azeite, que uma viúva tinha em casa, para ela e o filho comerem durante a seca em IsraeI.

Deus também usou a vida de Elias para, imagina, ressuscitar o filho dessa viúva! O nosso Deus é poderoso!

Conte com a possibilidade de Deus usar a sua vida para fazer um milagre acontecer na casa do seu vizinho, na vida do seu próximo... Amém? [aplausos ao Senhor]

Conclusão

Eu quero convidar aqui a frente, pessoas que precisam e que resolvem esta noite, buscar mais a presença de Deus.

Neste momento, quero profetizar para a sua vida. Se você buscar a presença de Deus como deve buscar, coisas, extraordinárias acontecerão; milagres vão surgir na sua vida.

Se há alguma porta fechada, prepare-se, pois Deus vai abrir. Se precisa de uma ação do poder de Deus, Ele agirá em seu favor.

Mas, para que os milagres de Deus ocorram em sua vida, é fundamental que você busque a presença dele e zele por ela.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 10/16/2016

bottom of page