top of page

EXPERIMENTANDO A ORAÇÃO DE AUTORIDADE

Mateus 21.21

 

Então Jesus disse: —Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se tiverem fé e não duvidarem, vocês poderão fazer a mesma coisa que eu fiz com esta figueira. E não somente isso, mas vocês poderão dizer a este monte: “Levante-se e jogue-se no mar”, e isso acontecerá.

 

Introdução

Quando você assiste a um desfile cívico e estão lá, os soldados, a banda... você, já deve ter observado como é comum a voz de comando... tipo assim: “Sentido. Volver. Marche!” Voz de comando...

De alguns anos pra cá, o uso da voz de comando tem sido adotada em computadores. Você diz: “abrir, maximizar, minimizar, fechar” e o computador vai fazendo essas coisas.

Outro dia eu precisei telefonar para uma empresa e eu tive que falar, imagine, com uma máquina. Ela perguntava: “Quer falar com nosso setor de vendas ou de informações?“ e eu tinha que responder “vendas” ou “informações”. E essa resposta era uma voz de comando para o procedimento seguinte.

 

Outro uso da voz de comando é o que existe nos aparelhinhos de GPS, que vai dizendo ao motorista: “Curva acentuada à esquerda... 60 quilômetros por hora, reduza a velocidade...”.

Mas, sabe, bem antes dessa tecnologia toda, o nosso Senhor Jesus Cristo, já ensinava Seus discípulos a respeito da voz de comando.

Jesus disse: “...se tiverem fé e não duvidarem [...] vocês poderão dizer a este monte: “Levante-se e jogue-se no mar”, e isso acontecerá”.

Uma verdade óbvia nós temos aqui: que o Senhor Jesus está ensinando, claramente nesse texto, que podemos ordenar que montanhas sejam lançadas ao mar. Jesus está dizendo!

Agora, entenda o que são essas montanhas, o que são esses montes, porque, evidentemente, não são os do tipo Evereste, na cordilheira do Himalaia, ou Agulhas Negras, Pico da Bandeira, Pico da Neblina, que é a montanha mais alta do Brasil...

Não, Jesus não está se referindo a esses montes... E você sabe? ...Jesus também não está ensinando que há poder em nossas palavras.

Há muitos que ensinam isso por aí: que há poder em nossas palavras... é verdade que com uma palavra nós podemos abençoar ou amaldiçoar. Mas isto não é devido ao poder da palavra, mas ao poder que estiver atuando dentro de nós!

Confira comigo um texto bíblico, At 19.13-16: “Alguns judeus que andavam de um lugar para outro, expulsando espíritos maus, quiseram usar também o nome do Senhor Jesus para expulsar os espíritos maus, dizendo a eles: “Pelo poder do nome de Jesus, o mesmo que Paulo anuncia, eu mando que vocês saiam!” Os homens que faziam isso eram os sete filhos de um judeu chamado Ceva, que era Grande Sacerdote. Mas certa vez um espírito mau disse a eles: “Eu conheço Jesus e sei quem é Paulo. Mas vocês, quem são?”

Os sete filhos de Ceva, tinham visto o apóstolo Paulo usar a palavra para expulsar os espíritos maus que atuavam em algumas pessoas. Os filhos de Ceva disseram: “É, legal isso aí... vamos fazer o mesmo, vamos dizer aos espíritos maus para que saiam também”, só que nada acontecia. Eles não conseguiam abençoar ninguém. Até que um desses espíritos maus, um demônio, disse pela boca da pessoa na qual ele atuava: “Conheço Jesus e já ouvi falar de Paulo, mas quem são vocês?”

Sabe o que os filhos de Ceva descobriram nessa experiência? ...eles descobriram que o poder não está em nossas palavras, mas em nosso relacionamento com Deus.

Amado, se dentro de você, no seu espírito, estiver em operação o poder de Deus, então com a sua palavra, com a sua voz de comando, você poderá lançar montanhas ao mar.

Mas, se no seu espírito, estiver em operação o poder do mal, você não conseguirá abençoar nada, não conseguirá abençoar ninguém, nem a si mesmo!

Portanto, o poder não está em nossas palavras... está em nosso relacionamento com Deus ou com o mal.

Se você estiver conectado, se estiver ligado, ao poder de Deus, com a sua palavra você conseguirá abençoar muita gente, muitas situações e muito a si mesmo!

Então, ter e manter um relacionamento com Deus, é fundamental, se você quer ver montanhas lançadas ao mar.

Essas montanhas, como disse, não são de pedra... montanhas na Bíblia falam de desafios, de obstáculos a serem vencidos, de problemas a serem resolvidos. É a estes montes, a estas montanhas que Jesus está se referindo.

E montanhas são assim, existem aquelas que devem ser escaladas, tem aquelas que devem ser conquistadas... mas há outras que devem ser ordenadas para que saiam de sua frente.

 

O que quero dizer é o seguinte: há problemas na vida, que você vai resolver, escalando a montanha - isto é, fazendo oração. Orar é como escalar uma montanha: você ora um pouco hoje, ora depois, continua orando e ora novamente, até que chegará a resposta.

Uma montanha é escalada com luta, com esforço, com perseverança... e assim é a oração.

Agora, pode ser que o monte difícil à sua frente, precise ser ordenado para que saia. Nesse caso, o que você precisa fazer é: tomar uma atitude de se conectar ao poder de Deus.

Porque pessoas que se relacionam bem com Deus, podem remover montanhas pelo uso da voz de comando.

O pastor Eddy Leo, da Indonésia, contou algo interessante num congresso de que participei. Ele contou que havia uma célula da igreja que ficava na casa de um irmão que tinha uma mangueira plantada no quintal da casa... mas, aquela mangueira já tinha muitos anos e nunca havia produzido nenhuma manga sequer. As pessoas da vizinhança viviam falando para o dono da casa cortar aquela árvore, porque ela era inútil, não dava manga. O fato é que os crentes que participavam da célula começaram a ordenar que a mangueira frutificasse. É, eles começaram a falar: “Mangueira, produza mangas!” E para a surpresa da vizinhança, a árvore floriu e meses depois estava carregada de mangas. Todos queriam saber o que havia acontecido e aquilo se transformou numa grande oportunidade da célula testemunhar o poder de Deus.

Um missionário da Visão Mundial conta que as pessoas que viviam às margens de famoso rio na Etiópia, estavam sofrendo com fome por causa de uma grande seca. Ele conta que o povo do lugar, adorava uma árvore gigante (como naquele filme Avatar). E o povo pedia à árvore por ajuda. Eles adoravam a árvore gigante, acreditando que ela tinha poderes divinos. As pessoas beijavam a árvore em tom de reverência. Certa manhã, a equipe da Visão Mundial orou com base nessa palavra de Jesus em Mateus 21, que se cressem poderiam ordenar que a árvore secasse. Todos ficaram sabendo que os cristãos estavam orando sobre a árvore. E seis meses depois, ela começou a secar. O povo ficou atônito: “Seu Deus fez isso!” e poucas semanas depois, centenas de moradores daquele lugar receberam a Jesus porque eles tinham visto o Seu poder.

É assim que acontece quando estamos ligados em Deus... podemos ordenar ao monte.

Jesus falou: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se tiverem fé e não duvidarem, vocês poderão fazer a mesma coisa que eu fiz com esta figueira. E não somente isso, mas vocês poderão dizer a este monte: “Levante-se e jogue-se no mar”, e isso acontecerá”.

 

Olha, isso não se trata de uma oração comum. Não é oração do tipo: "Oh Deus, por favor, tira essa montanha da minha vida, oh Deus, lança essa montanha no mar." Não!

Tem montanhas que são removidas com oração, mas tem aquelas que devem ser comandadas.

É o que Jesus está ensinando: "Se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar”.

Nesse caso aqui, Jesus não está dizendo pra falar com Deus, mas pra falar com o monte, dar ordens ao monte.

Irmão, esse é um tipo de oração que, talvez, você ainda não experimentou fazer.

Essa é uma oração de autoridade e numa oração de autoridade, você usa a autoridade que Deus te deu pra lidar diretamente com o problema.

Experimente falar ao problema, dizendo: “Em nome do Senhor Jesus, eu lhe ordeno que me deixe”.

Quem está travando uma luta com o cigarro, porque quer parar de fumar, deveria fazer a oração de autoridade e falar ao vício: “Eu te proíbo de me conquistar hoje!”.

Quem tem os nervos à flor da pele e é explosivo toda vida, deveria dar uma voz de comando à esse mal. Falar a esse monte: “ergue-te e lança-te no mar”.

Use a oração de autoridade contra tudo que atrapalha você de ser feliz em Deus.

Você pode, por exemplo, falar ao seu mau humor assim: “Sai da minha vida agora”.

Você pode ordenar ao seu mau gênio: “Sai de mim, porque eu serei controlado pelo Espírito Santo”. Você pode ordenar ao monte. Isto é oração de autoridade.

 

Mas, atenção, o que capacita você a fazer a oração de autoridade é a sua ligação com Deus, o seu relacionamento com Deus.

Quem manda o cigarro embora, mas não tem ligação com Deus, ao contrário disso, guarda cigarro, estoca cigarro, procura cigarro, consome cigarro... não vai ver resultado.

Muitas vezes o problema é financeiro. A luta é contra as dívidas... a pessoa busca oração, repreende o devorador, mas o cartão de crédito não sai do bolso, da bolsa... e a pessoa mesma não sai das lojas...

Se uma pessoa dessas, tiver um discipulador, alguém cuidando dela, esse discipulador irá dizer: “Amado, você está fazendo a coisa certa, parabéns! Mas, sabe porque não está funcionando? ...é que você precisa entrar num relacionamento adequado com Deus... você tem que se encher de Deus... experimente fazer isso assim, assim...”.

Os filhos de Ceva nunca conseguirão as bênçãos da oração de autoridade, porque não estão comprometidos com Deus, não fazem a vontade de Deus, não se relacionam com Deus...

E assim é com certos cristãos... ficam lidando com problemas, com dificuldades... uma atrás da outra, e nunca experimentam o poder de Deus.

E alguns não experimentam, porque não estão num relacionamento adequado com Deus... alguns até buscam oração, eu sei que buscam... e outros, até dão voz de comando, do tipo: “Tá repreendido... tá amarrado... tô na bênção!” ...mas nada acontece porque não estão ligados com Deus.

São crentes preguiçosos demais... de pouca Bíblia, pouca oração, pouco jejum, pouca participação nas coisas da igreja...

 

Aí, irmão, oração de autoridade não funciona, porque na verdade, tá faltando autoridade... tá faltando vida com Deus.

Mas, eu creio, todos aqui, em nome de Jesus, irão buscar muito a presença de Deus e vão ver muitos montes lançados ao mar! Aleluia!

Agora, se você está focado em Deus, comprometido com Deus, se você ama a Deus e só procura agradá-Lo, e todos os seus esforços falharam, talvez seja porque você não experimentou dar uma ordem para que a montanha saia.

Pois, agora, receba essa revelação de Deus e diga com autoridade: “Monte, levante-se e jogue-se no mar”.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page