top of page

TRÊS GRANDES VIRTUDES A CULTIVAR

Efésios 5.8-9

 

INTRODUÇÃO:

Queridos noivos, Amanda e Geraldo Junior! Hoje é um dia especial na vida de vocês, na verdade, não apenas na vida de vocês dois, mas também na dos seus familiares e amigos.

Esta é uma noite especial porque nesta hora, vocês vêm para buscar a bênção de Deus para sobre a vida de vocês que, a partir de agora, não será mais uma vida de solteiros, mas uma vida de casados, uma vida de marido e esposa... vocês passarão a caminhar  juntos debaixo do mesmo teto, dando origem à sua própria família.

Então, para esta ocasião tão especial, eu abro a Bíblia, Palavra de Deus, e leio para vocês o texto aqui, que está na carta de Paulo aos Efésios 5.8-9, onde está escrito: “Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade”.

Geraldo e Amanda, a Palavra de Deus está mostrando, está dizendo que quando a luz de Deus está no nosso coração, por causa dessa luz devemos fazer somente o que é bom, o que é direito e o que é verdadeiro... bondade, justiça e verdade.

Essa é a Palavra que Deus dá a vocês hoje a fim de que os passos de vocês, Amanda como esposa, Geraldo como marido, sejam guiados por estas três virtudes: a bondade, a honestidade e a verdade.

Diz este texto que antes que a luz de Deus entrasse para o coração, o que havia ali eram trevas, porque sem a luz de Deus o pecado dominava, era uma condição triste, de perdição... e sem luz, a vida não tinha rumo. Porém, a certa altura da vida, vocês reconheceram, cada um ao seu tempo, que Jesus é o Filho de Deu que veio ao mundo para ser o Salvador... vocês receberam Jesus, então, agora, vocês estão na luz, na luz do Senhor! Que bênção!

Jesus afirmou: “Eu sou a luz do mundo” (Jo 8.12) e agora vocês estão envolvidos por esta luz, a luz de Deus. Aleluia!

Por isso, vem aqui este conselho precioso para vocês: “agora [sois] luz no Senhor; andai como filhos da luz”. Deus está dizendo: “Agora que vocês pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz”.

E sabem, Amanda e Geraldo, não é qualquer pessoa que pode atender a este conselho. Só quem foi transformado pelo Espírito Santo... só quem foi iluminado por Cristo é que pode.

Isto é como o brilho das estrelas. Uma estrela não possui luz própria... se dependesse dela mesma, então nenhuma estrela teria brilho no céu... nunca seria notada... mas estaria sempre apagada. Mas sabe o que acontece?  As estrelas brilham porque recebem os raios do sol... o brilho das estrelas é a luz do sol refletida nelas, por isso que elas podem brilhar.

Filhos de Deus são como estrelas... nenhum crente possui luz própria, mas se está com Deus, cheio da presença de Deus, ele passa a refletir a luz... pessoas que são de Deus são “luz no Senhor”. Por isso, então, o conselho: “andai como filhos da luz”.

O que significa “andar na luz”? O apóstolo Paulo responde isso mostrando o seguinte: “andar na luz é produzir todo tipo de bondade, honestidade e verdade”.

Andar na luz de Deus é você cultivar na sua vida estas três virtudes: bondade, honestidade e verdade. Três virtudes, Amanda, três virtudes, Geraldo, a serem cultivadas no matrimônio, na família, na vida de vocês!

 

A primeira virtude é a:

1. BONDADE.

Não acho necessário explicar o que é a bondade. Todos sabemos o que é ser bondoso, bondosa. O que a gente precisa não é de explicação, mas ser lembrado que Deus espera que esta virtude seja cultivada em nossas vidas.

É fácil querer que outros nos tratem com bondade... até ficamos ressentidos e magoados se alguém nos falta com a bondade. Difícil é sermos bondosos com os outros.

Tem havido casamentos, onde o tempo foi passando e a bondade foi substituída pela ignorância, pela grosseria, pelos palavrões, pela impaciência... isto não está certo.

Tem muito marido e muita esposa pedindo: “Oh! Deus, me dá força!” Mas Deus não dá porque se tiverem “força”, vão bater um no outro!

Mas a bondade não “brota” naturalmente... por isso vocês precisam cultivá-la.

Geraldo, mesmo que você não leve jeito, você é o príncipe encantado dela. Trate-a sempre com bondade! Amanda, você é a princesa dele, seja sempre gentil, cultive a bondade!

 

A segunda virtude é a:

2. HONESTIDADE

Tal qual acontece com a bondade, acontece com a honestidade, com a justiça: nós somos rápidos pra sentir todas as injustiças que os outros cometem contra nós. Ah! dá uma coisa por dentro, o sangue esquenta e coisa e tal...

Mas como filhos da luz, Geraldo e Amanda, vocês devem praticar a justiça, vocês devem ser honestos.

Eu digo a você Geraldo, não fique cobrando honestidade da Amanda, seja você, honesto com ela... e Amanda, pela mesma forma.

Muitas vezes exigimos que os outros andem certos conosco, mas existe um princípio de Deus pra isso, que diz assim: “Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês” (Mt 7.12).

Eu soube de um trote de telefone, você nunca deve fazer isso, mas esse trote era assim: alguém ligava pra uma residência e perguntava pra pessoa que atendia: “O Sr. Honesto está?” E automaticamente vinha a resposta: “Aqui não há nenhum Honesto”. Era, realmente, um trote... mas tomando a resposta ao pé da letra, vamos admitir:  essa é uma verdade muito comum dentro das casas por aí a fora.

Porém, como filhos da luz, se perguntem sempre: “O que posso fazer para ser cada vez mais honesto, mais correto, mais justo?”

...e a terceira virtude, Amanda e Geraldo, é a:

3. VERDADE.

Como é importante a virtude da verdade para um casal! Na casa de vocês, odeiem a mentira e amem a verdade.

Neste ponto, é oportuno lembrar que somos todos descendentes de Adão e Eva. Apesar deles terem tido o privilégio de andar na presença de Deus e de conversar diariamente com o Criador, eles foram enganados pelo diabo, e aí, tentaram se desculpar perante Deus driblando a verdade do seu pecado... Adão e Eva, ao invés de assumirem a verdade, a desprezaram.

É fácil irmos pelo mesmo caminho... uma “desculpinha” aqui, para não ficar tão feio o que eu fiz... uma mentirinha ali...

A mentira faz parte da cultura deste mundo...

O vendedor ambulante, o camelô, diz: “Pode levar! Qualquer coisa, volta aqui que a gente troca!” Na festa de aniversário, o aniversariante diz: “Presente? Que isso, você já ter vindo é mais importante!” O devedor, sempre fala: “Amanhã, sem falta, viu!”  E tem a sogra, ela diz: “Em briga de marido e mulher eu não me meto”.

Mas sabem, Amanda e Geraldo, numa vida a dois, de marido e mulher, faltar com a verdade não é bom. A mentira, as meias-verdades, as trapaças, por bem intencionadas que sejam, podem gerar desconfiança e criar muitos males.

Como filhos da luz, cultivem a virtude da verdade.

 

CONCLUSÃO:

Queridos, que o casamento de vocês seja um lindo testemunho para o mundo. Que todos possam ver na relação de vocês, a luz da presença de Deus.

Que a bondade, a honestidade e a verdade sejam virtudes sempre cultivadas, porque não próprias da natureza humana... assim como o brilho das estrelas não é próprio delas, essas três virtudes não são próprias do ser humano... elas vem de Deus, que espera que os filhos, reflitam neste mundo.

“Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade”. Amém.

 

Pr Walter Pacheco, 6/4/2012

bottom of page