top of page

ORAÇÕES QUE VÃO MUDAR A SUA VIDA 1 – A ORAÇÃO DE CONFISSÃO

Salmos 32.5

 

Graça e Paz! Agora vamos abrir a Bíblia, a Palavra de Deus, Palavra poderosa... você vai recebê-la, vai ser ajudado e vai voltar pra casa debaixo de muita, mas muita bênção de Deus. Amém?

Diz o texto, Sl 32.5: “Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao SENHOR e tu perdoaste a culpa do meu pecado”. Outra versão diz: “confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados” (NTLH).

 

As sua orações dão resultado? Porque é muito comum orar assim: "Deus, me ajude a conseguir aquele emprego." "Jesus, por favor, cura minha garganta." ou: "Pai, leva esse meu medo embora." Ou ainda: “Senhor, manda dinheiro suficiente para eu pagar as contas."

Suas orações tem sido atendidas? Ou será que, mesmo pedindo tudo para Deus, você não está feliz e não tem conseguido respostas para as suas orações?

Será que o tipo de oração que você tem feito: "Deus me dê isso... Deus, faça aquilo, Deus, mexa a Sua varinha mágica e me ajude por favor!" ...será que esse tipo de oração agrada a Deus?

Porque a Bíblia ensina uma grande verdade: orar não é simplesmente pedir coisas – embora, pedir faz parte da oração. Mas o mais importante que você precisa saber é que orar é conversar com Deus.

Você sabia que, através da oração, você pode receber o que Deus tem de melhor para a sua vida?

Você deve conversar com Deus... deve orar, porque quando você faz oração no nome de Jesus, Deus ouve e alguma coisa vai acontecer.

Por isso, não deixa o desânimo te abater, não! Ora, que melhora!

Há sete tipos básicos de oração que podem mudar a sua vida. O primeiro tipo básico de oração, que toda pessoa, frequentemente, deve fazer, é a oração de confissão.

Lemos do rei Davi: “Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao SENHOR” e “Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados”.

Pecado é um termo que, no passado, era muito comum entre os arqueiros, os soldados que usavam o arco e flecha... Aquele personagem inglês, Robin Wood, lembra um pouco a época dos arqueiros... quando o arco era esticado e a flecha lançada, se acontecia dela errar o alvo, o termo para isso era “pecado” – então “pecado” significa “errar o alvo”. Qualquer coisa que não seja o centro fixo, o alvo, é pecado.

O alvo diante de você é a vontade de Deus, que deve ser obedecida. Mas se você se desvia, se não acerta o alvo, se não faz a vontade de Deus, isso é pecado.

Normalmente todos compreendem que roubar um banco é pecado e que assassinar alguém é pecado, mas é muito mais do que isso. Na verdade, qualquer coisa fora da vontade de Deus para a sua vida, é pecado... seja o que for, está fora da vontade de Deus, é pecado.

Pode ser uma atitude, um pensamento, um sentimento... se está fora da vontade de Deus, é um pecado que se comete.

Por isso que uma palavra diferente para pecado é “transgressão”. Você transgride a vontade de Deus, quando faz algo que Ele não quer para a sua vida.

Pense em Adão e Eva, o primeiro homem e a primeira mulher. Enquanto viviam fazendo a vontade de Deus, foram felizes, Deus os visitava e se relacionava com eles numa intimidade muito grande.

Porém, no dia que disseram: “Deus não quer que eu faça isso, mas eu quero fazer e ponto final”, o alvo foi errado... pecado foi cometido e eles sofreram duramente por causa disso. Ninguém é feliz errando o alvo de Deus para a sua vida.

O rei Davi havia pecado. Então, ele conta neste Salmo, como foi duro para ele ter errado o alvo de Deus.

Veja o que ele diz (v.3-5): “Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao SENHOR e tu perdoaste a culpa do meu pecado”.

Olha só: esse homem pecou, manteve os seus pecados escondidos, e as coisas só pioraram para ele... o rei conta que se cansou de chorar... ele conta que dia e noite sentia Deus pesando a mão sobre ele... e também conta que teve um esgotamento, que ficou sem forças pra nada... até que, fez a coisa certa depois que o pecado é cometido.

Lemos no v.5 que o rei Davi reconheceu perante Deus o seu pecado e todas as suas culpas. Ele fez confissão do seu pecado e o momento seguinte, foi o momento de Deus na vida do rei Davi: Deus ouviu sua confissão e perdoou a culpa do seu pecado... então o rei Davi se sentiu bem de novo... ficou com a ficha limpa novamente!

Você gostaria que isso acontecesse com você? Nesta noite?

Mas, entenda isso: Quando o pecado não é confessado, o diabo tem um gancho preso a você que fica te ferindo o tempo todo... mesmo que você pare de cometer aquele pecado, se ele ainda não foi confessado, você não recebe o perdão de Deus e o pecado fica te consumindo, te corroendo você.

 

Já ouviu falar no ácido clorossulfônico? É o ácido mais corrosivo que existe. Em contato com a água explode... corrói borracha, plástico, madeira, metal, aço inox...Se pingar na pele abre uma ferida e cria uma mancha pr’o resto da vida...

Se você permite que um pecado fique em seu coração, sem ser confessado para Deus, ele faz a mesma coisa à sua alma... o efeito espiritual do pecado não confessado é corrosivo, ele te corrói por dentro, até você ficar sem paz e sem tranqüilidade nenhuma, nenhuma.

Abre-se uma ferida emocional profunda, deixando por mancha uma baixa auto-estima, o medo, a culpa, a condenação...

Mas é aí que o evangelho do Senhor Jesus Cristo entra: Jesus pagou com Sua morte na cruz o castigo que o pecado traz.

A mensagem evangélica é precisamente essa. Olha só como o apóstolo Paulo pregou: “Todos os profetas dão testemunho dele [de Jesus], de que todo o que nele crê recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome” (At 10.43). A Bíblia ainda revela isto: “Não há salvação em nenhum outro” (At 4.12). Só Jesus salva!

Então, a boa notícia para quem pecou (e não tem quem não peque) é que em Jesus há salvação!

A teologia explica a salvação em três tempos: Quando a pessoa crê em Jesus, ela é salva no ato, na hora, ela é salva da penalidade do pecado, isto é, Deus a perdoa, não vai condenar mais – limpa a ficha!

E, sabe, quando perdoado por Deus, se você voltar e falar assim: “Deus, sabe aquele meu pecado?” Deus vai dizer: “Pecado? Que pecado, meu filho? ...você não sabe que lanço todos nas profundezas do mar?” (Mq 7.19). Ah! pode ser o pecado mais feio, mais violento, mais sujo, mais detestável... você confessou, Deus perdoou, tá perdoado!

Mas a salvação tem um segundo e um terceiro tempo: depois de ser salvo da penalidade do pecado, você passa a experimentar a salvação do poder do pecado (porque você vai se santificando), até entrar no terceiro tempo: que é a salvação da presença do pecado (o que vai acontecer, brevemente, quando Jesus voltar e nos der uma nova terra, onde pecado não entra).

Portanto, toda pessoa que já recebeu perdão de Deus está no tempo do meio: já está à salvo do castigo do pecado e aguarda ser salva da presença do pecado... isto significa que, se você já tem recebido o perdão de Deus, ah!, se prepara porque o melhor está por vir... a Bíblia fala que “a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos” (Rm 13.11). Aleluia!

Haverá uma nova terra, onde Deus fará a Sua habitação, e nela não haverá lágrimas, porque não vai haver choro, nem dor, nem doenças... não haverá mais morte, nem pecado – porque os salvos estarão para sempre com Deus, incluindo os nossos familiares e os amigos que amamos e perdemos por um pouco, se cada um recebeu a salvação, todos estaremos juntos para sempre com Deus. E tudo será novo... que coisa maravilhosa é a salvação!

Talvez, você pergunte: como eu posso experimentar isso? Como faço para receber o perdão de Deus?

Ah! Existe um mecanismo que Deus proveu para você ser liberto: a oração de confissão.

Está escrito, 1 Jo1.9: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

 

A ORAÇÃO DE CONFISSÃO E ARREPENDIMENTO

Que tipo de oração é essa?

É uma oração que se divide em duas partes: Na primeira, você expõe para Deus, sem reservas, sem inibições, sem truques, os pecados que você sabe ter cometido. E a segunda parte, é quando você faz um sincero pedido de perdão para Deus.

A oração de confissão que o rei Davi fez, está no Sl 51. Veja as duas partes dessa oração. No v.4-5, o rei Davi expõe o seu pecado para Deus. Ele diz: “Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe”.

Agora a segunda parte, lemos no v.1-2: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado”. É o pedido de perdão!

Agora, para que a oração de confissão tenha efeito, ela precisa vir acompanhada de arrependimento. E arrependimento é o seguinte: significa você dar as costas para aquele pecado, ir embora e decidir não cometer o mesmo pecado novamente.

É possível alguém confessar o pecado sem arrependimento, mas não vale... quem confessa pecado na quarta-feira de cinzas e na primeira oportunidade, tá no baile de novo, não passa de um bom pedidor de desculpas... vai dançar. A mesma coisa é quem confessa no domingo e peca de novo na segunda!

Para receber perdão de Deus e ficar livre da culpa, você precisa confessar e se arrepender sinceramente.

Uma mulher contou que confessou em oração os dois abortos que havia feito, mas que mesmo assim não se sentia em paz. Um dia, ela leu na Bíblia sobre o valor da vida no ventre e se arrependeu profundamente daquele pecado. Ela disse que só então, depois de uma sincera oração de confissão, é que ficou livre da culpa daqueles abortos e recebeu o perdão de Deus para a sua vida.

Toda vez que você for confessar algum pecado, veja primeiro, se você, honesta e

verdadeiramente, não sente mais  vontade de praticar aquele pecado.  

Pode haver recaídas, mas não pode haver vontade alimentada de cometer aquele pecado novamente, e se houver recaída, é confessar de novo com arrependimento.

Há vezes que achamos que não temos nada para confessar, mas basta pedir que Deus ajude e Ele vai mostrar alguma atitude má para ser confessada... afinal, nessa terra, ninguém está livre da presença do pecado.

Por isso, a confissão, na verdade, precisa se tornar um modo de vida. Sempre deveríamos orar Sl 26.2: “Sonda-me, Senhor, e prova-me, examina o meu coração e a minha mente”.

Se você não está andando no caminho de Deus, se está errando o alvo: falando da vida dos outros, mentindo, desonrando alguém, passando a perna, dando calote, precisa recomeçar do zero, isso é, precisa fazer oração de confissão... então, tudo voltará a ficar bem.

Essa semana eu me aborreci com os vizinhos por causa de lixo em frente de casa. Eu tive uns sentimentos ofensivos contra eles e teve um dia que eu até virei a cara pra um deles. E na minha indignação, até fui à Secretaria de Urbanismo reivindicar os meus direitos. Você me achava fácil? Mas eu percebi que os sentimentos ofensivos não estavam certos, então tive que fazer minha oração de confissão, e disse: "Senhor, fui movido pela carne e não pelo Seu Espírito."

Essa oração de confissão que fiz pra Deus, me ajudou a sentir melhor e a ter meus sentimentos com os vizinhos restaurados.

Pense em sua própria vida. Alguma coisa desse tipo aconteceu com você? Você tem algo que precisa confessar para Deus? Se tiver, seja rápido... quanto mais rápido, melhor para você.

A Bíblia ensina que “Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia” (Pv 28.13).

O pecado leva à morte, o arrependimento leva à vida. O tempo que passa entre o pecado e o arrependimento determina quanta coisa vai morrer na sua vida.

O que você está esperando para ser abençoado, feliz e próspero na sua vida?

Aqui está a oportunidade de você fazer uma oração que vai mudar a sua vida. É o único meio... confesse seu pecado para Deus e peça perdão a Ele. Jesus pode salvar você! Limpar a sua ficha! Ele é fiel e justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça!

A sua chance é agora! O dia da sua salvação chegou! É hoje! Amém?

 

Ministração

Há alguém aqui nesta noite querendo a presença de Jesus no seu coração para ter uma vida transformada, renovada, mudada pelo poder de Deus?

Eu vou fazer uma oração que você pode repetir aí do seu lugar, em voz alta, depois de mim. Ore assim:

Bendito Deus, eu sei que o Senhor enviou Jesus ao mundo para me salvar e perdoar, porque sou pecador, estou perdido e condenado. Mas o preço da minha salvação foi pago na cruz. Ali, Jesus levou meu pecado, minha culpa, minha condenação, minha maldição. E nesta hora, eu aceito a Sua oferta de amor. Abro a porta do meu coração, para receber Jesus como meu único e exclusivo Salvador. Amém.

Você fez essa oração, recebendo Jesus na sua vida?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 7.3.2010

bottom of page