top of page

A OPORTUNIDADE DE SER DISCÍPULO

Marcos 3:13-19

 

“Jesus subiu um monte, chamou os que ele quis, e eles foram para perto dele. Então escolheu doze homens para ficarem com ele e serem enviados para anunciar o evangelho. A esses doze ele chamou de apóstolos. Eles receberam autoridade para expulsar demônios”.

 

Introdução:

Se você fosse convidado por alguém muito importante, muito rico e muito amável, enfim, uma pessoa boa... se você fosse convidado por uma pessoa assim, para fazer uma maravilhosa viagem na companhia dela, com tudo pago, qual seria a sua reação? Sendo que as condições para fazer a viagem fossem as seguintes:

Que você deixasse algumas coisas e compromissos para trás; que você estivesse disposto a conviver com um grupo de pessoas que iria junto e; que você se comprometesse a fazer propaganda da viagem, depois que voltar. Você toparia?

Olhe, grandes oportunidades custam um preço... mas é bom aproveitá-las!

Esta é a verdade contida neste texto da Bíblia: a oportunidade de se tornar um discípulo de Jesus, que não deve ser desperdiçada.

Entenda o que significa ser discípulo de Jesus: discípulo não é sinônimo de aluno.

Discípulo significa relação com uma pessoa, e no caso aqui, com a pessoa de Jesus Cristo, cujos passos o discípulo segue, sem reserva, por amor, procurando imitar até se tornar igual ou parecido.

Ser discípulo de Jesus é o mais fascinante projeto de vida que está à disposição de cada um de nós.

Mas, a maioria das pessoas ignora este fato ou não dá o devido valor à oportunidade de ser discípulo de Jesus.

Pessoas há que consideram o seguir a Jesus, o ser crente em Jesus, apenas como praticar uma religião na vida.

Entretanto, aprendemos desse texto, em que Jesus chamou os Seus primeiros discípulos, que esta oportunidade consiste num chamado.

 

...em primeiro lugar, a oportunidade de ser discípulo de Jesus consiste em:

UM CHAMADO PARA ESTAR COM JESUS – v.14ª

Lemos sobre isto aqui no v.14: “Então escolheu doze homens para ficarem com ele...”.

Esse verso deixa claro que muito mais do que obedecer a doutrinas, muito mais que cumprir rituais ou ter uma religião, a oportunidade de ser discípulo de Jesus consiste num chamado para “estarmos com Ele”.

Isso fala de relacionamento, fala de amizade, fala de uma intimidade com Ele.

Entenda isto: Jesus quer pessoas que se comprometam com Ele, pessoas que estejam com Ele.

E isto é muito mais do que você ter uma religião ou participar de alguma igreja.

Pessoas podem ter religião, ter objetos religiosos, hábitos religiosos, ações religiosas... e defenderem com paixão os princípios, as doutrinas, o nome da religião... mas o que Jesus quer são pessoas que estejam com Ele.

Há pessoas religiosas, envolvidas, comprometidas com as coisas da religião, mas que nem por isso têm estado com Jesus.

Ora, em quantas casas existem pendurados nas paredes, quadros religiosos, gravuras e objetos... o carro com adesivos lembrando a igreja, lembrando a religião, mas pessoas distantes de Jesus, que xingam, falam mentiras, brigam... próximas de tudo que é da religião, mas que nunca estiveram com Jesus.

Amados, o chamado que Jesus faz, não é para termos uma religião ou adquirirmos hábitos religiosos na nossa vida... o chamado de Jesus é para estarmos com Ele.

E que significa estar com Jesus?

Lembra daquela gíria que diz “Estou contigo e não abro” significando compromisso firme, sólido?

Estar com Jesus significa amá-lO e serví-lO... com compromisso... significa aprender dEle afim de viver como Ele, num estilo de vida completamente diferenciado do mundo.

No estilo do mundo, pessoas para vencer na vida, têm que pisar sobre as outras... tem que mentir... tem que usar de malandragem...

Mas o chamado para estar com Jesus implica num modo de vida radical: implica num compromisso com a verdade, a honestidade, a santidade, a humildade...

E são esses os que verdadeiramente vencem na vida! A Bíblia diz: “...vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo”.

O próprio Deus declara em Apocalípse, o livro da Revelação: “Aqueles que conseguirem a vitória receberão de mim este presente: Eu serei o Deus deles, e eles serão meus filhos e minhas filhas. Mas os covardes, os traidores, os que cometem pecados nojentos, os assassinos, os imorais, os que praticam a feitiçaria, os que adoram ídolos e todos os mentirosos, o lugar deles é o lago onde queima o fogo e o enxofre, que é a segunda morte” (Ap 21.7-8).

Vale a pena você aceitar o chamado de Jesus para ser Seu discípulo... é um chamado para estar com Ele!

 

...depois disto, esta oportunidade consiste em:

UM CHAMADO PARA SER TESTEMUNHA DE JESUS – vs. 14b

Vemos isto na outra metade do v.14: “serem enviados para anunciar o evangelho”.

Quando Jesus chamou os Seus discípulos, quando chamou pessoas para que estivessem com Ele, Jesus tinha em mente fazer de cada pessoa uma divulgadora, uma anunciadora ou, proclamadora de tudo aquilo que ela receberia através do seu relacionamento com Ele.

Sabe, é bom estar com Jesus – nessa experiência você é abençoado, sua alma é encharcada do Espírito Santo... então você pula, salta e dança... você se alegra, você se fortalece...

Mas, saiba isto: o chamado para estar com Jesus consiste também em testemunhar, consiste em você divulgar o que tem recebido do seu relacionamento com Jesus.

Jesus espera que Seus discípulos sejam agentes de impacto na sociedade... o v.14 mostra que são enviados para anunciar o Evangelho.

E o que é o Evangelho? O apóstolo Paulo explicou em Rm 1.16, dizendo: “é o poder de Deus para salvar todos os que crêem”.

A palavra evangelho significa boas novas, boa mensagem ou ainda boa notícia.

É o que o mundo mais precisa ouvir: Boa notícia... e boa notícia só tem para dar quem tem estado com Jesus.

Então, se você tem estado com Jesus, você precisa testemunhar dEle... e isso é muito sério.

Vou lhe dizer uma coisa: Tem muita gente que vem para Jesus, que se torna discípulo de Jesus, porque tem um crente, tem um discípulo, tem alguém que tem estado com Jesus, que mora perto dele, que estuda com ele ou que trabalha com ele! Glória a Deus!

Mas tem muita gente que não se converte a Jesus, que não segue os ensinamentos de Jesus, porque tem um crente que mora perto dele, que estuda com ele ou que trabalha com ele! ...um crente que fala palavrões, que fica com as garotas e garotas que ficam com os rapazes, que compra e não paga, que é dado à mentiras e à outras coisas mais.

Do evangelho, Jesus espera que seja dado testemunho e não tristemunho como se anda dando por aí.

Quando um jovem se apresentou para ser batizado, um senhor mais idoso, logo lhe fez a seguinte pergunta: "Como você se tornou um crente?". E ele respondeu: "Foi pela leitura do quinto evangelho". O pessoal na igreja estranhou muito, porque só sabiam da existência até o quarto evangelho: o primeiro, que foi escrito por Mateus; o segundo é o escrito por Marcos, o terceiro por Lucas e o quarto evangelho é o escrito por João. Mas e o quinto evangelho? O jovem então explicou: "Ah! Esse é aquele eu li na vida de minha mãe".

Você tem que dar testemunho de vida. Então seja zeloso, porque cano de água suja não jorra água limpa... se tem estado com Jesus, então que seu testemunho confirme isto!

 

...em terceiro lugar, a oportunidade de ser discípulo de Jesus consiste em:

UM CHAMADO QUE NOS TORNA AUTORIDADES ESPIRITUAIS – vs. 15

No v.15 lemos: “Eles receberam autoridade para expulsar demônios”.

A maior parte dos problemas que as pessoas têm são problemas que tiveram uma origem na dimensão espiritual.

É Satanás e seus demônios que escravizam as pessoas com vícios, depressão, miséria, doenças, etc... e por mais que as pessoas tentem, elas não conseguem se livrar desses problemas.

Porém, quando aceitamos o convite para ser discípulos de Jesus, Ele nos dá da Sua autoridade para vencer espíritos malignos, é o que lemos no v.15.

É maravilhoso, porque sendo você um discípulo de Jesus, você tem autoridade em nome dEle para expulsar o mal.

Houve uma época em que eu evitava pronunciar a palavra diabo, é como se ela fosse assustadora para mim. Até que um dia me vi pensando: que tamanho tem o diabo? Muitas pessoas dizem: "Ele é grande demais. É fortíssimo." Porém, sendo um crente no Senhor Jesus, eis o que a Bíblia diz sobre o tamanho do diabo: "Maior é o que está em nós (Jesus) do que o que está no mundo (o diabo)" (1 Jo 4.4).

Aleluia! Discípulos de Jesus são autoridades no mundo espiritual.

 

...e, em quarto lugar, a oportunidade de ser discípulo de Jesus consiste em:

UM CHAMADO PARA VIVERMOS EM COMUNHÃO – vs. 16

Está escrito no v.16 aqui: “Os doze foram estes: Simão, a quem Jesus deu o nome de Pedro; Tiago e João, filhos de Zebedeu (a estes ele deu o nome de Boanerges, que quer dizer "Filhos do Trovão"); André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o nacionalista; e Judas Iscariotes, que traiu Jesus”.

Observe que Jesus não chamou apenas um indivíduo, uma pessoa, para estar com Ele... Jesus formou uma equipe.

Ele chamou pessoas muito diferentes umas das outras e as desafiou a andarem juntas. Isto é comunhão – andar junto com...

Um autor de livros comentou: "Viver com os santos nos céus, isso será  glória, muita glória. Mas, viver com os santos na terra, ah! isso já é outra história!”

Mas, apesar das diferenças, é muito importante você participar de um grupo de pessoas, de uma célula, de uma comunidade de irmãos, porque olhe o texto: é no meio de outros que o verdadeiro discípulo vive.

Sabe qual é um dos primeiros sinais de fraqueza espiritual na vida do crente? ...é quando ele começa a deixar a comunhão com os outros crentes. Quando um crente começa a não participar assiduamente dos encontros da Igreja, alguma coisa de negativo está acontecendo. O afastamento da comunhão é o primeiro sinal de que existe problema com aquele crente... ele deixou de ser quente e se tornou frio.

Se você prestar atenção no Novo Testamento, verá esse princípio demonstrado o tempo todo, a saber: os discípulos andando juntos, os discípulos em comunhão uns com os outros.

O primeiro culto de adoração aconteceu numa casa; o primeiro culto de Ceia foi numa casa; o primeiro culto de curas foi realizado numa casa; a primeira ocasião de pregação do Evangelho aos gentios aconteceu na numa casa, casa de Cornélio; o derramamento do Espírito Santo no Dia de Pentecostes aconteceu numa casa, e as igrejas do Novo Testamento foram todas organizadas em casas.

Muitos pensam poder ser cristão sem ter vínculos com outros cristãos... mas isso é um erro: o discípulo vive entre discípulos, não vive isolado.

O chamado para ser discípulo de Jesus consiste em viver na família de Deus.

 

Conclusão

Assim consiste a oportunidade que todos têm para ser discípulo de Jesus.

Trata-se de um chamado para estar com Ele; ser testemunha dEle; revestido de autoridade espiritual, para viver em comunhão com outros.

É uma oportunidade maravilhosa que temos, considere: Estar com Jesus, testemunhar dEle, na autoridade dEle e viver no meio de pessoas dEle.

Mas, é uma escolha que precisamos fazer. Você está disposto a ser discípulo de Jesus?

Disposto a estar com Ele?

Disposto a testemunhar dEle?

Disposto a expulsar espíritos maus na autoridade dEle?

Disposto a viver em comunhão com a família dEle?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira. Fonte: Danilo Figueira

bottom of page