top of page

PARTICIPAR DA CÉLULA É BOM DEMAIS!

Marcos 2.1-12

 

Introdução

Para começar, diga depois de mim: “Eu não sou movido pelo que vejo. Eu não sou movido pelo que sinto. Eu sou movido pelo que creio. E eu creio na poderosa Palavra de Deus”. Aleluia!

Olha que maravilha de texto! Ele relata uma reunião em casa... Jesus apreciava muito entrar nas casas e estar com as pessoas... esta aqui não é a única vez!

E mais tarde, a igreja prosseguiu na mesma prática, valorizando as reuniões nas casas. O livro de Atos conta que a Igreja de Jerusalém, que é o modelo de igreja bíblica para nós, ela se reunia regularmente no pátio do templo e nas casas de alguns dos discípulos (Atos 2.46, por exemplo).

A igreja de Jesus, no primeiro século, portanto, tinha dois tipos de reunião: uma grande, no pátio do templo, e as pequenas reuniões nas casas.

Você sabe que existe um movimento de Igrejas em Células no mundo... a Comunidade Karis faz parte desse movimento, que surgiu para resgatar o valor dessas reuniões nas casas, que nós chamamos de células ou de pequenos grupos.

Porque muitas igrejas viraram monumento... elas só fazem reuniões entre quatro paredes... mas Deus quer movimento, então nós entendemos que a igreja precisa ter uma reunião grande e uma reunião pequena, nas casas.

Sabe, nós não reinventamos a roda... as reuniões nas casas eram comum na primeira igreja que existiu!

Quando eu falo para algumas pessoas que nós somos uma igreja em células, que tem pequenos grupos que se reúnem nas casas, elas ficam admiradas, outras estranham... mas eu digo pra elas: “A igreja do Novo testamento era assim!”

Como essa aqui do texto, que alguns estudiosos até dizem, ter sido a casa de Pedro.

E o que se passou nessa casa, nessa reunião, olha, é uma coisa digna de ser imitada, copiada, xerocada por cada célula da igreja hoje.

Essa reunião aqui teve a unção, teve a glória de Deus, que a sua célula também pode ter.

Gente, é bom demais participar de uma Célula! Sabe por que?

Não, não é porque existe o quebra-gelo, aquele momento descontraído... é muito legal aquela hora, mas participar de uma célula é bom demais, não é por causa do quebra-gelo e também não é por causa do quebra-fome...o lanche, o suco!

Também não é por causa do líder ou por causa da companhia de pessoas divertidas... o bom de participar de uma Célula é que lá no meio do grupo está Jesus!

Sabe o que acontece quando dois ou três estão reunidos em nome do Senhor? ...em Mt 18.20, lemos que Jesus disse: “Porque, onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles”. Jesus falou: “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”.

Gente, isso é lindo! É tremendo! É maravilhoso demais! Participar de uma célula é você experimentar a presença do Cristo vivo.

Mas, por que é tão tremendo ou maravilhoso assim?

Esse texto mostra algumas coisas lindas que são encontradas numa célula...

 

A primeira é a seguinte, o:

1- FOCO NOS RELACIONAMENTOS

Veja o v.3: “Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles”.

Que bom foi para este homem paralítico existir pessoas que se importavam com ele... porque ele pode contar com pessoas amigas!

O que você imagina teria acontecido à esse homem se não fossem aquelas quatro bondosas pessoas? Como será que teria ficado a situação dele? Ele não andava... ah! ele teria permanecido na mesma condição para sempre.

Sabe, a célula é um lugar onde tem pessoas que se importam com as outras!

Eu fico muito preocupado com a reunião grande da igreja... minha principal preocupação é conseguir que as pessoas estejam bem e se sintam parte da reunião e não peixes fora d’água.

Mas isso é quase que impossível porque na reunião grande nós somos uma multidão... não dá pra estar com todo mundo, abraçar todo mundo, tocar todo mundo...

Mas na reunião da célula dá... ali as pessoas se falam, se beijam, se abraçam, porque o foco está nos relacionamentos.

Na reunião grande da igreja, eu costumo dizer que se você aparecer com dor de dente, rosto inchado, ninguém vai perceber... mas na célula todos percebem!

Na reunião grande, se você enrola pra chegar ou enrola pra não chegar, talvez ninguém note... mas na célula, as pessoas se importam umas com as outras, e quem tá com dor de dente é percebido... quem tá com dor de cotovelo é notado!

Portanto, na célula os relacionamentos são valorizados.

Isso é bom demais, porque quando alguma coisa travar pra você, alguém vai notar e vai se importar... e nessas horas, é bom ter pessoas que se importem conosco!

Então, célula é bom demais por isso: nesse pequeno grupo o foco está posto sobre os relacionamentos.

A segunda coisa linda que encontramos numa célula é que ali, existe:

2- UM AMBIENTE DE FÉ

Leia o v.5: “Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os seus pecados estão perdoados”. E no v.11, Jesus falou: “eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”. Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos, que, atônitos, glorificaram a Deus, dizendo: “Nunca vimos nada igual!”

Preste atenção nesse detalhe: “Vendo a fé que eles tinham”.

Não foi a fé do paralítico que Jesus viu, mas a fé da célula. A NTLH traduz assim: “Jesus viu que eles tinham fé...”. Olha o valor de ter um grupo!

Talvez, você nunca tenha pensado na importância de ter pessoas que realmente se importem com você, com os seus sentimentos ou com suas necessidades... talvez, você até ache que não precisa participar de uma célula, porque diz “ajuda, a gente pode ter em qualquer lugar”.

É verdade, mas a questão é a seguinte: que tipo de pessoas você está reunindo à sua volta?

Porque as pessoas, são assim: “parteiras” ou “coveiras”, sabe como? As do tipo parteiras, ajudam que os seus sonhos venham à luz, mas as do tipo coveiros, sepultam os sonhos.

Então, me impressiona aqui no texto, o fato de que na vida desse paralítico, havia um pequeno grupo onde as pessoas criam na possibilidade de cura para ele.

Sim, essa célula possuía uma atmosfera de fé, porque, lemos aqui no v.3, que os quatro carregaram o paralítico até Jesus.

Pensa bem: se eles não tivessem fé, se eles não acreditassem na cura, eles teriam se dado àquele trabalho? Claro que não!

Pois, essa é uma das características lindas de uma célula: é um pequeno grupo de pessoas que se reúnem num ambiente de fé...

Por que tem reuniões assim: de comes e bebes, de diversões e risadas, enquanto tudo está muito bem...

Mas surgiu um problema, uma dificuldade, entrou em dívida, em crise no casamento, prejuízo nos negócios, doença em casa... ninguém quer saber que a sua vida travou...

Mas numa célula da igreja, onde Jesus está no meio, as pessoas falam: “O quê, a vida travou pra ele? Então vamos carregá-lo em amor, vamos levá-lo a Jesus, porque a vida dele pode ser mudada. Jesus pode lhe restaurar a força e o vigor!” Aleluia!

Irmão, participar de uma célula é bom demais porque o ambiente ali é de fé!

 

Terceira coisa maravilhosa que podemos encontramos numa célula:

3- PESSOAS QUE ENXERGAM SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS

Veja o v.4: “Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, pela abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico”.

Que bom que essas pessoas sabiam para onde levar e como levar o paralitico.

É por isso que eu estou dizendo que é bom demais participar de uma célula, porque numa célula as pensam com a mente de Cristo!

Olha só: quando eles viram a multidão em volta de Jesus, com gente apinhada em toda parte, inclusive na porta... tanta gente que não tinha nem lugar pra sentar, lemos no v.4: “Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, pela abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico”.

Pronto! Resolvido... mas eles podiam ter falado pro paralítico: "É rapaz, tamo achando que vai ficar pra próxima, porque tem gente à beça lá dentro! E tem uns que tão pior que ocê! Vamos embora”.

Ah! mas graças a Deus, porque pessoas que são de Deus enxergam soluções para os problemas.

Aqueles quatro disseram ao paralítico: "Já que não tem passagem pela porta, vamos fazer uma...”. E outro deve ter dito: “E no teto, porque tá fácil de remover a cobertura” (as casas naquele tempo não tinham laje de concreto nem telha de cerâmica). E outro já foi providenciar a corda, e o outro animava o paralitico, dizendo: "Calma aí, que nós estamos dando um jeito. Você vai chegar lá!"

Aí, o mais magrinho sobe, os outros ajudam com a corda (é trabalho de equipe) e o paralítico desce na presença de Jesus.

Não é uma lição extraordinária para nós?

Lá na célula, você precisa ser essa pessoa, que fala em soluções para os problemas. Em cada problema, você deve ver uma oportunidade para vencer obstáculos.

É como se diz entre os empresários: “Na crise uns choram e outros vendem lenço”. Vamos vender lenço. Amém?

Tem gente que deixa de ir à reunião da célula porque está com um problema: “Ah! Não estou muito legal hoje, não. Semana que vem eu apareço”. Pessoas assim, perdem a benção.

Portanto, da próxima vez que você tiver um problema, que não estiver bem e coisa e tal, vá para a reunião de célula mesmo assim... lá, Jesus está no meio e Ele mostrará às pessoas sobre o que fazer.

 

Por ultimo, o texto revela que participar de uma célula é bom demais porque:

4- ATRAVÉS DA CÉLULA PODEMOS LEVAR OUTRAS PESSOAS A JESUS

Isto está demonstrado no v.4.

Irmãos, uma das coisas mais lindas de uma, é que ela tem pessoas capazes de qualquer coisa pra trazer os outros até Jesus.

O verso mostra que eles desceram o rapaz na presença de Jesus.

Numa célula é assim: as pessoas oram, jejuam, compartilham, visitam, fazem telefonemas, realizam “junta-panelas”, mas tudo isso, tem o propósito de colocar pessoas na presença de Jesus.

Você sabia que até o lanche servido no final da reunião da célula tem um propósito evangelístico? Sim! Tudo é feito no esforço de alguém ser colocado na presença de Jesus.

Você tem que ser uma pessoa assim em sua célula: alguém que se esforce por colocar mais outro na presença de Jesus.

Quem sabe, você é quem está vivendo tão desanimado, tão desapontado, tão paralisado, que não tem tido forças, em si mesmo, para vir a Jesus?

Talvez, quem chegou a um ponto de precisar ser carregado, seja você! Então, por que você não se abre, para ser ajudado em sua célula?

Se você permitir que as pessoas da célula ajudem você, elas irão colocar você diante de Jesus, diante dAquele que é o único que pode resolver sua vida definitivamente.

 

Conclusão

Irmãos, se ter reuniões da igreja nas casas não fosse bom demais, talvez essa reunião aqui não tivesse sido mencionada na Bíblia.

Mas foi! ...então é precioso, vale a pena estar reunido uns com os outros, porque Jesus prometeu estar no meio deles!

Então, guarde isso: participar de uma célula é bom demais porque célula: põe foco nos relacionamentos... oferece um ambiente de fé, é um lugar onde as pessoas falam em soluções em vez de problemas, e se esforçam por trazer os outros até Jesus.

Você já tem participado de uma célula?

O que você tem feito na sua célula?

Tem tirado tempo para o relacionamento com as pessoas?

Tem contribuído para um ambiente de fé... ou de incredulidade? Você tem feito parte da solução ou dos problemas?

 

Pr Walter Pacheco

bottom of page