top of page

O DISCIPULADO DE NÍVEL UM

Provérbios 22.23

 

Introdução

Abrir a Bíblia em Pv 27.23: “Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos”.

O livro de Provérbios tem esse nome porque é uma coleção de provérbios e a maioria deles foram proferidos pelo rei Salomão, um rei muito sábio.

Aliás, esse Salomão teve uma experiência incrível. Numa noite Deus apareceu pra ele e perguntou: “O que você quer que eu lhe dê?” E diante dessa oportunidade e tanta, ele podia pedir ouro, podia pedir uma porção de coisas, mas Salomão respondeu: “dá-me sabedoria e conhecimento” (2Cr 1.7-12).

E Deus respondeu: “[muito bem] ...eu lhe darei sabedoria e conhecimento. E lhe darei também mais riquezas, bens e honras do que qualquer outro rei teve antes de você ou terá depois”. Que bênção é agradar a Deus, Aleluia!

Então, cheio da sabedoria dada por Deus, Salomão, proferiu esse provérbio recomendando a quem tivesse um rebanho de ovelhas pra cuidar, que procurasse conhecer bem o estado das ovelhas.

Amados, nós lemos na Palavra de Deus, que hoje, as pessoas que congregam na igreja, elas são as ovelhas do rebanho de Deus. O Salmo 100, inclusive, declara isso: que o Senhor nos fez povo dEle e ovelhas do Seu pasto.

Muito bem, agora, preste atenção e lembra do provérbio que diz:  “Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos”.

Está bem claro o que devemos fazer como igreja quanto às ovelhas do Senhor. Aqui diz que devemos procurar saber como elas estão. Uma versão da Bíblia diz: “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas”.

Então, eu quero começar hoje, a compartilhar duas verdades muito importantes e que precisam ser levadas a sério, por todos nós e, principalmente, pela liderança da igreja, pela liderança de célula.

Quando a Palavra de Deus diz “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas”, isso tem a ver com o discipulado, porque discipulado é cuidado. Diga: discipulado é cuidado.

Quando Jesus falou “Ide e fazei discípulos”, Ele também disse: “ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado”. Quando a gente ensina uma pessoa a obedecer a Deus, nós estamos cuidando dela, nós estamos discipulando.

Então, a primeira coisa que está relacionada à esse cuidado das ovelhas é o discipulado.

Mas, sabe, existem dois níveis de discipulado, você precisa entender isso: existem dois níveis de discipulado.

 

O primeiro nível de discipulado é aquele que é oferecido aos da menoridade, isto é, aos novos convertidos... novos convertidos não são ovelhas maduras ainda, são cordeirinhos, são novos convertidos, são novos na igreja, são novos na fé. Ou, são crentes imaturos.

É, você sabe que a maturidade é algo muito relativa. Tem crente com um ano de idade de vida cristã, que põe no bolso, crentes de 10 anos de idade. Às vezes, o crente de 10 anos de idade fica meia hora pra achar na Bíblia o livro de Provérbios, enquanto tem novo convertido que não leva um minuto.

Então, a questão de maturidade, essa coisa de ter temor a Deus, ter uma vida santa, é relativa, não tem muito a ver com o tempo de conversão.

Porque, torno a explicar, tem irmãos que tem dois anos no evangelho, mas tem um compromisso tão sério com Deus, tem uma vida de oração tão zelosa, tem revelação da Palavra... mas, têm outros que têm dez anos e são assim, com todo amor e carinho, uma vergonha pro evangelho: dão mal testemunho, são de mentir, ainda são de bater na mulher, de gritar com o marido... são preguiçosos, não gostam de orar, são de congregar um domingo sim, dois domingos não... dois faltam, um aparece. Irmão, tem crente de todo preço.

 

Agora, como lidar com pessoas assim, imaturas? Bem, então temos aqui, dois grupos de pessoas: os novos convertidos e os crentes imaturos... temos aqueles que são novinhos de tudo e temos aqueles que estão demorando pra crescer... são crentes tipo anão, que envelhece mas não cresce.

Que tipo de tratamento nós devemos dar para essas pessoas?

É obvio que nós temos que dar um tipo de tratamento diferenciado daquele que é dado à líderes, à pessoas maduras.

Afinal, novos convertidos ainda não se tornaram crentes maduros, não se tornaram líderes, não se tornaram discipuladores de ninguém... ora, quando um crente se torna um discipulador, isso já mostra que ele é um crente mais amadurecido, que está crescendo cada vez mais.

Então, o discipulado tem dois níveis e é diferenciado: tem o discipulado para aqueles que estão na menoridade e tem o discipulado da maioridade.

Pra nós que estamos engatinhando na Visão do MDA isso é uma coisa que tem que ficar bem clara, porque tem muitos irmãos que ainda não sabem a diferença entre uma coisa e outra.

 

E, sabe irmão, a Bíblia é que fala dessa categoria de menoridade. Você pode, se quiser, conferir 1Co 3.1.

O apóstolo Paulo escreveu aos crentes que congregavam na igreja que ficava em Corinto, ele disse: “...irmãos, eu não pude falar com vocês como costumo fazer com as pessoas que têm o Espírito de Deus. Tive de falar com vocês como se vocês fossem pessoas do mundo, como se fossem crianças na fé cristã”.

Olha o que Paulo está dizendo! No finalzinho de sua carta ele tornou ao assunto e falou: “Irmãos, não pensem como crianças... mas sejam adultos no seu modo de pensar” (1Co 14.20)”.

Então, irmão, a Bíblia chama os novos convertidos de crianças espirituais, porque eles não têm ainda a maturidade de um adulto na fé... eles não têm ainda os valores de um adulto, eles não compreendem ainda as coisas que um adulto compreende.

Então, nós temos que dar um desconto pra eles. Amém?

Você não pode misturar a farinha colocando tudo no mesmo saco... nada de tratar os novos convertidos como se eles fossem maduros na fé. Não podemos fazer isso.

Portanto, nós temos que trabalhar com os novos convertidos como de fato eles são: novos convertidos.

E quais são alguns tratamentos diferenciados que a gente precisa dar pra um novo convertido?

Por exemplo, a primeira coisa: ir atrás dele em vez de esperar que ele que venha atrás de você.

Essa é a primeira diferença no modo de tratar: o discipulador é que deve ir atrás da pessoa que é nova convertida ou crente imatura.

É o discipulador, nesse caso, que tem que ligar pra ele, que tem que se importar com ele... que tem que paparicar. É... crianças crescem sadias, recebendo doses certas de mimos, de paparicos... sabe aquela coisa de: “cadê o anjinho do papai? Cadê o principezinho da mamãe? Oh! Que gude-gude!”. Isso é um fato, irmão.

Sabe, uma coisa é você ser pai de um camarada de quase 22 anos e de uma de 11 anos... e outra coisa é você ser pai de um recém-nascido! O recém nascido precisa de um tratamento diferenciado.

Entenda isso, porque, às vezes, aqui na igreja, a gente procura: “Cadê o fulano, cadê o José da silva que converteu mês passado?” Ah! aí é que a gente ouve líder de célula, dizendo assim: “Ah! ele nunca foi na célula, não. Eu acho que ele nem quer nada com Deus, não... Não, ele nunca veio pro discipulado... eu até esperei por ele, mas ele não apareceu, não”.

 

Então, a gente fica esperando que a pessoa venha... que o novo convertido apareça. Só, irmão, que esse tratamento tá errado. O novo convertido não é assim... nós é que temos que ir atrás dele.

Se você vai cuidar de um novo convertido, você tem que comprar a apostila pra ele, é R$ 8,00.

Mas a gente não quer nem gastar dinheiro no reino de Deus, então falamos: “Pastor, o cara tá com nada... ele não quer nada... tá brincando com Deus”.

Irmão, você já viu alguma vez, um bebê de 8 meses, por exemplo, entrando no supermercado sozinho? Um bebê, perninha torna por causa da fralda e com sacola de supermercado na mão, sozinho, fazendo compras pro lanche dele? Não. Mas quem que faz isso? O pai, a mãe. Amém?

 

Pois, no mundo espiritual é a mesma coisa. Quem que compra a lata de leite chamado Acompanhamento Inicial? É o pai. É a mãe. O discipulador é que vai e compra a apostila e traz pra mesa, pra servir ao novo convertido.

Então, é importante termos esta mentalidade: o novo convertido, a gente vai atrás, liga e incentiva pro discipulado. Então, essa é a diferença básica: quando é novo convertido ou aquele crente imaturo, nós é que devemos ir à ele.

Então, irmão, a gente não deve aceitar mais as explicações do tipo: “Ah! Fulano não veio... ele não tá nem aí para as coisas de Deus!”.

É claro que tem aqueles casos que você já fez de tudo, já paparicou, já pegou no colo, já chamou, já ligou, até comprou o caderno para o discipulado, mas mesmo assim, a pessoa não mostra nenhum interesse. Você não vai desistir dela, mas você vai dar mais atenção à outro que estiver interessado.

Agora, é verdade, tem gente que vem ao culto da igreja, toma uma decisão por Jesus e que reclama: “Ninguém me procurou... ninguém se interessou por mim naquela igreja”. Ah! Irmão, é isso que não pode acontecer de jeito nenhum.... daqui pra frente eu vou ficar descabelado se isso acontecer.

Porque nós temos que acreditar nas pessoas... eu acredito: se alguém vem aqui na frente na hora do apelo, eu acredito, essa pessoa está sincera com Deus. Ela está querendo ajuda. Ela quer crescer em Deus... quer se libertar da imoralidade, quer romper com o pecado...

 

Então, precisamos valorizar a pessoa, precisamos acreditar nela.

Você sabe, nós não temos o costume de ficar forçando a barra pra ninguém vir aqui à frente tomar uma decisão... nós damos a oportunidade, mas trazer a pessoa aqui pra frente, agarrada pela orelha, isso a gente não faz.

Eu sei de cultos onde as pessoas são quase que arrastadas pra frente: “Bora, você tem que ir lá!”

Não, o máximo que a gente faz e eu até, encorajo você fazer é o seguinte, falar pra pessoa: “Olha, se você quer ir lá na frente, eu vou com você, viu!”. Mas forçar, não.

Então, irmão, é isso que devemos fazer em obediência à Palavra de Deus. Nós participamos de uma igreja cuja visão é ajudar as pessoas a crescerem muito em Deus.

Pra quem já é líder de célula, o principal trabalho é esse: cuidar das pessoas da sua célula. E eu não quero enganar ninguém: esse é um trabalho voluntário... você não vai receber dinheiro, mas vai ser recompensado, pode ter certeza.

Eu também, não quero que ninguém se sinta obrigado a ser líder de célula. Não, ninguém é obrigado. Ninguém é obrigado. Ninguém... mas, no mínimo, o que a igreja espera, é que se você vai ser um líder de célula, você seja sincero. Se você quer ser um líder de célula, mas não quer cuidar das pessoas, então, é melhor não ser.

Agora, se você fala: “Ah! Mas eu tenho um compromisso com Deus, uma aliança com Deus... eu sei que Deus me ama e a prova de que eu quero corresponder ao amor dEle por mim, é ajudando a cuidar de pessoas”... então, amado irmão, muito bem-vindo à obra de Deus! É isso mesmo!

 

Deus está falando pra cada líder hoje: “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre os teus rebanhos”.

Algumas ovelhas do Senhor que congregam na sua célula, são cordeirinhos ainda... outras são ovelhas crescidas, mas imaturas... procura conhecer o estado das suas ovelhas...

É claro, você não vai etiquetar ninguém; Você é imaturo, você é novo convertido.. não, pelo amor de deus, você não vai fazer isso...

Mas, amado, todas as pessoas da sua célula precisam ser cuidadas, precisam ser discipuladas. Mas não da mesma maneira, entende? ...os novos convertidos precisam do discipulado de nível 1... precisam de desconto... precisam que se vá atrás deles, porque são novos.

 

Então, amados, vamos procurar conhecer as ovelhas que estão em nossas células... vamos entrar com um cuidado diferenciado: pra quem é novo convertido, o discipulado de nível 1 e para os mais maduros, mais crescidos em Deus, o discipulado de nível dois e desse eu vou falar numa outra oportunidade.

O fato é que as ovelhas do Senhor que estão caminhando aqui conosco na igreja, eu creio, se fizermos o que Deus nos pede pra fazer, elas vão crescer, e vão ficar fortes e sadias, e eu sei que ovelha sadia, sempre dá muita cria. Aleluia!

E aí, irmão, ovelhas fortes, sadias, dando muitas crias... ah! nós vamos que vamos! Amém? Dê um forte aplauso ao Senhor.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page