top of page

VIVENDO NO PODER DO ESPÍRITO SANTO

Lucas 24.49

 

A Palavra que Deus colocou no meu coração para hoje é: Vivendo no Poder do Espírito Santo. Eu vou repetir pra você ter a oportunidade de receber com alegria: Vivendo no Poder do Espírito Santo.

Amados, este tema para hoje é fruto do discipulado que eu recebi nesta semana. O pastor Ozéas Paes, meu querido discipulador, me encorajou a buscar o Espírito Santo, ele falou assim: “Walter, a sua comunhão com o Espírito Santo é a parte mais importante do seu ministério, porque Ele é a Pessoa chave para te ajudar em todas as coisas”.

E desde aquela manhã de sexta-feira, então, eu estou no propósito de buscar um companheirismo com o Espírito Santo como nunca experimentado por mim antes, o conselho do meu discipulador é que eu busque de uma maneira completamente revolucionária para mim.

E Deus já começou a me trazer algumas coisas e, esta palavra, é uma destas coisas: Vivendo no poder do Espírito Santo. Ah! Eu já tô me imaginando no poder do Espírito Santo! Eu sinto que vem muita coisa boa de Deus para mim e, com esta palavra, eu também quero encorajar você a fazer o mesmo, a buscar viver no poder do Espírito Santo.

Porque, amado, eu fui estudar, fiz algumas leituras, e encontrei grandes verdades, por exemplo: a vida pode ser vivida, impulsionada por duas forças: a força natural que é a força da carne, a força do homem, força humana, ou a força espiritual que vem de Deus, que é o poder do Espírito Santo.

 

Irmão, eu estou crendo que nós vamos aumentar o nosso relacionamento com o Espírito santo e, os céus vão se abrir sobre a nossa cabeça e, nós vamos ver coisas gloriosas de Deus acontecerem.

Eu não sei se você já esteve num lugar assim, de céus abertos. Essa expressão fala de um bom ambiente, de uma boa atmosfera. Nós precisamos disso para nos relacionarmos bem com as pessoas.

Não dá pra entrar num lugar onde somos maltratados e querer nos relacionar bem com as pessoas que estão ali, porque o ambiente é hostil, a atmosfera é pesada.

Nós precisamos de uma atmosfera muito boa para podermos nos relacionar bem com as pessoas.

Você vai numa festinha de aniversário, fica observando as pessoas. Você vai ver como que o ambiente, a atmosfera do lugar, é importante para o relacionamento.

Se você não tiver um ambiente bom, você não terá um bom relacionamento... Eu lembro de uma vez, véspera de Natal, eu e minha esposa e filhos, fomos à casa de uma família para desejar boas festas e feliz Natal, mas, quando pisamos na sala daquela casa, meu Deus, que ambiente frio, as pessoas estavam com o semblante fechado, não parecia dia de festa. Nós não conseguimos interagir com aquelas pessoas queridas, não conseguimos demorar naquela visita, porque o ambiente era ruim demais!

Então, eu penso, que como igreja, por exemplo, para termos relacionamento com o Espírito Santo, nós precisamos dar a Ele um bom ambiente também, uma boa atmosfera.

Não é que o Espírito de Deus não esteja presente na igreja, presente numa reunião de célula... Ele está, mas acontece que Ele não manifesta a Sua presença num ambiente hostil, num ambiente de incredulidade, num ambiente de religiosidade.

Irmão, nós temos a necessidade de preparar um ambiente favorável para o Espírito Santo poder Se mover em nossas vidas, Se mover sobre as pessoas que vêm para o culto!

Eu sei que esse ambiente já é preparado pelos ministros da adoração e louvor.

Irmão, esse time abençoado que nós temos, tira de uma a duas horas por semana, para ensaio e oração juntos, preparando esse lugar para a presença e o agir do Espírito de Deus.

Mas, somente o ministério de louvor fazendo, isso é pouco. Eu estou interessado em orar: “Deus, nos dê, como igreja, uma boa atmosfera para que a presença do Espírito Santo seja poderosamente manifesta sobre as nossas vidas!” Amém? Se você concorda, dê um aplauso forte ao Senhor.

 

Eu quero pedir ao Matheus e a equipe que está servindo a igreja no louvor, que venham aos seus postos, por favor. Eu quero que você, do seu lugar, faça uma oração, declarando ao Espírito Santo, que Ele é bem-vindo aqui, nós vamos cantar essa oração. [...]

Vivendo no poder do Espírito Santo... porque, irmão, ninguém consegue fazer as coisas direito e viver bem, feliz e abençoado, sem a unção, sem o poder do Espírito Santo.

Foi isso que o meu discipulador procurou me mostrar no discipulado desta semana, que, nós somos limitados demais e que sem Ele, sem o poder do Espírito Santo, em nós mesmos, não temos condição, irmãos.

E Pr Ozéas achou de tratar isto comigo porque, nós pastores, normalmente, somos pessoas que se ocupam com tarefas ministeriais, mas o chamado principal é para estar em comunhão com o Espírito Santo.

E quando o pastor se ocupa com as tarefas, os membros tendem a fazer a mesma coisa.

Então, irmão, temos um alinhamento novo a fazer: o Espírito Santo precisa ter aqui um ambiente favorável para que a Sua presença seja manifesta.

E se nós não criarmos este ambiente, se nós não nos relacionarmos adequadamente com o Espírito Santo, então nós seremos uma igreja comum, onde nada extraordinário acontece.

Mas nós queremos viver no poder do Espírito Santo. Amém? Vamos ler Lc 24.49: “Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto".

Irmãos, esta era uma promessa que Jesus estava fazendo no final do Seu ministério na Terra, para os discípulos. Jesus disse pra eles: “Vocês devem esperar em Jerusalém, algo grande que vai acontecer na vida de vocês e que vai mudar para sempre a história de vocês. Fiquem em Jerusalém, porque Eu dou a vocês esta promessa: vocês serão revestidos de poder”.

Esta promessa também está registrada no livro de At 1.4-5: “Certa ocasião, enquanto [Jesus] comia com eles, deu-lhes esta ordem: "Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo".

Igreja, nesta noite, eu declaro sobre vocês que, dentro de poucos dias, nós também receberemos um grande derramar do Espírito Santo! Eu estou crendo que isto vai acontecer!

Numa questão de dias, haverá um derramar do Espírito Santo. Já houve um derramar inicial sobre a igreja; o Espírito Santo já veio sobre cada crente, mas vem um batismo – batismo fala de mergulho, Deus está criando uma onda, e nós vamos entrar nela, vamos mergulhar no oceano do Espírito, porque Jesus deseja que cada discípulo do Senhor, tenha a mesma experiência que Ele teve com o Espírito de Deus.

Jesus esperou 30 anos até que Ele foi batizado e também recebeu o Espírito Santo de Deus. Em Mt 3.16 está escrito assim: “Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele”.

 

Diga: “os céus se abriram”. Irmão, quando os céus se abrem sobre uma pessoa, quando o céu se abre sobre uma igreja, quando o céu se abre sobre uma célula, quando o céu se abre uma cidade, quando o céu se abre sobre uma nação, experiências sobrenaturais acontecem com o Espírito Santo.

Isso é impressionante. Muitos de vocês aqui, já fizeram o Encontro de Impacto, aquele retiro de três dias, começa sexta-feira a noite e termina no Domingo.

Quando você chega no sítio para o Encontro de Impacto, nossa igreja promove o Encontro a cada ano, eu sei que as pessoas quando chegam, sentem os céus abertos sobre aquele lugar. É impressionte. Céus abertos. É uma atmosfera gloriosa!

Mas, sabe, é que vários dias antes do Encontro, tem uma equipe fazendo jejum e oração sobre aquele lugar, depois derramam óleo, preparando tudo para a manifestação da glória de Deus.

Quantos de vocês já foram tocados por Deus durante os dias do Encontro de Impacto? Céus abertos.

Céus abertos, pra você entender, vou contar uma experiência que o pastor Paulo Mazoni, de Belo Horizonte, viveu.

O pastor Paulo tinha uma questão que, por dois anos seguidos, ele apresentava diante de Deus. Era um prédio de 8 andares que ele queria levar a igreja construir na cidade, porém, a prefeitura não aprovava o projeto. Várias vezes eles modificaram o projeto para ficar de acordo com as normas exigidas pela prefeitura. Os engenheiros faziam tudo que era preciso, mas quando chegava na hora, por alguma razão, o projeto nunca era aprovado. Por fim, o Pr Paulo Mazoni decidiu abrir mão do projeto, ele conta que falou pra Deus assim: “Senhor, eu fiz tudo que podia. Eu sei que este projeto é para abençoar. Nós temos o dinheiro para a obra, mas eu quero renunciar este projeto e dizer que o Senhor tem todo o direito de usar o dinheiro para aquilo que o Senhor quiser”. E após esta oração de renúncia, o telefone toca, era o prefeito de Belo Horizonte ligando pra ele.

Aonde os céus estão abertos, coisas sobrenaturais vão acontecer. O profeito ligou e disse: “Pastor, eu não sei se o senhor está sabendo, mas amanhã vai mudar o plano de urbanismo da cidade e vai ficar muito mais difícil pra construir qualquer prédio”. O pastor falou: "Sim, eu estou sabendo". E o prefeito disse: “Eu estava agora de manhã, aqui no escritório,  e alguma coisa, não sei o que aconteceu, mas eu senti uma vontade muito forte. O projeto da sua igreja está tecnicamente correto, não tem nada errado com ele. Então, a última coisa que eu quero fazer neste dia, antes de mudar a lei, eu decidi que vou aprovar o seu projeto. Mande o engenheiro ao meu gabinete, porque eu assinarei o projeto”. E assinou. Você pode aplaudir a Jesus? Quando os céus estão abertos, alguma coisa vai acontecer.

Um outro pastor, em Santos-SP, pediu a prefeitura um terreno pra usar como comodato, emprestado por um tempo, para a igreja instalar uma creche. Mas, a prefeitura respondeu: “Nós não podemos emprestar”. O pastor entrou com recurso e a prefeitura disse: “Não podemos emprestar”. Ele entrou de novo e a prefeitura respondeu de novo: “Não podemos atender o seu pedido”. Mas aí, no final do mesmo dia, o pastor recebeu um e-mail do prefeito, dizendo: “Nós não conseguimos um termo de comodato para sua igreja, mas a Câmara de Vereadores aprovou a doação daquele terreno para a sua creche”. Aonde os céus estão abertos, coisas sobrenaturais irão acontecer.

Por isso, irmão, eu desejo e quero muito que você deseje também, viver no poder do Espírito Santo.

Tudo que Jesus fez no ministério dEle aqui na terra, foi feito no poder do Espírito Santo. Ele curou os enfermos, expulsou os demônios, realizou milagres, Ele pregou e ensinou os princípios do reino de Deus, sempre debaixo da operação do poder do Espírito Santo.

 

E é por isso que Ele, antes de retornar para o Pai, falou aos discípulos: “Esperem em Jerusalém, porque o poder vai vir sobre vocês. Fiquem aguardando. Não façam nada até que do alto vocês sejam revestidos de poder”.

Vamos ver isso em At 1.12-14: “Então eles voltaram para Jerusalém, vindo do monte chamado das Oliveiras, que fica perto da cidade, cerca de um quilômetro. Quando chegaram, subiram ao aposento onde estavam hospedados. Achavam-se presentes Pedro, João, Tiago e André; Filipe, Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão, o zelote, e Judas, filho de Tiago. Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus”.

O que foi que eles fizeram enquanto esperavam a manifestação do Espírito Santo? O que eles fizeram? Ficaram reunidos em oração. Eles fizeram oração!

Irmão, este é um grande princípio pra gente ter os céus abertos sobre nós, sobre nossa igreja, sobre nossa célula, sobre nossa casa! Para acontecer um grande mover do Espírito de Deus, tem que haver antes, um movimento de oração.

A oração vem antes do mover do Espírito de Deus. Vem antes!

Então, sabe o que nós temos que começar a fazer a partir de hoje? Oração. Alvorada de oração. Acordei quatro e meia da manhã para orar até às 6h. Eu quero um mover de oração dentro de mim.

Reparou na palavra que Jesus disse aos discípulos? Jesus não queria que eles trabalhassem na obra de Deus, antes de serem revestidos do poder de Deus, do poder do Espírito Santo.

Quando uma pessoa está vivendo no poder do Espírito Santo, aparecem nela três características: autoridade, unção e ousadia.

Quando uma célula também está cheia do poder de Deus, essas três características aparecem nela: a célula ganha autoridade, tem unção e tem ousadia.

Quando uma igreja está cheia do Espírito Santo, essas três características aparecem nela. A igreja tem autoridade, unção e ousadia.

 

Então, três maneiras de identificarmos uma pessoa, uma igreja, uma célula cheia do Espírito Santo: a autoridade.

Quando uma pessoa está cheia do poder de Deus, ela tem autoridade. O Espírito Santo dá autoridade pra ela. O Espírito Santo dá? ...autoridade.

E, sabe, uma característica própria da autoridade é estabelecer um padrão, uma disciplina.

Hoje no Brasil sabemos que a igreja evangélica é grande, faz barulho, mas amado, cá entre nós, a igreja brasileira precisa ficar cheia do Espírito Santo pra ter autoridade.

Tempos atrás se perguntava aos católicos: “Você é católico praticante?” E a pessoa respondia sim ou não. Alguns respondem: “Sou católico, só não sou praticante”. Hoje já tem que perguntar aos crentes também: “Você é crente? Sou, só não sou praticante... vou ao culto quando dá (geralmente não dá), dízimo é quando posso. Mas sou crente!” A igreja evangélica tem tido pouca autoridade.

A gente sabe disso porque, quando falta autoridade, sobra indisciplina. Quando a igreja tem autoridade, ela exerce disciplina. O povo é organizado, é ordeiro, é honesto!

Eu estou crendo que Deus nos dará autoridade para podermos ter disciplina.

Oração é disciplina. Jejum é disciplina. Leitura da Bíblia é disciplina. Entregar o dízimo é disciplina. Chegar cinco minutos antes do horário do culto começar, é disciplina.

Nossa igreja precisa ser um lugar de disciplina, porque quando tem disciplina, é porque tem autoridade. Um dos grandes sinais da autoridade é a disciplina.

Vamos dar uma olhadinha no texto de Mt 28.18-20: “Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".

Está escrito que Jesus era revestido de autoridade. Deixa eu te dizer: quando nós fazemos discípulos, nós estamos reconhecendo a autoridade de Jesus, porque Ele não pediu um favor para a igreja, Ele deu uma ordem, Ele disse: “Vocês devem fazer discípulos e batizar as pessoas”.

 

Batizar não é uma programação diferente que a igreja faz se quiser fazer. Não é opção, é uma ordem de Jesus.

Talvez, alguém aqui esteja naquele pensamento assim: “Ah! tô querendo batizar, não!” Você tem que ser batizado, amado. Se você é crente, tem que batizar, é ordem de Jesus.

A previsão de nossa Festa das Águas é final de Maio. Aonde o Espírito Santo Se move, tem batismo. Eu sei de pastores e missionários que ficam 10, 12 anos sem batizar ninguém. Graças a Deus não tem sido assim conosco, porque aonde o Espírito Santo Se move, vai ter submissão a autoridade, vai ter disciplina, pessoas vão ser discipuladas e vão ser batizadas. Aleluia!

Interessante, Jesus disse “eu tenho a autoridade”. Ele pregou com autoridade, curou com autoridade, lidou com espíritos malignos com autoridade, ensinou com autoridade.

A gente deve viver no poder do Espírito Santo por isso, pra ter autoridade. O Espírito Santo dá autoridade.

Na Bíblia, não vemos os discípulos  orando para os enfermos serem curados. O que nós vemos é os discípulos exercendo autoridade e ministrando: “Seja curado, seja livre, levanta e anda”.

Ah! O Espírito Santo vai nos revestir com o Seu poder. Tem pessoas aqui vivendo sem poder espiritual nenhum, nenhum, nenhum. Mas eu creio, Deus vai levantar essas pessoas e elas vão começar a viver no poder do Espírito Santo.

Essas pessoas, na autoridade do Espírito de Deus, irão dizer aos enfermos: “Sejam curados em nome de Jesus” e eles serão!

Essas pessoas, cheias do Espírito Santo, irão dizer com autoridade: “Em nome de Jesus, levanta e anda”! E o negócio que está parado, vai andar; a empresa que está parada, vai andar, o desanimado com a vida, vai andar! Aleluia! Quando uma igreja vive no poder do Espírito Santo é isso que acontece.

 

Veja em At 5.1-11, o que é uma igreja com autoridade: “Um homem chamado Ananias, juntamente com Safira, sua mulher, também vendeu uma propriedade. Ele reteve parte do dinheiro para si, sabendo disso também sua mulher; e o restante levou e colocou aos pés dos apóstolos. Então perguntou Pedro: "Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade? Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus". Ouvindo isso, Ananias caiu e morreu. Grande temor apoderou-se de todos os que ouviram o que tinha acontecido. Então os moços vieram, envolveram seu corpo, levaram-no para fora e o sepultaram. Cerca de três horas mais tarde, entrou sua mulher, sem saber o que havia acontecido. Pedro lhe perguntou: "Diga-me, foi esse o preço que vocês conseguiram pela propriedade? " Respondeu ela: "Sim, foi esse mesmo". Pedro lhe disse: "Por que vocês entraram em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Veja! Estão à porta os pés dos que sepultaram seu marido, e eles a levarão também". Naquele mesmo instante, ela caiu aos pés dele e morreu. Então os moços entraram e, encontrando-a morta, levaram-na e a sepultaram ao lado de seu marido. E grande temor apoderou-se de toda a igreja e de todos os que ouviram falar desses acontecimentos”.

Ananias e Safira foi um casal que tinha uma propriedade e eles a venderam. Por alguma razão, todo o dinheiro da venda daquela propriedade devia ser ofertado, mas eles levaram só a metade.

Aí, Pedro disse assim: “Ananias, porque você fez isso? Você mentiu pra Deus!” E ele morreu. Três horas depois, veio a Safira, esposa do Ananias, trouxe só uma parte pra Deus e, Pedro falou: “Por que você fez isso? Ali estão os homens que acabaram de sepultar o seu marido, e eles vão te sepultar também”. Não deu outra, a mulher morreu no mesmo instante.

Muito forte isso! Mas está escrito no v.11 que “grande temor apoderou-se de toda a igreja e de todos os que ouviram falar desses acontecimentos”.

Pensa na autoridade com que Pedro falava. Pensa na autoridade que tinha aquela igreja! Quantos querem uma igreja cheia do Espírito Santo?

 

Portanto, primeira marca de uma igreja, de uma célula, de uma pessoa, que vive no poder do Espírito Santo: autoridade.

A segunda característica é a unção, é o poder, é a força que se recebe. Jesus falou: “Vocês receberão poder”. Sabe irmão, Deus sempre quis que Seus filhos fossem fortes.

Quantos pais querem filhos bem fraquinhos aqui? Lá em casa nós não queremos. Ninguém quer filhos fracos, pais querem os filhos fortes.

Pode ter certeza, irmão: quando Deus levanta líderes na igreja, Ele quer líderes fortes. Diga “líderes fortes”. E isto se consegue vivendo no poder do Espírito Santo.

E, terceira característica de quando se está cheio do Espírito Santo: a ousadia, a coragem.

Deus quer pessoas que sejam fortes e corajosas. Ele falou para Josué: “Sê forte e corajoso” (Js 1.9).

Se tem gente que não fica no exército de Deus, é gente covarde. Pessoas covardes não ficam na igreja.

Em Jz 7.13, Deus tinha uma grande conquista para Gideão, ele era juíz, tinha muita gente no exército, mas pra começar, Deus falou: “Primeira coisa, tira os covardes”.

E sabe o que está escrito em Ap 21.8? “Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”. Os covardes são os primeiros da lista. Covardes não entram no céu. O reino de Deus é pra gente de coragem.

Pergunta a pessoa do lado: “Você é medroso(a)?” Fala pra ela: “Seja forte e corajoso!” O reino de Deus é para pessoas ousadas.

É por isso, amados, que precisamos viver no poder do Espírito Santo: para termos autoridade, força e ousadia.

Quantos querem ser cheios do Espírito Santo aqui?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page