top of page

VENCENDO SEUS MEDOS

Salmo 34.1-9

 

Introdução

Eu quero convidar você a pegar sua Bíblia e abrir nela o Salmo 34. Se você não tem uma Bíblia, então colocaremos a leitura online para você. Eu uso a NVI da Bíblia. Sl 34.1-9 é o nosso texto.

“Bendirei o Senhor o tempo todo! Os meus lábios sempre o louvarão. Minha alma se gloriará no Senhor; ouçam os oprimidos e se alegrem. Proclamem a grandeza do Senhor comigo; juntos exaltemos o seu nome. Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Os que olham para ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção. Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu e o libertou de todas as suas tribulações. O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra. Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia! Temam o Senhor, vocês que são os seus santos, pois nada falta aos que o temem” (NVI).

 

O tema da palavra hoje é este: Supere o medo.

Quantos medrosos temos aqui? ...porque quero falar sobre isto esta noite?

É porque o medo pode ser amigo, num certo sentido, mas em geral é inimigo e atrapalha nossa vida e prejudica a convivência.

O aspecto bom do medo é que ele ajuda a perceber o perigo e assim, podemos nos preparar para a defesa. Se tem um fio de tomada desencapado ali, o medo te impede de pôr a mão e levar choque. Neste caso é amigo.

Mas, o que passar disso, é prejudicial, a pessoa deixa de viver bem e pode até adquirir doença, pânico, fobia. O medo gera dúvidas, preocupações, angústias, ansiedades, inseguranças. É muito terrível sentir medo.

Então, precisamos superar nossos medos, até porque, é involuntário... O cérebro é acionado involuntariamente e ninguém tem controle sobre isso.

E quando o medo se instala, como se livrar dele? Como superar seus medos?

 

O Salmo 34, na parte que lemos, está recheado de versos bonitos.

Por exemplo, o v.4: “Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores”.

O v.5 diz: “Os que olham para ele (o Senhor Deus) estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção”. Olha que beleza!

O v.6: “Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações”. Maravilhoso!

E o que dizer deste, v.7: “O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra”.

Os Salmos são muito lindos. O Sl 23 é muito famoso, fala: “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará”, mas esse Salmo 34, é tão maravilhoso quanto o 23, é Palavra de Deus e toda a Palavra de Deus é rica, é maravilhosa, é abençoadora!

Mas, este é um Salmo que fala sobre o medo. E o que é o medo? O medo é um inimigo universal, porque todo mundo sente medo.

Claro, nem todos temos medo das mesmas coisas, mas todos temos medo. Uma escritora brasileira chamada Clarice Lispector, muito famosa, escreveu isso: “O medo é a pior das doenças, porque paralisa o corpo e a mente”.

É pior que o câncer, a AIDS, as gripes H1N1 e por aí vai. O medo paralisa.

Quantas coisas você já teria conseguido, se não fosse o medo? Quantos sonhos você já teria realizado, se não fosse o medo? O medo paralisa, atrapalha, rouba as realizações, as conquistas.

Muitas vezes, pode ter certeza, é o medo que rouba o nosso sono, que tira a nossa paz e até mesmo a nossa saúde.

Então, irmãos, estamos diante de algo que é natural, é normal, faz parte da vida neste mundo, faz parte da humanidade... é fato, enquanto vivermos aqui neste mundo, vamos conviver com o medo.

Mas, sabe, não podemos deixar que o medo nos paralise, não podemos deixar que o medo nos roube as conquistas ou nos tire a saúde! Nós precisamos aprender a vencer o medo, precisamos aprender a superar o medo.

É por isso que o Espírito de Deus inspirou Davi para escrever este Salmo tão especial e que pode nos ajudar.

Porque, quando Davi escreveu este Salmo, ele estava vivendo uma situação que o angustiou profundamente.

Pra você saber, o pano de fundo deste Salmo, é que Davi estava se escondendo da fúria do rei Saul, que queria matá-lo, porque soube que Davi havia sido ungido para ser o novo rei de Israel.

Então, para escapar de Saul, Davi entrou na terra dos filisteus, um povo inimigo... e você já ouviu falar do gigante Golias que Davi havia matado pelo poder de Deus? Pois é, Golias era o campeão filisteu, o cara era daquele lugar onde Davi achou de se esconder.

E a Bíblia diz que Davi foi levado diante do rei daquela terra e sentiu muito medo disso.

Olha, quando Davi viveu essa experiência, ele deve ter se sentido como um rato preso numa ratoeira, ele deve ter se sentido como um bichinho caído numa armadilha.

Mas, ele superou o medo e ao ser liberto, ao recuperar a sua coragem, ao ver toda a ameaça caída por terra, ele se sentiu tão feliz, tão agradecido, que inspirado por Deus, escreveu esse Salmo.

Então, o Salmo 34, nada mais é do que as palavras escritas por um homem muito corajoso, por um guerreiro valente, que soube o que é sentir medo, mas que também soube como superar o medo.

Você quer saber como você também pode conseguir isso? Como é que você pode superar o medo?

Ah! Usando a receita de Davi no Salmo 34, nós podemos superar nossos medos. Olha agora com atenção e vamos buscar juntos, esta receita de Davi para superar o medo.

 

...primeira coisa, para superar os seus medos:

1- VOCÊ PRECISA LOUVAR A DEUS.

Isto era uma coisa que Davi gostava muito de fazer. Davi era um excelente músico, era compositor, cantor e instrumentista... e Davi amava louvar a Deus. Ele aprendeu sobre isso ainda menino, criança.

A maioria dos Salmos que estão na Bíblia, foram escritos por este grande salmista, o Davi.

E aqui, nos v.1-3, ele diz: “Bendirei o Senhor o tempo todo! Os meus lábios sempre o louvarão. Minha alma se gloriará no Senhor; ouçam os oprimidos e se alegrem. Proclamem a grandeza do Senhor comigo; juntos exaltemos o seu nome...”.

Pode parecer estranho que um Salmo sobre o medo, comece com louvor, comece com palavras assim de elogios a Deus, mas nessa atitude de Davi, não há estranheza e sim, sabedoria.

Porque quando nós estamos com medo, ou a gente reclama, murmura e se revolta... mas Davi fez diferente, ele combateu o medo com louvor, louvor a Deus.

Alguém já disse, é uma frase conhecida: “Não diga a Deus que você tem um grande problema. Diga ao problema que você tem um grande Deus”.

É isso que Davi estava fazendo! Logo na abertura do Salmo 34, Davi está trazendo à sua lembrança, a grandeza de Deus, os atributos de Deus. Isto é louvor.

Davi estava dizendo pra ele mesmo e para os problemas que ele tinha, que há um grande Deus, maior do que todos os maiores problemas juntos. E com esta atitude tão simples, Davi mudou o foco.

Sabe, foco é algo fundamental na sua vida. Foco é o ponto para onde você olha? Há pessoas que tem foco no problema, enquanto outras têm foco na solução dos problemas. Há pessoas que tem foco na dificuldade, outras têm foco na oportunidade.

Há uma história muito interessante sobre uma fábrica de sapatos que queria expandir o seu mercado. Então enviou um representante para a Índia, pensando: “Quem sabe, podemos vender sapatos lá na Índia”. E o representante foi lá, passou alguns dias e depois enviou uma mensagem para a fábrica, dizendo o seguinte: “Aqui na Índia ninguém usa sapatos. Estou voltando amanhã mesmo”. Esse foi o relatório. Mas, os donos daquela fábrica, não ficaram convencidos e resolveram mandar um segundo funcionário. Então, o novo representante chegou na Índia, passou alguns dias e também enviou uma mensagem na qual dizia o seguinte: “Aqui na Índia ninguém tem sapatos. Vamos vender muito! Enviem mais produtos!”

Um, estava focado no problema, o outro na solução. Um, via a dificuldade e o outro, a oportunidade.

Davi decidiu colocar o foco em Deus, por isso que louvou a Deus, falando da grandeza de Deus e do poder de Deus.

E ao fazer isso, ele mudou literalmente o rumo da sua vida e da sua história. Então, se você quer vencer os seus temores, os seus medos, um santo remédio é louvar a Deus.

Talvez, você já tenha ouvido dizer: “Quem canta os seus males espanta”. E quem louva? Ah! Quem louva, entroniza Deus, estabelece a presença de Deus e a presença de Deus, irmão, expulsa o medo, os temores, as angustias.

É como você acender a luz aonde têm baratas, elas fogem todas. A presença de Deus é luz, o espírito de medo, de angústia, de pavor, de pânico, não fica na presença de Deus. Aleluia!

É por isso que Davi diz no v.1: “LOUVAREI ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor [estará] continuamente na minha boca”. Ele não vai bendizer ao Senhor, apenas no tempo da vitória, no tempo da conquista ou no tempo da tranquilidade. Ele diz: “Eu vou bendizer ao Senhor o tempo todo, o seu louvor estará continuamente na minha boca” (ACF).

E ele convida a louvarmos juntos com ele! No v.3, Davi diz: “Proclamem a grandeza do Senhor comigo; juntos exaltemos o seu nome”.

É claro que você pode louvar a Deus lá no seu quarto, lá na sua casa, no seu TSD, colocando um louvor no celular pra tocar... mas é tão gostoso quando você louva a Deus junto com os seus irmãos!  Os seus medos vão embora, a sua angustia vai junto, porque o louvor acende a presença de Deus na sua alma.

Então, primeiro passo para você vencer os seus medos: louve a Deus, cante louvores, escute hinos que exaltam o poder de Deus. Foi o que Davi fez e é o que nós devemos fazer.

 

...segunda coisa que nós devemos e podemos fazer para vencer o medo:

2- VOCÊ PRECISA BUSCAR A DEUS

Depois de dizer para o seu próprio medo e para si mesmo que há um grande Deus, Davi se pôs a buscar a presença de Deus. Ou seja, a pedir pela Sua ajuda.

Olha o v.4-6: “Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Os que olham para ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção. Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações”. Aleluia! Que belo testemunho, que bela declaração!

Davi usa duas vezes a palavra todas nesta Salmo: no v.4 ele diz “Busquei o Senhor, e ele... livrou-me de todos os meus temores”. No v.6, ele diz: “Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações”.

Quais são os seus medos? Davi disse “Deus me livrou de todos os meus medos, Deus me livrou de todos os meus temores”. Quais são os seus medos?

Pra pensarmos um pouquinho: quantos medos será que existem? Há tem uma quantidade enorme, parece que não dá nem pra contar!

Tem sites da Internet que trazem um dicionário de medos, de a a z. São tantos medos, que não dá pra mostrar todos aqui, mas selecionei alguns, só pra você ter uma ideia. Veja só:

Acrofobia — medo de altura. Alguém tem esse medo?

Agirofobia — medo de ruas.

Antofobia — medo de flores. De flores?

Esse aqui alguns têm, não entre nós, graças a Deus;

Ablutofobia — medo de tomar banho.

Anuptafobia — medo de ficar solteiro. Alguém?

Cacorrafiofobia — medo de fracasso.

Ginofobia — medo de mulheres. Fala sério! Tem uns meninos que tem esse negócio. Chega menina bonita, começa a tremer, começa a suar. Se fosse mulher feia!

Ciberfobia, medo de computador. Muita gente tem.

Ergofobia — medo do trabalho. Eu pensava que era malandragem... é ergofobia.

Ligofobia — medo de escuridão.

Penterofobia — medo da sogra. Meu Pai!

Tomofobia — medo de cirurgia.

É muito medo, não é não? Alguns são comuns e outros nem tanto, mas são numerosos. Há quem fale até em milhões de medos...

E aí, Davi diz no v.4: “Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores”. Irmãos, isso é extraordinário, porque os medos são aos milhões, mas Deus nos livra de todos, porque, qualquer coisa de que tenhamos medo, Deus é maior.

Então, se o medo é um inimigo universal, a fé em Deus é o remédio universal para todos os tipos de medo. A gente não precisa de um remédio específico pra cada medo em especial, Deus é o remédio para todos. Davi disse: “Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações”. Nós só podemos acrescentar: Aleluia!

Então, pra superar o medo, primeiro, louve a Deus. Segundo, busque a Deus... seja quais forem os seus medos, Deus vai te socorrer.

 

...agora, terceira coisa pra você vencer os seus medos:

3- VOCÊ PRECISA CONFIAR EM DEUS.

Porque também não adianta você buscar e não confiar, pedir a ajuda de Deus e não acreditar que Ele vai ajudar. Não adianta levar os problemas para Deus e não entregar os problemas para Ele.

Você precisa ter fé, precisa confiar, precisa crer. Olha o v.7-8 o que o Davi diz: “O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra. Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!”.

Uma versão da Bíblia diz assim: “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra”.

Davi está falando de um homem que vai buscar o seu refugio em Deus, que dá esse passo na direção de Deus, que faz de Deus a sua força, a sua segurança, e ele está dizendo: “provem e vocês verão que o Senhor é bom”. Você tem que provar. Você tem que dar o passo de fé.

Muitas vezes, quando nós estamos com medo, temendo alguma coisa, nós falamos: “Deus, faz essa coisa sumir da minha frente!”, porque depois que passa, aí o coração normaliza e podemos avançar.

Mas, normalmente, em momentos assim, o que Deus diz é: “Filho, filha, comece a caminhar, comece avançar, que eu vou fazer o negócio sumir”.

Fé é assim, primeiro você põe o pé e depois, Deus põe o chão. Primeiro Moisés avançou na direção do Mar Vermelho, depois Deus abriu o mar. Primeiro, Pedro pôs o pé na água, depois, Jesus firmou a água.

Um psicólogo e pastor, costuma dizer o seguinte: “Coragem não é ausência de medo, coragem é a disposição de seguir em frente apesar do medo”.

E é verdade, coragem não é falta de medo, falta de medo é temeridade. Coragem é quando você tem medo e mesmo assim, você vai em frente... sofreu uma decepção, foi traído, se angustiou... tem medo de amar outra vez, medo de confiar de novo, medo de entregar o seu coração, mas apesar de todo medo, você vai em frente... isso é coragem.

Coragem é quando você passou por uma derrota, não alcançou o objetivo, não realizou um sonho, e tem medo de sofrer de novo, mas mesmo assim, mesmo com medo, você vai... isso é coragem.

E Deus honra a nossa coragem. Mais que é isso, Deus nos protege, Deus nos guarda quando nós avançamos com fé.

Que v.7 mais lindo esse aqui! Ele fala do anjo do Senhor que acampa ao redor dos que temem a Deus! Oh! Glória!

A Bíblia não está dizendo que o anjo do Senhor faz uma visitinha. Isto aqui não é uma patrulha angelical fazendo uma ronda... a gente vê um carro de polícia patrulhando a cidade, e uma hora passa na nossa rua, no nosso bairro, os policiais dão olhada, conferem se tá tudo bem e vão embora.

Mas, a Bíblia não está dizendo que o anjo do Senhor visita... está dizendo que o anjo do Senhor acampa-se, fica de sentinela, permanece ali.

Amado, Deus destaca alguns dos Seus anjos para estarem ao seu redor 24 horas por dia, para que livrem você. Então tenha fé, tenha confiança e avance com coragem.

Coragem não é falta de medo, coragem é que, se a perna tremer, o coração disparar, o suor correr no rosto, mesmo assim, você vai, avança! E é disso que são feito os fortes, os vencedores!

 

...e eu quero concluir, dizendo que se você quer vencer os seus medos, medos que paralisam o corpo e a alma, medos que roubam as suas vitórias, que atrapalham os seus relacionamentos, que envenenam o seu coração... se você quer vencer os seus medos;

4- VOCÊ PRECISA TEMER A DEUS.

Parece uma contradição: No v.9, Davi diz assim: “Temam o Senhor” e no v.4 ele falou: “Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores”. Ele fala que ficou livre de todos temores, mas agora diz: “Temam o Senhor”.

É que pra você não temer nada, pra você não temer ninguém, você precisa temer a Deus. Hummm, será que deu um nó na cabeça? Vamos desatar esse nó.

Lá na época quando o Velho Testamento bíblico foi escrito em hebraico, há duas palavras hebraicas que são traduzidas por medo ou temor para o nosso português.

Existe uma palavra que pode ser traduzida como terror, como medo mesmo, mas existe uma outra palavra que tem o sentido de reverência e é a que Davi está usando aqui.

Portanto, quando a Bíblia diz para termos temor a Deus, não é no sentido de ter medo de Deus, é no sentido de ter reverência, ter respeito por Deus.

Você precisa ter respeito por Deus. Sabe por que? Porque muitas vezes a gente tem medo de desagradar as pessoas, mas não temos medo de desagradar a Deus.

Alguém pergunta: “Você é crente?” E aí, com medo de desagradar a família ou aquela pessoa, você diz: “Não, que isso, eu não sou não”. E você nem pensa que está desagradando a Deus.

Mas quando nós estamos com o nosso coração resolvido a não desagradar a Deus, a gente responde sim com alegria, com naturalidade.

É esse o segredo que Davi está ensinando aqui: Que às vezes, a gente tem tanto medo e é porque a gente não teme a Deus, não respeita Deus, não honra a Deus, não busca a Deus, não obedece a Deus, não ama a Deus.

Amado, quando não temos relação com Deus, reverência por Ele, nossa vida se enche de medo. Somos parecidos à criancinha, que sente medo quando o pai se afasta dela. Ah! Mas quando estamos em comunhão com Deus, honrando a Deus, temendo a Deus, todos os medos desaparecem.

Como diz Davi no v.9: “Temam o Senhor, vocês que são os seus santos, pois nada falta aos que o temem”.

Charles Spurgeon tinha uma frase muito bonita, ele dizia: “Nada mata tão eficazmente o temor do homem como a abundância do temor a Deus”.

Pode ter certeza, as pessoas mais corajosas que já passaram por este mundo, foram pessoas que tiveram muito respeito por Deus, intimidade com Deus.

Que Deus abençoe você e socorra você nas suas angústias, nos seus medos, sejam elas quais forem. Que o Senhor dê a você a coragem de seguir em frente apesar do medo... e, acima de tudo, Deus dê a você o sentimento de reverência, de respeito por Deus.

Jesus quer ajudar você a superar os seus medos. Alguém se deu ao trabalho de contar na Bíblia e descobriu que existem 365 “não temas”, um para cada dia do ano. Hoje, exatamente neste dia, Deus tem um “não temas” para você.

 

Vamos ficar em pé.

Quais são seus medos? ...medo do resultado daquele exame, o medo do resultado daquela entrevista?

Leve para Deus os seus medos.

Você pode fechar os seus olhos, baixar sua cabeça.

O medo faz a gente parar, mas quando a gente entrega os problemas a Deus, o medo desaparece.

Talvez você esteja, irmão, irmã, esteja preocupado, angustiado, receoso... você tem levado os seus problemas a Deus na sua vida, na vida de quem você ama?

Mas essa noite, que tal fazer uma coisa diferente? Não só levar o problema pra Deus, mas entregar, porque quando a gente entrega, o medo vai embora e a paz do Senhor toma conta do nosso coração.

A luta não é mais nossa, a luta é de Deus, nós entregamos. Você quer dar esse passo de fé, esse passo de coragem e entregar seu problema a Deus? Vem aqui à frente em nome de Jesus.

Pastor, eu vou entregar o meu problema a Deus. Então, vem aqui a frente no nome de Jesus e nós vamos entrega a Deus os nossos problemas, as nossas dificuldades, as nossas lutas.

Davi disse “clamou esse pobre e o Senhor o ouviu e livrou de todas as suas angustias.

Quantas vezes você tem levado a Deus os seus medos, as suas preocupações? Mas esta noite, prove algo diferente, experimente entregar seus problemas a Deus, seus temores, suas preocupações. Coloca no altar e em nome de Jesus, irmão, não pega de volta não. Coloca no altar e deixa.

Senhor, o Senhor conhece os nossos medos, sabe aquilo que nos rouba a paz, os sonhos... nos ajude a segurar na Sua mão, nos ajude a entregar na Sua mão aquilo que nos assusta, nossos maiores receios, nossos maiores fantasmas, todos os monstros que nos assombram Senhor nosso Deus, a Sua palavra diz “provai que o Senhor é bom”. Queremos provar, queremos fazer o que Davi fez.

Senhor, Sua paz é o que nós queremos. Dá essa benção, e daremos ao Senhor toda honra e toda glória e todo louvor, em nome de Jesus. Amém.

Fique em pé, dê um abraço no seu irmão, e diga: “Parabéns!!! O anjo do Senhor está acampado ao redor e você é livre de todo o medo”. Aleluia!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, baseado em Pr Marcelo Aguiar, 30/10/2016.

bottom of page