top of page

UMA VIDA QUE VALE A PENA

Efésios 5.15-17

 

Introdução

Um dia, um agente de seguros recebeu telefonema de uma mulher muito ocupada. Essa mulher disse ao agente de seguros: “Senhor, eu quero garantir minha casa, mas tem que ser para agora mesmo. Posso fazer por telefone?” O agente respondeu: "Desculpa, minha senhora, mas eu preciso ver a sua casa primeiro... é preciso fazer uma avaliação”. E ela disse: “Então, quando você poderia vir ver minha casa? Pois tem que vir bem rápido porque a casa está pegando fogo!”

A mulher imaginava que aquela era a hora certa de fazer o seguro da sua casa. Mas, por que deixar o seguro para a última hora? Infelizmente, agentes de seguros não estão dispostos a preencher os documentos para uma casa que estava sendo destruída. É preciso encontrar o momento certo para fazer as coisas que realmente importam.

Nesta época é comum as pessoas fazerem resoluções para o Ano Novo. O último dia parece o momento oportuno para se começar um regime, a parar de fumar, de beber álcool ou para outras mudanças na vida.

Começar a perder peso, por exemplo, parece ser a resolução mais comum... eu penso que as pessoas se preocupam muito com o que comem por ocasião do Natal... mas você sabia, o que engorda não é o que você come entre o Natal e o Ano Novo, mas o que você come entre o Ano Novo e o Natal.

Agora, infelizmente, a maioria destas resoluções ficam sem se cumprir. Passam um, dois ou três dias, a decisão desaparece e a vida continua na mesma.

Então, o último dia do ano pode parecer um momento ideal para você começar algumas mudanças na vida, mas isso não é ser inteligente. Quando a casa está pegando fogo, é tarde para fazer o seguro... a oportunidade que antes se teve, foi desperdiçada, o tempo perdido.

Mas existe um modo cristão de você olhar o tempo!

Deus tem uma maneira de você considerar os momentos da sua vida, porque não quer tempo perdido na vida do Seu povo.

Vamos ver o que está escrito em Efésios 5.15-17: “Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios. 16Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm. 17Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam”.

Deus chama você a aproveitar o tempo. Esse tempo é agora. Aproveite bem o seu tempo... aproveite as oportunidades que você tem.

 

...que isto significa?

APROVEITAR O TEMPO SIGNIFICA NADAR CONTRA A ONDA DESSE MUNDO

Por que digo isso? Não, eu não digo, Deus diz em Sua Palavra aqui no v.16: “...os dias em que vivemos são maus”. Em outras palavras, nosso tempo neste mundo corre o risco de se perder naquilo que não é proveitoso.

Se você deixa o mundo definir o que você vai entrar na sua agenda, definir o que você vai fazer com a sua vida ou de como vai usar o tempo que Deus lhe tem dado, então o seu tempo será desperdiçado, será perdido, porque o mundo só se importa com vaidades, com coisas vazias, fúteis, sem sentido eterno.

No livro de Eclesiastes está escrito: “Vaidade de vaidade... tudo é vaidade” (Ec 12.8). A vida é cheia de vaidade quando se segue a onda do mundo.

É a preocupação exagerada com a forma do corpo, com a comida que vai comer, com a roupa que vestir, com a casa, com o carro, com as viagens... que importância tem tudo isso para a eternidade?

O mundo inteiro acompanhava a vida de Michael Jacson... só ostentação, só vaidades... até o sepultamento dele foi enfeitado de coisas fúteis! Embalsamado e vestido como se fosse atuar no seu último show, Jackson foi enterrado num caixão dourado avaliado em 25 mil dólares!

Dias atrás, o Jornal O Dia publicou manchete do Romário. Ele tinha sido despejado da cobertura do prédio onde morava em Jacarepaguá (Rio). Mas compareceu para uma partida de futebol entre amigos, de helicóptero. O próprio jornal enxergou vaidade nisso e estampou essa manchete aí.

Que horrível seria para qualquer um de nós, chegar ao final da vida e ver que todo o tempo foi desperdiçado nas ondas do mundo, nas coisas que o mundo oferece e que só são para esta vida.

Que decepção tão grande é ver perdida a oportunidade de se ter uma vida boa, mas uma vida de valor eterno!

Deus não quer que você sofra essa decepção. A Bíblia ensina em Gl 1.4: “Cristo se entregou para ser morto a fim de tirar os nossos pecados e assim nos livrar deste mundo mau”. Cristo veio para nos libertar da escravidão deste mundo para que pudéssemos viver para Deus – isto é, viver uma vida que realmente vale a pena.

Porém, mesmo como crente, se você não for zeloso, pode acontecer de viver como o mundo, cheio de vaidades. Como diz um ditado: camarão que dorme, a onda leva.

É por isso que a Bíblia ensina: “...prestem atenção na sua maneira de viver”.

Se você não toma cuidado como vive, pode cair na armadilha de viver como as pessoas ignorantes de Deus vivem nesse mundo.  

A Bíblia chama as pessoas que ignoram a Deus de pessoas sem juízo... são pessoas ignorantes, que não avaliam sua responsabilidade e se lançam desordenadamente sobre o perigo.

Ser sem juízo é desconhecer a luz de Deus, mas a pessoa sábia anda e conhece a luz! Tem bom senso, vive com prudência, com sabedoria.

E Deus orienta: “Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios”. Viver como os sábios é andar na luz. É obedecer aos princípios da sabedoria.

Deixe-me fazer uma pergunta forte: Se você morresse agora, que diferença a sua vida faria nesse mundo? Que pessoas teriam sido mudadas pelo seu exemplo? Que avanço o Reino de Deus teria tido por sua influência?

Talvez você tenha permitido que este mundo o arraste em sua onda. Não deixe que isso continue. Você vive em um mundo que está inclinado para o mal, porém Deus te chama para viver uma vida que vale a pena.

Há outra razão pela qual você deve lutar para nadar contra a onda desse mundo.

Você não sabe quanto tempo tem para fazer o bem. Em 1 Co 7.29 está escrito: “não nos resta muito tempo”. Você não sabe quando Jesus vai voltar. Você tem pouco tempo para realizar a vontade de Deus.

Conta-se a história de um homem que foi ao médico para fazer alguns exames. Quando ele voltou para saber os resultados, o médico disse: “Eu tenho más notícias e notícias piores para você. A má notícia é que os exames mostraram que você tem apenas 24 horas de vida”. E o homem, desesperado, perguntou: “Doutor, o que é que pode ser pior do que isso?” E o médico respondeu: "O pior é que desde ontem estou tentando falar no seu celular e não consigo.

A verdade é que nenhum de nós sabe quanto tempo tem de permanência nesta terra. Nossa vida neste mundo pode terminar agora, ou o Senhor Jesus pode voltar... você não sabe quanto tempo tem para fazer o bem.

Por essa razão, é importantíssimo que você nade contra a correnteza deste mundo e aproveite o tempo que tem agora para fazer o bem.

...surge então a questão: Como podemos fazer isso?  

APROVEITAR O TEMPO SIGNIFICA CUMPRIR COM A VONTADE DE DEUS

O texto de Efésios 5.16 diz: “Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam”. Para viver uma vida de significado, em vez de perder tempo, desperdiçar tempo, você tem de fazer a vontade de Deus.

Em primeiro lugar, isso significa que em cada decisão, você deve buscar a vontade de Deus. As suas decisões sobre o trabalho, sobre o casamento, sobre o uso do dinheiro, e qualquer outra decisão que toma, antes de qualquer coisa, você deve submeter tudo à vontade de Deus.

Eu vou dizer uma dura realidade para você: as pessoas que vivem no mundo acreditam que estão vivendo suas vidas, fazendo o melhor que podem e traçando o seu próprio destino, mas a verdade é que elas estão dedicando suas vidas ao serviço de Satanás.

Não é necessário sacrificar galinhas numa encruzilhada da rua ou encher a casa com pentagramas, ou beber sangue para servir a Satanás. Simplesmente ignorando a Deus e Sua vontade, toda pessoa já está servindo ao diabo.

Se quer escapar dessa armadilha, você deve fazer a vontade de Deus.

Deixe-me perguntar: Você já procurou a vontade de Deus para o seu trabalho? Você já procurou a vontade de Deus sobre a pessoa com quem se casar? Você tem usado o seu tempo livre de acordo com a vontade de Deus?

Provérbios 3:6 diz: “Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo”. Quando você reconhece a soberania de Deus em cada aspecto da sua vida e busca a Sua direção, Deus abre as portas e derrama benção sobre você.

Há um propósito em tudo isso: Deus quer usar a sua vida para espalhar a Sua luz para aqueles que ainda não sabem dela.

Isto é o que significa aproveitar bem todas as oportunidades, de que fala o v.16. Em cada oportunidade, você tem de encontrar um caminho para iluminar a escuridão que existe na vida de alguém.

Cada encontro que você tem com outra pessoa é uma oportunidade de você mostrar o amor de Jesus. Não é preciso que você explique o evangelho, nem que fique mencionando o nome de Deus toda hora. Basta que você viva conforme Deus quer e a vida dos outros será tocada pela luz de Deus...

 

Conclusão

Um dia, uma mulher ia atravessar a rua quando um homem idoso a fez parar. Ele disse que queria agradecer. “Agradecer a mim?" questionou a mulher. “Por que você quer me agradecer?” E ele respondeu: "Eu trabalhei como cobrador de ônibus, e quando eu via a senhora, sempre havia um sorriso e um "bom dia" para todos”. Eu sabia que aquele sorriso vinha da alma da senhora. Um dia eu vi que carregava uma Bíblia na mão. Então eu resolvi comprar uma também, e com isso, eu encontrei Jesus”.

Você não saberá, até chegar ao céu, quantas vidas foram tocadas pelo seu exemplo de vida. O que é certo é que o tempo é limitado e Deus quer que você aproveite o tempo e use cada encontro como uma oportunidade de iluminar a escuridão que existe na vida de alguém.

Eu creio que o desafio de Deus para você, nesse novo ano que vai chegar, é que você deixe de se arrastar pela onda do mundo e comece a recuperar o tempo desperdiçado.

Você terá que nadar contra a maré do mundo, que vai ficar o tempo todo fazendo pressão, pra você desperdiçar a sua vida com bobagens.

Mas se você quer viver uma vida que vale a pena, nade contra a onda desse mundo... cumpra com a vontade de Deus, deixando que Ele guie suas decisões, suas escolhas, todos os dias da sua vida...

Se você aproveitar bem as oportunidades para iluminar a escuridão que existe na vida de muitas pessoas, você vai ter uma vida da qual nunca irá se arrepender – porque terá uma vida que vale a pena!

Tudo que realmente importa é você não ir na onda desse mundo e então, cumprir com a vontade de Deus. Essa é a vida que vale a pena!

Pr Walter Pacheco da Silveira, 27.12.2009

bottom of page