top of page

DOIS ESTILOS DE VIDA: QUAL O SEU?

Mateus 7.13-14

 

Amados, hoje eu quero falar sobre os dois estilos de vida que toda pessoa tem diante de si pra escolher um. Há dois estilos de vida possíveis e cada um tem que escolher o seu. Por isso eu quero ler Mt 7.13-14: “Entrem pela porta estreita porque a porta larga e o caminho fácil levam para o inferno, e há muitas pessoas que andam por esse caminho. A porta estreita e o caminho difícil levam para a vida, e poucas pessoas encontram esse caminho” (NTLH).

Jesus está falando de porta estreita e caminho difícil; de porta larga e de caminho fácil.

Mas não é porta de verdade, dessas de abrir e fechar, e nem o caminho, também, é desses que a gente segue pra ir a algum lugar.

Entenda, Jesus está usando uma figura de linguagem: porta e caminho sugerem modo de vida, estilo de vida. Tem porta estreita e caminho difícil, pois tem um estilo de vida que é assim: apertado, difícil, estreito. E tem um estilo de vida que é fácil, é espaçoso! Qual você tem escolhido?

Você vai entender a razão dessa pergunta, mas antes, quero dizer que Jesus não determina o estilo de vida de ninguém; quem entra pela porta estreita ou pela porta larga, não é Jesus que estabelece, não é Jesus que determina.

Jesus apenas dá o conselho, porque Ele sabe o que é melhor. E o conselho é: “Entrem pela porta estreita”. E Jesus explica “porque a porta larga e o caminho fácil levam para o inferno”. Misericórdia. E aí, Jesus até adverte: “e há muitas pessoas que andam por esse caminho”.

Quer dizer, tem muita gente escolhendo um estilo de vida fácil, que leva para o inferno. A maioria das pessoas, diz Jesus, está escolhendo esse estilo.

Agora, o estilo de vida difícil, apertado, que leva para a vida com Deus no céu, esse são poucas as pessoas que escolhem.  

Perceba, então, que não é Jesus que determina quem é que entra pela porta estreita ou quem é que entra pela porta larga. Essa é uma escolha que cada pessoa faz.

Mas o que exatamente significa isso de porta larga e porta estreita? Caminho fácil e caminho difícil?

 

Vamos estudar! Então, vamos considerar, primeiro, o estilo de vida fácil que Jesus chama de porta larga e caminho espaço, que leva ao inferno.

E veja até que interessante, Jesus mostra a consequência de se escolher esse estilo de vida fácil. Jesus diz que se você optar por esse estilo de vida fácil, parecido com passar pela porta larga, parecido com andar pelo caminho espaçoso, isso vai te levar para o inferno.

Mas, se você escolher o estilo de vida diferente, o que é parecido com passar pela porta estreita, parecido com andar pelo caminho apertado, esse estilo de vida vai te levar para o céu, a vida eterna.

Portanto, seja qual for a escolha feita, no final, tem uma consequência, gloriosa ou tenebrosa.

Então, primeiro, como é esse estilo de vida que leva para a perdição? Ele é assim, número um: Nesse estilo de vida as pessoas vivem no pecado.

Que eu e você, que somos crentes em Jesus, cometemos pecado, é verdade, porque não somos perfeitos ainda, então, pecamos...

Mas há pessoas que vivem no pecado, na prática do pecado, é um hábito, costume.

A Teologia define pecado como errar o alvo – o alvo da vida humana é “glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre”, isto é, adorar a Deus e ter prazer nEle. Fomos criados para isso, então, quem vive sem adorar a Deus e sem ter prazer nEle, está errando o alvo para o qual foi criado, está pecando.

Bem, então pecado é errar o alvo... mas, tá muito bonitinho dizer assim, então, me permita falar o português mais claro. Você quer saber o que é pecado? Abra a Bíblia em Gl 5.19-21.

Tem gente que vive no pecado, vive num estilo de vida fácil, tão fácil quanto passar pela porta larga, tão fácil como andar pelo caminho espaçoso. Olha o que diz o texto: “As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual”, e aqui já tem pano pra manga!

Todos os pecados da área sexual se encaixam aqui, quando se diz “imoralidade sexual”. Isso tem a ver com o relacionamento com sexo entre solteiros; isso tem a ver com a prostituição, um dia tá com um, outro dia tá com outro, um dia tá com uma, outro dia tá com outra.

Pessoas assim, tão conquistadoras, se é homem, devia ser homem pra casar; se é mulher, devia ser mulher pra casar, mulher de verdade!

E tem gente que vive no adultério, na traição do cônjuge, no sexo fora do casamento.

E quem vive esse estilo de vida, meu irmão, na prática do sexo ilícito, tá na vida fácil, parecida com passar pela porta larga e parecida com andar pelo caminho espaçoso – e presta atenção:  esse é um estilo de vida, Jesus falou, que leva à perdição! Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

 

O verso fala “impureza”. Impureza é tudo aquilo que contamina o espírito, a alma e o corpo. Tudo que contamina o nosso espírito, a nossa alma e o nosso corpo é classificado na Bíblia por impureza.

Quem bebe todas, está na impureza. Quem é fumante (e agora tem até um tal de cigarro eletrônico, amado, não se deixa enganar – é cigarro do mesmo jeito, tem nicotina também – só é eletrônico... e bem que podia descarregar um choque na boca do sujeito...)!

Pessoas que estão na prática dessas coisas e outras mais, é impureza, destrói o corpo.

O v.19 fala em lascívia, lascívia é a indecência, a sensualidade que desperta o apetite sexual, lascívia também é toda conversa que envolve malícia, envolve sexo... a pessoa só gosta de safadeza, é pervertida, a conversa dela é libidinosa, é besteira e bobagem o tempo todo, a pessoa vive em função do sexo. Pecado.

O que mais, irmão? Diz o v.20: idolatria, adoração de ídolos. Você adora um santo, adora um anjo? Ou você idolatra o carro? Idolatra o filho? Idolatra o futebol? Tudo que ocupa lugar de Deus na vida de uma pessoa, é idolatria.

O verso fala mais: feitiçaria. Você consulta os astros, faz leitura de mão, de horóscopo, faz uso de simpatias, tem duendes, pirâmides e cristais?

A lista continua no v.20: “as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas”. Tudo isso caracteriza esse estilo de vida fácil que leva à perdição.

E tem, v.21, “as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas”. Tem uma versão da Bíblia que fala em “bebedices e glutonarias”.

Glutonaria é comer com os olhos. A pessoa já tá com a barriga cheia, mas tá comendo pelo cheiro da comida. É glutão, o estilo de vida dele é esse: tá tomando o café da manhã já pensando no almoço e tá almoçando com o pensamento na janta.

E, cuidado, não confunda os gordinhos com glutão, porque, vou te contar: tem uns caras magros que a impressão que dá é que tem uma máquina trituradora na barriga. Os caras comem com os olhos, comem acima da média.  

O que é isso? Porta larga, caminho espaçoso, estilo de vida fácil, sem controle. E tem muita gente vivendo nesse estilo.

Além de viver no pecado, como é esse estilo de vida que leva para a perdição? Como é esse estilo de vida parecido com passar pela porta larga e andar pelo caminho espaçoso?

Outra característica: o amor ao mundo. Deixa eu te explicar uma coisa: o mundo criado por Deus é maravilhoso, é lindo e deve ser amado.

Mas, eu me refiro ao mundo que lemos em 1Jo 2.15: “Não amem o mundo, nem as coisas que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pal”. É claro que a Bíblia está falando de outro mundo, está falando do sistema dominado por satanás, um sistema que dirige a sociedade, dirige esse mundo moderno.

 

Olha alguns princípios desse sistema que faz parte do estilo de vida fácil, parecido com passar pela porta larga e andar pelo caminho espaçoso.

Primeiro: o que importa é aquilo que eu quero, é a minha vontade, o meu prazer. O que importa é o que eu quero, nem que depois eu quebre a cara. Esse é um princípio do mundo.

Outro princípio: eu sou bom, eu sou superior a todo mundo.

Outro princípio: é proibido me proibir, não interessa se é ilegal, se é fora da lei, eu sou a lei. Por isso que tem aborto, pedofilia, homicídios, roubos...

Outro princípio desse mundo: se todo mundo faz e a própria lei permite, então eu posso fazer também. A lei permite fumar, você fuma... permite a bebida alcoólica, então pode encher a cara... a lei autoriza os motéis com alvará e tudo, a prostituição é até uma atividade profissional reconhecida pelo Ministério do Trabalho, então você pode ter relação quando você quiser. Se a lei permite, qual o problema?

Quer ver outro princípio desse mundo? Levar vantagem em tudo. Esse princípio ficou conhecido como a Lei de Gerson, quando o jogador tricampeão do mundo, Gerson de Oliveira Nunes, caiu na bobagem de fazer uma propaganda de cigarro para a televisão, e nessa propaganda, com cigarro entre os dedos, ele dizia: “Eu gosto de levar vantagem em tudo. Certo?”

Quer dizer, não interessa se eu estou me prejudicando ou prejudicando os outros, o negócio é ter vantagem. E isso só deixou claro esse princípio mundano que transforma homens em espertalhões, em velhacos e corruptos.

Olha outro princípio do mundo: chamar a atenção para si. As pessoas acham graça, aplaudem? Então, faça. Não interessa se é imoral, se é errado.

Eu não vi isso, mas foi notícia na segunda-feira, que se apresentou no programa do Silvio Santos, uma pianista que tira a roupa pra tocar piano.

É isso, não interessa se é imoral, se é devasso, o povo aplaude, então faz! Princípio mundano, vida fácil, caminho espaçoso.

Mais outro princípio desse mundo: o negócio é ter dinheiro, porque se eu tiver dinheiro (não importa como), eu vou ter posição, vou ter conforto, vou ter amigos, festinhas... então o negócio é dinheiro, é grana.

Olha o que a Bíblia diz sobre o dinheiro em 1Tim 6.9-10, ele diz: "os que querem ficar ricos caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e na destruição".

O dinheiro é necessário, mas amar o dinheiro pode levar à destruição, à desgraça. Se você joga na Mega Sena, procura ver como tá a vida dos ganhadores até hoje. Lembra do caso Renné Senna, aqui de Rio Bonito? Era um lavrador, ganhou 52 milhões em 2005, mas em janeiro de 2007, morreu com quatro tiros em um bar. A porta é larga, o caminho espaçoso, o estilo de vida é fácil.

O que mais pode ser dito desse estilo de vida? Que Deus é apenas um detalhe.

Primeiro, esse estilo de vida fácil, parecido com passar pela porta larga, parecido com andar élo caminho espaçoso, é caracterizado pela prática do pecado.

Segundo, é caracterizado pelo amor que se tem ao mundo, e, terceiro, Deus é apenas um detalhe.

Pessoas que estão nesse estilo de vida, alegam não ter tempo para Deus. O papo delas é: “Ah! Essa de ficar na igreja e ficar cantando, dar oferta, entregar o dízimo, e depois tem reunião de célula, tem discipulado... ó, eu não tenho tempo pra isso, não!”

Já ouviu isso? A pessoa não tem tempo para Deus, porque Deus pra ela é um detalhe, é para ocasiões especiais: batizado, aniversário, casamento, natal e virada de ano.

“Oh! Deus pra mim é só quando eu preciso... eu não sou de ficar torrando a paciência de Deus”. Ah! É? ...que estilo de vida fácil, porta larga, caminho espaçoso!

 

Aí, de volta a Mt 7.13, Jesus fala de um outro estilo de vida, e aconselha a gente a entrar nesse: "Entrem pela porta estreita... A porta estreita e o caminho difícil levam para a vida".

E como é que é esse estilo de vida, parecido com entrar pela porta estreita e parecido com andar pelo caminho difícil?

Olha como é em Lc 9.23, onde Jesus fala que é assim: " Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me" (NVI).

Irmão, primeira coisa importante a notar é que Jesus fala “Se alguém quer”, porque a condição é negar a si mesmo, negar a própria vontade.

A vontade humana é muito poderosa, por isso Jesus fala que, se queremos segui-Lo, é preciso renunciar à vontade. Temos que nos negar à ela.

Tipo assim, vem uma pessoa acostumada ao estilo de vida fácil, parecido com entrar pela porta larga, parecido com andar pelo caminho espaçoso, e essa pessoa diz: “Jesus, eu ouvi a pregação do evangelho e, o Senhor tem razão, eu sou um pecador e preciso ser salvo. Mas, sabe, Senhor, eu vivi 20 anos da minha vida com três mulheres, e agora eu vou pra igreja, eu vou ser crente, mas não dá pra ficar com duas? O Senhor tem paciência comigo”.

A pessoa quer ser evangélica, quer estar com Jesus, mas ela diz: “Senhor, eu nunca fui de contribuir com nada e o Senhor pede o dízimo, pede 10%. Não dá pra ser 2%, pra mim não, Senhor?”

Hoje em dia a coisa tá assim: ninguém renuncia nada, ninguém quer negar a vontade.

Então, a primeira característica desse outro estilo de vida que Jesus fala, que é parecido com entrar pela porta estreita e andar pelo caminho apertado, é que você tem que renunciar.

Irmão, traficante de drogas que quer Jesus, tem que largar o seu negócio; ele não pode vir pra Jesus e continuar vendendo cocaína e maconha. Tem que renunciar.

A pessoa acostumada com sexo sem compromisso, mas quer seguir a Jesus, quer abraçar o Evangelho da salvação, não pode ficar transando com a namorada, com o namorado. Tem que renunciar, porque se não quer renunciar, não tem evangelho.

Tem que largar a vida de pecado, tem que negar a vontade e fazer a vontade de Deus, porque, a porta é estreita e o caminho apertado. É outro estilo, irmão!

E o que dizer mais desse estilo? Está no texto, Lc 9.23: “tome diariamente a sua cruz e siga-me”.

Isso não é brincadeira, seguir Jesus implica em ter uma vida transformada, implica em viver aqui na terra a mesma vida que Jesus no Seu tempo: uma vida de caráter, uma vida pura, uma vida de amor, uma vida de perdão.

Outra coisa desse estilo de vida parecido com passar pela porta estreita, parecido com andar pelo caminho apertado: é fazer a vontade de Deus.

Quando é que você faz a vontade de Deus? Primeiro: Mt 6.33, é quando você prioriza o reino de Deus. A vontade de Deus é que voce priorize as coisas dEle.

Segundo, 1Ts 4.3: você faz a vontade de Deus quando vive uma vida santa, limpa e afastada do pecado.

Terceiro, você faz a vontade de Deus, Rm 12.2, quando não se deixa influenciar com tudo aquilo que vimos que o mundo faz.

E quarto, 1Ts 5.18, você faz a vontade de Deus quando é agradecido por tudo. A coisa tá feia? Graças a Deus. Tem dinheiro no bolso? Graças a Deus. Tá numa luta? Graças a Deus. Graças porque você sabe que Deus está no controle e que na hora certa a vitória vai ver pra sua mão. Aleluia!

O quê mais pode ser dito desse estilo de vida, parecido com entrar pela porta estreita e andar pelo caminho difícil?

É um estilo de vida no qual a pessoa tem que produzir o fruto do Espírito de Deus.

Irmão, não confunda crente que ora em língua estranha, que profetiza, que tem revelação e visão, não confunda com crente dos bão toda vida.

Porque é muito fácil acontecer isso. Você vê anjo? Não? Recebe revelação? Profetiza? Ora em línguas? Não? Então você é crentinho, porque crente dos bão tem tudo isso.

Queridos, com amor e carinho, vamos deixar de ser criança, porque a prova que uma pessoa é crente de verdade, não está nos dons que ela tem, está no fruto do Espírito.

A prova, lemos em Mt 7.16, que diz que é pelos frutos que se conhece, não é pelos dons. É pelo fruto. Você quer saber quem é crente mesmo? Olha pro fruto que ele produz.

O fruto do Espírito Santo na vida do crente é como a tangerina, tem vários gomos. Sabe quais são? Gl 5.22-23: "Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio".

Produz amor. E você acha que é amor de namorado, amor de marido e mulher, amor de amigo, de filho?  Que nada, esse amor aqui é ágape, é amor que nos leva amar nossos inimigos, amar quem nos faz mal. É crente de verdade, dos bão mesmo? Tem que produzir esse amor.

 

Esse amor, irmão, é aquele amor que faz você perdoar o assassino do seu filho, é o amor que faz perdoar a traição, é o amor que faz perdoar o estuprador da sua filha...

É forte isso, muito, o mundo não entende, porque é o Espírito de Deus que produz.

Deu na televisão outro dia, uma mãe perdoando o assassino do seu filho. Se não viu, olha aí (vídeo). Isso é fruto do Espírito, irmão, é porta estreita, é caminho apertado. É evangelho!

Outro gomo do fruto do Espírito é a alegria, que não depende das circunstancias: a situação tá difícil, o problema é grave, mas tem alegria aqui dentro.

Se é crente, olha o que tem que produzir: paz. Tem confusão na sua casa? Você chega e paz.

Se é crente tem que produzir: “a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio”.

Irmão, o estilo de vida cristã é parecido com passar pela porta estreita, é parecido com andar pelo caminho apertado.

E em último lugar, sabe como é esse estilo de vida? Você está sujeito a sofrer rejeição.

Uma das necessidades mais importantes do ser humano é se sentir aceito. É uma necessidade psicológica que todos temos.

Então, quando você se torna crente em Jesus, o mundo rejeita isso: a família ignora, os amigos caçoam: “Virou crente, é um maluco, endoidou”.

Quando eu estava no Seminário aqui em Campos, durante o curso eu trabalhei na Terceira Igreja Batista. E lá, conheci um irmão que, no final de cada culto, me pedia pra guardar a Bíblia dele. Me pediu uma vez, duas vezes, na terceira vez eu perguntei: “Irmão, por que me pede pra guardar a sua Bíblia?” Eu trabalhava no escritório da igreja. Ele explicou: “Olha, eu só chegava bêbado em casa, quebrava tudo, brigava com os filhos, não tinha conversa com a mulher, mas agora eu sou crente, agora estou na igreja, mas se eu levo a Bíblia pra casa, minha mulher rasga, já rasgou várias e eu não posso ficar comprando Bíblia!”.

Jesus falou em Jo 15.18-19: “Se o mundo odeia vocês, lembrem que ele me odiou primeiro. Se vocês fossem do mundo, o mundo os amaria por vocês serem dele. Mas eu os escolhi entre as pessoas do mundo, e vocês não são mais dele. Por isso o mundo odeia vocês”.

 

Em Mt 5.15 Jesus fala dos discípulos dEle: “Vocês são a luz para o mundo” e em Ef 5.13 lemos: “E, quando qualquer coisa é trazida para a luz, então a sua verdadeira natureza é revelada”.

O crente muitas vezes é rejeitado, irmão, porque o estilo de vida que ele escolheu condena o estilo pecaminoso dessa sociedade sem Deus.

A moça crente, tá lá na escola, no meio de colegas onde meninas de 12 a 15 anos tem tido experiência sexual, mas porque ela está se guardando para o homem que vai amar, as colegas a ignoram. Sabe por quê? ...porque o seu estilo de vida incomoda, é luz!

Sabe porque alguns olham meio de banda para o crente lá no serviço? É que a mulher mais bonita do pedaço que, um monte de homens tá cobiçando, tá dando em cima, mas o crente rejeita, não participa disso e os colegas ficam indignados, porque o estilo de vida do crente é outro, é parecido com passar pela porta estreita, é aprecido com andar pelo caminho apertado.

Deixei para o final a coisa mais importante: a consequência desses dois estilos.

Você quer viver no pecado, quer amar o mundo, quer que Deus seja apenas um detalhe? Quer porta larga, caminho espaçoso? Em Mt 7.13, Jesus fala que esse estilo de vida leva para o inferno e a maioria anda por esse caminho.

Eu tenho que te falar algumas coisas sobre o inferno. Primeira, Mt 25.41: o inferno foi preparado para o diabo e seus anjos, não é lugar pra você ir não.

Segunda coisa sobre o inferno, Mt 25.30: é um lugar de choro e ranger de dentes, porque o sofrimento é desesperador.

Terceira coisa sobre o inferno, Ap 20.10: lá, o sofrimento é eterno, não tem fim.

Quarta coisa sobre o inferno: Jesus falou em Mt 10.28, que não devemos ter medo daqueles que matam o corpo, mas daquele que pode destruir tanto o corpo quanto a alma no inferno.

E preste atenção: a alma nunca deixa de existir – o corpo se desmancha na terra, mas a alma não sai da existência, isso significa que quem for lançado no inferno, vai saber que tá no inferno e porque está lá e sem poder sair.

 

E a quinta coisa sobre o inferno, 2 Pe 2.17: o inferno é lugar escuro, lá é só escuridão.

Sabe o que isso quer dizer? Que no inferno, quem for pra lá, não vai ter ajuda de nada. Não vai ter essa, por exemplo, de dizer: “Rapaz, você também no inferno? Chega pra cá, vamos sofrer juntos”. Nada disso, quem for lançado no inferno, vai ouvir gritos, sofrer o pior sofrimento, e sozinho.

Será que alguém aqui está brincando de igreja, brincando de ser crente, porque tá vivendo no pecado, se desviou? O inferno é logo ali.

Quer viver uma vida fácil, parecida com passar pela porta larga e andar pelo caminho espaçoso? Fique sabendo que esse estilo de vida leva ao inferno.

Agora, porta estreita, caminho apertado, fala que difícil seguir Jesus, é difícil fazer a vontade de Deus, é difícil produzir o fruto do Espírito, mas sabe qual é o final?

Ap 21.1-4: “Então vi um novo céu e uma nova terra. (...)Agora a morada de Deus está entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles serão os povos dele. O próprio Deus estará com eles e será o Deus deles. Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram”.

Aleluia! Não é fácil negar nossa vontade... não é fácil dizer não para o pecado... não é fácil amar quem nos ofende, não é fácil.

Mas, irmão, fica firme, você não foi feito pro inferno, o céu te espera. Aleluia!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page