top of page

FÉ SIMPLES E PODEROSA

Lucas 7.1-10

 

Vamos receber a Palavra de Deus. Abra sua Bíblia no evangelho de Lucas 7.1-10.

Se você não tem uma Bíblia, quer um conselho? Compre uma rapidamente. Você pode ficar sem algumas coisas em casa, mas a Bíblia você tem que ter, porque ela é a Palavra de Deus que, entre outros benefícios, funciona como lâmpada para os nossos pés, luz para o nosso caminho. Você não pode ficar sem ela.

E se quiser, não precisa nem comprar. Você pode baixar a Bíblia da Internet no seu celular. E aqui, a gente ajuda colocando o texto no telão, mas tenha a sua Bíblia.

Hoje quero falar sobre uma fé poderosa e simples. Veja o que está escrito:

“Tendo terminado de dizer tudo isso ao povo, Jesus entrou em Cafarnaum.

2 Ali estava doente, quase à morte, o servo de um centurião, a quem seu senhor estimava muito. 3 Ele ouviu falar de Jesus e enviou-lhe alguns líderes religiosos dos judeus, pedindo-lhe que fosse curar o seu servo. 4 Chegando-se a Jesus, suplicaram-lhe com insistência: "Este homem merece que lhe faças isso, 5 porque ama a nossa nação e construiu a nossa sinagoga".

6 Jesus foi com eles. Já estava perto da casa quando o centurião mandou amigos dizerem a Jesus: "Senhor, não te incomodes, pois não mereço receber-te debaixo do meu teto. 7 Por isso, nem me considerei digno de ir ao teu encontro. Mas dize uma palavra, e o meu servo será curado. 8 Pois eu também sou homem sujeito a autoridade, e com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: ‘Faça isto’, e ele faz".

9 Ao ouvir isso, Jesus admirou-se dele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: "Eu lhes digo que nem em Israel encontrei tamanha fé".

10 Então os homens que haviam sido enviados voltaram para casa e encontraram o servo restabelecido”.

Aleluia! Esse é o nosso Deus e Ele continua vivo e fazendo milagres ainda hoje. Amém? Aplauda ao Senhor!

 

Eu quero falar sobre fé, porque ter fé é fundamental para a nossa relação com Deus e é fundamental para termos acesso às mais ricas bênçãos de Deus. A fé é a chave que abre o depósito das bênçãos, ela destrava a porta. E sem fé, a Bíblia também diz, é impossível agradar a Deus.

Portanto, é tão importante desenvolvermos a fé, que Jesus valoriza muito isso. Por exemplo, você não vai ver na Bíblia, Jesus avaliando as pessoas pela estética, tipo assim: “Fulano tá bonito hoje” ou, “tá feiinho como ele só!” Não! Jesus não avalia ninguém a partir do exterior, da aparência. Mas, vemos na Bíblia, que Jesus sempre avaliava a fé das pessoas.

Nessa ocasião aqui, Jesus olha para um homem, ele era militar (centurião era um posto no exército romano; era um oficial que comandava 100 soldados), e Jesus, comentou sobre ele: “nem em Israel eu encontrei uma fé como essa”.

Jesus elogia a fé desse homem e não apenas elogia a fé, como opera um milagre por causa da fé viu que nesse homem. A fé que o centurião tinha provocou um milagre.

Pois bem, essa história que a Bíblia conta de um fato acontecido, é uma das muitas histórias bíblicas que demonstram o poder de Deus, tocando a vida de pessoas por meio de Jesus. Os evangelhos estão cheios de histórias assim.

Mas, eu separo esta hoje, porque acredito que todos nós aqui, precisamos aprender a ser simples no uso da fé. Precisamos aprender que a fé é descomplicada, simples e poderosa!

E essa história, você não precisa fazer nenhum esforço extra, pra perceber que o personagem central é Jesus. São dez versos que lemos e, praticamente, todos fazem uma referência direta a Jesus.

O Senhor havia acabado de pregar o que ficou conhecido como um dos sermões mais famosos de Jesus, o Sermão da Montanha. E quando Jesus terminou aquele ensino, Ele ia voltando para o Seu lugar em Cafarnaum, sendo seguido pela multidão.

 

E nesse caminho, Ele foi abordado por um grupo de líderes religiosos que vinha em nome de um outro personagem que aparece aqui no texto: o centurião romano, aquele militar comandante de 100 soldados.

Agora, era de se esperar que ele fosse livre dos problemas que vem sobre a maioria das pessoas, porque era um homem formado no quartel, preparado as lutas, para as batalhas, mas ele estava aflito.

Interessante. Ele estava com a alma angustiada por causa de alguém que vivia em sua casa. Mas, não era um parente, era um servo, um criado que trabalhava pra ele.

Mas veja o v.2: não era um criado qualquer, era alguém que, diz a Bíblia, o centurião tinha em grande estima.

Você sabe o que é estima? Estima é valor. Aquele centurião dava muito valor àquele servo, porque estava em sua casa, e estava morrendo por conta de uma enfermidade grave.

E o que fez o centurião? Ele pensou numa maneira de Jesus vir à sua casa para socorrer a vida do seu servo.

Pois eu quero refletir nisso, junto com você aqui. Porque, sabe, as maiores batalhas, os problemas que mais nos afetam, que mais nos machucam, são aqueles que costumam acontecer dentro das nossas casas.

Muitas vezes, passamos em frente a uma casa e não fazemos ideia do nível de conflito que está acontecendo lá dentro.

Esse centurião sendo um militar, era uma pessoa preparada para os conflitos, preparada para as batalhas, e talvez, alguém pudesse pensar: “Esse homem aí, sim, ele não tem problemas, ele não é perturbado por crise alguma. Está tudo sempre bem com ele”. Mas, a verdade, é que ele estava angustiado por uma situação dentro da sua casa.

E, olhando aqui, para a realidade da nossa gente, gente que congrega conosco, que participa da nossa igreja, quantos que estão vivendo uma situação angustiante dentro de casa!

 

Nós temos irmãos, membros da Comunidade, que gostariam de, no final do dia, entrar em casa e relaxar, descansar, colocar a cabeça no travesseiro e dormir, mas não conseguem, porque estão com um problema sério pra resolver, uma enfermidade pra ser diagnosticada, um relacionamento que está ruindo, um filho se perdendo, um pagamento a ser feito.

E quando as coisas acontecem dentro da nossa casa, por mais estrutura que a gente tenha, pode ser a pessoa mais forte entre nós, mas fica abalada.

E o que fazemos? Alguns se desesperam. A televisão tá aí, mostrando todo dia, como está terrível o índice de suicídio no nosso país, inclusive de jovens e adolescentes, por causa dos conflitos que as pessoas têm e não sabem como resolver.

E não tendo relacionamento com Deus, as pessoas acabam encontrando um caminho que não é de alívio, mas é de desespero.

Mas, veja esse homem aqui, ele surpreende as estatísticas, porque o fato dele ser militar, um oficial bem graduado, uma pessoa preparada na arte das batalhas, talvez ele pudesse ser conhecido somente pelo rótulo.

Você sabe, há pessoas que fazem isso. Olham pra alguém que tem um título, tem uma posição, e sem conhecer direito, já faz um julgamento sobre a pessoa.

O que se poderia esperar de um militar romano? O império romano dominava praticamente toda a terra naquela ocasião. O centurião aqui, era uma autoridade militar e, você sabe como são vistos os militares? O estereótipo é o seguinte: PM é um cara forte, mas, mal-educado, bruto e agressivo.

Talvez, alguns falassem do centurião: “Eh! homem arrogante. Ele anda desfilando de óculos escuro e com um brasão do governo romano pendurado no peito. É arrogante toda vida”.

Mas, nada disso. O homem que nós vemos aqui, é uma pessoa sensível, é uma pessoa amável, generosa, é humilde, tem bons relacionamentos e acima de tudo, é um homem de fé.

Cuidado com os rótulos. Eu até quero aproveitar e dizer isso pra você: cuidado pra não julgar as pessoas.

Há muitos rótulos nos nossos dias. Certamente, você já foi tentado a pensar que os policiais são violentos, que os pastores são ladrões, que os padres são pedófilos e coisas desse tipo. Que pessoas ricas são insensíveis e que os pobres são ignorantes e por aí vai.

O problema é que se julgamos as pessoas pelo rótulo, podemos deixar de conhecê-las como elas realmente são e perder a oportunidade de ter a amizade delas!

Eu lembro de acompanhar o pastor Lúcio, da Igreja Central, numa visita, e de uma ocasião em que chegamos a casa de uma senhora, hoje ela fala até de vir aqui, mas quando eu cheguei à casa dela na companhia do pastor Lúcio, ela foi logo dizendo que não ia com a minha cara. Acredite. Eu nunca tinha conversado com ela e ela me falou isso. Aí, eu absorvi o golpe e saí de lá pensando: “Ela não me conhece. Se procurasse saber com a minha esposa quem eu sou, se andasse um tempo comigo, iria me conhecer”.

Tá vendo? Ela olhava pra mim, mas não me via. Ela via um rótulo. E assim acontece com muitos.

Nós temos alguns policiais na nossa igreja e deixa eu te dizer: eles são pessoas generosas, de bom coração e que servem com carinho. Eu e Tânia temos como provar isso se precisar de prova! Mas, muitas vezes, os rótulos nos afastam das pessoas.

 

E esse centurião, que era de um certo nível, era militar, mas ele tinha também um coração bondoso e cheio de fé.

E é sobre essa fé que eu quero falar, porque se nós desenvolvermos uma fé como a dele, certamente nós vamos conseguir muitas bênçãos de Deus na nossa vida e na vida das pessoas que nós amamos. Quantos aqui querem receber as bênçãos mais ricas de Deus?

Talvez, para alguns, não seja só um desejo, mas uma necessidade. Há quem diga: “Pastor, não é que eu quero, na verdade, eu preciso, preciso de um milagre na minha família; preciso de um milagre no meu casamento; preciso de uma cura pra alguém que eu amo... preciso de um milagre na minha vida”.

Pois bem, não é complicado. É possível alcançar as grandes bênçãos de Deus, se apresentarmos uma fé simples e firme como deste centurião!

Mas, preste atenção, também havia na vida dele atitudes que respaldavam a fé que ele tinha, porque havia uma multidão (e, com certeza, cada pessoa com a sua necessidade), mas, no meio daquela gente toda, Jesus priorizou o centurião. Jesus resolveu ir à casa dele e abençoar o seu criado que estava doente.

Quanta gente que gostaria de ter Jesus na sua casa, mas Jesus foi à casa do centurião. E por quê? Porque as atitudes dele impressionaram Jesus. Ah! Eu quero impressionar Jesus com as minhas atitudes. E você?

O centurião chamou a atenção de Jesus. A fé dele tinha algumas características, veja só: Em primeiro lugar, o centurião era um homem de compaixão, de bom coração.

 

No v.2, lemos que em Cafarnaum, “Ali estava doente, quase à morte, o servo de um centurião, a quem seu senhor estimava muito”. Perceba o coração bondoso do centurião.

Ele podia tratar o criado como um criado, como alguém de segunda categoria. Mas não, ele é um homem que estima, que ama, que dá valor ao outro. Ele conseguia olhar para o seu servo além do rótulo.

E a palavra servo aqui, tem o sentido de escravo, mas ele não tratava como escravo. Tanto é que ele se move de uma maneira decisiva para que Jesus pudesse curar o criado.

Irmão, a solidariedade tem um grande valor no reino de Deus.

Quando, por exemplo, você faz oração, não por você mesmo, mas pelo outro, isto toca de maneira especial o coração de Deus.

Não há erro nenhum em você orar pra Deus suprir suas necessidades, a Bíblia até encoraja fazer isso. Mas, o coração de Deus é tocado de um modo especial quando nós pedimos em favor de quem a gente ama.

Toda quinta-feira aqui na Comunidade, nós fazemos o papel que os amigos desse centurião fizeram e que o próprio centurião fez, de buscar a Jesus pela causa do outro. Venha participar da Quinta de Oração conosco!

Porque um coração que se preocupa com o outro, que se importa com a dor do outro, que é capaz de se mover em compaixão pra resolver o problema, que não é seu, é do outro, isso impressiona a Deus.

E sabe, irmão, nós vivemos num tempo de tanto egoísmo, as pessoas estão cada vez mais preocupadas consigo mesmas, mais interessadas somente em suas coisas, mas aqueles que estão dispostos ema seguir Jesus, não podem olhar só para si mesmos, porque o evangelho de Jesus não é assim.

O evangelho que Jesus pregou se resume em duas verdades: amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a nós mesmos.

Quando eu amo o meu semelhante, quando eu entendo que todos temos o mesmo valor diante de Deus, e além de entender, quando mostramos com atitudes que nos importamos com outro, ao ponto de orar a Deus por ele, isso toca o coração de Deus.

O Marcos Cabreira desenvolve um projeto de transmissão ao vivo de uma Palavra, toda segunda-feira. As pessoas pedem oração e os pedidos chegam pra nós na quinta-feira. Nós oramos pelas pessoas e eu creio, vamos testemunhar grandes bênçãos, porque estamos fazendo exatamente o que esse centurião fez: estamos buscando a Deus pela causa dos outros.

E quando fazemos isso, alinhamos o nosso coração com o coração de Deus, porque Deus Se moveu desde os céus até esse mundo, por nossa causa.

Então, a fé que o centurião demonstrou, era pautada num coração cheio de compaixão, cheio de solidariedade.

 

Além disso, ele tinha a disposição de ouvir e crer.  

Diz o v.3, que o centurião ouviu falar de Jesus e aí, enviou alguns líderes religiosos para pedir que Jesus fosse curar o seu criado. Ele ouviu falar de Jesus.

Agora, preste atenção nos detalhes. Esse homem não conhecia Jesus, nunca tinha visto Jesus e nem nunca tinha conversado com Jesus, mas quando ele ouviu falar de Jesus, já bastou, ele deu ouvidos.

Mas, pensa: o centurião romano poderia dizer: “Isso que falam de Jesus, é conversa, é história. O povo sempre inventa histórias pra contar”. Mas, não, ele ouviu falar de Jesus e creu.

Eu imagino que logo depois de ouvir sobre Jesus, ele procurou saber mais algumas coisas sobre Jesus, porque quando ele toma a iniciativa de buscar Jesus, ele já sabe mais algumas coisas sobre Jesus, que eu vou te dizer, tem crente que tá nessa igreja há bastante tempo e não sabe ainda.

O centurião creu em Jesus porque ele ouviu e se dispôs a ouvir mais. Irmão, não tem exercício mais importante para a fé do que esse. Aliás, a Bíblia diz que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus.

À medida que ouvimos a Palavra, a fé vai sendo despertada. Mas, tem crente que pede em oração: “Deus, aumenta a minha fé”. É ignorância! Sabe quando a fé vai aumentar? Quando ouvimos a Palavra de Deus. Então, vem para a Escola Bíblica, Domingo pela manhã, você vai ouvir mais e a sua fé vai ser aumentada. E junta com a pregação de Domingo a noite e com a leitura durante a semana em casa, sua fé vai aumentar! Eu espero que você ouça a Palavra de Deus.

O centurião ouviu falar de Jesus e se encheu de fé. Olha o que o centurião fez: ele ouviu e creu e aí, cheio de fé, mandou que um grupo de amigos fosse até Jesus, dizendo: “Senhor, eu creio que o Senhor pode curar o meu criado que está à beira da morte lá em casa”.

 

Ele teve essa atitude: disposição para ouvir a Palavra e creu ao ponto de se mover em fé. Você tem tido essa disposição na sua vida? Tem buscado ouvir a Palavra de Deus?

Daqui da frente, quando estou pregando, vejo pessoas atentas, algumas fazem anotação, parecendo abraçar cada palavra; mas, tem pessoas, que durante a pregação da Palavra, ficam caçando borboleta de noite, distraídas. Ouça: pessoas que impressionam a Deus, são pessoas que amam ouvir a Palavra.

Esse centurião ouviu falar de Jesus e foi justamente ao ouvir que a fé cresceu nele, ao ponto dele concluir: “Bem, Jesus tem autoridade de Deus, Ele é Filho de Deus, então, basta uma palavra dEle e o meu servo será curado”.

Irmão, você precisa ouvir a Palavra, porque ouvindo a Palavra, você vai crer, vai ter fé e com fé, você vai vencer, vai conseguir! Aleluia!

 

Outra coisa que foi fundamental para que Jesus fizesse um milagre na vida do criado deste centurião, é que ele investia em amizades abençoadoras.  

Você tem amigos abençoadores? Eu me refiro a pessoas capazes de entrar na presença de Deus e pedir por você. Pessoas que oram a Deus pra que Jesus abençoe a sua casa, os seus filhos, os seus pais, seus estudos, seu trabalho.

Esse oficial romano, soube conseguir pessoas assim, porque, veja bem, ele construiu amizade com certos judeus e ele era romano e os romanos, não era comum falarem com judeus, porque os romanos dominavam a terra, O império romano, muitas vezes, oprimia os judeus.

Mas esse centurião era diferente. Ele conseguiu pessoas dispostas a interceder por ele diante de Jesus.

Mas essa amizade foi construída. Olha o que diz o v.4-5: “Chegando-se a Jesus, suplicaram-lhe com insistência: "Este homem merece que lhe faças isso, porque ama a nossa nação e construiu a nossa sinagoga”.

O grupo que ele enviou foi de amigos, porque foram pedir a Jesus que curasse. Mas esse pedir, observe, é no sentido de rogar, de implorar, suplicar com insistência. Esses líderes disseram: “Jesus, o Senhor precisa atender o centurião. Ele merece porque é um homem bom, ele ama o nosso povo e até construiu a nossa sinagoga”.

E aí, nós percebemos uma coisa: ele era uma pessoa generosa, ele criava relacionamentos e era capaz, inclusive, de tirar dinheiro do seu bolso para construir uma sinagoga.

Sinagoga é o lugar onde os judeus se reúnem para estudar a Bíblia, o Velho Testamento. Eu faço uma pergunta: você é uma pessoa que constrói relacionamentos abençoadores? Você investe nos outros? Você é generoso? Porque pessoas generosas não ficarão sozinhas.

 

Sabe, quando nos dedicamos em abençoar os outros, isso é uma semeadura. Você semeia e vai colher depois. A Bíblia diz “o que o homem semear, isso também colherá” (Gl 6.7).

Anos atrás, um pastor de Curitiba-PR, me enviou uma oferta, fez depósito na minha conta. Eu não lembro de quanto foi a quantia, mas garantiu o piso da varanda lá de casa. Agora, qual é a história por trás disso? Vocês sabem, eu tenho um site na Internet com mais de 5 mil sermões colecionados ao longo dos anos. Dos 5 mil, quase mil são meus e na sua maioria, pregados aqui em nossa igreja.

Esse é um projeto que ajuda pastores e pregadores, porque serve de pesquisa. É uma fonte de consulta. E além do site eu mando um CDRom atualizado e mais recheado de material. Eu não cobro pra acessar minha coleção de material. Ao contrário, eu pago pelo site, compro o CDrom, gravo e envio pelo correio, pagando do meu bolso todas as despesas. Eu escolhi oferecer isso. Moral da história: quando você serve, você planta sementes na vida das pessoas e um dia, você colhe o que semeou.

A minha esposa é mais generosa do que eu. Ela tem experiências mais impressionantes pra contar. Ela me inspira.

Nós precisamos ter um coração generoso, porque quando nós damos, mais tarde, Deus vai usar pessoas que foram abençoadas por nós, para nos abençoar de volta. Não tem erro, “o que o homem semear, isso também colherá”. E a colheita é sempre maior que a semeadura. Pensa num caroço de milho!

 

Foi o que aconteceu com esse centurião! Ele tinha amigos entre os líderes religiosos judeus, que foram dizer a Jesus pra atender a necessidade dele, porque disseram: “Senhor, ele é gente boa” e Jesus ouviu o pedido dos seus amigos.

Os seus amigos, estão trazendo Jesus para a sua vida, para a sua casa, ou eles estão afastando você de Jesus? A gente precisa valorizar aqueles que trazem Jesus pra dentro da nossa casa.

Outra coisa que vemos nesse centurião, é que ele tinha um coração quebrantado. Quebrantamento é humildade.

Olha só, as pessoas olhavam pra ele e diziam que era “gente boa”, mas, o centurião tinha consciência da sua indignidade diante de Deus. O v.6-7 mostra isso. Quando Jesus foi estar com o centurião, já perto de chegar nele, o centurião mandou que os amigos falassem pra Jesus: “Senhor, não te incomodes, pois não mereço receber-te debaixo do meu teto. Por isso, nem me considerei digno de ir ao teu encontro. Mas dize uma palavra, e o meu servo será curado”. Olha que tremendo!

A gente tem aquela canção “Jesus, entra na minha casa, entra na minha vida”, mas aqui está o centurião dizendo: “Jesus, não entra na minha casa; porque eu não sou digno”. Verdade. Qual de nós é digno de que o Santo Filho de Deus entre na sua casa?

Mas, sabe qual é a boa notícia? Jesus gosta de entrar nas casas. Ele gosta de entrar nas nossas vidas.

O centurião disse aquilo por humildade, porque fosse uma pessoa arrogante, de nariz empinado, ele poderia se achar. Mas, ele entendeu que Jesus era o Filho de Deus, o Santo que veio ao mundo, e ele reconheceu isso.

A humildade não anula a fé. Tem gente que acha que a fé tem que ser usada com força, com arrogância.

Irmão, eu não assisto esses pregadores na televisão que colocam Deus na parede. Eles fazem oração no grito, oram determinando, mandando Deus agir. E tem gente que chama isso de oração forte. Me desculpe a sinceridade, mas eu não perco meu tempo assistindo isso. Porque a Bíblia diz que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Amém?

Aqui está o centurião cheio de fé, mas ele tem humildade, virtude que todos nós deveríamos ter.

Quando oramos, deve passar no nosso coração aquele sentimento assim: “Senhor, eu estou aqui pra falar com o Senhor, mas eu não mereço estar na Sua presença; se contar o que eu faço, o que eu sou, eu não mereço; e mesmo assim, o Senhor me ama, me abraça, me acolhe”.

Foi assim que o centurião buscou Jesus, com humildade. Nunca coloque Deus na parede. Amém?

 

E, quero terminar, falando de algo muito importante: a questão da autoridade. Esse assunto é o mais importante do universo, ou corrigindo, é o assunto mais importante em toda a eternidade.

Porque quando falamos de autoridade, estamos nos referindo a quem Deus é e a posição que Ele ocupa.

O assunto autoridade é mais importante do que o assunto amor. Talvez você discorde e diga: “Não, o amor de Deus é mais importante do que a autoridade de Deus”.

Preste atenção: Deus ama todos as pessoas, igualmente. Porém, nem todas as pessoas serão salvas e entrarão no céu. Já tem, sem dúvida, pessoas a quem Deus ama e que já estão condenadas para o inferno.

Porque, embora Deus ame a todos, Ele não pode abrir mão da Sua autoridade.

E Deus falou: “Se você quiser viver uma vida abençoada, então, não desafie a minha autoridade”. Deus criou o ser humano livre, mas requer dele obediência.

Deus te ama, mas se você continuar na desobediência, que é pecado e não se arrepender disso, Deus tem a Palavra de autoridade e você morre.

Quando o centurião manda seus amigos buscarem Jesus, ele logo pensa na autoridade de Jesus.

Ele diz no v.8: “...eu também sou homem sujeito a autoridade, e com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: ‘Faça isto’, e ele faz”. Ele está dizendo: “Eu sei o que é isso de autoridade. Eu entendo de hierarquia. Eu sei quem está acima de mim e me submeto, e quem está debaixo das minhas ordens, eu sei que se submete”.

O centurião estava dizendo: “Jesus, o Senhor é maior do que eu, o Senhor é autoridade absoluta sobre tudo! Essa doença que está matando meu servo, basta uma palavra do Senhor e ele fica bom”.

Irmão, quando nós entendemos que Deus é autoridade máxima, a gente pode ver um caminho aberto diante de nós. Está escrito: “Submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês” (Tg 4.7).

Todo mundo quer o mal bem longe, mas tudo começa com a nossa sujeição a Deus. Quando eu me submeto a Deus, eu entro pra debaixo da bênção dEle.

É por isso que é tão importante que você entregue a sua vida para Jesus dirigir e abençoar, porque quando você se submete à autoridade de Jesus, você faz a coisa certa e Deus honra.

Sabe como é que termina a história do centurião? Olha o v.10: quando eles chegaram de volta à casa, encontraram o criado com perfeita saúde, restabelecido. Uma fé simples e poderosa como a do centurião, provoca milagres.

Jesus ficou impressionado com a simplicidade da fé daquele homem e disse (v.9) “para a multidão que o seguia, disse: "Eu lhes digo que nem em Israel encontrei tamanha fé”.

O que impressiona Jesus não é nossa aparência, nosso penteado, nossa roupa ou o corpo bronzeado ou modelado em academia. O que impressiona Jesus é a fé que temos nEle.

Eu espero que Jesus te veja dos céus, e de repente, peça silêncio aos anjos e fale: “Uau! Que fé extraordinária a do... e do...”.

E você viu? Jesus nem precisou chegar aonde estava o doente. A Bíblia diz que ali mesmo, diante daquela conversa com os amigos do centurião, o servo dele foi curado lá dentro da casa aonde estava.

Irmão, eu quero te dizer: se Jesus já tinha autoridade naquele momento, porque Ele era o Filho de Deus, hoje, Jesus tem mais autoridade ainda, porque Ele venceu a morte ressuscitando ao terceiro dia, e depois de ressuscitar, Ele disse: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra”. Aleluia!

Jesus tem todo o poder no céu e na terra para nos abençoar, se tivermos uma fé simples nEle.

 

Conclusão

Quem está interessado em entrar na presença de Deus pelo sofrimento dos outros? Quem está disposto a ser humilde e generoso?

Se você está, como eu também estou, podemos nos preparar para muitos milagres.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 07/05/2018, Fonte: Danilo Figueira

bottom of page