top of page

TEMPO DE RESTAURAR A ESPERANÇA

Jeremias 31.25

 

Há uma promessa de Deus neste verso Jr 31.25: “Restaurarei o exausto” (NVI).

Nenhum de nós é super-homem ou a mulher maravilha dos filmes. Você é um ser humano e sofre, muitas vezes, o desânimo, o esgotamento, os arranhões da vida e até os baques.

Há pessoas que sofrem feridas na alma e muitas vão perdendo a fé e até ficando pelo caminho. Olha o que aconteceu a esse carro antigo!

Esse carro estava desbotado, amassado, quebrado, sem peças, por isso, ficou encostado num canto, mas foi restaurado.

Interessante que é carro antigo, velho, rodado, mas não imprestável. Assim pode ser conosco. Com o passar da vida, você vai tendo os seus amassados, vai ficando velho, mas não ficando imprestável.

 

Quero lhe falar sobre isso. No último domingo, tratamos sobre a restauração da fé. Hoje vamos pensar na restauração da esperança. É tempo de restaurar a esperança!

A esperança é uma das maiores virtudes da fé cristã. A Bíblia diz: “sempre haverá esperança para quem está vivo”. É baseado nessa verdade, que muito se diz: “Enquanto há vida, há esperança”.

A natureza ensina essa lição pra gente. Aqui em nossa cidade, numa época do ano, vemos os morros sem nenhuma vegetação verde. A paisagem fica marrom. Tudo fica “marrom menos” na terra seca.

Mas quando vem a chuva mais mansa que seja, a vegetação logo é restaurada, o verde volta. Que benção é o dom da vida, porque depois de uma crise, vem a recuperação!

Então, há uma coisa chamada esperança que nos impulsiona, nos anima.

Mas, se por conta de alguma circunstância, a esperança foi baixando pra você, Deus tem restauração. A coisa pode estar ruim, mas ainda não é o fim.

Os estudos interrompidos podem ser retomados. O projeto abandonado, pode ser revisto. O curso técnico tirado de ideia, pode ser planejado. A obra interrompida, pode ser reiniciada. Tenha esperança!

Veja o que está escrito no Sl 25.5: “minha esperança está em ti o tempo todo” (NVI). É uma declaração de fé. O Sl 33.20 também diz: “Nossa esperança está no Senhor” (NVI).

Nossa esperança precisa estar depositada no Senhor e, veja que não é só de manhã, não só de tarde e não só de noite, e não só na calmaria, mas, o tempo todo nossa esperança precisa estar no Senhor.

Pensando numa oficina de carros, a esperança é como o óleo. O carro pode ser bonito e confortável, estar com o motor reguladinho, tudo em excelente estado, mas se não tiver óleo, o carro não vai funcionar como deve.

 

Eu pesquisei o que acontece a um carro sem óleo: primeiro, ele só consegue funcionar por 17 minutos, depois disso, as peças do motor sofrem atrito, esquentam e por fim o motor explode.

Agora, pensa numa vida8. A esperança é como o óleo que lubrifica a alma. Ficar sem esperança pode levar a pessoa à morte.

O pastor Max Lucado, autor de muitos livros, disse baseado em fatos reais, que o dramático aumento do número de suicídios, é, em parte, devido à falta de esperança. Então, quando acaba a esperança, dá tilte, dá pane no coração.

E é impressionante como algumas pessoas que, sofrendo perdas, não recuperaram a esperança depois de um luto, depois de um emprego perdido, depois de um relacionamento rompido... mas, você precisa de esperança.

Olha o que a Palavra de Deus diz: Deus quer e tem planos de esperança para a sua vida.

Está escrito em Jr 29.11: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (NVI). Esse é um dos textos mais lindos da Bíblia. Quando Deus declarou isso, o povo de Israel estava exilado, fazia 70 anos, num país pagão, a Babilônia.

Então, se você tá desesperançado, com problemas financeiros, com problemas de saúde, problemas de ordem emocional, acredite, esta é a vontade de Deus e o plano de Deus para a sua vida: que você prospere, que você tenha um futuro brilhante.

Nós, crentes, acreditamos que não fomos feitos para viver com câncer, com doenças, com amargura... a vida pode até nos causar esses males, mas nós acreditamos que há uma missão de resgate acontecendo.

Tem Alguém vindo para nós10. Jesus está vindo e quando Ele vier, Ele enxugará dos nossos olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor (Ap 21.4). É a nossa esperança. Aleluia!

A vida pode ser difícil, mas se eu acreditar que Jesus está vindo, isso me dá esperança, isso lubrifica a minha alma.

 

Existe, porém, uma grande verdade: existem pessoas vivendo sem esperança.

Aqui na Bíblia, no segundo livro dos Reis 6.33, lemos sobre um caso. O rei Jorão, tomado de desespero pela situação do seu reino, que passava por uma crise, ele falou: “Esta desgraça vem do Senhor. Por que devo ainda ter esperança no Senhor?” (NVI).

O rei estava muito abalado. Mas, ouça: ninguém está isento de crises. Coisas ruins acontecem com pessoas boas. Mas, não faça como o rei Jorão que ficou achando não ter mais razão para ter esperança.

Não desista por causa de um dia ruim. A nossa fé não está no dia ruim, não está na circunstância, não está no momento de dificuldade. A nossa fé está no Senhor. Falamos conforme o salmista: “O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra” (Sl 121.2 – NVI). Há estabilidade para aquele que coloca a sua fé no Senhor. Amém?

 

Mas, existem pessoas vivendo sem esperança.

Quando você vai a um velório, você vê pessoas sem esperança. No velório de pessoas crentes tem tristeza, mas tem a esperança de um reencontro na eternidade.

Eu não gosto, mas preciso ir a muitos velórios e alguns é tenso. Tem velórios em que a pessoa, muito próxima do falecido, falta pouco pra entrar no caixão junto.

Isso acontece por conta de muitos fatores: falta de fé, falta de certeza para onde a pessoa falecida foi, remorso... e a própria falta de esperança faz a pessoa reagir de maneira errada às circunstâncias naturais da vida.

Mas, veja essa Palavra do livro de Esdras 10.2: “Mas, apesar disso, ainda há esperança para Israel” (NVI).

Então, apesar do mundo, apesar do mal, apesar das circunstâncias, apesar da dor e da tristeza, apesar do diabo, ainda há esperança porque Jesus governa tudo.

Amanhã, quando alguém te perguntar: “Hei, o que aconteceu que você está tão animado, tão bem humorado?” Responda: “Ontem a noite eu estive no culto da minha igreja e minha esperança foi renovada. Hoje de manhã antes de sair de casa eu li a Bíblia, eu tive o meu momento com Deus e a minha esperança está renovada. Ela não está nas coisas, não está nas circunstâncias. A minha esperança está em Deus que me fortalece”.

 

Anote aí como você pode ter a sua esperança restaurada, se ela está parecida com carro caidinho. Primeira dica: 1- Pare de correr para a dor, corra para Deus.

Tem na Bíblia um livro chamado Lamentações, porque quem escreve, escreveu chorando a destruição de Jerusalém. Mas é nesse livro que está um dos versos bíblicos mais práticos. Em Lm 3.21 está escrito16: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança” (ARA).

Isso ajuda no que pensar. Se você pensar em pecado, vai pecar. Se você pensar em doces, vai comer doce. Então, recuse a pensar e ficar pensando naquilo que faz mal.

A nossa fé é racional, a gente escolhe, a gente decide. Portanto, descida trazer à sua mente o que te dá esperança.

O profeta Jeremias foi levantado por Deus para dizer ao povo de Israel que eles estavam pecando e deviam se arrepender.

Mas o povo continuava de coração duro, não se arrependia. Então, Jeremias escreveu esse livro chamado Lamentações.

Mas, aí, em vez dele ficar pensando no pecado do povo, na tristeza que eles causavam, o profeta Jeremias diz (3.20-21): “Minha alma ao recordar disso, ao pensar nisso, se abate dentro de mim. Mas, não vou deixar: Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”.

Quer dizer, ele traz à mente o que pode dar esperança. Em casa, nessa semana, pegue papel e faça uma lista de coisas que te dá esperança quando você pensa nelas. Escreva, por exemplo: Meu filho me dá esperança; minha igreja me dá esperança, a Bíblia me dá esperança. Faz uma listinha e lembra dela quando perceber o pensamento fixo naquilo que faz. Corra para Deus, não corra para a dor.

 

Segunda dica: descida crer no Deus da esperança.

Vou te mostrar um verso da Bíblia agora que, faz o seguinte, anota pra colocar lá na sua rede social, compartilhe, porque é muito lindo esse verso, Rm 15.13: “Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo” (NVI).

Transbordar de esperança, veja só! O Deus que criou os céus e a terra é o Deus da esperança, não do medo, não da tragédia, não do desânimo... é o Deus da esperança.

 

E veja esse Salmo 56.8: “Tu sabes como estou aflito, pois tens tomado nota de todas as minhas lágrimas. Será que elas não estão escritas no teu livro?” (NTLH).

Irmão, olha isso! Não existe uma lágrima que escorra do seu olho, que não tenha sido anotada por Deus. O Deus da esperança sabe tudo sobre o que te entristece.

Outra verdade, Deus também se importa. O menor versículo da Bíblia21 (Jo 11.35) diz: “Jesus chorou”. Se Deus não se importasse, Jesus não choraria pelos Seus amigos.

Outra verdade: Deus pode tudo. Jesus disse: “o que é impossível para os homens, é possível para Deus” (Lc 18.27 – NVI). Nós cremos nesta verdade. Amém? Creia no Deus da esperança!

 

Terceira dica para a restauração da esperança: viva com integridade.

No Sl 25.21 está escrito: “Que a integridade e a retidão me protejam, porque a minha esperança está em ti” (NVI). Deus é o Deus da esperança e nós fazemos a nossa parte. Olha só: procurar ser íntegro, reto, porque isso nos protege.

Muita gente está sofrendo mundo a fora porque faltou integridade no caráter, faltou retidão. Quantos jovens que não completam 18 anos de idade porque não andam em retidão? ...tem preferido a vida do tráfico, do vício, do roubo...

A Bíblia diz que a integridade e a retidão protegem a vida da gente.

No Sl 62.10 lemos: “Não confiem na extorsão, nem ponham a esperança em bens roubados; se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração” (NVI).

A Bíblia está falando para não confiar na extorsão. De vez em quando o Inmetro pega um quilo de arroz que não tem um quilo, às vezes falta 10 gramas. Tem pessoas que, na empresa, pegam uma coisinha de nada e levam pra casa. Falta de integridade. Mas, “sorria, você está sendo filmado”.

Se quer ter esperança, viva com integridade.

 

Dica número quatro: fundamente a sua vida na Palavra de Deus.

O Sl 119.81 diz: “...na tua palavra coloquei a minha esperança”. Esta é a declaração do salmista e que ser nossa também.

Você lembra daquele texto que fala da pesca maravilhosa28? Os discípulos tinham passado a noite toda sem pescar nada. Aí, Jesus falou para eles entrarem no barco e lançar as redes na parte mais funda. O discípulo de nome Pedro, falou pelo grupo: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada. Mas sobre a tua palavra, lançarei a rede”.

E pegaram 153 grandes peixes que as redes quase arrebentaram (Jo 21.11).

A lição é essa: coloque a sua esperança na Palavra do Senhor. A Palavra de Deus sempre tem orientação segura para a nossa vida.

Então, fundamente a sua vida sobre os princípios da Palavra de Deus. Quem lê mais a Bíblia, tem mais esperança.

 

Dica número cinco: nunca coloque sua esperança no dinheiro.

Veja a orientação da Bíblia: “Aos que têm riquezas [ih! não é comigo não! Calma, aqui fala coisas que você precisa saber] neste mundo ordene que não sejam orgulhosos e que não ponham a sua esperança nessas riquezas, pois elas não dão segurança nenhuma. Que eles ponham a sua esperança em Deus, que nos dá todas as coisas em grande quantidade, para o nosso prazer” (1Tm 6.17 – NTLH).

O dinheiro é instável, você pode ter e pode não ter. Dinheiro se perde. A maior perda, porém, é da fé. Mas como diz o ditado: “Vão-se os anéis, ficam os dedos”. O que você não pode correr é o risco de perder a perspectiva de que com Deus o melhor está por vir.

Deus é a sua vida. Não diga “meu emprego, minha vida; meu dinheiro, minha vida”. A sua vida é o Senhor.  Então, não coloque sua esperança no dinheiro.

Dinheiro, diz uma música popular antiga, Paulinho da Viola: “dinheiro na mão é vendaval, dinheiro na mão é solução e solidão”. É nada.

Dinheiro na mão é uma benção, mas somente quando honramos a Deus primeiro, fazendo ofertando e dizimando.

Entenda: Deus estabeleceu as ofertas e os dízimos (isto é, 10% da nossa renda), mas não é porque Ele precisa.

Então, porque Deus estabeleceu as ofertas e os dízimos? Foi para provar o nosso coração numa das áreas em que demonstramos mais apego.

O maior mandamento é amar a Deus, mas quem não oferta e não dizima, está dizendo: “É, mas eu tô meio dividido nisso. Eu amo a Deus, confio em Deus, mas o dinheiro também é de muito valor para mim”.

Isso ofende a Deus e deixa o dinheiro sujeito ao devorador. Então, eu lhe digo: Mais vale ter no bolso 90% com a bênção de Deus do que 100% sob a Sua maldição.

Não coloque sua esperança no dinheiro.

 

Por fim, tem essa dica: descida pela restauração da esperança hoje.

O melhor tempo é agora. O apóstolo Paulo escreveu (2Co 4.16-17): “Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles” (NVI). Aleluia!

Seu sofrimento é leve e momentâneo. Tem gente que acha que o sofrimento delas é eterno, que não vai passar. Pois preste atenção: o único sofrimento que é eterno é a perdição, é a eternidade sem Jesus. Esse é o sofrimento que não tem fim.

Mas, quem tem Jesus, tem tudo. Quem tem Jesus, tem esperança.

Você já tem Jesus dirigindo e abençoado a sua vida?

O melhor tempo para decidir sobre isso é hoje, é agora.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 14.07.2019

bottom of page