top of page

TEMPO DE PRATICAR A FÉ

Marcos 4.35-40

 

Vamos abrir a Bíblia, a Palavra de Deus, no texto do evangelho de Marcos 4.35-40.

 

“Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: “Vamos para o outro lado”. 36Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam. 37Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este ia se enchendo de água. 38Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: “Mestre, não te importas que morramos?”

39Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: “Aquiete-se! Acalme-se!” O vento se aquietou, e fez-se completa bonança.

40Então perguntou aos seus discípulos: “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?”

 

Aqui está uma história muito impressionante e ela não é fictícia, aconteceu! Isto aqui é o registro histórico de uma experiência que os discípulos de Jesus tiveram no Mar da Galiléia.

E aqui temos lições extraordinárias para esse tempo de isolamento social que estamos vivendo hoje, por conta dessa pandemia chamada coronavírus, que é pra nós, aliás, pro mundo inteiro, tão tenebrosa como foi a terrível tempestade que veio sobre os discípulos naquela ocasião.

 

Repare como esse texto começa. O v.35 inicia fazendo referência ao dia que aqueles discípulos estavam vivendo. O texto diz: "naquele dia".

Então, o leitor da Bíblia mais curioso, perguntará: que dia exatamente? Bom, se era Segunda-feira, Terça-feira, Sexta-feira, “Sábado-feira”, não importa muito.

O que importa é a gente saber que “aquele dia” era o mesmo dia que, horas mais cedo, os discípulos e uma multidão, tinham ouvido Jesus contar algumas parábolas sobre o reino de Deus. Está no contexto aqui do capítulo 4: Jesus contou a Parábola do Semeador, a Parábola da Candeia ou Lamparina, a Parábola da Semente, do grão de mostarda.

Essas parábolas eram pequenas histórias que Jesus gostava de usar para ensinar sobre o reino de Deus. Nessas párabolas aqui, Jesus ensinava especialmente sobre a fé.

Então, naquele mesmo dia chegou o anoitecer, chegou a noite. Nenhuma novidade, não é? O dia pode ser muito claro, iluminadíssimo pela luz do sol, mas a noite chega.

E com a noite, também chega a escuridão, o frio e muitas vezes chega também o medo, o pavor. Isso é próprio da vida neste mundo. Estamos sujeitos à luz e às trevas.

Então, naquele dia, horas mais cedo, Jesus tinha ensinado sobre a fé. E quando a noite chegou, estava Jesus e somente os discípulos, e Jesus achou de continuar a aula com eles.

Só que agora a aula seria prática. Durante o dia, o ensino tinha sido teórico. Agora, porém, Jesus desejava ensinar os discípulos sobre a prática da fé.

Porque o Evangelho é assim, não é apenas teoria. Você precisa conhecer o que a Bíblia ensina, mas não somente isso, você precisa viver o que a Palavra de Deus ensina.

É importante ter conhecimento da Palavra, ter conhecimento bíblico. Eu até fico impressionado com pessoas que são capazes de citar a Bíblia, de responder perguntas difíceis sobre várias questões bíblicas. Mas, sabe, tão importante quanto saber a Bíblia, saber sobre a fé, é praticar.

 

Então, Jesus estava neste propósito com os discípulos. Durante o dia eles tinham aprendido a teoria a respeito da fé, a respeito de confiar em Deus, mas precisavam aprender a confiar em Deus na prática, em meio às dificuldades, em meio às provações.

Aquela tempestade no mar da Galiléia, Jesus aproveitou pra um propósito. Normalmente elas aconteciam mesmo, até que daquela vez, ela veio mais forte, muito forte.

Não pensa que foi uma tempestade qualquer ou assim, até meio fantasiosa, não. Era uma tempestade real, verdadeira. Aliás, tão verdadeira e tão real como é este problema que o mundo está enfrentando nestes dias com o Covid-19. Esse vírus não é uma fantasia. Ele é uma ameaça real. Por isso a orientação de ficarmos em casa.

Mas, vamos refletir: Jesus sabia que aquela tempestade tão forte viria sobre os discípulos? Sim, claro que sabia! Jesus é Deus. As duas naturezas estão presentes nEle, a divina e a humana.

Então, por que Jesus mandou os discípulos mar à dentro? Ah! Foi por um propósito! Durante o dia, Ele havia ensinado a teoria da fé. Agora, os discípulos precisavam aprender sobre a prática da fé.

Então, quando a noite estava escura, o texto diz, que as ondas eram tão grandes, tão altas, que as águas entravam no barco e o barco corria risco de afundar, ao ponto dos discípulos gritarem de medo e correr para acordar Jesus que dormia na popa daquele barco. Pra quem não entende muito de embarcação, tem a proa e tem a popa. Eu não sabia nem diferenciar, mas aprendi: a proa é a parte da frente do barco, a popa é a de traz. Jesus estava lá dormindo.

 

Mas, pensa nos discípulos: o vendaval era forte, o barco era sacudido e a água entrava no barco; deve ter sido um susto, uma correria... o Evangelho de Lucas que também relata sobre isso, fala que a tempestade era violenta.

Mas, espera lá: os discípulos, na sua maioria eram pescadores, homens do mar, acostumados com tempestades e situações difíceis do mar. Uma tempestade comum, não assustaria eles. Mas, aquela assustou. Eles foram tomados de medo e ficaram sem saber direito o que fazer.

Ah! Eles buscaram por Jesus, é verdade. Eles correram pra Jesus! E Jesus, estava fazendo o quê? Dormindo, Jesus estava dormindo tranquilo como se nada grave estivesse acontecendo.

Olha o v.38: pelo tom das palavras dos discípulos, parece até que era reclamação, eles disseram: "Mestre, nós tamos quase afogando, e o Senhor não se importa com a gente, não?" Que pergunta mais atrevida e mais descabida dos discípulos!

Como que Jesus não vai Se importar com eles? Ele veio do Céu, veio da glória celestial. Sendo Deus, assumiu a nossa natureza, pra nos revelar o amor do Pai e a vontade de Deus que é nos ter de volta em Sua presença! Como achar que Jesus não vai se importar conosco?

Irmão, irmã: Jesus Se importa com a dor que você está vivendo, sim; com a dificuldade que você está passando! Talvbez você esteja dizendo: “Meu Deus do céu, e o meu trabalho? O meu estudo? A minha vida?”

Mas Jesus Se importa. Aquele que entrou na história humana e Se entregou à morte na cruz, fez o que fez, porque justamente Se importa.  Como você pode achar que neste momento tão duro e difícil, de precisar ficar em isolamento em casa, Jesus não vai se importar com você, o seu trabalho, os seus estudos e a sua vida?  

Os discípulos conheciam Jesus. Claro que eles conheciam! Eles sabiam do amor de Jesus, da bondade de Jesus, eles seguiam a Jesus e até era por isso, porque Jesus comunicava amor o tempo todo.

E, de fato, naquela mesma hora, assim que foi acordado do Seu sono, Jesus repreendeu a fúria dos ventos e o mar se acalmou.

Mas aquela situação revelou uma coisa: o problema dos discípulos não era a tempestade. O verdadeiro problema deles era a falta de fé.

De manhã, naquele dia, eles tinham aprendido a teoria, e quando chegou a noite, aconteceu aquela situação toda, eles deviam ter praticado a fé, só que não. Tudo que tinham ouvido, tudo que tinham aprendido, ficou só na teoria; eles não praticaram nada.

 

Esse é um grave problema: ser crente só na teoria, ser cristão só no nome; porque na hora da dificuldade, no momento da crise, tudo que conhece sobre Jesus, não serve de nada. Quantos que são assim, cristãos nominais, que tem informação sobre Deus, tem conhecimento sobre Deus, mas não praticam a fé.

Esse é o problema de muitas pessoas nos dias de hoje; se apresentam como cristãs, mas são cristãs só na teoria. Porém, a vida cristã é prática, a vida cristã consiste em viver como Jesus viveu.

Aliás, o próprio Senhor é quem nos encoraja a isso, Ele disse: “Venham a mim... Sejam meus seguidores e aprendam comigo” (Mt 11.28-29 – NTLH). No evangelho de João, está escrito, Jesus disse: “eu lhes dei o exemplo, para que, como eu fiz, vocês façam também” (Jo 13.15 – NAA).

O apóstolo Pedro, que cresceu como discípulo e ficou maduro na fé, escreveu mais tarde numa das suas cartas: “pois foi para isso que ele os chamou. O próprio Cristo sofreu por vocês e deixou o exemplo, para que sigam os seus passos”.

É baseado neste verso que aquele livro “Em Seus Passos o Que Faria Jesus?”, foi escrito.

Portanto, a vida cristã não é só teoria, é de prática, implica em você enfrentar as circunstâncias da vida como Jesus enfrentou. Amém?

Deixa eu te falar mais três coisas importantes, é pra abençoar a sua vida.

Primeira: por que os discípulos estavam passando por aquela situação, uma terrível tempestade no meio da noite? Eles tinham feito alguma coisa errada? Eles tinham desobedecido a Deus?

Porque tem gente que logo tira essa conclusão, a pessoa fala: “Tá vendo! Isso tá acontecendo porque desobedeceu a Deus! Tá vendo, o mundo tem virado as costas pra Deus, tem desobedecido a Deus e aí vem essa praga, essa pestilência! Deus tá castigando!”

 

Ah! Cuidado com as suas conclusões porque uma coisa que Deus tem por nós é amor. É verdade que a Bíblia conta, por exemplo, do profeta Jonas, que desobedeceu a Deus e foi engolido por um grande peixe, quer dizer, passou por uma situação tenebrosa, porque desobedeceu a Deus.

Mas, considera esses discípulos de Jesus no meio da noite no Mar da Galiléia, sofrendo aquela tempestade terrível. Eles estavam em obediência! Jesus falou pra eles entrarem no barco e eles entraram. Jesus falou pra eles irem para o outro lado e eles foram. Eles estavam sendo obedientes a Jesus.

A lição então, é a seguinte: se você desobedece a Deus, você vai ter dificuldades na vida. E se você obedece, você também vai enfrentar dificuldades na vida.

“Ah! É! Eu pensei que andar no caminho de Deus era um vidão maravilhoso, de só vitória, só milagre, só benção!”

Que é maravilhoso, é, mas, só felicidade e prosperidade, não é bem assim não.

Por que? Porque a vida nesse mundo é assim: tem o dia iluminado, mas tem a noite escura. Nesse mundo, toda pessoa está sujeita às coisas da luz e das trevas.

A questão é que esse mundo não é a nossa casa. Nós estamos à caminho do nosso verdadeiro lar e nosso lar é a casa de Deus Pai, de onde a humanidade nunca devia ter saído.

Porém, saiu e deste então, todos vivemos num mundo onde há maldade, enfermidade, doença, tristeza, morte.

Mas, Deus não nos abandonou. Ele enviou o Seu Filho; Jesus entrou na nossa história, para estar conosco até o fim, até chegarmos de volta ao nosso verdadeiro lar.

Depois que Jesus repreendeu a fúria do vento, Ele questionou os discípulos: “Por que vocês estão com tanto medo?” Por que, na opinião de Jesus, eles não deviam ter medo daquela situação?

Porque, primeiro Jesus tinha prometido que eles chegariam do outro lado. A ordem do Senhor foi: “Vamos para o outro lado!”

Só que na hora do vamos ver, eles não confiaram. Era pra eles terem pensado: “O Senhor Jesus falou, Ele é o Filho de Deus, a vida e a verdade estão com Ele; Ele falou que vamos pro outro lado, então vamos chegar lá!”

 

E tem o Sl 23.4, lembra? O Salmo fala dos pastos verdejantes e das águas tranquilas. Mas, está escrito: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo” (NAA). Quer dizer: vou passar pelo vale da sombra da morte, mas eu vou chegar lá nos pastos verdejantes e águas tranquilas!

Irmão, nesse tempo de perigo da pestilência que assola o mundo, que precisamos aprender a confiar no Senhor. A promessa do Senhor é que chegaremos do outro lado e nós vamos chegar. Por mais tenebrosa que seja uma situação, nós chegaremos à casa do Pai. Você confia na promessa de Deus?

Em segundo lugar, na opinião de Jesus, por que os discípulos não deviam ter medo? Porque Jesus estava com eles. Irmão, se Jesus está com você, por que temer, por que desesperar?

É claro que estamos num tempo difícil. Sem dúvida, o coronavírus é um aviso, é um sinal de que o dia da volta de Jesus está chegando e a gente deve se preparar. A volta de Jesus está perto de acontecer.

Mas, você não tem que se desesperar, não tem que entrar em pânico. Se alguém desespera é porque, talvez, não aprendeu a confiar em Deus na prática. Será que não é hora de você partir da teoria e vir para a prática da fé?

 

E, finalmente, por que os discípulos não deviam ter medo naquela noite? Porque Jesus estava tranquilo, dormindo, inclusive.

Uma das coisas que Jesus disse que veio fazer nesse mundo é nos dar o exemplo. Ele estava dormindo em meio à dificuldade daquela noite. Nós também podemos dormir tranquilos, em paz, em meio às dificuldades dessa hora. Você não precisa entrar em desespero.

Irmão, irmã, tá na hora de praticar a fé, tá na hora de você provar que o evangelho que você conhece não é um evangelho só de teoria, mas um evangelho de prática. Então, se tem alguma coisa pra ajustar na sua vida, ajuste.

 

Jesus se importa com você. Confia nEle. Esse tempo difícil que o mundo enfrenta, vai passar. Mas, o aviso está sendo dado, a mensagem é: Acorda. Acerte a sua vida com Deus e com o próximo.

Não fique somente na teoria. Aprenda a viver o evangelho na prática. Que Deus te abençoe.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 22.02.2020

bottom of page