top of page

CORAÇÃO PELA METADE

2 Crônicas 12.1-2, 5-6, 14

 

“1 Logo que Roboão firmou o seu poder como rei de Judá, ele e todo o seu povo deixaram de obedecer à Lei de Deus, o SENHOR. 2 Eles foram infiéis a Deus, e por isso no quinto ano do reinado de Roboão, Sisaque, rei do Egito, atacou Jerusalém.

5 Aí o profeta Semaías foi falar com Roboão e com as altas autoridades do país, que se haviam ajuntado em Jerusalém, fugindo de Sisaque. Semaías disse: - Esta é a mensagem de Deus, o SENHOR: “Vocês me abandonaram, e por isso eu os estou entregando nas mãos de Sisaque.”

6 Então o rei e as autoridades confessaram o seu pecado e disseram: - O SENHOR Deus é justo!

14 Roboão fez o que era errado, pois não procurou com todo o coração conhecer a vontade de Deus, o SENHOR.”

 

Você veio esta noite por causa de alguém ou por causa de Jesus? Se veio por causa de Jesus, então, Deus tem uma mensagem para você. Dê um forte aplauso ao Senhor.

Amados, se tem uma coisa que Deus não gosta, é de coração dividido… um coração pela metade.

Quem aqui está casado e é que está com a esposa ou o marido aí? Pergunta: você gostaria que seu marido ou esposa chegasse pra você e dissesse: "olha, o meu coração é totalmente seu, mas só a metade… só a banda de lá, a banda de cá, não!” Você gostaria? Não!

 

Então, você que está com a esposa ou o marido aí… fique em pé e me ajuda aqui numa coisa: diz pra esposa ou pro marido: "O meu coração é todo seu". Aí! Pode dar um beijinho, um abraço… olha só que oportunidade! Agora… depois vocês continuam a conversa, tá bom? …se a esposa não veio, o marido não veio, você chega em casa e fala isso pra ela/ele!

Agora, se você ainda não casou e nem sinal de casar, meu irmão, então vamos orar!

Amado, Deus não gosta de coração pela metade. E aqui está uma história bíblica e verdadeira, uma história das mais interessantes da Bíblia, mas pouco conhecida. Fala de um rei chamado Roboão.

O pai dele era mais famoso, o rei Salomão. Mas o pai morreu, então o filho assumiu o reinado… e o reinado estava assim: bem organizado… o povo estava unido, mas Roboão não foi um rei legal.

 

O v.13 conta que Roboão tinha 41 anos de idade quando assumiu o reinado de Israel e o v.14 registra como foi o reinado dele, o verso diz: que ele “fez o que era errado, pois não procurou com todo o coração conhecer a vontade de Deus, o SENHOR”.

Olha só: Roboão, foi um homem que marcou negativamente a história. A Bíblia está falando que ele fez o que era errado. Sabe, foi nas mãos de Roboão, no reinado dele, que o reino de Israel se dividiu.

Ah! Que coisa triste, quando o povo de Deus se divide... que esteja longe de nós isso, porque é horrível, é feio! O que Deus ama é a multiplicação… a divisão, não! Por isso que aqui na igreja nós falamos em multiplicar células, em multiplicar discípulos,l em multiplicar líderes… eu até sonho multiplicar prédios da igreja pela cidade. Aleluia!

Olha para onde estamos indo! No Congresso em Itaperuna, Deus confirmou no meu coração uma verdade: O que limita o crescimento da igreja não são as paredes do prédio… é a visão do líder… então, eu entou enlarguecendo minha visão: é verdade que não vamos ter um grande prédio… mas, vamos ter vários prédios de médio porte espalhados pela cidade, e alguns, vão até ser maiores que a sede. Aleluia, por isso! É multiplicação!

Mas o rei Roboão deu oportunidade para a divisão. O povo de Israel estava organizado em doze tribos, então dez tribos foram para o Norte (que não é a Ipuca, era outro lugar), e duas ficaram no Sul.

Isso trouxe problemas… porque as dez tribos que foram para o Norte começaram a dizer: “Agora temos nossa vida, temos direção própria, somos donos do próprio nariz!” e aí, começaram a adorar bezerros de ouro, escolheram viver na idolatria.

As outras duas tribos de Israel, duas tribos, a Tribo de Judá e a Tribo de Benjamim, ficaram no Sul, mas também se afastaram de Deus. A divisão só traz prejuízos.

E aqui está o registro do que aconteceu a estas tribos. O v.1 fala que Roboão se fortaleceu, que ele se firmou.

Mas o sentido aqui não é que ele ficou melhor, um homem mais comprometido com Deus. Não… quando esse verso fala que Roboão se fortaleceu, isso significa que ele se firmou no poder, Roboão se firmou no poder dos homens.

Quer dizer, ele adquiriu fama, se tornou poderoso, muito rico, afinal, era filho de Salomão, já tinha herdado a riqueza e o reino do pai... e Roboão também foi um homem cheio de mulheres, que viveu na poligamia, se tornou orgulhoso.

Ah! às vezes o dinheiro faz mal. Tem gente que não sabe ser rica… e tem pobre que melhora de vida e se perde… Como o dinheiro, às vezes, faz mal para a vida das pessoas! Como que o poder faz mal!

Alguém já disse: “Quer conhecer o verdadeiro caráter de uma pessoa? Dê o poder a ela”. Coloca um carro na mão na mão dela… dê um cargo de confiança… dê uma quantia de dinheiro pra ela administrar… Acho que você já ouviu: “Fulano antes do poder era uma coisa, agora é outra”.

 

Irmão, quantas pessoas gananciosas de dinheiro, de poder e que destruíram a vida de tanta gente?

E a Bíblia mostra aqui, que esse povo liderado por Roboão, as duas Tribos do Sul, por causa do rei Roboão, elas se afastaram de Deus. Está escrito aí no v.1: Roboão “abandonou ao Senhor, e o povo acompanhou o rei neste pecado” (BV); “Roboão abandonou Deus e seus caminhos, e todo o Israel seguiu pelo mesmo caminho” (AM).

Olha a situação desse rei! Olha a situação que ficou o povo! …abandonaram Deus, se afastaram de Deus.

E, sabe, a estatística diz que o número de evangélicos tem crescido no Brasil, sim, mas a estatística também mostra que há cerca de 40 milhões de pessoas afastadas de Deus.

E, amado irmão, isso nos faz pensar numa coisa: quantas pessoas estarão dentro desse prédio, também afastadas de Deus. Quantos será que estão aqui, mas nutrindo magoas no coração? …estão aqui, mas estão afastadas da oração, afastadas da Palavra…

 

Olha, não somente dentro do prédio, mas lá fora, o mundo está cheio de gente que tem abandonado a Deus.

E, a segunda coisa que esse texto mostra é que veio pra Roboão, uma disciplina chamada Sisaque, lemos no v.2: “Eles foram infiéis a Deus, e por isso no quinto ano do reinado de Roboão, Sisaque, rei do Egito, atacou Jerusalém”.

Sabe, amado, toda vez que tem pecado, tem consequência. Roboão foi um homem mal, um homem que só queria saber da luxúria… só queria uma vida sexual louca, cheio de mulheres, cheio de poder, cheio de dinheiro, mas longe de Deus… longe de Deus…

E aí, veio a consequência: Deus trouxe uma disciplina para Roboão. Olhe, não se esqueça nunca mais disso: toda vez que houver pecado, vai haver uma disciplina. E a disciplina aqui, no caso de Roboão, o nome dessa disciplina era um faraó do Egito que a Bíblia chama de Sisaque.

Sisaque foi um faraó egípcio muito perverso, muito dominador. O v.3 fala que “Ele tinha mil e duzentos carros de guerra, sessenta mil cavaleiros e um exército enorme de líbios, suquitas e etíopes; eram tantos, que não podiam ser contados". E com esse exército numeroso (de líbios, suquitas e etíopes… suquita lembra nome de refrigerante)… pois, com esse aparato, Sisaque se apossou das cidades de Judá e marchou contra Jerusalém.

As duas únicas tribos que restaram nas mãos de Roboão, olha só, Sisaque entrou devastando tudo… mas isso era a mão de Deus, meu irmão!

Os soldados de Sisaque entraram saqueando tudo! O v.9 conta que eles entraram no templo… que eles levaram os escudos de ouro que Salomão havia construído… esses escudos eram um símbolo importante para Israel: toda vez que o rei entrava no templo, as autoridades empunhavam os escudos, representando que o reino estava nas mãos de Deus; e reino nas mãos de Deus, era uma nação nas mãos de Deus.

Mas os soldados de Sisaque levaram os escudos, levaram tudo!

 

Eu quero que você guarde no seu coração que o aconteceu a Roboão foi uma disciplina…

Agora, preste atenção ao que vou dizer: castigo é diferente de disciplina.

Castigo é uma maneira de retribuir. Castigo é quando alguém se levanta para punir, pra retribuir alguma coisa errada que foi feita. Então, o castigo é pra te ferir. O castigo é pra você sentir na carne o seu erro. Somente isso.

Mas, sabe, a disciplina é diferente de castigo. A disciplina de Deus é pra curar. A disciplina de Deus é pra ensinar… a disciplina de Deus é pra sarar a pessoa… a disciplina de Deus é pra salvar!

Quando Deus permite que um Sisaque apareça na sua vida, você que ama a Deus, você que já abriu o seu coração para Deus…, quando você erra, quando você peca, o que Deus faz, não é castigar, mas disciplinar você.

E é com amor que Deus faz isso… muitas vezes com o coração doído, mas Deus faz porque ele te ama.

Quantos pais aqui, que tiveram o dia, em que aplicaram uma palmada no filho? Às vezes até chorando, mas deu aquelas primeiras palmadas, e disse: “Filho, papai/mamãe está fazendo isso pra corrigir você, pra disciplinar você. Eu não quero  castigar você, eu quero é disciplinar, meu filho… eu quero corrigir”.

 

É isso! Deus deixou que aquele Sisaque entrasse e destruísse a terra. Então, está o rei e o povo, eles estão perdendo a batalha, eles estão vendo os egípcios, aquela força unida, destruindo tudo deles: as terras, as casas, as pessoas…

É uma disciplina, porque no final do v.5 está escrito de Deus falando: “Vocês me abandonaram, e por isso eu os estou entregando nas mãos de Sisaque”.

E depois disso, lemos no v.6: “Então o rei e as autoridades confessaram o seu pecado e disseram: - O SENHOR Deus é justo!”

Ah! Por que é que tem gente que só acorda quando a tragédia chega? Por que é que muitas vezes, a gente mesmo, só acorda e só desperta quando chega a dor da disciplina? …quando uma tragédia bate a porta da nossa casa?

É incrível isso… Deus fica falando, fica falando… fala uma vez, duas vezes, três vezes, dez vezes… Deus fica falando: “Filho, filha, eu te amo tanto, que te quero perto de mim… Eu quero o teu coração por inteiro”… Deus diz: “Eu não te quero pela metade... Eu quero você na minha presença… Eu quero você de joelhos, Eu quero sua família debaixo das minhas mãos. Eu quero você lendo a minha Palavra… Eu quero você em adoração… Eu quero você andando na minha presença… eu quero você!”

Amado, Deus quer você nesta noite… Ele quer ser amigo íntimo na sua vida. Você acredita nisso?

Mas, às vezes, a gente não escuta Deus falando, a gente não obedece… então Deus manda Sisaque. E talvez, Sisaque já chegou na sua vida.

Esse Sisaque pode ser uma doença, pode  ser uma perturbação, um conflito. Sisaque pode chegar na forma de desemprego, pode chegar na forma de uma crise financeira… Sisaque pode chegar de várias maneiras. E Deus, às vezes, deixa que você seja tocado exatamente naquilo que mais gosta e mais ama, pra você acordar, pra você se despertar!

E se alguém pensar: “Ah! Então Deus é muito ruim…”, não, Ele é, é muito justo. O próprio Roboão e o povo reconheceu: “Deus é justo… Ele viu que procedemos mal, viu que não obedecemos, que não ouvimos, então Ele nos entregou nas mãos de Sisaque”.

Agora, irmão, além de justo, Deus é amor, Deus é amor… porque, interessante, quando Sisaque chegou como disciplina de Deus para Roboão, Deus também mandou uma mensagem, uma palavra amorosa…

Lemos no v.5 que um homem de nome Semaías, que era profeta… um profeta pouco conhecido, pouco aparece na Bíblia… e Deus disse pra esse profeta: “Fala pra Roboão e para o povo… diga pra eles que fui Eu, fui Eu quem permitiu que Sisaque entrasse… fui Eu que deixei que Sisaque tomasse conta... diz pra eles: Eu fiz isso, diz o Senhor, pra que eles aprendam que Eu os quero perto de mim”.  Ah! Irmão, foi uma mensagem amorosa.

A Bíblia diz que Roboão reinou 16 anos… no terceiro ano ele já tinha começado a se afastar de Deus… no quinto ano do seu reinado, aí, veio Sisaque, que invadiu e dominou tudo.

Então, agora, quando Semaías foi falar pra Roboão: “Esta é a mensagem de Deus, o SENHOR: “Vocês me abandonaram, e por isso eu os estou entregando nas mãos de Sisaque”, Roboão e o povo só puderam admitir: “O Senhor Deus é justo”.

Olha, quando se está debaixo de disciplina, só tem uma saída e a saída é a humilhação, é o quebrantamento.

Mas, tem gente orgulhosa, que sofre a disciplina de Deus, apanha e apanha, tá sempre em dívida, sempre indo de mal a pior, sempre perdendo, sempre andando pra trás… e não dá o braço a torcer, não se humilha pra dizer: “Deus é justo… eu é que não sou bom diante de Deus”.

 

Porém, aqui no v.6, lemos que “…o rei e as autoridades confessaram o seu pecado e disseram: - O SENHOR Deus é justo!”

Olha, quando se está debaixo da disciplina de Deus, essa é a saída… a coisa certa a fazer é você admitir o pecado, é se humilhar perante Deus, é dizer pra Ele: “Senhor, o Senhor é justo, eu é que não sou… porque meu coração está sendo Seu, só pela metade… Senhor, eu ainda vivo com um pé na igreja e outro no mundo... Senhor, meu coração é Seu só pela metade, porque eu não oro… eu não me importa com as Suas coisas… Senhor, meu coração está pela metade… porque passo a semana sem falar com o Senhor… sem se quer paro pra  ler a Tua Palavra… Senhor, meu coração está pela metade”.

“Senhor, meu coração está pela metade, porque eu não sou em casa como eu deveria ser… Senhor, meu coração está pela metade, porque eu não tomo conta dos meus filhos, espiritualmente, como eu deveria tomar... Senhor, meu coração está pela metade, porque eu não Te sirvo com compromisso… Senhor, meu coração está pela metade porque eu só apareço nas reuniões da igreja apenas quando quero e é spo pra assistir o culto e pra Te pedir uma bênção… Senhor, meu coração está pela metade”.

“Senhor, meu coração está pela metade porque eu não tenho sido verdadeiro discípulo de Jesus... Senhor, meu coração está pela metade porque eu não sou fiel… não sou fiel no dízimo, não sou fiel à uma célula da igreja, não sou fiel aos meus líderes… não sou fiel… sou apenas um religioso, que gosta de frequentar os cultos da igreja, mas que ainda não se entregou totalmente ao Senhor… eu ainda não dei tudo... Senhor, o meu coração está sendo Seu só pela metade”.

Amado, a saída é você se humilhar, é você se curvar na presença do Senhor, é você dizer pra Deus: “Senhor, eu tenho pecado, porque eu tenho sido Seu só pela metade”.

E, sabe, irmão, bastou Roboão fazer isso para Deus cessar a disciplina que estava sendo aplicada. Bastou isso, porque lemos no v.7: “Quando o SENHOR viu que eles se haviam arrependido, disse a Semaías: - Eles se arrependeram, e por isso não vou destruí-los”.

Bastou eles falarem: “o Senhor é justo” e Deus suspendeu a disciplina. Será que você é capaz de dizer isso essa noite? Você é capaz de dizer isso no meio da sua dor: “o Senhor é justo”? Você é capaz de dizer agora com seus lábios, em alto e bom som, por tudo que você tem vivido e passado: “o senhor é justo”?

Quem é capaz de declarar que o Senhor é justo, fale comigo: “O Senhor é justo. O Senhor é justo. O Senhor é justo!” Aleluia!

 

Irmão, quando Deus ouviu essa declaração, o v.12 aqui, revela uma coisa ponderosa sobre Deus e que acaba trazendo uma esperança pra nós.

Quando Deus olhou pra Roboão, olhou pro povo declarando “o Senhor é justo”, Deus disse assim: “Ah! Ainda tem coisa boa em Judá”. Aleluia!

Que esperança! Se você estava ficando arrasado aí no seu lugar, veja isso: Deus é capaz de olhar pra nós, lá no fundo da alma, e às vezes é só uma coisa pequena de boa que tem… uma coisa tão pequena, um percentual tão pequeno, mas Deus vê, e quando Ele vê que alguma coisa boa, ainda que pequena no seu coração, Ele te abençoa, aleluia!

Deus olha lá na alma, Ele vê que tem um pouquinho só… Ele diz: esse homem, essa mulher, tem 90% de coisa ruim, mas tem 10 de coisa boa, Eu vou abençoar.

Agora, você já pensou se você fosse 30% pra Deus, 40% pra Deus, 50% pra Deus, 60% pra Deus, 70% pra Deus, 80% pra Deus, 90% pra Deus, 100% pra Deus! Já pensou o quanto Deus iria derramar sobre a sua vida!Aleluia! Louvado seja o Senhor…

Mas, olha, vem aqui o v.14 e fala: “Roboão fez o que era errado, pois não procurou com todo o coração conhecer a vontade de Deus, o SENHOR”. Roboão não dispôs o seu coração totalmente para Deus. Ele preferiu ficar com o que era errado.

Sabe que o v.14 está mostrando? …que Roboão fazia mal… você já pensou num líder que faz mal ao povo? Roboão fazia mal às pessoas.

Tem gente que está ao nosso redor, que faz mal pra gente e a gente não percebe. Às vezes, essa pessoa tem poder, é alguém importante, mas faz mal…

Cuidado… alguém pode estar perto da sua família, perto dos seus filhos, perto do seu casamento e que está te fazendo mal…

Roboão fazia o que era mal aos olhos do Senhor e por isso Deus não podia derramar a benção de forma total sobre ele.

Roboão reinou por 16 anos, mas foi um tempo de conflito, de Guerra… ele não teve um momento de paz.

E será que tem coisa pior na vida de uma pessoa, viver e não ter paz? Será que tem coisa pior que uma pessoa viver brigando a vida toda? …cada hora é um inimigo diferente… cada hora ela elege um inimigo, uma pessoa diferente pra brigar…

Roboão reinou 16 anos, brigando por causa de uma razão, de um motivo, de uma causa… porque o coração dele estava só pela metade pra Deus.

Eu quero dizer pra você, que Deus quer tudo. O Espírito Santo está levando essa palavra ao seu coração agora. Deus está falando: “Eu quero tudo de você. Eu não quero só a metade do seu coração. Eu não quero só esse pouquinho que você tem me dado das suas orações… Eu  quero que você me dê tudo... Eu quero o seu coração todo, Eu quero a Minha Palavra toda na sua vida… Eu quero ver todo o seu coração envolvido na Minha obra, no Meu Reino… Eu não quero você com um pé na igreja domingo e durante a semana, com o pé no inferno. Não, Eu quero tudo, porque Eu quero fazer tudo por você!

 

Amado, Deus não quer religiosidade, não quer vida de aparência, como os fariseus da Bíblia faziam.

Nessa noite, Deus sabe exatamente o coração que é dEle, e o coração que não é. Mas a grande chance que nós temos aqui hoje, é que podemos fazer diferente de Roboão… essa noite você pode dizer pra Deus, assim: “Senhor, eu quero entregar nas Suas mãos… tudo de mim, meu coração todo, minha vida toda…”.

Eu quero perguntar pra você, se Deus é tudo pra você. Você se move nEle, você vive nEle? Ele é tudo pra você? Ou você só tem dado a Deus a metade do coração?

Porque Deus está dizendo assim: “Eu quero tudo, Eu não quero que você seja Roboão, que passou 16 anos em guerra, porque o seu coração era mau e apesar de professar com a boca que estava arrependido, ele ficou  vivendo longe do Senhor.

 

Vamos ouvir essa canção?

Sabe o que Deus quer de você? Nada menos do que tudo. Será que você pode olhar pra Ele e dizer: Tu és tudo pra mim? Será que você reproduzir isso com sua alma? O seu coração pode dizer: Senhor, tu és a pessoa mais importante, Tu és o dono da minha vida?

Talvez, tenha gente aqui hoje que nunca tenha dito isso pra Deus ou talvez que só declara com a boca mas não vive, mas que hoje pode dizer a Deus: eu declaro ao Senhor que Tu és tudo pra mim, a Pessoa mais importante que eu tenho, a Pessoa principal da minha vida, o meu Deus, o meu Amigo.

Você tem condição de dizer isso pra Deus: Tu és tudo pra mim?

Quem sentir no coração, o Espírito Santo falando, saia do seu lugar, dizendo na sua alma “Deus, Tu és tudo pra mim”, e vem cá, pra gente orar pela sua vida. Pode vir… vem!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, Baseado em Wander Gomes

bottom of page