top of page

SEM CORPO MOLE

Colossenses 3.23

 

Introdução

Existe no mercado gospel, você já deve ter notado, muita Bíblia de Estudo, com notas e comentários.

Na minha época de estudante no seminário, só havia, basicamente, uma Bíblia de estudo em português. Era a Bíblia da edição Vida Nova, muito boa inclusive! E eu lembro de que eu gostava muito de fazer os meus próprios comentários na margem das páginas da Bíblia. Eu não lembro de ter feito alguma anotação desse texto, mas se fosse hoje, com certeza, na margem do v.23, eu escreveria: “Nada de fazer corpo mole”.

O que é fazer corpo mole? Alguém faz uma ideia? ...é uma gíria. Significa mesmo fazer alguma tarefa sem vontade ou com má vontade.  

E qual é a orientação de Deus? “O que vocês fizerem façam de todo o coração”.

Queridos, a palavra para hoje é essa: Nada de Fazer Corpo Mole. Ou, se quer um tema assim, mais elaborado, que tal esse: “Maximizando o Seu Potencial”?

Maximizar é aquela ação comum que a gente faz no computador ou no próprio celular hoje. Você abre uma foto, aí ela está pequena ou mesmo minimizada. Então, pra ver a foto direito, você maximiza, dá um clique ou dá um zoon, ela fica no seu maior tamanho, então você pode visualizar melhor aquela foto, porque ela foi maximizada, foi colocada no seu maior tamanho.

Como toda pessoa, você tem o seu potencial, a sua capacidade de crescimento. Deus deu a cada um o potencial para o crescimento... cada um de nós aqui carrega dentro de si a força de uma semente

Mas, sabe, querido irmão, você jamais vai desenvolver todo o potencial que Deus te deu se você não tiver compromisso com as coisas.

Sabia disso? Você jamais vai poder maximizar o seu potencial se você não aprender a ter compromisso com as coisas.

Por isso que a Bíblia fala aqui em Cl 3.23-24: “O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas”.

Veja que tudo deve ser feito de todo o coração e como se estivéssemos servindo o Senhor, porque o Senhor nosso Deus, é digno de ser servido e servido com excelência, com paixão, com intensidade, com compromisso!

O que está escrito nesse v.23 é o eco do que está no v.17: “E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus”.

Eu tenho que praticar esse verso. Que tal você compreender que precisa praticar esse verso também?

O princípio que está estabelecido aqui é para abençoar o seu desenvolvimento, o seu crescimento pessoal. E o princípio é assim: tudo que você fizer, tudo mesmo, deve ser feito com intensidade. Diga “intensidade”. De corpo mole, não.

Isso significa: você vai trabalhar? Trabalhe com toda a intensidade da sua alma, trabalhe como se estivesse fazendo para o Senhor e não para os homens. Trabalhe com excelência, com intensidade, com todo o compromisso.

Você vai trabalhar num projeto que você idealizou? Mergulhe de corpo e alma nesse projeto, não faz corpo mole, não!

Você é pai ou mãe e vai brincar com os seus filhos? Não brinca de má vontade, como se estivesse perdendo tempo... Não, brinque com toda a intensidade: rola no chão com eles, pula, dança, brinca, com toda a intensidade.

Amado, tudo que você fizer, faça de todo o seu coração, faça com intensidade.

Você vai dormir? Durma com gosto, com vontade. Porque, sabe, tem gente que vai dormir e fica deitado, pensando, fica matutando no que ainda tem pra fazer...  

Faz assim, não! Olha, eu geralmente durmo tarde, mas quando eu me deito para dormir, o meu compromisso é dormir... não leva muitos minutos e eu já tô dormindo! Não durmo muito, mas durmo com intensidade. Eu até nem me levanto durante a noite... mas tem gente que levanta pra beber água, outros pra ir ao banheiro, tem quem levanta pra abrir a geladeira...

Tudo o que a gente faz, deve ser feito com compromisso, com intensidade. Vai comer? Coma com intensidade... isso quer dizer: coma com gosto, com prazer, mas não confunda intensidade com voracidade... comer intensamente não é comer bastante, até se empanturrar.

Agora, diz a Palavra de Deus: “O que vocês fizerem façam de todo o coração”.

Precisamos praticar isso. Porque, quem sabe, e falo com muito carinho, até hoje você não se tornou o que poderia ser, por falta de um maior compromisso com as coisas.

Sabe, eu creio que essa palavra vai transformar nossa vida, vai transformar a minha vida, vai transformar a sua vida. Eu creio nisso de todo o meu coração.

Então, talvez, você nunca se comprometeu pra valer com algo, se comprometeu assim, completamente...

Quem sabe, você até conseguiu um diploma, mas foi assim, meio que empurrando com a barriga... colando dos colegas...

Você completou um curso, mas não mergulhou de cabeça... você não se empenhou de verdade.

Isso tá errado, sabe por que? Porque se você não aprender a se comprometer no que faz, se você não aprender a se comprometer inteiramente, você nunca desenvolverá o seu potencial.

E que tragédia! ...viver a vida toda e morrer sem ter vivido tudo o que poderia ter vivido se houvesse realmente um verdadeiro compromisso com as coisas.

Que tragédia é para a humanidade, é para o mundo inteiro, a pessoa morrer sem ter vivido o seu verdadeiro potencial!

Você já ouviu falar do lugar mais rico do mundo? O lugar mais rico do mundo não são as minas de ouro... o lugar mais rico do mundo não é onde tem diamantes... o lugar mais rico do mundo não é o pré-sal brasileiro e também não é onde estão os poços de petróleo da Arábia Saudita...

O lugar mais rico do mundo, infelizmente, tem sido os cemitérios, porque lá é onde estão enterrados os livros que nunca foram escritos... as músicas, que nunca foram compostas... os quadros, que nunca foram pintados...  porque os possuidores do potencial para escrever, pintar ou compor, partiram desse mundo sem nunca se dedicar, com compromisso, em fazer o que poderiam ter feito.

Sabe, é uma tragédia viver a vida e morrer sem nunca ver o que ela poderia ter sido, se houvesse compromisso em fazer tudo de todo o coração.

Sabe o que a Bíblia diz além de Cl 3.23? Ela diz em Rm 12.11: “sejam fervorosos no espírito”.

Nós temos que ser fervorosos de espírito, temos que colocar paixão naquilo que fazemos.

Por exemplo, Jr 29.13, Deus fala: “Vocês me procurarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração”.

Sabia que Deus deixa nas suas mãos o quanto você vai ter dEle? É, Deus falou: “vocês vão me achar é quando vocês me procurarem de todo o coração, com toda a intensidade, com todo o compromisso!”

Irmão, nada de corpo mole...

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page