top of page

TIRANDO DÚVIDAS SOBRE O INFERNO PARA NÃO ERRAR SOBRE O CÉU

Mateus 7.13

 

“Entrem pela porta estreita porque a porta larga e o caminho fácil levam para o inferno, e há muitas pessoas que andam por esse caminho”.

 

Introdução

Hoje eu sinto a necessidade de começar justificando o tema da mensagem.

Eu penso que muitas almas erram a porta do Céu porque nada sabem, ou pouco sabem sobre o Inferno.

Jesus disse: para chegar ao Inferno, o caminho é fácil e são muitas as pessoas que passam por ele.

O assunto não é agradável para a mente humana. É até compreensível, porque não fomos feitos pra esse lugar. Fomos criados para o Céu! Mas não podemos ignorar a existência do Inferno.

A igreja cristã sempre ensinou essa doutrina. Teólogos, tanto da Idade Média quanto do período da Reforma, criam e ensinavam sobre a realidade do Inferno.

Quando chegou o Sec. XVIII, alguns começaram a negar essa doutrina e aí, criou-se uma terrível revolta no Sec. XIX, revolta essa que continua até hoje.

Uns, afirmando que o Inferno não existe. Dizem que é incoerente com o conceito de um Deus amoroso e poderoso. Segundo esse pensamento, no fim, todos os homens serão salvos.

Lá no segundo século, Orígenes, famoso teólogo nascido em Alexandria, já ensinava que no fim, não somente todos os seres humanos seriam salvos, mas inclusive o diabo e seus demônios. Acredite: tem pessoas que aceitam isso como verdade.

E por outro lado, tem os adeptos do seguinte pensamento: quem morre pecador, deixa de existir, sai da existência. Os Testemunhas de Jeová e os Adventistas do Sétimo Dia ensinam assim: o castigo eterno, o inferno, é você morrer pecador e deixar de existir.

Como vê, essas são algumas dificuldades que as pessoas têm com o que a Bíblia chama de Inferno.

Jesus até adverte: “...há muitas pessoas que andam por esse caminho”, dada a sua facilidade e largueza da porta.

A questão é: O que você sabe sobre o Inferno faz com que a sua alma trema e suspire pelo Céu?

Esta noite eu quero ajudar você a remover dúvidas sobre o Inferno, pra você não errar sobre o Céu. Amém?

 

...então vamos lá, questão nº 1:

QUEM MERECE IR PARA O INFERNO?

A Bíblia ensina que todos! Isto mesmo, TODOS merecemos o Inferno!

Mas como pode ser isto? Abra a Bíblia, a Palavra do próprio Deus, e você vai saber quem merece ir para o Inferno... abra em Rm 3.23: “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus”.

Nesse todos está o meu nome, o seu nome, o nome de cada pessoa que já viveu neste mundo ou que, porventura, ainda vai nascer.

Você sabe que a Bíblia conta de Adão e Eva. Deus os criou.

E no princípio, a humanidade inteira estava representada por Adão e Eva... naquele princípio, o homem vivia em estado de inocência e perfeita comunhão com Deus.

Mas, o homem cedeu à tentação de Satanás, e num ato livre de sua vontade, desobedeceu o seu Criador, o homem caiu no pecado e assim, perdeu a comunhão com Deus, se separou dEle.

Por conta disso, não somente Adão e Eva, mas também todos os que nasceram depois deles, são por natureza, pecadores e inclinados à prática do mal. Por isso que a Bíblia diz “todos” – e somos esses que merecem o Inferno.

Então, de acordo com a Bíblia você é pecador... todos somos pecadores!

Nenhum de nós teve necessidade de ser ensinado a pecar. Veja a mais dócil criança de colo, é uma ternura... mas logo que crescer e alcançar à idade da razão, a sua pecaminosidade vai se manifestar.

Portanto, não podemos fugir dessa verdade bíblica: somos pecadores, e como resultado do nosso pecado, merecemos o Inferno.

No livro do Apocalípse, Jesus fala: "...os covardes, os traidores, os que cometem pecados nojentos, os assassinos, os imorais, os que praticam a feitiçaria, os que adoram ídolos e todos os mentirosos [e qual de nós nunca mentiu?], o lugar dessas pessoas é o lago onde queima o fogo e o enxofre, que é a segunda morte." – “lago onde queima o fogo e o enxofre”, essa é uma expressão utilizada aqui no livro do Apocalipse para designar o Inferno.

Portanto, por justiça, o Inferno é o destino final merecido por todos nós miseráveis pecadores.

 

...questão nº 2:

POR QUE TODOS MERECEMOS IR PARA O INFERNO?

Por causa do nosso pecado! O motivo é a nossa atitude diante de Deus, que é de rebeldia, de desobediência.

O sentido da palavra pecado no original da Bíblia é você errar o alvo, perder o rumo. Sabe o que é ter um alvo em mira e errar na jogada? Sabe o que é ter a bola na marca do pênalti e errar o gol? ...esse é o sentido da palavra pecado na Bíblia.

O alvo a ser acertado é Deus – o nosso coração é a flecha que deve alcançá-Lo! No livro do Apocalípse 14.7, está escrito: “Temam a Deus e louvem a sua glória, pois já chegou a hora de Deus julgar a humanidade. Adorem aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas!” Esse é o alvo a ser atingido.

Mas o coração humano teve outra atitude: o homem fracassou em dar glória a Deus... isso é o pecado... ele perdeu o rumo, errou o alvo....

E Deus sendo justo como somente Ele é não pôde deixar o pecado sem penalidade, por isso que também está escrito na Bíblia: "... a alma que pecar, essa morrerá" (Ez 18.4) ou como lemos em Rm 6.23: “Pois o salário do pecado é a morte”.

O pecado exige penalidade. Exige castigo e esse castigo é a morte – morte em dois sentidos: morte física e morte eterna. A morte física é a separação natural que ocorre da alma do corpo – morreu fisicamente, o corpo é sepultado, a alma se separou dele.

Agora, morte eterna, é mais grave, porque é a separação da alma de Deus para todo o sempre. É o verdadeiro Inferno!

E por que todos merecemos o Inferno? ...porque erramos o alvo. Quem erra o alvo não está qualificado para o céu, para a cidade onde Deus habita.

Veja o que está escrito na Bíblia: "Porém nela não entrará nada que seja impuro nem ninguém que faça coisas vergonhosas ou que conte mentiras. Entrarão na cidade somente as pessoas que têm o seu nome escrito no Livro da Vida, o qual pertence ao Cordeiro". (Ap 21.27).

Alguém poderá argumentar: “Mas eu tenho me comportado bem, sou educado, tenho boas recomendações... já errei muito nisso e naquilo, mas hoje eu erro menos...”.

Sabe o que a Bíblia fala sobre as nossas melhores ações? ...todas são inaceitáveis diante de Deus. Lemos isto no livro de Is 64.6: “todas as nossas boas ações são como trapos sujos. Somos como folhas secas; e os nossos pecados, como uma ventania, nos carregam para longe.” Para longe do alvo, não é!

Mas ouça, Deus não deseja que pessoa alguma vá para o Inferno. Está na Bíblia isso: “O Senhor... tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados” (2Pe 3.9). Aleluia!

Mas ouça também: uma vez que Deus é perfeito e justo, Ele não pode fechar os olhos, fazendo de conta que não somos pecadores, e nem pode deixar de aplicar a justa penalidade para o pecado.

Portanto, se alguma alma não-arrependida vai para o Inferno, de maneira nenhuma ela vai injustamente... porque o pecado nos tornou merecedores do castigo eterno – então, se uma pobre alma vai para o Inferno... é Deus fazendo justiça.

 

...terceira questão do “Aprendendo Bem Sobre o Inferno Para Não Errar Sobre o Céu”:

COMO AS PESSOAS EXISTIRÃO NO INFERNO?

Lemos no texto de Ap 20.15 que o Inferno é chamado de segunda morte. Esta é uma morte espiritual.

O corpo já foi sepultado, se decompôs, voltou a ser pó da terra, mas a alma ainda existe. E sabe, a alma é a verdadeira pessoa – é quem você realmente é, o seu jeito de ser, a sua personalidade.

O corpo é a embalagem... algumas são baixas, outras altas, tem as largas, as finas... tem de todo tipo, com cabelo, sem cabelo...

Pois bem, quando se morre, a alma não deixa de existir – Alma não morre!

Após a morte nós continuamos existindo, conscientemente. É assim que as pessoas existirão no Inferno.

Quem for levado para o Inferno vai saber que está lá, num lugar “onde queima o fogo e o enxofre”, sem ter [absolutamente] nenhuma esperança mais de livramento ou de alívio.

Jesus ensinou que o Inferno é um lugar de TORMENTO. Lemos em Lc 16.24 as palavras de um homem que, Jesus revelou, estava lá e: “...gritou: “Pai Abraão, tenha pena de mim! Mande que Lázaro molhe o dedo na água e venha refrescar a minha língua porque estou sofrendo muito neste fogo!” (Lc 16.24). O pedido foi negado!

Mas preste atenção, no Inferno, a pessoa entra em lamentação, choro, dor, sofrimento, tormento, há ranger dos dentes (Mt 13.42) de total desespero.

E eu tenho para mim que o mais apavorante sobre as pessoas no Inferno, é que elas estarão o tempo todo conscientes.

Nessa vida, podemos sofrer um tombo, bater a cabeça em algo e perder a consciência... é possível até entrar em coma. Mas no Inferno isso não acontece.

O que Jesus contou sobre o aquele homem revela isto. Veja novamente: O homem se lembrou de várias coisas: do pai Abraão, do Lázaro, do refrigério que podia ter tido, ele se lembrou da água...

Amado, no inferno, a pessoa fica em absoluta perdição, sofrendo tormentos intermináveis... lá, as pessoas existirão para sempre, sem nunca perder a consciência: a lembrança de quem são, do que fizeram e deixaram de fazer...

 

...outra questão, nº 4:

QUANDO AS PESSOAS VÃO PARA O INFERNO?

Num certo sentido não erro em afirmar que no exato momento da morte. A Bíblia diz em Hb 9.27: “Cada pessoa tem de morrer uma vez só e depois ser julgada por Deus”. Não há nenhuma segunda chance!

Se uma pessoa morrer na condição de pecadora, somente a certeza do Inferno restará para ela. Morreu pecadora, morreu sem acertar o alvo, então nessa mesma hora, vai levada para o Inferno.

Por isso que lemos na Bíblia (mesma carta aos Hebreus) essa palavra de Deus, Hb 3.15: “Hoje se ouvirdes sua voz, não endureçais os vossos corações...". E na 2Co 6.2 está: “Este é o tempo em que Deus mostra a sua bondade. Hoje é o dia de ser salvo”.

Está vendo? No dia de hoje, você pode ser salvo do Inferno! Isso é importante... depois da morte, não. A hora é agora, o tempo da salvação é hoje!

Portanto, se você quer ser livrado do Inferno, o dia é da sua salvação é HOJE.

 

...e a última questão, pra fechar o assunto:

O QUE VOCÊ TÊM QUE FAZER PARA NÃO IR PRO INFERNO?

Vou lhe mostrar pela Bíblia, é a Palavra de Deus que estou pregando: Lemos em At 16.31: "Creia no Senhor Jesus e você será salvo...".

Veja só: Se você parar neste momento, e receber Jesus Cristo como seu Salvador, colocando toda a sua confiança nEle para salvá-lo, Ele o salvará! Deus prometeu: "Todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos" (Rm 10.13).

Você pode contar com isso ou com mais nada. Porque para perdoar pecados e livrar do merecido Inferno, somente Jesus. Ele é o Filho de Deus que morreu na cruz pra nos salvar.

Imagine-se como homem pecador, separado de Deus por um abismo tão grande que o pecado provocou... e, não tem religião, não tem anjos, nem santos, nem boas ações suficientes para livrar você do Inferno. Porque tudo seu é imperfeito...

Mas Deus encontrou um ser perfeito: o Cristo, o Seu próprio Filho, capaz de fazer uma ponte, unindo o pecador de volta ao seu Criador.

Cristo é a ponte da sua salvação! Hoje você deve confiar nEle! Amém.

 

Conclusão

Faz isso agora!

Ore, assim no seu lugar: “Querido Jesus, eu sei que eu sou um pecador, eu entendi que errei o alvo da minha vida e mereço o Inferno. Mas agora, Jesus, eu mudo de rumo, quero obedecer a Deus. Eu  recebo o Senhor como meu Salvador, capaz de perdoar os meus pecados e me dar a vida eterna. Obrigado Jesus. Ajude-me honrá-Lo com a minha vida”.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, Fonte: Hélio de Menezes Silva/George Alquist, Jr. - Tradução e adaptação: Valdenira N. de M. Silva

bottom of page